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Guia Completo de Instagram Stories: tudo que você precisa saber sobre o queridinho dos usuários!

Guia Completo de Instagram Stories: tudo que você precisa saber sobre o queridinho dos usuários!
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Se há alguns anos dissessem que existiria uma plataforma de uso global em que todos compartilhariam suas vidas através de um recurso chamado Stories, provavelmente quase ninguém acreditaria.  

Quando pensamos sobre como a rede social tomou conta das nossas vidas em todos os âmbitos: social, profissional, familiar, amoroso, entre outros, fica difícil negar o poder dessas mídias.  

É o caso do Instagram Stories que não apenas tomou conta das nossas vidas, como também tomou conta do marketing digital. 

Hoje em dia é quase impossível falar em divulgação sem falar em Stories e os dados refletem isso: 

  • são mais de 500 milhões de contas usando o recurso diariamente; 
  • 58% dos usuários afirmam que ficam mais interessados em uma marca depois de ver um Story sobre ela; 
  • 70% dos usuários do Instagram visualizam vídeos no Stories. 

Topa entender tudo sobre esse formato poderoso de comunicação? Com este texto vamos te ensinar desde o básico ao avançado de Stories, para te transformar em um especialista.  

O que é Instagram Stories?

Stories são publicações feitas no Instagram que possuem um formato único e ficam disponíveis por 24 horas no perfil.  

O Instagram liberou esse recurso na plataforma em agosto de 2016. A novidade permitiu que os usuários passassem a fazer publicações de uma maneira diferente da que estavam acostumados no feed do Instagram. 

Com ele, fotos e vídeos são apresentados em sequência, como se fosse um slideshow contando uma história. Esse conteúdo pode ser postado de forma ilimitada ao longo do dia, mas desaparece depois de 24h da publicação. 

Além disso, os stories não aparecem na timeline dos seguidores, mas em um lugar específico — de alta visibilidade! 

Em termos de engajamento, o formato não fica para trás: é possível responder, clicar e reagir, além de avançar e voltar os conteúdos, para que o usuário absorva as postagens no seu ritmo. 

Você pode explorar todo o seu potencial criativo com as ferramentas de texto, desenho, stickers, GIFs, enquetes e muitas outras funcionalidades que vamos explicar mais adiante. 

instagram-stories-0: tela mostrando o que é o Story

Quais são as funcionalidades do Instagram Stories?

Para caprichar ainda mais no conteúdo, os Stories possuem algumas funcionalidades divertidas, que podem potencializar a produção dos conteúdos e o engajamento do público.

Esses recursos devem ser testados e avaliados para descobrir qual formato funciona para a audiência de cada negócio. Também é preciso ficar sempre de olho nas novidades, porque novos recursos para os Stories surgem a todo momento!

Pronto para conhecer os principais artifícios do Instagram Stories? Então vamos lá!

Boomerang

O Boomerang cria vídeos rápidos em looping em um estilo vai-e-volta: quando o vídeo chega ao fim, a cena retorna no sentido contrário. Bem legal, né? Você pode criar vídeos superdivertidos e criativos!

instagram-stories-1: boomerang

Layout

O Layout é outra funcionalidade indispensável para criar imagens diferentes e impactantes nos stories.  

No mesmo quadro, é possível combinar várias imagens, que podem ser espelhadas, giradas ou usadas em ângulos diferentes. 

instagram-stories-2: layout

Mãos livres

Normalmente, o usuário mantém pressionado o botão de captura para gravar um story no Instagram.  

Já com o recurso Mãos Livres, é possível dar apenas um toque e continuar a gravação sem a necessidade de manter o dedo pressionado na tela. 

instagram-stories-3: mãos livres

Filtros

Além de dar aquele “up” nas imagens, os filtros são uma ótima maneira de deixar seus posts mais divertidos! O Instagram regularmente atualiza os filtros, mas alguns já caíram nas graças da galera. São eles:

  • máscaras faciais: permitem transformar o rosto em gatinhos, cachorrinhos, coelhinhos e outros animais fofos, vestir óculos e chapéus, entre outros recursos;
  • efeitos de design: criam quadros, brilhos, reflexos, entre outras coisas;
  • filtros de realidade aumentada: simulam condições externas, como neve, florestas, raios solares, sombras e muito mais.

Você pode usar filtros criados por outros usuários ou criar filtros com a identidade da sua marca para que os outros usem, o que pode gerar excelentes níveis de engajamento. Então aproveite tudo que eles podem trazer e dê um tcham nos seus stories!

instagram-stories-4: filtros

Menções

As Menções “@” servem para marcar o perfil de outros usuários em seus stories.

Esse recurso é bem legal, pois quem recebe a menção é notificado pelo aplicativo. Assim, você pode marcar um cliente da marca ou até mesmo um influenciador digital e convidá-lo a interagir.

instagram-stories-5: menções

Hyperlapse

Outra ferramenta incrível do Instagram, o Hyperlapse permite que criar vídeos em time-lapse.

É preciso baixar o aplicativo, que foi criado pelo próprio Instagram. Porém, ele só está disponível para iOS.

Compartilhamento de stories

Uma função bem interessante do Instagram Stories é a que permite compartilhar stories nos quais o usuário foi marcado.

Se a sua marca foi mencionada por outro usuário, você pode compartilhar no seu perfil e aumentar o alcance daquela publicação. Pode ter certeza de que o usuário vai se sentir supervalorizado pela sua marca!

Stickers

Não faltam opções para deixar suas histórias ainda mais divertidas e originais. O Stories permite que você inclua vários adesivos para demonstrar as emoções que aquele post desperta. Eles contêm frases bem legais para incrementar as postagens nas histórias, como:

  • Daora;
  • Animal;
  • Sinistro;
  • Eita;
  • Se liga;
  • Seje menas;
  • Miga sua louca;
  • Crush;
  • Tá osso;
  • Afff…;
  • Treta;
  • Morri;
  • Tenso;
  • Aí sim.
instagram-stories-6: stcikers

Há ainda mais opções de adesivos, como corações, aviões de papel e cadernos. Outros são sazonais, como stickers de festa junina, aniversário e causas sociais.

Esses últimos são lançados em períodos específicos. Durante a pandemia do coronavírus, por exemplo, o Instagram lançou adesivos “Em casa” para incentivar o isolamento social e o “Apoie as pequenas empresas” para estimular a divulgação de negócios locais.

Textos

O Instagram Stories também permite que o usuário escreva e personalize textos.

Os elementos que podem ser modificados são a fonte, o tamanho e a cor do texto, a cor do plano de fundo e o alinhamento.

Emojis

Outro recurso popular entre os usuários são os emojis de expressões, animais, bandeiras, objetos e muito mais. Eles já são muito utilizados em aplicativos de comunicação, então dialogam bem com o público do Instagram.

O Instagram Stories oferece ainda o emoji deslizável. Trata-se de um termômetro, cujo marcador é um emoji (que pode ser escolhido pelo usuário), para medir o nível de fofura ou criatividade de um post.

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Hashtags

Outro recurso válido para aumentar o alcance são as hashtags. Elas não servem apenas para deixar os stories com um visual mais legal, mas também para ser mais fácil de encontrá-los.

A aba Explorar traz sugestões de stories para usuários, que podem buscar por hashtags relevantes. Então, se a sua publicação aparece lá, ela alcança mais gente.

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Localização, horário e informações climáticas

Para situar melhor seu público — e até aproveitar para fazer alguma brincadeira! —, você pode incluir adesivos de localização, horário e clima nos stories. Em um evento, por exemplo, você pode compartilhar a sua posição e a temperatura na cidade por meio dos stories.

Enquetes

As enquetes são uma funcionalidade poderosa para o engajamento. Com elas, você poderá saber o que o seu público pensa sobre determinado assunto.

Quem opta por esse recurso faz uma pergunta e concede opções de resposta para quem visualizar. Assim, a pessoa só precisa clicar para responder. Os resultados podem ser observados no próprio aplicativo.

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Perguntas

O Instagram Stories também permite que o usuário insira um adesivo de perguntas. Ele pede que a própria conta faça uma pergunta para que os seus seguidores respondam. Assim, eles podem tirar dúvidas, fazer sugestões ou simplesmente interagir com a marca.

Diferentemente das enquetes, aqui as respostas são livres, o que permite também coletar dados qualitativos para pesquisa.

GIFs

Você também pode explorar os GIFs no Instagram Stories. A funcionalidade é integrada à ferramenta GIPHY, que permite a criação desse formato de imagens. Ou seja, aqui não há limites para a criatividade!

É possível usar tanto GIFs já produzidos ou usar a criatividade para elaborar alguns inéditos e personalizados.

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Selfie dentro da foto

Esse recurso permite que você insira uma selfie dentro de uma publicação no Stories. Uma ideia legal é tirar uma foto do cenário onde você está e inserir uma selfie para revelar o seu semblante diante da situação. Fica show!

Desenho livre

Você também pode utilizar o dedo para criar um desenho livre. Não é nada fácil, mas há quem consiga criar formas bem bacanas com esse recurso. É possível utilizar lápis, caneta, seta e borracha para fazer suas criações.

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Reels

O Instagram Reels, que em inglês significa “bobinas” é uma evolução do “Cenas” e foi criada para concorrer diretamente com o TikTok. Os vídeos criados com Reels possuem até 15 segundos de duração e podem ser compartilhados nos Stories, no feed, enviados para amigos via Direct ou publicados diretamente no menu “Explorar”, em uma ação inédita do Instagram que proporciona ao usuário ter um alcance maior das suas criações.

Transmissões ao vivo

Os vídeos ao vivo representam uma nova gama de oportunidades para as marcas. Por meio desse formato, você pode anunciar lançamentos, fazer entrevistas, transmitir eventos e muito mais!

Os comentários do público podem ficar abertos, se você quiser, o que garante ótimos índices de engajamento. As lives podem ainda ficar gravadas para quem quiser assistir depois.

Produtos

O Instagram permite que você venda produtos na rede social. Você usa a plataforma como uma grande vitrine, com as informações dos itens e fotos irresistíveis, que trazem um link para a venda no seu site ou para um meio de contato.

Então, quando você publicar uma foto do produto nos stories, o usuário pode clicar para saber mais e até comprar na mesma hora.

Música

Adicione uma trilha sonora aos stories! Suas publicações vão ficar ainda mais leves e divertidas com o adesivo de Músicas. Você escolhe em uma lista, seleciona o trecho da canção e define a forma de exibição, que pode mostrar a letra ou apenas o nome do cantor e da música.

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Destaques

Os stories só duram 24h, certo? Mas o Instagram abriu uma brecha para quem quiser fixar suas publicações por mais tempo, sem um prazo definido. Foi para isso que os Destaques surgiram. Eles aparecem em forma de círculos no perfil do usuário, logo abaixo da bio.

Muitas marcas usam esse recurso para informar sobre a empresa, horários de atendimento, cardápio etc., responder perguntas frequentes e destacar posts de clientes, por exemplo.

Close friends

Nem tudo que a gente publica no Instagram precisa aparecer para todo mundo, não é? Foi por isso que o Instagram criou o recurso de Close Friends.

Os usuários podem selecionar amigos mais próximos para que os stories apareçam somente para eles. Eles vão saber que estão na sua lista, mas quem está de fora não fica sabendo.

Sua Vez 

O recurso é uma forma de estimular a participação dos usuários e expressão pessoal por meio dos Stories.  

Com ele, é possível criar desafios envolventes que podem viralizar, inspirando outros usuários a entrar na brincadeira e se expressar de maneiras únicas. 

Links 

Links nos Stories são utilizados por qualquer usuário que queira gerar tráfego para algum outro canal fora do próprio Instagram.  

É um recurso que possibilita muitas ações focadas em conversão, principalmente para os perfis de marcas e influenciadores.  

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Quais as dimensões do Instagram Stories?

Os stories do Instagram podem ter três formatos: vídeo, imagem ou apenas texto. Para posts com imagens e vídeos, você deve seguir as seguintes especificações:

Stories com imagens

  • Dimensões recomendadas: 1080 x 1920 px
  • Proporção: 9:16
  • Extensões: JPG ou PNG
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Stories com vídeos

  • Dimensões recomendadas: 1080 x 1920 px
  • Extensões: MOV, GIF ou MP4
  • Resolução mínima: 720p
  • Proporção: 9:16
  • Tempo máximo: 15 segundos
  • Tamanho máximo do arquivo: 2.3 GB

Como fazer um Story no Instagram?

Para quem se empolgou com o mar de possibilidades do Instagram Stories, aí vai um passo a passo, bem rapidinho e sucinto, para você começar:

  1. Abra o app do Instagram e clique no “+” sobre a foto do seu perfil, localizado no canto esquerdo superior;
  2. Escolha o formato que usará para compartilhar sua história (texto, foto/vídeo da câmera, foto/vídeo da galeria);
  3. Customize sua postagem com filtros, máscaras, cores, emojis, perguntas e outros diversos recursos;
  4. Clique no ícone do seu perfil (para publicar no seu Stories), no ícone de Amigos Próximos (se quiser compartilhar só com a lista de close friends) ou em Enviar Para (se quiser compartilhar só com pessoas específicas).

Depois de publicar, você ainda consegue saber quem visualizou seu conteúdo, contribuindo para que você conheça ainda mais seus usuários. Como? Basta deslizar sua postagem para cima e você terá acesso a todas essas informações. Fácil, né?

Como baixar Stories do Instagram? 

Caso você queira baixar um story que acabou de produzir, siga este guia simples: 

  • Capture um vídeo ou tire uma foto como de costume e adicione adesivos, efeitos e o que mais preferir. 
  • Antes de prosseguir, toque nos três pontos e escolha “Salvar” no canto inferior esquerdo da tela. 
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Agora, caso tenha postado algo nos Stories e se esqueceu de salvar na hora, ainda é possível fazer o download de conteúdos antigos que compartilhou em suas histórias. Siga esses passos: 

  • Abra o Instagram e acesse o seu perfil. 
  • Toque no menu localizado no canto superior direito. 
  • Selecione “Itens arquivados” e escolha “Arquivo de Stories”, em seguida, opte pela foto ou vídeo que deseja preservar. 
  • Toque nos três pontos. 
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Para fazer o download dos arquivos dos stories postados por qualquer usuário, desde que tenha um perfil público, utilize uma das seguintes ferramentas: 

Como usar o storytelling no Instagram

Quando falamos de stories, estamos falando de histórias — e elas não estão apenas no nome desse formato do Instagram. 

Os stories contam histórias sobre pessoas, amizades, relações, dos momentos mais banais de um dia até os grandes eventos de uma vida. 

Para a sua marca, os stories são um formato valioso para aplicar o storytelling e envolver a sua audiência. 

Os posts podem contar sobre um case de sucesso de um cliente, um dia divertido na empresa, o processo de criação de um produto, alguma curiosidade da história da marca. 

O mais bacana é que você consegue despertar emoções e se conectar afetivamente com a persona. Para isso, lembre-se de elementos do storytelling, como a jornada do herói, a mensagem central, a ambientação, os vilões, os conflitos, os desafios, as conquistas e a redenção do protagonista. 

Quando você conta sobre um cliente que passou a usar seu produto, por exemplo, você podexplorar as dificuldades do caminho e como o cliente se transformou depois de conhecer a sua marca. 

Histórias estão em vários lugares — você só precisa percebê-las e contá-las de uma maneira envolvente. E isso não significa necessariamente gravar um vídeo contando uma história, ok? 

Nos stories, elas podem vir em forma de sequência de frames, incluir uma enquete e contar com efeitos, stickers e GIFs. Aproveite todos os recursos desse formato! 

Veja como a Dobra conseguiu contar uma história engraçada de bastidores  com início, meio e fim, criatividade e emoções envolvidas — que mostra a atmosfera da empresa.

Instagram Stories: Na imagem temos a sequência de cinco stories compartilhado pela empresa Dobra. Nessas imagens está contada a história de dois colegas de trabalho que desenharam um ao outro. Cada um recortou esse desenho do papel e colou no computador do trabalho como uma maneira de homenagem entre eles.

Qual é a ordem das visualizações do meu Story

Ao saber quem visualizou os seus stories, vem a curiosidade: por que a lista aparece nessa ordem?  Será que os stalkers da sua conta aparecem primeiro?

Na verdade, isso depende de alguns fatores, como as pessoas com quem você interage mais (no Instagram e no Facebook) e quantas vezes você acessa a lista de visualizações (cada vez o Instagram tenta mostrar uma ordem diferente).

Como funcionam os destaques dos Stories no Instagram

Os destaques dos Stories, também chamados de Instagram Highlights, são os posts que ficam fixos no seu perfil para que não desapareçam depois de 24h, como acontece normalmente. Eles ficam à mostra logo abaixo da descrição do perfil, em formato de círculos. 

Para as marcas, é um recurso interessante para fixar informações importantes sobre o negócio e histórias que merecem ser eternizadas. Afinal, nem todos os seus seguidores vão ver os stories no dia em que você publicar.

E quem visitar o seu perfil depois disso também pode buscar informações e histórias interessantes por ali para conhecer melhor a marca. 

Veja algumas ideias do que você pode colocar nos Destaques do Instagram: 

  • horários de atendimento; 
  • perguntas frequentes; 
  • cardápio ou catálogo de produtos; 
  • apresentação da empresa; 
  • bastidores da marca; 
  • dicas de uso do produto; 
  • coberturas de eventos (inauguração, lançamento etc.); 
  • repost de stories de clientes que citam a marca. 

Vale destacar essa última ideia: você pode publicar stories com UGC (user generated content) para valorizar quem interagiu com a marca e estreitar o relacionamento com esses usuários. Eles vão adorar aparecer nos seus destaques!

Capas dos destaques de Stories no Instagram 

Já percebeu que muitas marcas conseguem deixar os stories bem organizadinhos com capas?

Elas servem para criar categorias de stories em destaque para que o usuário encontre facilmente o que deseja visualizar. Com um design caprichado, elas também ajudam a transmitir profissionalismo e a identidade da marca. 

Para isso, basta que você crie uma imagem no formato dos stories e depois edite a capa do destaqueAproveite para usar o Canva, dá para integrar as ferramentas e usá-lo diretamente na plataforma mLabs. 

Como visualizar Stories publicados por amigos

Para visualizar os stories de amigos, clique na foto de perfil deles, que estão em formato de círculo na parte de cima do feed do seu Instagram.

Você também pode visitar a conta de um usuário específico e clicar na sua foto de perfil para ver os stories que ele publicou nas últimas 24h.

Sempre que houver novas histórias, aparecerá um anel colorido em volta da foto de perfil. Fácil para o público reconhecer seu novo conteúdo, não é?

Como usar o recurso Close Friends

O Close Friends é uma solução para as pessoas que não querem que determinados usuários vejam seus stories.

Para as contas pessoais, é uma boa solução para excluir um ex-namorado ou aquele tio chato, sabe?

Já as marcas podem criar uma lista VIP de clientes fiéis, ou que têm um ticket médio alto ou que compraram determinado produto.

Compartilhe conteúdos exclusivos, cupons de desconto e ofertas especiais.

Como eles sabem que estão na sua lista, vão se sentir super lisonjeados! E, assim, você estreita o relacionamento com eles.

Como fazer com que meus Stories apareçam no campo Explorar

O campo Explorar pode ser acessado no ícone da lupa no menu inferior.

Ali, o usuário pode ver publicações sugeridas pelo app e pesquisar por contas, hashtags e locais. Então, quando os seus stories aparecem ali, eles podem ter mais alcance e trazer novos seguidores!

Para isso, insira hashtags e adesivos de localização nos seus posts (não esqueça de deixar seu perfil público).

Também é mais provável que eles apareçam lá se tiverem formato de vídeo e forem originais (não compartilhado de outros usuários).

Instagram Shopping Explorar

Como anunciar no Instagram Stories

Melhor do que poder engajar sua audiência com o Stories é alcançar e converter novos públicos com esse formato! E, para isso, você poderá — e deverá! — criar anúncios.

Para anunciar nos Stories do Instagram, você precisará acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook — sim, é a mesma ferramenta! — e, depois, selecionar um dos objetivos que estão disponíveis para anúncios no Stories. São eles:

  • reconhecimento da marca;
  • alcance;
  • tráfego;
  • instalações do aplicativo;
  • visualizações do vídeo;
  • geração de cadastros;
  • mensagens;
  • conversões.

Caso você tenha dificuldade em realizar esta etapa, veja o nosso post específico sobre objetivos de campanha do Facebook e Instagram e tire suas dúvidas sobre o tema. 😉

Depois, você precisará nomear sua campanha e definir a segmentação de público-alvo. Então, é na definição de Posicionamentos que você vai dizer que quer exibir os anúncios em Histórias do Instagram.

A partir daí, você define o orçamento, a programação e os criativos da campanha. Feito isso, basta visualizar a prévia do anúncio e pronto!

Para ver um passo a passo completo, confira o nosso guia completo para anunciar no Stories do Instagram.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar o recurso impulsionar da mLabs

Tipos de anúncios para Stories

Durante a configuração dos criativos da sua campanha, você deve escolher o tipo de mídia que vai usar. No Instagram Stories, você pode usar três diferentes tipos de anúncios:

  • Carrossel (até 10 imagens ou vídeos);
  • Imagem única;
  • Vídeo único.

Nos anúncios do Instagram Stories, você pode ainda adicionar um link. Mas essa possibilidade vai depender do objetivo escolhido e do número de seguidores (disponível apenas para contas com mais de 10 mil seguidores).

Recomendações para anúncios nos stories

Na escolha do tipo de anúncio para o Stories, fique de olho nas especificações de imagens e vídeos. Isso é essencial para a performance dos anúncios. Trouxemos aqui as principais orientações:

Carrossel

  • Número de cartões: 2 a 10
  • Duração de vídeo máxima por cartão: 120 segundos
  • Proporções: 9:16 e 16:9 para 4:5
  • Resolução recomendada: 1080 x 1920

Imagem única

  • Proporções da imagem: 9:16 e 16:9 a 4:5
  • Largura mínima: 500 pixels

Vídeo único

  • Proporções de vídeo: de 9:16 e 16:9 a 4:5
  • Largura mínima: 500 pixels
  • Duração do vídeo: 1 a 120 segundos
  • Legendas e áudio: opcionais

Lembre-se de que anúncios do Facebook e do Instagram com mais de 20% de texto na imagem podem ter um desempenho inferior. Use a ferramenta Text Overlay para testar o seu criativo.

Como adicionar links no Story do Instagram

O Instagram sempre foi muito averso a links externos. O app tenta evitar que os usuários saiam dali para consumir conteúdos de fora da rede social. Mas o tio Mark resolveu ouvir os apelos das marcas e hoje já é possível incluir links nos stories do Instagram! 

Se você tiver isso, é só abrir a ferramenta dos stories para ver o ícone de uma corrente que permite incluir uma URL. 

Veja algumas ideias de como você pode explorar o link nos stories: 

  • dar uma dica no story e direcionar para um post de blog que aprofunde o conteúdo; 
  • levar os usuários para um landing page e coletar seus contatos; 
  • divulgar produtos nos stories e linkar para a página de venda. 

É importante pensar em um story que instigue o usuário a acessar o link para executar a ação que você deseja. 

Você pode só dar um gostinho do que ele vai encontrar no link. Mas não deixe que ele se decepcione: a experiência na página de destino deve cumprir o que você prometeu nos stories! 

Com esse recurso, as marcas conseguem envolver mais os usuários com páginas e conteúdos externos. Essa interação aprofunda a experiência dos seguidores, que, a partir do link, podem saber mais sobre um assunto, conhecer melhor a marca ou até comprar o produto. 

Para as marcas, o acesso ao link mostra que aquele conteúdo despertou interesse e que o usuário tem uma intenção de se aproximar mais. Então, vale a pena também monitorar os dados de interação para saber quais links são mais acessados. 

Quais são as métricas do Instagram Stories?

Quem anuncia no Instagram Stories ganha de bônus a possibilidade de acompanhar algumas métricas ESSENCIAIS para entender e otimizar os resultados da estratégia na rede. São elas:

  • alcance (quantidade de pessoas que visualizaram a publicação);
  • impressões (número de vezes que o conteúdo foi visualizado);
  • respostas (volume de respostas que o perfil do anunciante teve em cada história);
  • saídas (taxa de rejeição — o número de usuários que desistiram de ver a história em algum ponto);
  • interações (visitas no perfil, cliques no site, e-mail, ligar, mensagem, como chegar, cliques no link, compartilhamentos, toques em figurinhas e respostas).

Além disso, o Instagram Analytics (ferramenta de análises da rede social) apresenta métricas sobre resultados orgânicos do Stories.

Com essas informações, as marcas poderão tomar decisões para tornar o conteúdo mais relevante para audiência e, claro, otimizar as postagens. Também é possível saber quem visualizou o Stories — explicamos abaixo como acessar essa informação.

Ficou interessado em entender um pouco mais sobre cada uma das métricas e descobrir como visualizá-las? Veja o nosso post sobre Relatório Stories Instagram e esclareça todas as suas dúvidas sobre o tema.

Ferramentas para editar Stories do Instagram

A lista de opções de ferramentas para editar os Stories do Instagram é vasta, afinal elas se aplicam em inúmeras funcionalidades.

É possível, por exemplo, encontrar ferramentas exclusivas de filtros animados, outras para edição de imagens e até mesmo para criar mosaicos criativos.

Mas é claro que não vamos te deixar na mão. Confira a nossa seleção das melhores ferramentas para editar seus posts nos Stories!

Canva

O Canva é uma ferramenta com duas versões (gratuita e paga), voltada para aqueles que gostam de fazer colagens de imagens.

Ela conta com um modelo na medida certa dos Stories, e permite montar diversas publicações distintas.

E tem mais, a ferramenta possui adesivos, ícones e fontes diferenciadas para você ousar nas suas criações.

Outro ponto positivo do serviço é a possibilidade de utilizá-lo também no PC, exportando posteriormente com facilidade as suas criações para o Instagram.

Ah, antes que eu me esqueça, também temos o Canva disponível na nossa plataforma assim como o Studio mLabs! 😉

Unfold

Assim como o Canva, o Unfold também é uma ferramenta para quem gosta de mexer com processos de colagem nas publicações.

No começo, ele se encontrava disponível apenas para o sistema IOS (iPhones e iPads), mas atualmente já possui uma versão liberada para os usuários de smartphones Android.

O Unfold conta com inúmeros templates para que você possa incluir as suas imagens.

Outra vantagem é de que você pode mesclar vídeos com fotos em uma mesma tela, deixando o visual diferenciado – o que não é possível de fazer apenas com as ferramentas nativas que o Instagram Story disponibiliza.

banner publicitário sobre geração de relatórios dashgoo by mLabs

7 dicas de como usar os Stories do Instagram para o seu negócio

Agora, reunimos aqui algumas dicas bacanas para potencializar suas publicações nos stories.

Você vai ver como eles vão ganhar mais visibilidades e engajar mais os seguidores! Confira:

1 – Invista em conteúdos no formato Reels

O Reels é um dos queridinhos, além dos Stories. Logo, os Stories feitos neste formato podem ter melhor performance, por ser uma funcionalidade que possui bastante engajamento e alcance, o algoritmo do Intagram está dando prioridade na entrega de conteúdos neste formato.

Assim, seus Stories podem ter maiores números quando instigando o usuário assistir os Reels. você ainda pode aproveitar para compartilhar o post dos Stories no feed para aumentar ainda mais a sua visibilidade e alcançar pessoas não ainda não seguem a sua marca.

Aproveite para passar uma dica rápida  – lembrando que são 15 segundos de vídeo – seja helpful e entregue valor para os seus seguidores, as informações adicionais você pode inserir na legenda. 😉


 

 
 
 
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2 – Faça uma sequência estratégica de Stories

Segundo, uma pesquisa da Squid, ocorre uma queda da taxa média de engajamento de até 30% a partir do quarto story em sequência.

Ou seja, em média a sequência de cinco stories é ideal para que você consiga trabalhar o conteúdo da marca de maneira precisa e estratégica. 

Sendo que, o primeiro precisa ter um conteúdo matador que desperte a atenção do público, mas isso não quer dizer que ele é o mais importante, ok?

O segundo story é o principal, é ele que possui a capacidade de reter o público, pense sobre o conteúdo que você apresentará neste momento.

Já o último story deve conter um sticker de interação, como a enquete, por exemplo, para estimular os usuários a voltar nos stories anteriores para entender o conteúdo antes de responder a pergunta, assim aumentando a retenção e o engajamento.

3 – Use os stickers e interaja com a sua audiência

Os stickers podem parecer uma futilidade do app, mas são poderosos para engajar os usuários!

As marcas podem usar adesivos divertidos para chamar atenção, para aparecer mais no Explorar ou ainda conhecer melhor o público (com perguntas e enquetes, por exemplo).

Instagram Stories: imagem de dois Stories com stickers

4 – Crie uma vitrine de produtos do Instagram Shopping

O Instagram Stories não serve apenas para engajar — também serve para vender! Aproveite a plataforma para divulgar seus produtos e levar os usuários à compra.

Use a funcionalidade do Instagram Shopping para colocar links dos seus produtos nos stories e aproveite bem a imagem de tela cheia para encantar os olhos!

Instagram Stories: imagem de dois Stories com produtos

5 – Promova negócios e artigos da marca

Aproveite os stories para divulgar conteúdos que você publica em outros canais — site, blog, YouTube etc.

Diferente do recurso de link na bio, o link dos Stories podem ser acessados de forma mais rápida com um simples clique no post, encurtando a jornada do usuário!

Instagram Stories: imagem de dois Stories com o nome da marca

6 – Compartilhe o UGC – Conteúdo gerado pelo usuário

Incentive as pessoas a publicarem no Instagram usando seus produtos ou falando sobre a sua marca – os chamados UGC’s.

Quando isso acontecer, compartilhe esses posts nos seus stories! Assim você valoriza a pessoa e ainda publica uma prova social, que mostra — aos olhos de outros clientes — como a sua marca é boa!

Instagram Stories: imagem de dois Stories com o conteúdo compartilhado pelo usuário

7 – Invista no poder do Storytelling nos seus posts

Stories contam histórias da vida real. Para os usuários, pode ser sobre como foi o dia na praia ou o aniversário da mãe.

Já as marcas podem contar sobre um dia de produção, sobre um lançamento ou sobre como as pessoas estão usando seus produtos, por exemplo.

Contar histórias é poderoso — e os stories são feitos para isso.

Elas transmitem autenticidade e despertam emoções, identificação, envolvimento. Então, quando as marcas vão além da mera propaganda e usam o Storytelling no Stories, os posts conseguem engajar muito mais.

Instagram Stories: imagem de dois Stories com storytelling

Antes de começar no Stories…

Bom, já deu para ver que o Instagram vai muito além do feed, não é? Porém, antes de investir no formato, é importante que sua empresa tenha uma boa atuação no Instagram.

Para isso, uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais é fundamental.

Ela te ajudará a agendar postagens no Instagram Stories e a criar relatórios de desempenho, permitindo que você tenha mais tempo para produzir um conteúdo de qualidade e “alimentar” sua audiência com informações sempre relevantes.

Pela mLabs, por exemplo, você poderá exportar seus relatórios personalizados em PDF, Power Point ou link.

Além disso, na plataforma, você encontrará dados sobre crescimento de seguidores, melhores conteúdos e comparação com a concorrência.

Permanecendo ativo no Instagram e analisando os dados que a mLabs disponibiliza, vai ser muito mais fácil aproveitar tudo o que essa rede social oferece.

Não fique atrás da concorrência! Comece a aproveitar o Instagram Stories em sua estratégia e conte com a mLabs pra isso!

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