Instagram Stories: tudo sobre o formato perfeito para empresas

instagram stories

O Instagram Stories é hoje um dos principais recursos do Instagram. O formato revolucionou a maneira como as pessoas consomem (e produzem) conteúdo nas redes sociais e, o mais legal, está constantemente em evolução.

A própria mLabs constatou, a partir da sua base de dados, o potencial desse formato as empresas. Percebemos, por exemplo, que Stories de Contas Business podem ter até 30% mais visualizações.

visualizações Instagram Stories

Mas existem muitas outras possibilidades com o Stories!

E para te ajudar a conhecer todas elas é preparamos esse post! Aqui, um adendo: este post provavelmente será atualizado algumas vezes (à medida em que os novos lançamentos do Instagram Stories forem acontecendo). Então, salve ele aí, nos seus favoritos, e consulte de vez em quando.

Pronto para começar?

O que é Instagram Stories?

Em agosto de 2016, o Instagram liberou um novo recurso na plataforma: o Stories.

Essa novidade permitiu que os usuários passassem a fazer compartilhamentos de uma maneira diferente.

Com ele, fotos e vídeos são apresentados em um formato slideshow, sendo mostrados em continuidade, como em uma história mesmo.

instagram stories imagem

Esse pequenos capítulos do Stories podem ser postados de forma ilimitada, ao longo do dia. Utilizando as ferramentas de texto, desenho, stickers, gifs e até mesmo enquetes, você poderá explorar todo o seu potencial criativo.

 

A principal diferença entre o feed tradicional do Instagram e o Stories é que, no segundo, o conteúdo desaparece depois de 24h e não é mostrado na timeline dos seus seguidores, mas em lugar próprio — de alta visibilidade.

Para ver as histórias, basta que o usuário clique na foto do perfil, tanto da sua marca, quanto de amigos que ele segue. Sempre que houver novas histórias com fotos e vídeos, aparecerá um anel colorido em volta da foto de perfil.

Fácil para o consumidor reconhecer seu novo conteúdo, não é?

Em termos de engajamento o formato não fica para trás: é possível comentar e curtir, adiantar e voltar os conteúdos, deixando o usuário absorver as postagens no seu ritmo.

Porque as empresas precisam usar o Stories do Instagram?

Desde o seu lançamento, esse recurso se tornou um sucesso. Com cerca de 400 milhões de pessoas compartilhando suas histórias diariamente, o Stories é, atualmente, mais utilizado que o pioneiro Snapchat.

Além disso, o Stories contribui para aumentar as taxas de engajamento das empresas na rede. Aproximadamente 80% dos usuários seguem alguma marca na rede e um terço das histórias mais vistas são de empresas.

Quais são as vantagens de usar o Instastory?

Não se convenceu ainda? Saiba que o Stories do Instagram — ou Instastory pra nós — pode ser resumido em uma palavra: intimidade.

Toda marca quer se sentir próxima do seu consumidor. Isso sempre será um diferencial na hora de uma compra, impactando inclusive a fidelização de clientes. Aqui na mLabs aproveitamos muito esse recurso para nos vincular cada vez mais com nosso público. Fazemos questão de compartilhar os posts dessas pessoas e, claro, interagimos o conteúdo deles!

instagram stories clientes

Mais diretamente: o Instagram Stories é um recurso valioso para uma marca que investe em marketing de relacionamento!

E existem uma infinidade de histórias possíveis para uma marca explorar. É possível incluir o público no dia a dia da empresa, mostrando os bastidores e levando uma outra perspectiva de como o produto ou serviço é feito.

Trazer o público para “dentro de casa” é uma forma de humanizar a relação e também um caminho para encantar possíveis clientes, mostrando a eles, por exemplo, como os valores da empresa são aplicados no dia a dia, na prática.

Boas histórias envolvem humor, criatividade e, claro, pontos de vista inusitados. Você pode compartilhar desde takes do seu tempo se divertindo em um atendimento ou happy hour ou até mesmo mostrar como são os processos e ambiente da empresa, por exemplo.

Pequenas produções podem ser alternativas incríveis para demonstrar produtos e funcionalidades de um serviço. Você também pode usar o Stories para comunicar-se diretamente com o público, responder dúvidas frequentes e até mesmo criar pequenos webinários.

Animações e histórias emotivas também são boas pedidas para o formato. O importante aqui é ser criativo e entregar um conteúdo relevante e original!

O que muda na hora de produzir o conteúdo?

Usar o Instagram Stories para empresas começou a ser possível, de fato, no começo de março de 2017, por isso, as marcas ainda estão se acostumando com esse novo recurso.

Um dos principais aspectos que devemos considerar na hora de criar os conteúdos é que, nesse formato, os vídeos devem ser curtos, verticais e mais criativos do que nunca. Relevância e conhecimento da audiência são os ponto-chave.

* Leia este post para saber como criar buyer personas e garantir a relevância dos seus conteúdos para o público.

Lembre-se sempre de que as publicações nesse formato ocuparão toda a tela do usuário. Isso torna o Stories ainda mais imersivo. Mesmo que por alguns segundos, o usuário dará atenção total à marca.

Ah! Outra coisa que sua empresa deve considerar ao produzir o conteúdo é a sonoridade. Dos vídeos publicados, 70% são vistos com som ligado.

*Neste post, damos algumas ideias do que postar no Instagram Stories!

Quais são as funcionalidades do Instagram Stories?

Para caprichar ainda mais no conteúdo, o Stories tem algumas funcionalidades divertidas, que podem facilitar o trabalho dos anunciantes.

Esses recursos devem ser testados e avaliados para descobrir qual formato funciona para a audiência de cada negócio. Isso porque, como sabemos, o público é variável. Então não existe uma cartilha específica.

Pronto para conhecer os principais artifícios do Instagram Stories? Então vamos lá!

instagram stories 4

Boomerang

App de Mark Zuckerberg, o boomerang cria vídeos em loop, ao bom estilo dos GIFS. Basta criar um loop para o Stories e postar no perfil.

Como o próprio nome sugere, essa funcionalidade segue um formato linear e, quando chega a um determinado ponto, retorna no sentido contrário. Bem legal, né?

 Hyperlapse

Outra ferramenta incrível do Instagram, o hyperlapse permite que você crie vídeos em time-lapse.

Para isso, basta capturar as imagens e aplicar o efeito para que você tenha um vídeo em sequência rápida.

Uma ótima pedida para mostrar o progresso de alguma criação, obra, ou tudo o que tenha começo, meio e fim.

Layout

O layout é outro APP indispensável para criar imagens diferentes e impactantes — que podem ser usadas nas suas histórias.

Com ele é possível combinar no mesmo quadro várias imagens, que podem ser espelhadas, giradas ou mesmo de ângulos diferentes.

Superzoom

Recentemente liberada, a ferramenta permite criar zoons dentro de imagens com um efeito sonoro pra lá de dramático. Se usado na hora certa, confere uma boa dose de humor ao post!

As músicas completam esse efeito de maneira brilhante. Você provavelmente já viu stories de cachorrinhos sendo focados pelo zoom com uma música romântica ao fundo, não é mesmo?

Rebobinar

Outro efeito recentemente lançado, o “rebobinar” permite criar vídeos com efeito de trás pra frente, como aqueles que víamos quando voltávamos uma fita VHS. Ops, será que você já viu?

Ao utilizá-lo de maneira criativa, é possível criar postagens para stories bem legais. Uma sugestão: peça para alguém pular na piscina e utilize o efeito citado. Fica bem maneiro, pode confiar!

Filtros

Além de dar aquele “up” nas fotos da sua história, eles são uma ótima maneira de aplicar a identidade da empresa no conteúdo.

O Instagram regularmente atualiza os filtros, mas alguns já caíram nas graças da galera. São eles:

  • máscaras faciais: permitem transformar o rosto em gatinhos, cachorrinhos, coelhinhos e outros animais fofos — além disso, óculos, chapéus e outros recursos também estão disponíveis;
  • efeitos de design: cria quadros, brilhos, reflexos, entre outras coisas;
  • filtros de realidade aumentada: alguns filtros também simulam condições externas, como neve, florestas, raios solares, sombras e muito mais.

Utilizá-los com sabedoria pode gerar excelentes níveis de engajamento. Então aproveite tudo que eles podem trazer e dê um tcham nos seus stories!

Menções

É possível marcar o perfil de usuários em seus vídeos. Isso facilita para que o usuário identifique quem está participando.

Esse recurso é bem legal pois quem recebe a menção é notificado pelo aplicativo. Assim, você pode marcar um amigo ou até mesmo um influenciador digital.

Compartilhamento de stories

Uma função bem interessante do Instagram Stories é a que permite compartilhar stories nos quais o usuário foi marcado.

Nesse caso, vale marcar pessoas influentes em determinado segmento, pois existe a chance de elas repassarem o seu conteúdo para um público mais vasto, o que aumenta consideravelmente o alcance.

Stickers

Não faltam opções para deixar suas histórias ainda mais divertidas e originais. O Stories permite que você inclua adesivos engraçados

Eles são pré-construídos pela própria equipe do Instagram e contêm frases bem legais para incrementar as postagens nas histórias.

stickers instagram

Veja alguns exemplos de expressões bem atuais disponíveis na plataforma:

  • Daora;
  • Animal;
  • Sinistro;
  • Eita;
  • Se liga;
  • Seje menas;
  • Miga sua louca;
  • Crush;
  • Tá osso;
  • Afff…;
  • Treta;
  • Morri;
  • Tenso;
  • Aí sim.

Há ainda mais opções de adesivos, como corações, aviões de papel e cadernos. Outros são sazonais, como stickers de festa junina, aniversário e causas sociais.

Esses últimos são lançados em períodos específicos. Durante as eleições, por exemplo, os usuários podem utilizar um adesivo com os dizeres “Minha voz conta!”.

Textos

O Instagram Stories também permite que o usuário escreva e personalize textos. No caso, os elementos que podem ser modificados são a fonte, o tamanho e a cor, a cor do plano de fundo do texto, o alinhamento etc.

Emojis

Outro recurso bem popular entre a moçada são os emojis. Eles já são muito utilizados em aplicativos de comunicação, então dialogam bem com os usuários do Instagram.

Além das expressões, há emojis de animais, bandeiras, objetos e muito mais.

Enquetes

Outra funcionalidade recente do Instagram é a possibilidade de criar enquetes interativas dentro das suas histórias. Com elas você poderá saber o que é que seu público pensa sobre determinado assunto.

Quem opta por esse recurso faz uma pergunta e concede duas opções de resposta para quem visualizar. Assim, a pessoa só precisa clicar para responder. Os resultados podem ser observados no próprio aplicativo.

*Neste post te ensinamos, passo a passo, como usar a enquete do Instagram Stories.

Hashtags

Outro recurso válido para aumentar o alcance são as hashtags. E não, elas não servem apenas para deixar a suas postagens nos stories com um visual mais legal.

Na verdade, o uso de etiquetas auxilia que o seu conteúdo torne-se rastreável. Por isso é importante que sejam utilizadas em perfis públicos, nos quais todos têm acesso ao conteúdo.

A aba “Explore” também traz sugestões de stories para usuários, que podem buscar por hashtags relevantes e descobrir onde elas foram usadas. Atraindo, assim, mais pessoas para a sua publicação.

Perguntas

O Instagram Stories também permite que o utilizador forneça uma barra de perguntas para seus seguidores. Por meio delas, é possível permitir que os usuários tirem dúvidas, sugestões ou simplesmente interajam com o dono da conta.

Diferente das enquetes, aqui as respostas são livres, o que permite, inclusive, o recolhimento de dados qualitativos para pesquisa.

GIFs

Você também pode explorar o recurso de GIFs no Instagram Stories. São aquelas imagens sequenciais que dão a impressão de movimento.

A funcionalidade é integrada à ferramenta GIPHY, que permite a criação desse formato de imagens. Ou seja, aqui não há limites para a criatividade.

É possível usar tanto GIFs já produzidos ou usar a criatividade para elaborar alguns inéditos e personalizados.

Selfie dentro da foto

Esse recurso permite que você insira uma selfie dentro de uma publicação no stories. É verdade, parece muito com uma cena do filme “A Origem”.

Uma ideia legal para utilização é tirar uma foto do cenário onde você está e inserir uma selfie para revelar o seu semblante diante da situação. Fica show!

selfie dentro da foto instagram stories

Localização, horário e informações climáticas

Para situar melhor seu público e, claro, fazer boas piadas de tempo, você poderá incluir nas Stories informações de localização geográfica, tempo e clima.

Aqui não há grandes mistérios. Em um evento, por exemplo, você pode compartilhar a sua posição para seus amigos por meio dos Stories. O mesmo vale para o horário e a temperatura, que darão informações extras aos seus seguidores.

Desenho livre

Você também pode utilizar o dedo para criar um desenho livre. Não é nada fácil, mas existem pessoas que conseguem criar coisas bem bacanas com esse recurso.

É possível utilizar o lápis, a caneta e o marca-texto, além da borracha para apagar eventuais erros.

Mãos livres

Normalmente, o usuário mantém pressionado o botão de captura para gravar um Story no Instagram.

Porém, com o recurso “mãos livres”, é possível dar apenas um toque e continuar a gravação por um período sem a necessidade de manter o dedo pressionado contra a tela.

Transmissões ao vivo

Talvez o recurso mais valioso integrado ao Instagram, os vídeos ao vivo representam uma nova gama de oportunidades para os utilizadores.

Por meio desse formato você pode anunciar lançamentos, transmitir eventos e muito mais! Os comentários do público ficam em aberto, o que garante ótimos índices de engajamento.

As lives podem, ainda, ficar gravadas para que aqueles que não tiveram a oportunidade de assistir na hora possam fazê-lo depois.

Quais as dimensões do Instagram Stories?

As Stories do Instagram podem ser feitas em três formatos: vídeos, imagens ou apenas texto. Para Stories com imagens e vídeos, você deverá seguir as seguintes especificações:

Stories com imagens — tamanho recomendado 1080 x 1920px, proporção 9:16.

Stories com vídeos — formatos .MOV, .GIF e .MP4. Resolução mínima 720p, proporção 9:16, tempo máximo de 15 segundos e tamanho do arquivo máximo de 2,3 gigabytes.

Para facilitar seu trabalho na hora de criar posts e Stories, lançamos um guia de tamanhos de imagens para Facebook, Instagram e outras redes sociais + templates. Ao baixar esse guia, você terá acesso aos templates em .psd, .prpoj e outras extensões já nos tamanhos certos para cada rede social.

Como anunciar no Instagram Stories?

Melhor do que poder engajar seu público com o novo formato é alcançar e converter novos públicos com o Stories! E, para isso, você poderá — e deverá! — criar anúncios.

O mais legal é que você poderá compartilhar os conteúdos dos anúncios também em outros canais, como sua página do Facebook ou mesmo no feed do Insta.

Para anunciar com o Instagram Stories, você precisará acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook — sim, é a mesma ferramenta! — e, depois, selecionar um dos três objetivos para o anúncio. São eles:

  • alcance;
  • visualizações;
  • conversões.

Depois de escolher um objetivo, você precisará nomear sua campanha e, em seguida, clicar na opção “Editar Posicionamentos”. É nessa etapa que você deverá escolher o formato de anúncio em Stories.

O próximo passo é escolher se sua história será com imagens ou vídeo. Aqui, alguns cuidados importantes: siga as especificações de tamanho do Instagram Stories — incluindo proporção, resolução e formato de imagem e vídeo.

*Neste post, ensinamos passo a passo, como anunciar no Stories do Instagram!

Atente-se também para as regras de texto dos anúncios no Instagram

Para se certificar que seus anúncios seguem a proporção de texto e imagem recomendadas pelo Gerenciador, utilize a ferramenta Text Overlay.

Feito isso, basta visualizar a prévia do anúncio, adicionar o link — sim!!! — que desejar e pronto!

Formas de pagamento e a definição do orçamento seguem o mesmo padrão do Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Quais são as métricas do Instagram Stories?

Quem anuncia no Instagram Stories ganha de bônus a possibilidade de acompanhar algumas métricas ESSENCIAIS para entender e otimizar os resultados da estratégia na rede. São elas:

  • alcance (quantidade de pessoas que visualizaram a publicação);
  • impressões (número de vezes que o conteúdo foi visualizado);
  • respostas (volume de respostas que o perfil do anunciante teve em cada história);
  • saídas (taxa de rejeição — o número de usuários que desistiram de ver a história em algum ponto).

Além disso, as Ferramentas de Negócios da rede social apresentam métricas sobre resultados orgânicos do Stories.

Com essas informações, as marcas poderão tomar decisões para tornar o conteúdo mais relevante para audiência e, claro, otimizar as postagens. Também é possível saber quem visualizou o Stories — explicamos abaixo como acessar essa informação.

Como fazer um Story no Instagram?

Para quem se empolgou com o mar de possibilidades do Instagram Stories, aí vai um passo a passo, bem rapidinho e sucinto, para você começar:

  1. abra o app do Instagram e clique no “+”, localizado no canto esquerdo, na parte de cima da tela;
  2. escolha o formato que usará para compartilhar sua história — FOTO OU VÍDEO;
  3. customize sua postagem — aproveite a disponibilidade de usar as cores, inserir emojis, questionários, filtros, textos entre outros;
  4. clique no ícone “check” e seu conteúdo será publicado.

No Stories, você consegue saber quem visualizou seu conteúdo, contribuindo para que você conheça ainda mais seus usuários.

Como? Basta deslizar sua postagem para cima e você terá acesso a todas essas informações. Fácil, né?

Antes de começar no Stories…

O Stories promete trazer diversas vantagens para as marcas. Porém, antes de investir no formato, é importante que sua empresa tenha uma boa atuação no Instagram.

Para isso, uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais é fundamental.

Ela te ajudará a agendar postagens no Instagram Stories e a criar relatórios de desempenho, permitindo que você tenha mais tempo para produzir um conteúdo de qualidade e “alimentar” sua audiência com informações sempre relevantes.

Pela mLabs, por exemplo, você poderá exportar seus relatórios em PDF, Power Point ou link. Além disso, na plataforma, você encontrará dados sobre crescimento de seguidores, melhores conteúdos e comparação com a concorrência.

Permanecendo ativo no Instagram e analisando os dados que a mLabs disponibiliza, vai ser muito mais fácil aproveitar tudo o que essa rede social oferece.

Não fique atrás da concorrência! Comece a aproveitar o Instagram Stories em sua estratégia e conte com a mLabs pra isso!

 

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