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    Corre aqui, rapidinho! As últimas novidades do Instagram em 2025!

    Instagram
    20 de agosto de 2025
    Corre aqui, rapidinho! As últimas novidades do Instagram em 2025!
    Avatar de Lucas Amaral

    Por

    Lucas Amaral

    Publicado em

    20 de agosto de 2025

    Sumário:

    O Instagram está entre as plataformas de mídia social mais influentes do planeta! 

    Com mais de 1.2 bilhão de usuários – sendo 95 milhões de brasileiros –, a rede já passou por inúmeras atualizações e sempre traz novas funcionalidades. 

    Para profissionais de marketing, social medias ou interessados que utilizam a plataforma no seu dia a dia, é um grande desafio acompanhar todas as novidades do Instagram. 

    Mesmo que você busque informações sobre atualizações e lançamentos em vários lugares, como no blog do Instagram, portal de notícias ou em perfis de experts em marketing digital, ainda assim você corre o risco de ficar por fora de muitos acontecimentos. 

    Por isso, fizemos este post, em que vamos sempre mantê-lo atualizado com os novos recursos que a plataforma lançar. Assim, você não perde nada e fica por dentro de tudo que está rolando! 

    Vem conferir as últimas novidades: 

    Novidades do Instagram em 2025

    O Instagram, sempre à frente no cenário das redes sociais, promete revolucionar ainda mais a experiência dos usuários em 2025. Com um foco crescente em inteligência artificial e personalização, a plataforma está preparada para lançar recursos que vão elevar o nível de criatividade, interação e engajamento.

    Entre as novidades mais aguardadas está a integração da Meta AI, trazendo ferramentas de criação de imagens diretamente para o aplicativo. Prepare-se para explorar como a inteligência artificial está transformando o Instagram no ambiente mais dinâmico para criadores de conteúdo e marcas.

    Reposts no Instagram (aleluia!)

    Em Agosto, o Instagram lançou oficialmente a função Reposts, que permite compartilhar posts e reels públicos de outras contas. O recurso coloca o conteúdo repostado direto no feed dos seguidores e também em uma aba separada no perfil, facilitando revisitas.

    Reposts do Instagram.
    Reposts do Instagram (Fonte: Instagram)

    Quando alguém repostar seu conteúdo, ele poderá ser recomendado aos seguidores dessa pessoa, mesmo que não sigam você originalmente. Isso amplia o alcance e aumenta as chances de descoberta por novos públicos.

    Para repostar, basta tocar no novo ícone que aparece junto às opções de curtir, comentar e compartilhar. Também é possível adicionar uma nota rápida ao repost, dando mais contexto ou opinião sobre o que foi compartilhado.

    Indexação de posts no Google (de novo?)

    O Instagram começou a liberar a indexação de fotos e vídeos públicos no Google, incluindo stories, reels, posts e até destaques. A mudança vale para contas públicas, de maiores de 18 anos, com conteúdo postado a partir de 1º de janeiro de 2020.

    Post de Rafael Kiso indexado no Google
    Post de Rafael Kiso indexado no Google

    A novidade fez barulho nas comunidades de social media, mas a indexação já vinha acontecendo em etapas há algum tempo. Agora, o alcance vai além das hashtags: entra no radar das buscas com intenção.

    Criadores e marcas que quiserem aparecer por lá precisam pensar em SEO social.

    Post silencioso

    O Instagram começou a testar uma nova função que permite publicar no feed sem que o post apareça para os seguidores, uma espécie de “modo fantasma” para quem quer experimentar sem pressão.

    A ideia é oferecer mais liberdade criativa, principalmente para quem não é criador profissional, mas ainda assim quer compartilhar algo sem se preocupar com curtidas, alcance ou julgamento.

    Inspirado na função “Trial Reels”, que já ajudou muitos criadores a testarem conteúdos em silêncio, o novo recurso pode ser uma bênção para os tímidos, os experimentadores e os perfeccionistas.

    Reorganização do grid

    O Instagram liberou uma das atualizações mais pedidas pelos usuários: a possibilidade de reorganizar o grid do perfil. Agora é possível arrastar e soltar fotos e vídeos para montar o feed na ordem que quiser, sem precisar apagar e repostar!

    Nova forma de personalizar o grid do Instagram.
    Nova forma de mover fotos no grid do feed (Fonte: Instagram)

    A nova função estará disponível na tela de edição de perfil (“Edit Grid”) e contará com botão de “desfazer” para ajustes rápidos. Vale lembrar que só o grid principal poderá ser editado (nada de Reels ou posts salvos), e os posts fixados continuam travados no topo.

    Novos filtros nos comentários

    Criadores de conteúdo com mais de 100 mil seguidores agora têm acesso a filtros avançados de comentários, como “mais curtidos”, “mais recentes” e até por número de seguidores de quem comentou.

    Novo filtro de comentários do Instagram
    Novo filtro de comentários do Instagram

    Agora dá pra organizar os comentários por:

    • Top comentários (os que mais bombaram);
    • Mais recentes;
    • Follower count (ver só quem tem muitos seguidores também).

    Além disso, ainda dá pra filtrar por quem você segue, verificados e assinantes, o que ajuda a focar nos comentários mais estratégicos e engajar sua base mais engajada (ou influente).

    O recurso ainda não chegou para quem tem menos de 100k seguidores… mas já é um sinal de como o Instagram quer ajudar criadores grandes a interagir melhor com suas comunidades e até impulsionar mais assinaturas.

    Publicação de fotos sem cortes

    A partir de junho, o Instagram passou a permitir a postagem de fotos no formato 3:4 (o mesmo usado pelas câmeras da maioria dos celulares) sem aquele corte chato nas bordas.

    Antes, se você tentasse subir uma imagem vertical nesse padrão, ela era automaticamente ajustada para 4:5, o que podia cortar partes importantes da foto, como a cabeça ou os pés.

    Publicação 4:3 no Instagram.
    Publicação no formato 4:3 no Instagram

    Com a mudança, as imagens aparecem exatamente como foram tiradas — mais um passo na atualização do feed, que já adotou a visualização vertical (3:4) na grade de perfil no começo do ano.

    Instagram Edits: o novo aplicativo de edição de vídeo do Insta

    No fim de abril, o Instagram deu um passo ousado para entrar de vez no universo das ferramentas de criação com o lançamento oficial do Edits, seu novo app de edição de vídeos.

    Aplicativo Edits, do Instagram.
    Aplicativo Edits, do Instagram

    A novidade, disponível para iOS e Android, funciona como uma alternativa ao CapCut, app de edição desenvolvido pela dona do TikTok, a ByteDance, e traz recursos avançados para criadores de conteúdo que desejam produzir vídeos direto do celular, com mais controle e criatividade.

    Entre os destaques da novidade estão:

    • Timeline com várias faixas de vídeo para edições mais detalhadas;
    • Gerenciamento de projetos e anotações de ideias;
    • Busca de tendências de Reels e áudios populares;
    • Gravação de vídeos com até 10 minutos direto no app.

    Além disso, o Edits traz recursos com inteligência artificial, como green screen e animações, permite exportar, adicionar músicas e legendas e até ver estatísticas dos vídeos dentro do próprio app.

    Posts bloqueados por código secreto

    Em abril, o Instagram começou a testar um novo tipo de post bloqueado, que só pode ser visualizado com um código secreto. A novidade foi identificada em um dos perfis oficiais da rede e parece funcionar como uma espécie de “conteúdo exclusivo” para quem possui o código correto.

    Post bloqueado por código secreto no Instagram.
    Post bloqueado por código secreto no Instagram (fonte: perfil de design do Instagram)

    Na prática, a publicação aparece borrada e exibe a mensagem “Digite o código secreto para visualizar”. Segundo especulações, o recurso pode ser utilizado por marcas e criadores para compartilhar descontos, conteúdos regionais ou novidades com superfãs.

    A ideia lembra o adesivo “Revelar” lançado para Stories em 2023, que exigia o envio de uma DM para desbloquear o conteúdo. Mas, neste caso, o código parece ser fornecido por outros meios, o que abre espaço para ativações criativas e interações mais direcionadas.

    No desktop, um QR Code pode ser escaneado pelo celular, levando à publicação original no aplicativo.

    Post bloqueado por código secreto no Instagram via desktop.
    QR Code de post bloqueado por código secreto no Instagram via desktop

    Chatbots de IA (celebridades e personagens fictícios)

    Em março, o Instagram lançou mais uma inovação envolvendo inteligência artificial: agora, os usuários podem conversar diretamente com chatbots nas DMs da plataforma.

    Esses chatbots são clones digitais inspirados em celebridades, incluindo estrelas do esporte, como Neymar e Cristiano Ronaldo, além de personagens de filmes, séries e figuras fictícias. A funcionalidade já passou por testes e está disponível para todos os usuários.

    Print de uso de recurso de Chatbots de IA do Instagram
    Print de uso de recurso de Chatbots de IA do Instagram

    Para iniciar uma conversa com essas novas IAs, basta abrir as mensagens diretas do Instagram, tocar no ícone com um lápis no canto superior direito e selecionar a opção “Bate-Papos com IA”.

    Lá, é possível encontrar diferentes categorias, como “Personagens de IA populares” e “Conselhos e conexão”, com vários perfis disponíveis. Os usuários podem explorar essas personalidades criadas pela comunidade e iniciar conversas divertidas e criativas, que ficam armazenadas diretamente na DM para consultas futuras.

    Além disso, é possível criar seu próprio chatbot personalizado. Para isso, acesse a aba “Discover AIs” e toque no botão “Criar” no canto superior direito da tela.

    Escolha a opção “IA personalizada” e preencha uma descrição detalhada sobre o seu chatbot, definindo nome, slogan e uma foto de perfil. Após isso, seu chatbot estará pronto para conversar com você e outros usuários na plataforma.

    Vídeos do Instagram na aba “vídeos curtos” do Google

    O Google adicionou uma nova aba chamada “vídeos curtos”, que reúne conteúdos de plataformas como Instagram e TikTok diretamente nos resultados de busca. A novidade parece ser uma resposta ao comportamento dos usuários mais jovens, que cada vez mais utilizam redes sociais para pesquisar informações.

    Com essa mudança, torna-se ainda mais relevante otimizar os vídeos do Instagram para SEO. Títulos, descrições e hashtags bem planejadas podem aumentar as chances de um conteúdo aparecer na busca do Google, ampliando o alcance para além da própria plataforma.

    Resultados para busca no Google na aba "vídeos curtos" com links para Instagram e outras redes sociais
    Resultados para busca no Google na aba “vídeos curtos” com links para Instagram e outras redes sociais

    Community Notes

    O Instagram anunciou uma nova funcionalidade chamada Community Notes (notas da comunidade), que permitirá aos usuários adicionar contextos breves a publicações potencialmente confusas ou imprecisas. Quem perceber uma publicação que possa gerar dúvidas ou conter informações incorretas poderá enviar uma nota explicativa (até 500 caracteres) acompanhada de um link para fontes confiáveis.

    Essas notas poderão aparecer em conteúdos públicos do Instagram, Facebook e Threads. A ideia é que usuários contribuam diretamente com informações adicionais, ajudando a plataforma a reduzir confusões ou mal-entendidos.

    É importante destacar que não serão equipes internas ou fact-checkers terceirizados que definirão a relevância das notas, mas os próprios usuários, por meio de avaliações colaborativas.

    Community Notes (notas da comunidade) no Instagram.
    Exemplo de uso do Community Notes (Fonte: CBS News)

    Instagram Blend (feed cooperativo)

    Em março, o Instagram deu um passo à frente em direção ao lançamento oficial da funcionalidade “blend”, que consiste em um feed cooperativo para dois usuários.

    Nesse novo recurso, um usuário pode convidar outro para o próprio blend (ou mistura), e ambos passarão a compartilhar recomendações de Reels em um feed personalizado. As sugestões são feitas por IA via mensagem direta (DM).

    Dessa maneira, em vez de enviar Reels para um amigo, os dois usuários verão sugestões com base nas interações anteriores deles e do amigo convidado.

    Instagram Blend
    Fonte: @uw.3 no Threads

    Mudanças no inbox (DM)

    Em fevereiro, o Instagram também iniciou a implementação de várias melhorias na experiência de mensagens diretas (DMs), tornando a comunicação mais dinâmica e funcional. Entre as principais novidades estão:

    • Agendamento de mensagens: Agora, é possível programar o envio de mensagens com até 29 dias de antecedência, facilitando a organização de interações, principalmente para marcas e criadores de conteúdo;
    • Fixação de mensagens: Usuários podem fixar até três mensagens no topo da conversa, tornando mais fácil o acesso a informações importantes;
    • Tradução automática: A nova ferramenta permite traduzir mensagens recebidas diretamente no Instagram, suportando até 99 idiomas. Basta selecionar uma mensagem e tocar em “Traduzir” para visualizar no idioma desejado;
    • Convites para grupos via QR Code: Administradores de grupos agora podem gerar QR Codes personalizados para facilitar a entrada de novos participantes, tornando a experiência mais acessível;
    • Compartilhamento de músicas: Agora, faixas do catálogo do Instagram podem ser enviadas nas conversas, incluindo um trecho de até 30 segundos para que os usuários ouçam diretamente na DM.

    Botão de dislike

    O Instagram começou a testar um novo botão para que os usuários possam sinalizar quando não gostam de um comentário. Segundo Adam Mosseri, CEO da rede social, a ideia é oferecer uma forma privada de indicar que um comentário não foi bem recebido, sem que isso seja considerado um “dislike” público.

    A novidade foi descoberta por um usuário que compartilhou uma captura de tela no Threads. Agora, ao lado do coração que representa curtidas, há uma pequena seta para baixo que permite indicar que o comentário não foi positivo. O recurso ainda está em fase de testes e não há previsão de lançamento oficial.

    Dislike no Instagram
    Fonte: @gurdittt no Threads

    Controle de conteúdo político no feed

    Também em fevereiro, o Instagram aumentou o leque do recurso “preferências de conteúdo”, adicionando a opção conteúdo político. A partir disso, o usuário pode escolher “ver menos” ou “ver mais”, uma mão na roda para quem não curte esse tipo de post ou quer apenas dar uma pausa em suas interações sobre o tema.

    Para fazer isso, basta clicar no ícone de três barras horizontais no perfil e seguir o seguinte caminho:

    • Preferências de conteúdo;
    • Conteúdo político;
    • Selecionar “ver menos”, “padrão” ou “ver mais”.
    Moderar conteúdo político no Instagram
    Fonte: Prints do próprio Instagram

    Adesivo do WhatsApp nos Stories

    No mês de fevereiro, o Instagram começou a testar um novo adesivo do WhatsApp para os Stories, permitindo direcionar os cliques diretamente para um chat privado no aplicativo de mensagens.

    Disponível na bandeja de figurinhas dos Stories, essa opção facilitará a conexão entre marcas e usuários ao vincular a conta do WhatsApp de forma direta.

    Figurinha do WhatsApp no Instagram
    Fonte: @oncescuradu no X

    Para utilizar o recurso, basta adicionar o adesivo ao Story e inserir o número de telefone para verificação. Com isso, os espectadores podem iniciar uma conversa no WhatsApp com apenas um toque, facilitando a comunicação.

    Feed permite publicações verticais

    Em janeiro, o Instagram passou por uma reformulação no layout dos perfis, trazendo mudanças na exibição das publicações e na organização das informações.

    Agora, o formato do feed adotou uma abordagem vertical (retangular), deixando para trás o tradicional formato quadrado (1:1). Com essa atualização, as fotos passaram a seguir a proporção 3:4 (ou 4:5, para cobrir a tela completa dos smartphones), enquanto os vídeos são exibidos no formato 9:16.

    Criação de imagens com Meta AI

    Em 2025, o Instagram planeja integrar ainda mais a Meta AI diretamente em sua plataforma, permitindo que os usuários criem imagens personalizadas a partir de descrições textuais.

    Ao digitar uma breve descrição, a inteligência artificial gerará imagens correspondentes, facilitando a produção de conteúdo visual exclusivo sem a necessidade de ferramentas externas. Essa funcionalidade visa democratizar a criação de imagens, tornando-a acessível a todos os usuários, independentemente de habilidades técnicas.

    Novidades do Instagram em 2024 

    2024 foi um ano bem movimentado para a Meta que anunciou diversos testes e já lançou novas funcionalidades também!  

    Algumas, inclusive, já estão disponíveis no Brasil, como a figurinha de modelo “Sua Vez” e a confirmação de leitura nas mensagens diretas. 

    Vem com a gente que vamos te contar tudinho! 😉  

    Edição de mensagens na DM

    Em 2024, o Instagram introduziu a edição de mensagens nas DMs, uma função aguardada pelos usuários. Agora, é possível corrigir erros ou ajustar o conteúdo de uma mensagem enviada, sem a necessidade de apagá-la, proporcionando maior praticidade e clareza na comunicação.

    Avatar

    A plataforma avançou no uso de avatares personalizados, permitindo que os usuários criem representações digitais exclusivas de si mesmos. Esses avatares podem ser usados em DMs, Stories e interações, oferecendo novas formas de expressão.

    Notas

    As notas chegaram como uma forma de compartilhar pequenos pensamentos, ideias ou atualizações diretamente na seção de mensagens. Com um limite de caracteres similar ao de um tweet, essa funcionalidade facilita uma comunicação breve e descontraída.

    Tags para posts criados com IA

    Para conteúdos gerados com inteligência artificial, o Instagram introduziu tags específicas, garantindo transparência e permitindo que os usuários identifiquem facilmente quando uma publicação foi criada por meio de IA.

    Políticas contra fake news

    Em 2024, o Instagram intensificou suas políticas contra a disseminação de notícias falsas, utilizando IA avançada e verificadores de fatos para identificar e rotular informações enganosas, protegendo os usuários de desinformação.

    Feed de favoritos

    O novo feed de favoritos oferece uma curadoria personalizada dos perfis mais relevantes para o usuário. Com ele, é possível acompanhar conteúdos importantes sem perder tempo navegando pelo feed tradicional.

    Figurinha “sua vez”

    A figurinha “sua vez” trouxe mais dinamismo para os Stories, convidando seguidores a participar de desafios ou tendências. Esse recurso incentiva a interação e a criatividade dentro da plataforma.

    Montagens

    Com a introdução das montagens, o Instagram facilitou a criação de colagens de imagens e vídeos diretamente na plataforma. Esse recurso é ideal para quem deseja criar conteúdos visuais mais elaborados sem usar ferramentas externas.

    Fim das “contas fantasmas”

    Em uma ação para melhorar a qualidade da experiência dos usuários, o Instagram intensificou a remoção de contas inativas ou falsas, garantindo interações mais autênticas na plataforma.

    Carrossel Colaborativo 

    O Carrossel Colaborativo permite que usuários adicionem imagens a um carrossel mediante a aprovação do autor da publicação. É uma ótima maneira de engajar e envolver os seguidores em um post. 

    novidades-do-instagram-56: print instagram

    Mensagens editáveis 

    Assim como o WhatsApp, agora é possível editar mensagens até 15 minutos depois que foram enviadas na DM do Instagram.  

    Para isso é muito simples: basta pressionar a mensagem e clicar em “Editar”. 

    Joguinho no Direct 

    Entediado (a) esperando uma resposta no direct? Agora você pode se distrair jogando um jogo dentro da própria conversa!  

    Envie um emoji no chat e clique nele para o jogo iniciar. Legal, né?! 

    novidades-do-instagram-61: print instagram

    Efeitos de mensagem no Direct 

    Você pode enviar mensagens com efeitos, inclusive utilizando seu avatar do Instagram! 

    Digite a mensagem que deseja e clique na lupinha do lado direito para as opções de efeitos aparecerem. 

    novidades-do-instagram-62: print instagram

    Novo gesto para Reels 

    Para facilitar a vida do criador de conteúdo, o Instagram trouxe a funcionalidade com base em  gesto para iniciar e pausar a gravação de um vídeo.  

    O gesto consiste em apenas sinalizar com a palma da mão direcionada à câmera e para usá-lo basta clicar na opção “Controle de Gestos” quando for gravar um Reels. 

    novidades-do-instagram-64: print instagram

    Novas fontes para Reels 

    O Instagram liberou novas fontes para o Reels, são 6 estilos que podem ser acessados ao clicar em “fontes” na hora de editar o vídeo. 

    novidades-do-instagram-65: print instagram

    Adicionar vídeo nas “Notas” 

    Além de adicionar uma foto do momento nas Notas, você também pode inserir um vídeo curto gravado na hora. 

    Mais fotos no Carrossel 

    Por muito tempo o limite de imagens em um Carrossel era de 10 fotos. Mas agora você pode adicionar até 15 fotos! 

    Essa atualização está sendo implementada aos pouco e ainda não chegou para todos. 

    Seguidores “Spam” 

    Essa nova funcionalidade mostra os seguidores que podem ser spam, o que te ajuda a filtrar melhor quem te segue e remover esses seguidores “fantasmas” que não interagem com a sua conta. 

    Para acessar, vá até seu perfil e clique em “Seguidores” e terão as categorias de pessoas que te seguem. Algumas delas podem conter o aviso: “Sinalizado para Análise” ou “Possível Spam”. 

    novidades-do-instagram-66: print instagram

    Novos Stickers e layout de recursos de Story 

    Com novos Stickers sendo lançados, como o Molduras, Revelar, Sua Vez Musical, Recortes e Modelos, o Instagram atualizou seu layout de recursos de sStories, dê só uma olhada: 

    novidades-do-instagram-57: print instagram

    Sticker Revelar 

    Esse recurso faz com que os seguidores tenham que responder o Story para que a imagem seja revelada.  

    Como consequência, o perfil apresentar um aumento na taxa de engajamento devido às respostas no Story. 

    novidades-do-instagram-58: print instagram

    Sticker Molduras 

    Com o Sticker Molduras é possível postar uma imagem da galeria mostrando a data e horário que a foto foi tirada. Além disso, tem a opção de adicionar uma legenda. 

    Esse Sticker traz a ideia de uma foto de câmera analógica instantânea em que a imagem possui informações de quando foi capturada.  

    Para que o usuário “revele” a foto, é preciso balançar ou clicar sobre a tela. 

    Gostou da ideia?! 

    novidades-do-instagram-59: print instagram

    Sticker “Sua vez Musical” 

    O Sticker “sua vez” já é um sucesso em seu formato original. Agora, o Instagram ampliou esse recurso para compor o “Sua vez Musical” 

    Basicamente, invés de fotos, vídeos ou texto, o usuário pode compartilhar músicas conforme o tema da corrente.  

    novidades-do-instagram-60: print instagram

    Sticker Recortes: Criação de figurinhas 

    Com esse recurso, os usuários podem transformar qualquer foto ou vídeo da sua galeria em um sticker personalizado para inserir em seus Stories. Essa nova funcionalidade está sendo liberada aos poucos, logo não está disponível para todos os usuários.

    novidades-do-instagram-55: print story mostrando recortes

    Lembrete de aniversário 

    O Instagram confirmou que irá testar um novo recurso que permite que os usuários comemorem o aniversário de amigos e também compartilhem com os seguidores a data do próprio aniversário.  

    20 novos filtros 

    Depois de anos sem adicionar novo filtros, esse ano o Instagram promete aumentar sua coletânea com 20 novas opções para os usuários. 

    Alguns filtros, como o “Color leak” e o “Zoom blur”, serão inspirados em outros aplicativos de edição de imagens, como o VSCO e o Picsart. 

    Templates de stories “Sua Vez: Modelos” 

    Os templates de stories “Sua Vez: Modelos” é a nova funcionalidade do Instagram, que promete ser o recurso que vai incentivar a criação de várias correntes e trends entre os usuários. 

    Essa funcionalidade permite criar templates, ou seja, modelos de stories que outras pessoas podem compartilhar com os mesmos elementos visuais, como: textos, stickers e emojis, do conteúdo original. 

    Ao criar um modelo do “Sua Vez”, é possível criar a sua própria corrente, com o assunto que quiser. E claro, não poderíamos deixar de te ensinar!  

    Veja só como criar seu próprio modelo no “Sua Vez”: 

    1. Abra o seu Instagram Stories para fazer uma nova publicação e adicione os elementos que deseja: imagem, texto, e até mesmo GIFs.  
    Depois clique no botão de figurinha e adicione o “Sua Vez: Modelos”; 

    novidades-do-instagram-46: print story

    2. Logo após adicionar a figurinha, selecione o que você deseja deixar fixo, inclusive a imagem de fundo; 

    novidades-do-instagram-47: print story

    3.  A imagem de fundo quando é fixada, fica com a borda branca. Depois de criar o template, é só publicar! 

    novidades-do-instagram-48: print story

    Escolher quem pode ver os likes dos posts 

    O Instagram está testando uma nova função que permite aos usuários escolher quem pode ver suas curtidas e assim poder controlar a visibilidade das interações. 

    Existem quatro opções:  

    • Padrão, em que todos podem ver as curtidas; 
    • Seguidores, em que apenas seguidores podem ver as curtidas; 
    • Amigos Próximos, em que apenas os amigos próximos podem ver as curtidas; 
    • Privado, em que só você pode ver as curtidas.  

    Confirmação de leitura nas DMs 

    Essa nova funcionalidade do Instagram, permite que os usuários saibam quando a mensagem foi lida. É possível ativar e desativar a confirmação de leitura. 

    A novidade já está disponível no Brasil. Veja só como habilitar ou desabilitar essa funcionalidade: 

    1. No seu perfil, acesse o ícone de “3 linhas” no canto superior direito e depois vá em “Configurações e privacidade”; 
    novidades-do-instagram-50: print configurações e privacidade
    1. Agora, clique em “Mensagens e respostas ao Story”, depois em “Mostrar confirmações de leitura” e pronto, basta habilitar ou desabilitar o recurso! 
    novidades-do-instagram-51: print configurações e privacidade

    Deletar imagens de carrossel já publicado 

    Postou um carrossel e depois quis deletar uma das imagens? Agora é possível! 

    Esse novo recurso do Instagram permite que você delete uma ou mais imagens de um carrossel já publicado. Veja só: 

    • No seu perfil, selecione o carrossel que deseja deletar uma imagem e clique nas reticências no canto superior direito. Depois clique em “Editar”. Agora, é só arrastar pro lado, escolher qual imagem ou imagens você deseja deletar e clique no ícone de lixeira, no canto superior esquerdo. Feito os devidos ajustes, basta clicar em concluir e pronto! 
    novidades-do-instagram-52: print editar post instagram

    Detecção de conteúdo gerado por IA 

    A Meta tem avançado no seu sistema de detecção de conteúdo gerado por Inteligência Artifical e agora quem estiver usando IA pode ter seu alcance reduzido.  

    Além disso, a empresa está trabalhando para estabelecer novas regras em torno da obrigação em declarar o uso de IA nos posts, o que não só colocará mais pressão sobre os usuários para declararem o uso de IA em seu conteúdo, mas também, implementar novos sistemas para detectar o uso de IA. 

    IA com diversas personalidades 

    O Instagram está testando lançar um chatbot com 30 personalidades diferentes para interagir com os usuários. Essa IA, que busca ser amigável e divertida, pode responder perguntas, oferecer conselhos e auxiliar os usuários. À medida que vai sendo usada, ela vai se adaptando às preferências do usuário, o que significa que sua interação pode ser única em diferentes perfis. Ainda não houve informações sobre as medidas de segurança associadas ao lançamento deste chatbot. 

    Imagem de fundo feita por IA 

    O Instagram promete uma nova funcionalidade para os stories em 2024: uma ferramenta de plano de fundo baseada em inteligência artificial.  

    Este recurso está localizado na parte superior da tela dos stories, por ícone na forma de uma pessoa dentro de uma moldura, junto com outros já existentes. 

    Ao ser acionado, o usuário pode descrever o tipo de plano de fundo desejado, como “fundo com cachoeira”, e a IA criará a imagem correspondente. Atualmente, essa função está disponível apenas nos Estados Unidos, mas está programada para expandir para mais países ao longo de 2024. 

    Ver prévia da publicação na grade de fotos 

    Ao publicar uma foto ou carrossel no feed, é possível fazer uma prévia de como ficará a disposição no feed. 

    É um recurso superútil para aqueles que desejam manter o feed organizado com algum padrão de temas ou cores. 

    Para fazer a prévia é super simples: selecione a imagem que deseja publicar no feed, depois clique em avançar, e depois em “Ver prévia”, depois é só publicar normalmente. 

    novidades-do-instagram-53: print "ver prévia"

    Filtro de comentários Meta Verified 

    A Meta lançou para contas que são Meta Verified, filtro nos comentários: “Meta Verified” e “For You”, que em português seria “Para Você”. 

    Ou seja, as contas verificadas podem filtrar os comentários para ver apenas comentários de outros perfis verificados ou então ver os demais comentários. 

    O fundador e CMO da mLabs, Rafael Kiso, diz que: 

    “A teoria por trás dessa iniciativa é que as contas verificadas, mesmo que pagas, têm maior probabilidade de serem reais e de humanos, não de bots. Fazendo com que o Instagram comece a priorizar tanto a entrega de conteúdo quanto os comentários. Começaram pelos comentários. Ainda não há clareza sobre a distribuição de conteúdo, que deve continuar sendo priorizado pelo índice de relevância.” 

    novidades-do-instagram-54: print filtro de comentários

    Feed exclusivo para usuários Meta Verified 

    O Instagram estaria testando um feed exclusivo para contas verificadas, permitindo aos usuários visualizarem apenas conteúdos de criadores com o selinho azul. Hoje já existe um botão na tela inicial para filtrar o conteúdo entre “Seguindo” e “Favoritos” e nese botão seria adicionado a nova opção de filtro para ver apenas conteúdo de perfis verificados.   

    A função visa incentivar mais pessoas a pagarem pelo serviço de verificação, que atualmente custa R$ 55 por mês e oferece proteção extra da conta, suporte rápido em português e figurinhas exclusivas para assinantes. 

    Principais novidades do Instagram em 2023 

    O Instagram entregou muita novidade em 2023! Se liga em todas as funções que foram lançadas e spoilers do que está por vir:

    Instagram anuncia “gifts” para creators

    Os Creators dos Estados Unidos já estão podendo receber presentes pelo Instagram. A função que existe em apps como TikTok, foi lançada e é uma forma de monetizar conteúdos em Reels.

    De acordo com informações divulgadas pelo Instagram cada estrela que o usuário comprar, renderá US$ 0,01 para o Creator.

    "Os visualizadores podem enviar presentes virtuais aos criadores de conteúdo para mostrar apreço pelos reels."

    - Blog Instagram
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    Instagram lança recurso Notas   

    O recurso notas gerou estranhamento entre os usuários quando lançado, mas logo o estranhamento deu lugar a adoção e uso diário da novidade! 

    A nova função fica disponível na parte de mensagens do app e é um ótimo meio para gerar mais conversas entre os seguidores.  

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    Instagram lança Canal de transmissão 

    O canal de transmissão é uma novidade para Creators que permite uma maior aproximação entre creator e comunidade. 

    Funciona como se fosse um grupo de menagens diretas do Instagram, porém, apenas o creator envia as mensagens principais. 

    É possível habilitar e desabilitar o recurso de responder as mensagens do Canal de Transmissão, ficando a critério de cada creator. Para conferir as respostas basta clicar no ícone de seta ao lado dos ícones de emoji. 

    Olha só esse exemplo do canal de transmissão do nosso CEO e fundador da mLabs, Rafael Kiso: 

    novidades-do-instagram-55: print canal de transmissão Rafael Kiso

    Instagram amplia formas de recuperação de contas 

    Para auxiliar os usuários com os problemas de invasão de conta, esquecimentos de senhas, problemas de login ou contas fakes utilizando informações pessoais de outras pessoas, o Instagram criou uma nova forma de os usuários entrarem em contato. 

    Pelo link: https://www.instagram.com/hacked/ é possível fazer a solicitação e informar ao Instagram o que está acontecendo para receber um suporte.  

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    Instagram divulga nova tela de navegação 

    A nova tela de navegação conta com o ícone para a criação de novas postagens ao centro e na parte inferior.  

    Com isso, a aba de “shopping” da rede, não estará mais disponível e seus conteúdos serão mostrados apenas no feed, reels e stories para os usuários.

    Mais informações: https://www.facebook.com/help/instagram/541982071188223 

    novidades-do-instagram-37: tela instagram

    Instagram testa o Candid Stories 

    O Instagram anunciou que está testando uma nova função que é bem parecida com o BeReal.  

    A proposta é que os usuários compartilhem o que estão fazendo em tempo real e somente pessoas que também mostrarem o que estão fazendo, terão acesso aos conteúdos.

    Como a função ainda está em teste, não sabemos a data de lançamento. Será que flopa ou bomba?  

    novidades-do-instagram-38: tela instagram

    Instagram anuncia testes de novas funções para figurinha “Sua Vez” 

    Com o sucesso das figurinhas “Sua Vez” onde os usuários criam uma espécie de corrente, o Instagram anunciou que está testando uma função onde os usuários poderão convidar os amigos a participar.  

    Esse tipo de função amplia ainda mais a ideia de corrente que a figurinha propõe criar nos stories.  

    novidades-do-instagram-39: tela instagram

    Instagram lançará perfis de grupos 

    Em breve, o Instagram permitirá que perfis de grupos sejam criados.  

    Assim os usuários poderão compartilhar conteúdo com amigos e ficará tudo em um único perfil. Demais né?  

    novidades-do-instagram-40: tela instagram

    Instagram faz testes para coleções colaborativas 

    Ainda na pegada de compartilhar atividades com os amigos, o Instagram está fazendo testes para que amigos possam criar coleções em conjunto! 

    Se a função realmente for lançada, será mais fácil manter a interação com os amigos, né?  

    novidades-do-instagram-41: tela instagram

    Ferramenta Avatar 

    Uma novidade super divertida é a ferramenta de “Avatar” presente nos stories e também nas mensagens. Você pode criar seu próprio avatar, 100% personalizado de acordo com o seu gosto. Criando o avatar, você pode colocá-los nos stories ou mandar por mensagem para outro usuário, neste caso basta clicar no recurso “figurinhas” e depois “avatar”.

    novidades-do-instagram-35: ferramenta avatar instagram

     

    Adicionar música em postagens/carrossel 

    Ao publicar uma foto ou um carrossel (um conjunto de até 10 imagens) você também pode adicionar uma música pra essa postagem, assim como já podia ser feito nos stories. Assim, você pode ter uma trilha sonora para suas fotos, legal né?! 

    novidades-do-instagram-36: como colocar música nas postagens do instagram

    Menção no story 

    Agora, é possível marcar alguém no story mesmo com o story já postado! 
    Isso significa que não precisa digitar o @ do usuário diretamente no story. Ou seja, você pode publicar no Instagram Stories e fazer a marcação da pessoa depois.

    novidades-do-instagram-37: como adicionar menções no story

    Coautores em postagens 

    O Instagram permite que até 3 pessoas sejam coautoras de um mesmo post: imagem, carrossel ou reels. Uma ótima coisa para influenciadores e marcas para conseguir postar publis em conjunto, por exemplo. 

    novidades-do-instagram-38: coautores de um mesmo post

    Recurso para story: Antes e Depois 

    Mais um recurso novo para story é o de Antes e Depois. Consiste basicamente em inserir uma imagem com uma data “x” no “antes” e uma outra imagem com data “y” no “depois” para postar no Instagram Stories. É super simples e tem diversas possibilidades para compartilhar uma passagem de tempo com seus seguidores! 

    novidades-do-instagram-39: recurso de antes e depois nos stories

    Threads 

    Integrado ao Instagram, o Threads é uma nova rede social que oferta uma experiência interativa em tempo real, focada em compartilhar conteúdo principalmente de texto, mas também com a possibilidade de postar imagens e vídeos. Em outras palavras, é o Twitter (também conhecido como X, renomeado por Elon Musk) da Meta.

    novidades-do-instagram-40: threads via instagram

    Verificado Meta 

    Sabia que qualquer pessoa pode ter a conta verificada? Isso mesmo! Agora com essa novidade, basta pagar para conseguir o seu Meta Verified, que garante proteção proativa e suporte direto para a conta, entre outros benefícios. 

    “Mas mLabs, qual o valor para ter o verificado?” 

    O acesso a esse recurso no Instagram ou no Facebook custa US$ 11,99 (assinando pela web) ou por US$ 14,99 (assinando pelo app). 

    E um detalhe importante: o Meta Verified está disponível, por enquanto, apenas para pessoas com 18 anos ou mais. Empresas ou marcas ainda não conseguem recorrer ao pagamento desse recurso. Porém, acreditamos que é apenas questão de tempo para que o Instagram expanda o verificado pago para todo tipo de conta. 😉 

    novidades-do-instagram-41: acessando o meta verified pelas configurações do instagram

    Destaques: novo recurso de navegação 

    Ao assistir aos stories nos destaques, é possível visualizar miniaturas de todos os stories que foram inseridos ali. Essa novidade otimiza a navegação visto que é uma prévia do conteúdo contido ali naquele destaque. 

    Para acessar esse recurso, basta abrir os stories de um destaques e clicar no ícone ao lado da barra de enviar mensagem. Confira um exemplo abaixo.

    novidades-do-instagram-44: print do instagram stories de como acessar a prévia de stories nos destaques

    Recurso “Duplo” 

    Na onda da rede social BeReal — um aplicativo de compartilhamento de fotos que consiste num registro único por dia, captando a foto na câmera frontal e traseira simultaneamente do que o usuário está fazendo naquele instante — o Instagram veio com o recurso para stories e reels que possui o mesmo mecanismo: usar as duas câmeras ao mesmo tempo! 

    Esse recurso é o “Duplo” e até então está disponível apenas para iOS. 

    novidades-do-instagram-45: print da tela do instagram stories e reels mostrando a opção de captura de imagem "duplo"

    Modelos de Reels 

    Com os modelos de reels, fica muito mais fácil criar o seu próprio reels. Você pode procurar os modelos ao criar um novo reel ou usar um modelo de um reels que você está vendo no momento, bem parecido com o mecanismo de busca por modelos de filtros dos stories. 

    Usar um modelo pronto consiste basicamente em apenas aplicar vídeos ou imagens nos trechos já pré divididos. SUPER fácil!

    novidades-do-instagram-42: explorando modelos de reels
    novidades-do-instagram-43: aplicando modelos de reels

    Principais novidades do Instagram em 2022

    Algumas mudanças causaram controvérsias entre os usuários do Insta, outras não. Mas independente da aceitação do público, o importante pra quem trabalha com rede social, ou deseja conhecer mais sobre esse mundo, é ficar antenado em tudo que rolou.

    Quer saber sobre todos os lançamentos da rede em 2022? Chega mais que a gente te conta!

    Instagram amplia os recursos de mensagens

    O Instagram vem ampliando os recursos de mensagens com o objetivo de tornar a comunicação entre os usuários mais simples.  

    Entre seus últimos lançamentos, estão: responder mensagens sem precisar sair do feed, enviar mensagens silenciosas, enviar trechos de músicas, ver quem está online e enviar conteúdo rapidamente. 

    novidades-do-instagram-1: tela Instagram

    Além desses, existem as funções criadas para personalização dos chats, como o tema Lo-fi e a possibilidade de enviar uma enquete por mensagem! 

    novidades-do-instagram-2: tela Instagram

    Lives pelo computador 

    Agora é possível fazer lives mais profissionais através do computador! 

    Para isso é preciso do auxílio de um software de streaming (OBS, Streamlabs…) e seguir alguns requisitos técnicos.  

    novidades-do-instagram-63: live no Instagram pelo computador

    Instagram cria função de fixar posts

    Seguindo algumas redes sociais como Twitter e Tik Tok, o Instagram lançou o recurso de fixar posts no topo do perfil.  

    É possível fixar até três posts e com essa função, você consegue destacar conteúdo de forma estratégica no perfil da sua marca.  

    O passo a passo para isso é bem simples, basta clicar nos três pontinhos da imagem e após isso clicar em “fixar no seu perfil”. 

    novidades-do-instagram-3: tela Instagram

    Instagram lança Reels com mais limite de tempo

    Agora o formato Reels conta com a opção de até 90 segundos, sendo que a versão anterior permitia somente 60 segundos.  

    Com foco em alcançar o grande rival Tik Tok, que após alguns anos no mercado e conquistando a aceitação do público, já conseguiu liberar os vídeos de até 3 minutos sem perder engajamento. 

    novidades-do-instagram-4: tela Instagram

    Instagram implementa botão de orçamentos

    O botão de solicitar orçamento ainda está sendo implementado, mas basicamente trata-se de um recurso destinado aos perfis comerciais para facilitar os pedidos de orçamento pela plataforma.  

    Veja só a explicação da Meta sobre o novo recurso:

    “Atualmente, estamos testando esse produto gratuito em algumas empresas. Com ele, será possível incluir um botão “Obter cotação” no perfil do Instagram e usar figurinhas de “Obter cotação” no Stories. O botão ou a figurinha do Stories permitirá que as empresas preparem perguntas personalizadas para fazer aos clientes antes de iniciar uma conversa. Após responder a um pequeno questionário, as pessoas poderão obter uma cotação de uma empresa com facilidade e rapidez” – Meta Facebook

    O lançamento do botão de cotação é uma iniciativa focada em pequenas e médias empresas para expansão do público dessas marcas pela plataforma.  

    Instagram permite colocar legendas automáticas em vídeos

    Os vídeos curtos têm sido a bola da vez e por isso o Instagram vem investindo cada vez mais em funcionalidades para melhorar a experiência desse formato.  

    Uma das atualizações foi a legenda automática de vídeos que possibilita a acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva.

    Essa função estará em constante evolução para que seja cada vez mais fiel ao que realmente está sendo dito no vídeo. 

    novidades-do-instagram-5: tela Instagram

    Instagram lança curtidas privadas em Stories

    Assim como os posts do feed, os Stories também receberam as famosas curtidas!  

    Uma das funções já utilizadas no formato, as reações, fazem bastante sucesso. Mas com essa nova possibilidade, o usuário não precisa abrir uma conversa para interagir com um Story e a curtida fica visível apenas para o dono da conta. 

    novidades-do-instagram-6: tela Instagram

    Instagram excluir conteúdo em massa

    Para facilitar o uso da ferramenta, o Insta liberou a função de exclusão de conteúdo em massa.  

    Com ela, é possível selecionar e excluir diversos comentários, curtidas e postagens de uma vez.  

    Para isso, o usuário deve acessar a aba de “Suas Atividades” e escolher qual tipo de conteúdo você deseja apagar.

    Instagram implementa assinaturas

    Essa função já está disponível para alguns criadores de conteúdo dos EUA, mas ainda não se expandiu para todo o mundo.

    O recurso consiste em um modelo de assinatura em que o criador de conteúdo pode liberar transmissões, stories e selos apenas para assinantes do perfil, gerando exclusividade paga. 

    novidades-do-instagram-7: tela Instagram

    Instagram permite configurar feeds cronológicos

    Sim, ele voltou! O mais amado de todos: o feed cronológico.  

    Ouvindo aos vários pedidos dos usuários, o Instagram lançou a opção de filtrar os feeds por “seguindo” e “favoritos”.

    Dessa forma, o feed fica cronológico e com possibilidades de o usuário filtrar as contas mais importantes para não perder nenhum conteúdo. 

    novidades-do-instagram-8: tela Instagram

    Principais novidades do Instagram em 2021

    Muita coisa bacana foi lançada pelo Instagram em 2021. Tá curioso para saber o que rolou no passado? 

    Acompanhe tudo detalhadinho a seguir. 

    Instagram lança painel profissional

    novidades-do-instagram-9: tela Instagram

    O painel profissional é uma funcionalidade que está disponível para contas comerciais e criadores de conteúdo no Instagram.

    Nele, é possível acessar diversas métricas com Insights e tendências, baseadas na performance da conta. Você também encontra uma área especial em que o time do Instagram dá dicas para que os usuários aproveitem ao máximo a rede social.

    O objetivo é que empresas e produtores de conteúdo possam compreender seu crescimento na rede social e tenham acesso a ferramentas mais estratégicas para gerenciar seus perfis.

    O recurso em si não é novo, mas é a primeira vez que o Instagram apresenta essas informações centralizadas para os dois tipos de conta no mesmo local.

    Instagram libera aba de “excluídos recentemente”

    novidades-do-instagram-10: tela Instagram

    Você já passou pelo perrengue de apagar, sem querer, uma foto ou vídeo no Instagram? A nova aba de “excluídos recentemente” vai te socorrer em situações como esta. 😜

    Basta acessar Configurações > Conta > Excluídos recentemente e você terá acesso a uma biblioteca com todos as suas fotos, vídeos, Stories, IGTV e Reels recentemente deletados.

    Os stories excluídos permanecem na pasta por 24 horas e todos os outros tipos de conteúdo podem ser restaurados em até 30 dias.

    Instagram libera adesivos para comemorar o Ano do Boi

    novidades-do-instagram-11: tela Instagram

    O Instagram lançou três stickers especiais para celebrar o Ano do Boi — a chegada do Ano Novo Chinês.

    Todas as publicações feitas com os adesivos apareciam no destaque “Ano do Boi”, localizado na linha sequencial de Stories.

    Ao abrir a câmera dos Stories, os usuários também tinham a opção de aplicar um filtro animado temático referente ao tema.

    Instagram permite transmissões ao vivo com até 4 participantes

    novidades-do-instagram-12: tela Instagram

    No início da pandemia de coronavírus, as lives fizeram feito sucesso nas redes sociais.

    No Instagram, o recurso permitia a participação de apenas duas pessoas, mas agora é possível fazer uma transmissão ao vivo com até 4 participantes!

    A funcionalidade é perfeita para interagir com os seguidores, engajar com influenciadores digitais, fazer tutoriais e responder perguntas, o que proporciona um diálogo mais aberto com a audiência.

    Instagram limita a interação entre adultos e adolescentes

    novidades-do-instagram-13: tela Instagram

    Com o objetivo de proteger crianças e adolescentes que usam a rede social, o Instagram divulgou novas políticas de privacidade que limitam a interação entre adultos e jovens na plataforma.

    Para que um adulto envie um Direct para um menor de idade, é necessário que o jovem esteja seguindo o adulto. A atualização é aplicada de acordo com a idade informada no momento de criação da conta no Instagram.

    Quando o adulto tentar enviar uma mensagem, receberá um aviso de que o recurso de mensagem direta não está disponível para aquele contato. A rede social também emitirá avisos para que menores de idade usem o Instagram de forma consciente e segura.

    Instagram faz integração do Direct ao Messenger

    novidades-do-instagram-14: tela Instagram

    O mensageiro do Facebook agora está integrado ao Direct do Instagram!

    Com a atualização, é possível interagir com amigos das duas redes sociais sem que seja necessário alternar entre os aplicativos.

    Entre os novos recursos estão a possibilidade de os usuários reagirem com emojis personalizados, responderem mensagens específicas, enviarem figurinhas de selfies animadas e usarem o modo temporário, que deleta as mensagens do chat após serem visualizadas.

    Para fazer a atualização, os usuários do Instagram devem acessar o Direct e tocar no botão “atualizar” que aparecerá junto a um aviso na tela, permitindo a integração das plataformas.

    Instagram lança função remix do Reels

    novidades-do-instagram-15: tela instagram

    A função remix do Reels permite que criadores produzam conteúdo com base em vídeos gravados por outras pessoas.

    Funciona como um dueto: a tela é dividida em duas e, de um lado, é exibido o vídeo original; do outro, o usuário pode gravar reações, imitar cenas ou recriar a versão original de forma inusitada.

    Muito utilizado por seu rival, o TikTok, o recurso é uma maneira de incentivar a interação entre os produtores de conteúdo na rede social.

    Para acessar a função, abra o aplicativo do Instagram e clique no ícone do Reels. Se gostar de um vídeo, clique nos três pontinhos e selecione a opção “Remixar esse vídeo do Reels”. Aí, é só deixar a criatividade te levar. 😎

    Instagram disponibiliza opção de desabilitar áudio e vídeo durante lives

    novidades-do-instagram-16: tela instagram

    O Instagram agora permite que o áudio e a câmera sejam desativados durante uma transmissão ao vivo. O recurso garante mais flexibilidade e privacidade aos participantes.

    O usuário que desabilitar a câmera terá apenas sua foto de perfil exibida, assim como acontece em outros aplicativos de videochamadas.

    Até o momento, o anfitrião da live não está autorizado a mutar o áudio ou desligar a câmera dos participantes durante a transmissão.

    Instagram lança sticker de legenda automática nos Stories

    novidades-do-instagram-17: tela Instagram

    Outra super novidade do Instagram é o sticker de legenda automática para Stories! Por enquanto, o recurso está disponível apenas em países de língua inglesa, mas já aguardamos a sua chegada em outras regiões.

    Funciona da seguinte forma: depois de gravar um Story, o usuário seleciona o sticker de legenda automática e a ferramenta faz o reconhecimento das falas e cria uma legenda sincronizada ao vídeo na mesma hora.

    É possível ajustar o tamanho e a fonte das letras, além de corrigir palavras ou frases capturadas com algum errinho.

    A funcionalidade garante mais acessibilidade na rede social, além de ser muito útil para momentos em que os usuários preferem assistir aos Stories sem som.

    Instagram permite mostrar o número de curtidas novamente

    Com o objetivo de cuidar da saúde mental dos usuários, o número de curtidas nas publicações do Instagram foi desabilitado em 2019 no Brasil.

    A medida foi questionada por muitas pessoas e gerou controvérsias, mas a busca por likes estava causando estresse e fazendo com que conteúdos rasos, que visavam apenas curtidas, fossem publicados na rede social.

    Mas a novidade é que a função está em fase de testes e a opção de mostrar o número de curtidas já voltou a aparecer para alguns usuários.

    Agora, as pessoas podem escolher se desejam ou não ver o número de curtidas dos posts. Para gerenciar suas preferências, é só ir em Configurações > Privacidade > Publicações > Curtidas e visualizações.

    Instagram lança Insights para Reels e lives

    novidades-do-instagram-18: tela Instagram

    O Instagram Insights foi lançado em 2016 e permite que os perfis comerciais tenham acesso a dados e informações estratégicas sobre a conta. A grande novidade é que Reels e lives agora estão incluídos na funcionalidade! 

    Os usuários têm acesso liberado a dados como o número de contas alcançadas, curtidas, comentários, número de reproduções, no caso de Reels, e pico de visualizações simultâneas em lives.

    A função vai ajudar os produtores de conteúdo a entender melhor esses dois formatos, podendo analisar o que funciona melhor e, assim, incrementar a estratégia de marketing digital.

    Instagram permite o compartilhamento de tweets nos Stories

    novidades-do-instagram-1: tela twitter

    A rede social do passarinho está marcando presença no Instagram. Agora, é possível fazer um compartilhamento mais ágil de tweets nos Stories.

    Com a novidade, o usuário encontra, dentro do Twitter, um botão com a opção de compartilhar o tweet nos Stories do Instagram.

    Quando o tweet for levado ao Story, é possível usar os recursos do editor do Instagram para personalizar, redimensionar, escrever e adicionar filtros, por exemplo.

    O tweet é publicado como uma imagem simples e não clicável, pois as plataformas desejam manter os usuários em seus próprios aplicativos.

    Novas funções do Instagram: conheça os recursos mais aguardados para 2021

    E não para por aí! Dá uma olhada nessas outras novidades que estão sendo aguardadas! Esses recursos prometem otimizar a experiência dos usuários do Instagram em 2021. 😉

    Instagram faz testes para que qualquer usuário compartilhe links nos Stories

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    Você já deve conhecer a funcionalidade de “arrastar para cima”, no Instagram. Este é um recurso exclusivo, liberado apenas para contas com mais de 10 mil seguidores, que permite compartilhar um link nos Stories.

    A grande novidade é que a plataforma está fazendo experimentos para permitir que qualquer usuário adicione links para sites externos em suas histórias.

    A ideia é que, ao invés de arrastar para cima, o link seja adicionado em um sticker, que poderá ser movimentado e ajustado na tela de acordo com as preferências do usuário. Assim, todos que clicarem no adesivo serão direcionados à página linkada.

    A mudança também vai permitir que as pessoas respondam Stories com links por meio de mensagem direta, o que não é possível atualmente.

    O chefe de produto do Instagram, Vishal Shah, disse que os testes estão sendo feitos com poucos usuários e que o objetivo é entender como as pessoas utilizariam links dentro da rede social.

    Instagram permitirá pesquisa por palavra-chave

    Atualmente, para fazer uma pesquisa dentro da aba Explorar no Instagram é preciso buscar por hashtag, localização ou pelo nome de perfil de um usuário.

    Mas, tem novidade vindo aí! O Instagram divulgou que, em breve, será possível fazer pesquisas por meio de palavras-chave, da mesma forma como fazemos no Google, sabe?

    A rede social anunciou que vai se basear nas legendas, datas e formatos das publicações, além de aprendizado de máquina, para entregar os resultados que os usuários desejam.

    Este lançamento vai facilitar as buscas dentro da plataforma, permitindo que os usuários descubram conteúdos mais variados e de uma forma mais abrangente.

    Instagram disponibilizará pagamento dentro do Instagram Shopping

    O Instagram Shopping é um recurso que permite que marcas anunciem seus produtos de forma simplificada dentro da rede social.

    Caso o usuário se interesse por um item, basta clicar na foto do anúncio e ele é direcionado para visualizar o produto dentro do e-commerce ou no catálogo da loja no Facebook.

    Mas, para facilitar a experiência de compra, a rede social anunciou que será possível realizar o pagamento dentro do Instagram Shopping, sem que o consumidor precise sair do aplicativo para finalizar a compra. Muita praticidade, né?!

    Instagram disponibilizará calendário para planejamento de conteúdo

    Esta novidade é especialmente para você, criador de conteúdo para o Instagram: a rede social divulgou que, em breve, disponibilizará um calendário para o planejamento dos posts.

    Ao que tudo indica, será possível ter uma visão geral de todas as postagens do Instagram, tanto os conteúdos já publicados, quanto os que estão agendados. Os usuários também terão acesso a recursos para facilitar a organização e gestão das publicações.

    Instagram mostrará timer de duração dos Stories

    Para aumentar o engajamento na rede social, o Instagram anunciou que vai adicionar um timer de duração nos Stories. A ideia é que o usuário veja quanto tempo falta para os stories saírem do ar, o que causaria uma certa urgência no consumo daquele conteúdo.

    Ainda não se sabe exatamente como o cronômetro vai funcionar, mas a suspeita é que a contagem seja adicionada abaixo do balão dos Stories.

    Instagram fará a recomendação de Reels no Facebook

    O Instagram anunciou que vai recomendar Reels no feed de notícias e nas listas de exibição do Facebook.

    Com a novidade, os usuários do Facebook poderão assistir aos Reels sem sair da plataforma.

    O objetivo é aumentar o alcance dos vídeos gravados neste formato e, consequentemente, a concorrência com o rival TikTok.

    Os testes estão sendo feitos e, em breve, essa integração deve sair do forno!

    Instagram lançará feed vertical para Stories

    O Instagram está desenvolvendo uma super novidade que promete tornar a rede social um pouco mais parecida com o TikTok: um feed vertical para Stories.

    O objetivo é melhorar a usabilidade e a experiência do usuário, uma vez que a rolagem vertical é usada para navegar na maior parte das páginas da web mobile (como o feed do Facebook e a home do YouTube, por exemplo).

    Esse seria um lançamento e tanto!

    Principais novidades do Instagram em 2020

    Uma das características do Instagram é acompanhar o que acontece nas outras redes e no mundo para, então, implementar as próprias mudanças.

    Isso inclui desde ações temporárias, como habilitar o Instagram Live para arrecadar fundos para ONGs durante a pandemia de Covid-19, até ações definitivas como a monetização do IGTV.

    Além disso, o Insta tem preocupação especial com os empresários de todos os portes. Frequentemente, disponibiliza recursos que visam aumentar engajamento, visibilidade e facilitar a compra.

    Não é para menos! Atualmente, a plataforma abriga mais de 25 milhões de perfis comerciais.

    Trata-se de um grande público que está cada vez mais disposto a aprender tudo que precisa para manter o negócio ativo e proporcionar novas experiências aos usuários. mais de 25 milhões de perfis comerciais.

    Bora ver os lançamentos do Instagram em 2020?

    Instagram lança Reels, novo recurso para rivalizar com TikTok

    Prova de que o IG está sempre ligado às tendências das outras redes é a criação do recurso Reels. Depois dos famosos filtros, que competem com o Snapchat, os Reels se tornaram um forte concorrente do app chinês Tik Tok.

    Esse novo formato visível no Instagram Stories permite aos usuários aproveitar várias ferramentas de edição de vídeo com um enorme catálogo de músicas para criar clipes de 15 segundos.

    Com o Reels ou Cenas, nome do recurso em português, é possível:

    • selecionar áudio;
    • alterar velocidade;
    • acionar temporizador e contagem regressiva;
    • acrescentar filtros e efeitos nativos;
    • cortar e adicionar novas cenas.
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    Instagram libera compras de produtos diretamente no app

    Quer mais praticidade na hora de comprar um produto que acabou de ver na rede social? Você pode efetuar compras no Instagram Shopping diretamente pelo app!

    Com a nova opção, toda vez que bater aquele impulso irresistível de comprar um produto de um perfil comercial, em poucos toques o consumidor conseguirá fornecer ao próprio Instagram as informações de pagamento e endereço de entrega.

    novidades-do-instagram-22: tela Instagram

    A sacolinha de compras no canto da foto significa que o produto mostrado ali é anunciado. Basta dar um toque na imagem para que as informações sobre preço sejam exibidas.

    Instagram testa tags de compras nas legendas de posts

    Como o app tem levado a sério esse lance de e-market, incluiu a possibilidade de acrescentar tags de compras nas legendas dos posts.

    O recurso foi habilitado para perfis comerciais, mas se ainda não está disponível para o seu, espera que já vai chegar!

    Ao tocar na tag, o usuário é levado à página de compra do produto. Essa é mais uma opção para que os usuários do IG acessem os produtos desejados.

    novidades-do-instagram-23: tela Instagram

    Instagram lança aba ‘Guias’, com dicas e recomendações de bem-estar

    A aba “Guias” do Instagram permite a criação de um espaço de curadoria no perfil, reunindo publicações, produtos ou lugares de determinado tema em um arquivo único.

    O recurso foi criado a partir da necessidade de disseminar informações confiáveis durante a pandemia de COVID-19.

    Com tantas mudanças na rotina de trabalho, sono e lazer, é bom que exista um meio para que aqueles que detêm informações fundamentadas possam divulgá-las facilmente.

    O Instituto Vita Alere — primeiro perfil brasileiro a poder testar o recurso —, por exemplo, é formado por mestres e doutores em promoção da saúde mental e utiliza as Guias para informar sobre o tema.

    A aba aparece no perfil quando é feita a primeira curadoria, assim como o IGTV e o Reels. Ou seja, se o seu perfil não tiver reunido informações em um Guia, ela não aparecerá.

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    Instagram lança adesivo em apoio às pequenas empresas

    Com tantos negócios em dificuldade em 2021, o Instagram criou recursos que compõe uma espécie de força-tarefa em prol das pequenas marcas.

    Com o novo adesivo “Apoie as pequenas empresas”, as pessoas mencionavam as empresas diretamente com o Sticker para dar aos seguidores uma prévia da conta.

    Ao ser tocado, o adesivo dá as opções de seguir ou visitar o perfil da marca, como na foto mais abaixo.

    Se você tem um perfil comercial e usa o adesivo, seu Story é adicionado a um outro Story compartilhado do Instagram. Assim, seus seguidores podem vê-lo junto com outras marcas da categoria pequenas empresas que adotaram o adesivo.

    novidades-do-instagram-25: tela Instagram

    Inclusive se você já é cliente da mLabs (diz que sim!🙏), você consegue inserir esse Sticker na hora de fazer o agendamento do seu post, dentro da nossa ferramenta!

    Instagram lança oficialmente a opção de compartilhar Lives para IGTV

    Sabe aquela live que ficou tão legal, que teve tanto engajamento que você quase chorou porque acabou?

    Então, você podia salvá-la no rolo da câmera, mas agora também pode salvá-la por tempo indeterminado no IGTV.

    Com a plataforma IGTV crescendo tanto, é uma boa opção para aumentar visibilidade e seu acervo de conteúdos autorais.

    Também é uma alternativa que agrega mais valor ao conteúdo, e com praticidade.

    Se suas transmissões ao vivo fizeram sucesso, é só publicá-las de novo no IGTV para que outras pessoas também tenham a chance de assisti-las.

    novidades-do-instagram-26: tela Instagram

    Instagram inicia testes para monetizar os criadores de conteúdo do IGTV

    O IGTV tem experimentado parcerias lucrativas com criadores de conteúdos. São duas opções de ofertas testadas no momento: anúncios e emblemas (ou crachás).

    Os anúncios funcionam assim: o usuário vê um vídeo no feed principal, ao optar por continuar assistindo no IGTV, verá essa publicidade de 15 segundos de alguma marca grande.

    Se quiser, o usuário pode ignorar o anúncio, deslizando a tela. É similar ao modo como o YouTube inclui os anúncios. E, também como no YouTube, cerca de 50% do lucro será destinado aos criadores.

    Já os emblemas funcionam dessa maneira: os espectadores do IGTV podem escolher entre três deles, com preços que vão de 0,99 a 4,99 dólares (equivalentes a R$4,88 e R$24,60).

    O emblema que você comprou é exibido na frente do seu nome de usuário e seus comentários aparecem mais do que os outros.

    ⚠️ Fake-news e qualquer informação médica enganosa (inclusive com teor antivacina) serão checadas e sumariamente banidas pela plataforma!

    Instagram disponibiliza opções de templates no modo ‘Criar’ do Story

    Além de fornecer um novo leque de planos de fundo pré-criados para os stories, o modo “Criar” do Instagram Story também oferece designs divertidos e modelos de templates prontos para editar e engajar seus seguidores!

    Com o novo recurso, você inclui ao seu Story templates dos mais variados. Entre as opções, estão listas de pizzas e músicas favoritas, desafio de desenho, recomendação de série para assistir, citação do dia e indicações de contas para seguir.

    novidades-do-instagram-27: tela Instagram

    Instagram libera adesivo “Pedir de Refeição” para apoiar pequenos negócios que vendem refeições

    O Instagram tem se empenhado mesmo em fortalecer os pequenos negócios.

    Outro exemplo disso é o adesivo Pedir Refeição. Na verdade, ele visa dar uma força tanto para pequenas quanto para grandes marcas do ramo de alimentação.

    Restaurantes que usarem o novo recurso poderão receber pedidos de comida diretamente pelo Instagram Stories, graças a um botão configurado em seus perfis.

    Ao clicarem na figurinha, os clientes são levados até a plataforma de entrega da marca, onde podem concluir o pedido.

    Os clientes também podem ajudar os pequenos empresários a aumentarem sua visibilidade. Para isso, têm de adicionar esses adesivos aos stories, assim, todo mundo vai ver de onde pediram aquele prato.

    Ótima ideia, afinal, todo mundo sabe quanto vale a referência do consumidor!

    Instagram lança adesivo de Agradecimento para expressar gratidão aos profissionais da saúde durante a pandemia

    Também pautado nos eventos da pandemia de Coronavírus, o IG lançou o adesivo Hora de Agradecer. O objetivo era demonstrar gratidão aos profissionais de saúde e a todos que têm ajudado durante a pandemia, sejam vizinhos, familiares ou demais trabalhadores.

    Qualquer pessoa que postar um Story usando essa figurinha verá sua postagem numa thread especial que contém os stories dos outros usuários que inseriram o adesivo.

    novidades-do-instagram-28: tela Instagram

    Instagram lança adesivo de ‘Desafios’ nos Stories

    Tá no tédio? Topa encarar um desafio? O sticker Desafios se tornou uma maneira divertida de interagir nas redes sociais. A intenção é que as pessoas usem @menções, textos e hashtags para se juntar aos desafios.

    Se um usuário se depara com o adesivo Desafios ao assistir os stories de outras pessoas, ele também pode participar, basta tocar na figurinha.

    O legal é que qualquer um pode tentar um desafio, mesmo sem ter sido marcado.

    novidades-do-instagram-29: tela Instagram

    Instagram anuncia recurso que permite doações em lives

    Embora o Instagram já tenha disponibilizado stickers de Doação nos Stories, o Live Donations permitirá que qualquer pessoa capte recursos durante a transmissão ao vivo.

    O Live Donations chegou um dia depois que o Tik Tok começou a permitir doações tanto nas postagens ao vivo quanto nas lives. Porém, ao contrário da rede chinesa, o recurso do Instagram não tem limites de ONGs que podem ser beneficiadas.

    Instagram permite assistir Live pelo computador

    Cansado de assistir às lives do Instagram pela telinha do smartphone, enquanto comentários e emojis pipocam na tela sem parar?

    A boa notícia é que o Instagram Live conta com a versão Web, com uma experiência mais confortável do que a do celular.

    No Instagram Web, emojis e comentários aparecem numa coluna lateral, não no meio da tela.

    novidades-do-instagram-30: tela Instagram

    Essa versão web também permite comentários e reações em tempo real, mas você ainda não pode publicar conteúdo, criar stories e nem fazer lives.
     

    Instagram libera acesso à DM na versão desktop

    Para enviar DM (Direct Message) pelo computador, basta acessar www.instagram.com do seu navegador.

    Quem tem MacOS precisa abrir o site pelo Safari, clicar em Desenvolvedor > Agente do Usuário e então selecionar “Safari – iOS 13.1.3 – iPhone”.

    Com isso, o Instagram espera facilitar a comunicação das pessoas, já que muitas usam a plataforma em regiões onde o acesso à rede é limitado ou onde os planos de dados são muito restritos, como no Brasil.

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    Instagram lança adesivo ‘Em Casa’ para incentivar isolamento em meio a pandemia

    Lançado em março de 2021, o sticker Em Casa fez parte do esforço para incentivar as pessoas a manterem o distanciamento social durante a pandemia de Coronavírus.

    O adesivo oficial foi removido, você ainda encontra versões alternativas, criadas pelos próprios usuários.

    Enquanto ativo, as pessoas podiam adicionar o adesivo Em Casa aos stories para mostrar o que faziam enquanto praticavam o distanciamento social.

    Já alguns perfis profissionais aproveitaram o sticker para dar dicas aos seguidores de como se adaptar ao home office e maximizar a produtividade em casa.

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    Instagram cria lista com sugestões de pessoas para você deixar de seguir

    Se você segue tantos perfis que sente até desânimo na hora de fazer limpeza, vá até seu perfil e clique em “Seguindo” para ver as @ com as quais não tem muito contato.

    A lista de contas que você segue também está dividida em outras categorias como “mais mostrados no feed”, “hashtags” e “adicionados recentemente”.

    Essa novidade do Instagram leva em conta que as pessoas mudam de interesse, de endereço e até mesmo de amizades. Então, se quiser um feed mais leve e relevante, a hora de dar aquele unfollow é agora!

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    Instagram lança ‘Emojis de Reações’ para DM

    Se a gente pode reagir às mensagens diretas do Twitter e Facebook, deve poder reagir às do Instagram também!

    Só que, por enquanto, só temos a opção de reagir com o coração (foi mal pelo trocadilho). Já os funcionários da plataforma têm acesso à versão teste, que inclui os emojis: 😂 😮 😥 😡 👍 👎.

    É provável que já estarão disponíveis quando você revisitar este artigo.

    Além de estimular a interação entre os usuários, o uso de emojis também aumenta o engajamento de consumidores com a marca. Tem até estudo sobre isso. Não foi à toa que incorporaram as reações aos Stories também, em 2018.

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    Principais novidades do Instagram em 2019

    Chegando ao fim da nossa super lista, confira o resumo das principais novidades do Instagram em 2019:

    • ocultação das curtidas nas postagens;
    • lançamento do sticker de contagem regressiva;
    • permissão para postar prévia de vídeo do IGTV no feed;
    • lançamento do Instagram Music no Brasil;
    • exclusão dos visualizadores dos Stories depois de 24 horas;
    • lançamento do Threads do Instagram.

    Esperamos que você tenha gostado de saber das novidades do Instagram 2022 e que se sinta à vontade para testar algumas delas na estratégia de marketing digital da sua marca.

    Para se manter sempre atualizado sobre marketing digital e redes sociais, visite o blog da mLabs com frequência!

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