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Como fazer live no Instagram? Passo a passo e todos os recursos!

Como fazer live no Instagram? Passo a passo e todos os recursos!
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As lives no Instagram estão fazendo um baita sucesso! Você provavelmente já deve ter visto alguma, ou pelo menos foi inundado por diversas notificações de usuários fazendo transmissões ao vivo durante a quarentena do Coronavírus.

Não é à toa que esse formato está bombando, a própria plataforma facilita o processo. Você pode abrir seu Instagram agora mesmo e começar um vídeo ao vivo sem muitas complicações.

Segundo uma pesquisa recente, da Livestream junto com a New York Magazine, 80% das pessoas entrevistadas preferem assistir a uma live do que ler um conteúdo no blog.

Ou seja, vamos unir o útil ao agradável! O público adora uma live, o Instagram permite que ela seja transmitida em poucos passos e as marcas, de quebra, se beneficiam com elas: aumentando o  engajamento e a visibilidade do perfil!

Então, já que é tão fácil assim, é só abrir o Instagram e fazer uma transmissão sobre qualquer coisa! #SóQueNão

Antes de começar o tutorial, veja como fazer live no Instragram com um bom planejamento e organização para que seja um sucesso.

Como planejar uma live no Instagram?

A seguir você confere algumas dicas para fazer um bom planejamento para a sua live no Instagram.
Dessa forma você consegue produzir conteúdo de qualidade, que vai chamar a atenção dos seguidores e trazer resultados concretos para a marca.

Escolha um tema

O primeiro passo é achar temas que tem o fit da empresa e que também sejam relevantes para o público.

Por falar em público: você pode fazer enquetes e perguntar o que os seguidores querem ver, quais as dúvidas mais frequentes e incentivar que participem.

É importante também levar em conta as palavras-chaves relacionadas ao seu negócio, para tratar temas que se conectem com o seu objetivo de marca.

Você pode pesquisar palavras-chaves relacionados a sua área usando as ferramentas  Ubersuggest ou Google Trends. Neste último você pode ver até os assuntos mais comentados em determinada região nos últimos dias e mais informações que ajudarão a pensar em um tema relevante.

É sempre bom lembrar: escolha assuntos que você domina. Não adianta fazer uma live sobre um assunto que está bombando, mas que você não tem nenhum conhecimento. Isso pode ser um tiro no pé e causar efeitos contrários para os seus objetivos.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar função de relatórios personalizados da mLabs

Convide pessoas para participar

Um recurso interessante que pode ser usado para tornar sua live mais atraente é convidar participantes. Quando outra pessoa entra ao vivo junto com você, a tela fica dividida, os dois aparecem e os seguidores dos dois participantes são alertados.

Dessa forma, ao ter um convidado especial, você pode abordar temas que você não tem domínio, mas o seu parceiro sim. E, como ambas as contas são movimentadas, é possível ampliar o alcance – atingindo um público maior – e quem sabe ganhar seguidores?

Nós, da mLabs, por exemplo, estamos promovendo lives com especialistas em marketing digital para abordar temas específicos e os resultados são sensacionais.

Veja o exemplo deste post no nosso perfil do Instagram, divulgando os Insights gerados na live com o especialista de marketing Estêvão Soares e nosso CMO Rafael Kiso sobre Marketing Local.

Como fazer live no Instagram: imagem de um post da mLabs com a foto do especialista em marketing Estêvão Soares e informações sobre a live que ele participou em parceria com a mLabs

Crie um roteiro para o seu vídeo

Antes de iniciar a live, pense em um roteiro.  Não precisa ser algo muito elaborado, mas é preciso se lembrar dos pontos principais, organizar suas ideias e deixar tudo mais atrativo.

Para isso, faça uma lista de perguntas – relativas ao tema – nos Stories, dispare para os seus seguidores e leve as respostas das dúvidas e interações dos usuários para sua transmissão ao vivo.

Pode ser interessante, inclusive, determinar o tempo para cada assunto, evitando que o vídeo fique apenas num tema, permitindo que mais coisas sejam abordadas.

Divulgue a live nas redes sociais

Não esqueça de divulgar esse evento em suas redes sociais, tanto no Instagram, como em outros canais da marca. Ao fazer isso em outras redes, não esqueça de inserir o link para o perfil do Instagram.

Também é possível criar Stories com figurinhas de contagem regressiva, assim ativando um gatilho de urgência nos seus seguidores que ficarão mais atentos para não perder o dia da transmissão.

Seja criativo nas formas de divulgação, mas avise o público com antecedência, para que os usuários possam se programar e, claro, gerar um buzz.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

Como fazer live no Instagram – passo a passo

Fazer live no Instagram não tem mistérios. O que você precisa é de um celular com uma câmera de boa qualidade e uma boa conexão com a Internet.

Posicione o celular em um lugar estável e siga os passos a seguir:

Na página inicial, toque no ícone da câmera no canto superior esquerdo ou deslize a tela para esquerda para entrar nas opções de gravação de stories.

Abaixo você confere as opções de boomerang, zoom, ao vivo, entre outras. Clique na opção “ao vivo” para iniciar a transmissão.

como fazer live no Instagram: duas imagens das telas do Instagram indicando onde clicar para começar a live

A plataforma verificará a sua conexão com a Internet e, caso você esteja conectado, aparecerá uma mensagem notificando que você está ao vivo, conforme as imagens abaixo.

como fazer live no Instagram: duas imagens das telas do Instagram indicando onde clicar para começar a live

Feito! Você está ao vivo e terá 59 minutos para fazer a sua transmissão.

Ao fim da live, você deve clicar em “encerrar”, no canto superior direito, e depois em “encerrar vídeo ao vivo”.

A tela seguinte mostrará quantas pessoas assistiram seu vídeo e ainda mostrará as opções de compartilhar no IGTV, baixar e excluir o vídeo.

como fazer live no Instagram: duas imagens das telas do Instagram indicando onde clicar salvar, excluir ou compartilhar o vídeo

Dicas de recursos para usar durante a sua live

As lives no Insta contam com diversos recursos interessantes!

É possível escolher qual câmera do celular você usará: traseira ou frontal, ou ligar e desligar o flash e até colocar um filtro. Tudo isso pode ser configurado antes mesmo de iniciar a sua transmissão.

É possível também alterar as configurações de privacidade da sua live para ocultar o vídeo para determinados seguidores, se a live poderá ser compartilhada ou se a transmissão permitirá comentários.  Tudo isso pode ser feito ao clicar no ícone da engrenagem, no canto superior esquerdo.

Você pode notificar pessoas específicas sobre sua live pelo direct clicando no ícone da seta ao lado da caixa de comentários e escolhendo quem você deseja avisar.

Também é permitido deixar um comentário fixado no topo do vídeo, para isso você só precisa pressionar a mensagem desejada por alguns segundos que a função será habilitada.

Se quiser compartilhar imagens do seu celular durante a live é só clicar no quadrado que aparece no canto inferior direito da tela.

Você pode responder as perguntas dos participantes durante a live. Ao clicar no ícone “?”, na parte inferior, o espectador envia uma pergunta e clicando no mesmo ícone você confere as questões enviadas para respondê-las.

Ao fim da live, como já citamos, você pode baixar a transmissão e compartilhar no seu canal do Youtube, por exemplo.

Uma dica de marketing é editar algumas partes da sua live e criar vídeos curtos para postar nos Stories e no Feed. Ao editar o conteúdo você pode selecionar as partes chaves do vídeo para instigar mais pessoas a assistirem a live salva. 😉

No fim de tudo: depois de produzir o roteiro, gravar, salvar e compartilhar o conteúdo em pílulas, não esqueça de conferir os resultados desta ação. Afinal, você não investiu tanto esforço para não medir os resultados, não é mesmo?

Ao mensurar o resultado da live você entenderá se ela surtiu o efeito que foi esperado, o que foi realizado de bom e ruim, onde pode melhorar e, assim, conseguir ser mais assertivo em suas estratégias de marketing nas redes sociais.

Para isso, é importante que você tenha acesso e conheça todas as métricas do relatório do Instagram. Veja mais sobre o assunto no post Relatório do Instagram: como criar um e analisar os dados!

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