Pesquisar

Instagram Reels: o que é e como usar esse formato na sua estratégia!

Instagram Reels: o que é e como usar esse formato na sua estratégia!
Avatar de Redator mLabs

Por

Publicado em

Um dos recursos mais populares do Instagram atualmente, o Reels chegou em 2020 com o intuito de estimular a criação de vídeos curtos dentro da rede social.  

Apesar das “más línguas”, que dizem que ele veio para concorrer com o TikTok, o Reels conquistou seu público e transformou o consumo e a produção de conteúdo dentro do Instagram!

O formato é também um queridíssimo quando o tema é ALCANCE! Há rumores – e pesquisas – de que ele seja privilegiado pelo algoritmo para esse indicador e, por isso, é um formato perfeito para marcas e perfis que desejam alcançar novos seguidores!

Se você ainda não entendeu o potencial do Instagram Reels, acha que é complicado ou tá em dúvida se o formato é pra você, chegou no lugar certo!

Neste post vamos contar o que é, como criar vídeos curtos legais, o passo a passo para baixar Reels no Instagram (caso queira um fazer um repost naquela rede vizinha) e, de brinde, deixaremos umas dicas práticas de como usar o Reels na sua estratégia. Vamos lá? 

O que é Instagram Reels?  

O Instagram Reels é uma ferramenta que permite criar vídeos curtos (até 90 segundos) com inúmeras funções de edição como cortar cenas, adicionar efeitos, escolher trilhas e mudar a velocidade. 

Por ainda ser uma novidade considerando os demais formatos ativos há mais tempo, o Instagram está priorizando a entrega do conteúdo nesse formato e o seu alcance tem sido maior do que os outros tipos de post (imagem, vídeo e carrossel). 

Diferentemente dos Stories, os Reels podem aparecer na guia Explorar ou na rolagem do Feed. 

Assim, você consegue atrair pessoas que provavelmente não seguem a sua marca ou não veem seus posts há tempos e incentiva que elas explorem mais conteúdos no seu perfil. 

O poder do Reels no Instagram

De acordo com o Instagram, o Reels recebe mais de 140 bilhões de reproduções diárias. 

Com um engajamento 40% maior do que os demais tipos de postagens, segundo um estudo feito pela Emplifi, é fácil entender porque esse formato de conteúdo se torna cada vez mais popular entre marcas e usuários. 

Até porque, quem assiste sabe que os Instagram Reels são “viciantes”: quando você começa a assistir, não quer mais parar. E isso não é só a gente que está falando, mas também a OpinionBox: 65% dos entrevistados afirmaram para a empresa de customer experience que quando começam a ver Reels, visualizam vários outros na sequência. 

E se você acha está atrasado, por nunca ter produzido esse tipo de conteúdo, temos uma boa notícia: apenas 7,5% das postagens dentro da plataforma são focadas nesse formato, de acordo com a Emplifi.  

Ou seja, mesmo em uma rede social tão popular, ainda existe um grande potencial não explorado. 

Como fazer Reels no Instagram? 

É bem fácil fazer vídeos no Instagram Reels. Siga o passo a passo e comece a produzir seus conteúdos com os pés na costas! 

Selecione o Reels na Câmera

Acesse a ferramenta de criação de conteúdos, que é o símbolo +. É o mesmo lugar onde você cria posts e Stories. Na câmera, selecione a opção “Vídeo do Reels”.

Escolha os efeitos

Na aba lateral, você encontra alguns recursos para customizar o seu vídeo: 

  • Áudio: que tal uma música ou áudio do banco do Instagram? 
  • Tempo: você pode escolher se o vídeo terá duração de 15, 30, 60 e 90 segundos;
  • Efeitos: semelhante aos Stories, você poderá escolher entre os mais variados efeitos para seu vídeo; 
  • Sua vez: é possível encontrar correntes que estão bombando para responder no Reels; 
  • Velocidade: defina a velocidade da reprodução de seu vídeo. Câmera lenta ou acelerado? 
  • Layout: Selecione diferentes grades para separar o conteúdo em diferentes telas; 
  • Temporizador: uma ajudinha com contagem regressiva pra você não se perder no tempo 
  • Duplo: para deixar seu Reels mais BeReal, você também pode gravar com ambas câmeras frontal e traseira ao mesmo tempo; 
  • Controle de gestos: você pode usar sua mão para iniciar ou pausar a gravação; 
  • Alinhar: colocar um vídeo “em cima” do outro para fazer uma transição.; 

Todos eles são bem intuitivos. Para dar aquele “tchãn” no seu vídeo use os efeitos sonoros, você pode escolher uma música de sua preferência e cortar o trecho ideal para casar com o seu vídeo. 

Grave o vídeo 

Agora é só gravar! Basta apertar o botão central tanto para iniciar quanto para parar a gravação.  

Você poderá filmar vários takes até completar o limite de até 90 segundos. Se preferir, também pode usar vídeos salvos em seu aparelho celular

Para cada take, você pode escolher diferentes efeitos, e depois juntar todos os takes no mesmo vídeo antes de publicar. Se você tiver dúvidas de como o seu vídeo ficará no final, tem a opção de visualizar, deletar ou cortar cada um dos takes gravados. 

instagram-reels-1: tela instagram reels

Poste seu vídeo  

Com a edição finalizada, é hora de compartilhar seu vídeo. Mas antes de publicar, você pode fazer alterações como: 

  • Selecionar um frame do vídeo como capa ou subir uma imagem própria
  • Escrever uma legenda
  • Marcar pessoas, produtos e localização
  • Adicionar tópicos de interesse

Você ainda pode escolher se ele ficará no feed – em uma seção própria para conteúdos do Instagram Reels – ou só nos Stories, sumindo após 24 horas. 

instagram-reels-2: tela instagram

Como baixar vídeos do Reels do Instagram?  

Além de entender como produzir conteúdos, é importante saber como baixar Reels do Instagram. Por isso, confira nosso passo a passo para baixar Reels do Instagram de maneira simples e gratuita. 

  1. Abra o aplicativo do Instagram e encontre o Reels que você deseja baixar. 
instagram-reels-3: instagram reels
  1. Toque no ícone de três pontos no canto inferior direito do Reels e clique em “Link” no menu suspenso que aparece. 
instagram-reels-4: tela instagram reels
  1. Abra um navegador web em seu dispositivo e acesse um site de download de vídeos do Instagram, como o snapinsta.app/ ou o pocbi.com/  
instagram-reels-5: tela ferramenta reels
  1. Cole o link do Reels que você copiou anteriormente na barra de pesquisa do site de download. 
instagram-reels-6: tela ferramenta baixar reels
  1. Clique em “Download” e pronto, o seu Instagram Reels está baixando! 

6 dicas para usar o Instagram Reels nas suas estratégias de marketing 

Para te ajudar a criar conteúdos relevantes para o formato mais queridinho dos usuários do Insta, trouxemos algumas dicas e sugestões com base no que fazemos no nosso perfil do Instagram e que se aplicam para qualquer negócio.   

1 – Aposte em conteúdo para a etapa de descoberta 

O Instagram já deixou claro para os criadores de conteúdo que o formato de conteúdo mais valorizado no momento são os Reels. O que isso significa? Que as marcas que investem nesse tipo de produção, poderão ter uma “ajudinha” da plataforma para alcançar novos seguidores. 

Desde aparecer nos conteúdos sugeridos do feed até ganhar destaque na página Explorar, esse formato de vídeo pode ser responsável pelo crescimento da sua marca.  

Para conquistar esse destaque, invista em conteúdos autênticos que prendam a atenção e que gere diálogos com os seguidores. Ao utilizar hashtags assertivas e estimular comentários e compartilhamentos, o Instagram entende que aquele é um bom conteúdo para ser compartilhado com outras pessoas. 

Leia também: Como aparecer no Explorar do Instagram e aumentar a visibilidade 

2 – Crie conteúdo autêntico (seja você mesmo

Cada vez mais os consumidores procuram por conteúdos autênticos e espontâneos, que não aparentam muito planejamento nem que a marca esteja forçando a barra.  

É esse tipo de conteúdo que tem ganhado audiência tanto no TikTok quanto no Instagram. E é uma ótima oportunidade para humanizar a sua marca e aproximá-la do público. 

E você não precisa ter ideias mirabolantes. Olha só esse post que fizemos sobre a Black Friday, é um esquenta da campanha para chamar a atenção do público – tivemos a participação especial do nosso CEO para abrilhantar o conteúdo. 

https://www.instagram.com/reel/CH0vjWohrUK/

3 – Aposte em conteúdo educacional  

Conteúdos como tutoriais, dicas, truques e macetes são perfeitos para o formato Reels. Com conteúdos educativos, você consegue prender a atenção do público e, ao mesmo tempo, ajudá-lo em poucos segundos. 

Olha que bacana esse vídeo do nosso CMO Rafael Kiso, com dicas de ferramentas gratuitas para analisar sites de concorrentes e similares. 

https://www.instagram.com/reel/CIO13bWDNGE/

4 – Aproveite para mostrar os seus produtos  

Com o Instagram Reels, você consegue divulgar e demonstrar os seus produtos de uma forma descontraída e informal, sem parecer que é uma propaganda, sabe? 

Além de criar uma aproximação maior entre a marca e o público, o formato permite alcançar mais pessoas, aquelas que nem sabiam da sua  existência! 

Nós fizemos um post nesse formato para divulgar o nosso tão esperado app mobile para os nossos seguiMores!

https://www.instagram.com/reel/CHQk8Pfh84-/

5 – Compartilhe momentos dos bastidores 

Ao divulgar os bastidores da empresa você mostra que o seu negócio é feito de pessoas para pessoas. O conteúdo fica mais pessoal e humano, valoriza os colaboradores, ganha a confiança do público e constrói relacionamentos. 

Dá uma olhada nesse post em que compartilhamos um pouco do nosso escritório, foi como abrir as portas para um convidado muito especial: o nosso cliente.

https://www.instagram.com/reel/CIGziIwhg5B/

6 – Faça ofertas de vendas 

Aproveite a oportunidade de fazer ofertas exclusivas pelo Instagram Reels. Produza um vídeo oferecendo descontos nos produtos e serviços da marca para quem visualizá-lo, por exemplo. É uma ótima forma de divulgação com criatividade e baixo custo. 

Assim, você valoriza e fideliza aqueles usuários que estão sempre olhando seus conteúdos e aumenta o engajamento. Mais gente vai querer seguir o seu perfil e ficar por dentro das novidades. 

Veja como o nosso BIG BOSS, Rafael Kiso, usou o formato Reels para divulgar um curso de marketing ministrado por ele mesmo! 

https://www.instagram.com/reel/CFkyqEvDqma/

Agora que você já sabe tudo sobre o Instagram Reels, poderá explorar a ferramenta para aumentar a sua presença online no Instagram.

E se você quer mais facilidade na hora de organizar sua rotina de postagens para essa rede social, que tal apostar no agendamento das publicações? 

Se você quer saber como fazer o agendamento de Instagram Reels com publicação automática, confira nosso artigo completo sobre o assunto! Até a próxima 😀 

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis