Instagram IGTV: saiba como aproveitar esse recurso!

igtv lançamento

O Instagram comemorou seu primeiro bilhão de usuários anunciando oficialmente a IGTV. O novo recurso, que ganhou aplicativo próprio e também pode ser acessado pelo app do Instagram, permite a criação e visualização de vídeos longos no formato vertical.

Se você trabalha com mídias sociais deve ter comemorado a notícia, certo? A IGTV representa muito mais que uma tentativa de competir com o YouTube – ou qualquer plano mirabolante que Zuckerberg tenha. Ela é, de fato, um novo canal para distribuição de conteúdo para um público que já provou seu amor pelo formato!

Neste post, vamos te contar o que é a IGTV, como criar um canal, como postar seus vídeos e, claro, te dar dicas para usar o novo recurso em sua estratégia de marketing!

O que é a IGTV?

Bom, de uma maneira bem simples e resumida, a IGTV é uma plataforma  de conteúdo em vídeos, assim como o YouTube e o Vimeo. A grande diferença está no formato da tela: enquanto as demais plataformas utilizam o tradicional enquadramento horizontal, a IGTV aposta em vídeos verticais. Veja trecho do anúncio oficial:anuncio-instagram-igtv

Como você pode ver, o objetivo do Instagram com essa funcionalidade é justamente estimular – ou aproveitar – um novo hábito de consumo de conteúdo (inclusive aqueles com duração maior, de até uma hora) na telinha vertical. A rede social entende que essa é uma adaptação de tendência das filmagens de vídeos por meio de smartphones. Como o usuário, geralmente, segura o dispositivo “de pé”, os vídeos acabam ficando assim, na posição vertical.

Como funciona a IGTV?

Como dissemos na introdução, a IGTV pode ser acessada de duas maneiras. A primeira delas é no próprio aplicativo do Instagram. Para acessá-la, basta abrir o app e clicar no ícone de televisão no canto superior direito da tela, ao lado das mensagens diretas. Se o ícone ainda não estiver aparecendo para você, atualize seu app.

igtv

A segunda forma é baixando o aplicativo específico da IGTV (disponível para iOS e Android). Apesar da separação, ambas são integradas.

app igtv

Ao abrir a funcionalidade no próprio Instagram, o usuário começa a assistir a um dos vídeos postados automaticamente. A ordem é baseada no mesmo algoritmo que prioriza os Stories de determinadas conexões.

Há também as ações sociais regulares: curtir, comentar, enviar para um amigo ou grupo via direct e a opção de copiar o link para envio por meio de outros canais.

Caso não esteja satisfeito com o conteúdo ou termine de assisti-lo, o usuário tem a opção de clicar em “Explorar” para ter acesso a uma lista de outros vídeos de outros canais. É possível, inclusive, pesquisar pelo nome do canal e filtrar pelos mais populares.

Um ponto crucial para quem pretende usar essa plataforma é que, para criar e enviar vídeos na IGTV, é necessário baixar o aplicativo, já que pelo app do Instagram só é possível assisti-los.

Para canais iniciantes ou sem grande repercussão, o tempo mínimo de tamanho de vídeos é de 15 segundos e máximo de 10 minutos. Em canais mais populares, o limite máximo sobe para uma hora, mas especula-se que, assim como no YouTube, essa duração elevada seja liberada para todos.

Como criar um canal na IGTV?

Criar um canal na IGTV é super fácil. No aplicativo do Instagram, clique no ícone da IGTV no canto superior direito da tela. Depois, toque no ícone de engrenagem e, a seguir, em criar canal. Prontinho, missão cumprida em alguns instantes e sem maiores dificuldades!

criar igtv

Como postar na IGTV pelo celular?

Você poderá postar vídeos na IGTV de três formas: pelo app do Instagram, pelo app do IGTV e pelo desktop, acessando www.instagram.com e logando em sua conta.

Para postar pelo celular usando o app do Instagram, clique na opção IGTV, no canto superior da tela. Depois, vá na bolinha com seu avatar, ao lado da aba de pesquisa e, depois, selecione a opção + ou Carregar vídeo. igtv-como-postar

Você será direcionado para sua galeria e poderá escolher o conteúdo desejado. Aqui, você poderá editar a capa, o título e a descrição do vídeo. Também terá a  opção tornar o conteúdo visível em sua Página do Facebook. Quando concluir essas configurações, clique em “Publicar”.igtv-como-postar-2

Pronto! Agora o seu conteúdo está visível para os seus seguidores (caso o seu perfil seja privado) ou para todos os usuários do Instagram (em perfis públicos).

Como subir vídeos para a IGTV pelo computador?

Fazer isso pelo desktop também é muito simples. Basta acessar a página do Instagram, logar com seu perfil e selecionar a opção IGTV, logo abaixo das informações do perfil. A partir daí, clique em carregar e escolha o arquivo no seu computador. Configure o vídeo e pronto!

igtv-desktop

O que postar na IGTV?

Você já sabe que um bom conteúdo é aquele que entrega valor para seu público, certo? Para isso, você precisará ter uma estratégia, conhecer sua persona e entender exatamente que tipo de vídeo ela consome na internet.

A partir daí, é hora de usar a criatividade e aproveitar a IGTV de diferentes formas. Veja algumas ideias:

Conteúdo educativo

Se o seu objetivo é educar o mercado, ensinar o valor de uma ideia/produto ou solução, a IGTV certamente é uma boa ideia. Videoaulas e tutoriais são formatos que se encaixam perfeitamente à plataforma.

Entrevistas

Outro formato que pode gerar bons índices de engajamento na IGTV são as entrevistas. A funcionalidade é excelente para isso, pois permite, ainda, que o usuário continue assistindo ao vídeo de onde parou em um outro momento.

Demonstrações

As demonstrações de produtos ou serviços também podem vir a calhar na Instagram TV. Assim, você mostra ao seu público o que vende e pode até mesmo fechar alguns negócios. Ah, os comentários são ótimas ferramentas de feedback!

Análises

As famosas “reviews” são outro tipo de conteúdo extremamente engajador no Instagram. Como sabemos, os usuários confiam em opiniões postadas por outras pessoas na internet, então esse é um ótimo formato para ser explorado.

A IGTV promete ser uma grande ameaça ao formato tradicional de publicação de vídeos. Mas, mais do que isso, é uma nova oportunidade para as marcas alcançarem sua audiência por meio de uma das redes sociais que mais bombam nos dias atuais.

Então não se atrase para a festa! Comece agora mesmo a investir na Instagram TV e seja pioneiro na divulgação de conteúdo audiovisual no app mais querido do Brasil!

Se você realmente acha que o Instagram é a rede social do futuro, baixe gratuitamente o guia completo e atualizado da plataforma! Nele, você verá dicas de como promover o seu negócio por lá!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!

Posts relacionados