Instagram Stories: tudo sobre o formato perfeito para empresas

instagram stories

Ter uma presença no Instagram é fundamental para trazer visibilidade e reconhecimento para uma empresa. Além de chegar ao seu público de maneira próxima e efetiva, a presença estratégica na rede social garante maior interação e engajamento com clientes em potencial e, claro, te ajuda a se relacionar também com clientes cativos. Mas, até aqui, nenhuma novidade pra você, certo? O que você talvez não saiba ainda é que o Instagram Stories, recurso que permite a criação e publicação de vídeos de curta duração na rede, é uma verdadeira mina de ouro para as empresas.  E é sobre isso que falaremos neste post!

Aqui você vai entender o que é o Instagram Stories, como criar conteúdos incríveis com a funcionalidade e, claro, como veicular seus anúncios dentro dessas histórias.  Pronto para começar?

O QUE É O INSTAGRAM STORIES?

Em agosto de 2016, o Instagram liberou um novo recurso na plataforma: o Stories. Essa novidade permitiu que os usuários passassem a fazer compartilhamentos de uma maneira diferente.

instagram stories imagem

Com o Stories, fotos e vídeos são apresentados em um formato slideshow, sendo mostrados em continuidade, como em uma história.

O Stories te dá liberdade para postar o quanto você quiser, ao longo do dia. Utilizando as ferramentas de texto, desenho e até mesmo enquetes dentro dos vídeos, você poderá explorar todo o seu potencial criativo.

A principal diferença entre o feed tradicional do Instagram e o Stories é que, no segundo, o conteúdo desaparece depois de 24h e não é mostrado na timeline dos seus seguidores, mas em lugar próprio (de alta visibilidade).

Para ver as histórias, basta que o usuário clique na foto do perfil, tanto da sua marca, quanto de amigos que ele segue. Sempre que houver novas histórias com fotos e vídeos, aparecerá um anel colorido em volta da foto de perfil. Fácil para o consumidor reconhecer seu novo conteúdo, não é?

Em termos de engajamento o formato não fica para trás: é possível comentar e curtir, adiantar e voltar os conteúdos, deixando o usuário absorver as postagens no seu ritmo.

POR QUE AS EMPRESAS PRECISAM USAR O STORIES DO INSTAGRAM?

Desde o seu lançamento, esse recurso se tornou um sucesso. Com cerca de 250 milhões de pessoas compartilhando suas histórias diariamente, o Stories é, atualmente, mais utilizado que o pioneiro Snapchat.

Além disso, o Stories contribui para aumentar as taxas de engajamento das empresas na rede. Aproximadamente 80% dos usuários seguem alguma marca na rede e um terço das histórias mais vistas são de empresas.

VANTAGENS DE USAR O INSTASTORY

Não se convenceu ainda? Saiba que o Stories do Instagram (ou Instastory pra nós, íntimos) pode ser resumido em uma palavra: intimidade.

Toda marca quer se sentir próxima do seu consumidor. Isso sempre será um diferencial na hora de uma compra, impactando inclusive a fidelização de clientes.

Existe uma infinidade de histórias possíveis para uma marca explorar. É possível incluir o público no dia a dia da empresa, mostrando os bastidores e levando uma outra perspectiva de como o produto/serviços são feitos.

Trazer o público para “dentro de casa” é uma forma de humanizar a relação e também um caminho para encantar possíveis clientes, mostrando a eles, por exemplo, como os valores da empresa são aplicados no dia a dia, na prática.

Boas histórias envolvem humor, criatividade e, claro, pontos de vista inusitados. Você pode compartilhar desde takes do seu time se divertindo em um atendimento ou happy hour até mesmo mostrar como são os processos e ambiente da empresa, por exemplo.

Pequenas produções podem ser alternativas incríveis para demonstrar produtos e funcionalidades de um serviço. Você também pode usar o Stories para comunicar-se diretamente com o público, responder dúvidas frequentes e até mesmo criar pequenos webinários.

Animações e histórias emotivas também são boas pedidas para o formato. O importante aqui é ser criativo e entregar um conteúdo relevante e original!

O QUE MUDA NA HORA DE PRODUZIR O CONTEÚDO?

Usar o Instagram Stories para empresas começou a ser possível, de fato, no começo de março de 2017, por isso, as marcas ainda estão se acostumando com esse novo recurso.

Um dos principais aspectos que devemos considerar na hora de criar os conteúdos é que, nesse formato, os vídeos devem ser curtos, verticais e mais criativos do que nunca. Relevância e conhecimento da audiência são os pontos chaves.

* Leia este post para saber como criar buyer personas e garantir a relevância dos seus conteúdos para o público.

Lembre-se sempre de que as publicações nesse formato ocuparão toda a tela do usuário. Isso torna o Stories ainda mais imersivo. Mesmo que por alguns segundos, o usuário dará atenção total à marca.

Ah! Outra coisa que sua empresa deve considerar ao produzir o conteúdo é a sonoridade. Dos vídeos publicados, 70% são vistos com som ligado.

APROVEITANDO AS FUNCIONALIDADES DO INSTAGRAM STORIES

Para caprichar ainda mais no conteúdo, o Stories tem algumas funcionalidades divertidas, que podem facilitar o trabalho dos anunciantes.

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BOOMERANG

App de Mark Zuckerberg, o boomerang cria vídeos em loop, ao bom estilo dos GIFS. Basta criar um loop para o Stories e postar no perfil.

HYPERLAPSE

Outra ferramenta incrível do Instagram, o hyperlapse permite que você crie vídeos em time-lapse. Basta capturar as imagens e aplicar o efeito para que você tenha um vídeo em sequência rápida. Uma ótima pedida para mostrar o progresso de alguma criação, obra, ou tudo o que tenha começo, meio e fim.

LAYOUT

O layout é outro APP indispensável para criar imagens (que podem ser usadas nas suas histórias), diferentes e impactantes. Com ela é possível combinar no mesmo quadro várias imagens, que podem ser espelhadas, giradas ou mesmo de ângulos diferentes.

SUPERZOOM

Recentemente liberada, a ferramenta te permite criar zoons dentro de imagens com um efeito sonoro pra lá de dramático. Se usado na hora certa, confere uma boa dose de humor ao post!

REBOBINAR

Outro efeito recentemente lançado, o “rebobinar” permite criar vídeos com efeito de trás pra frente, como aqueles que víamos quando voltávamos uma fita VHS. (Ops, será que você já viu?)

FILTROS

Além de dar aquele “up” nas fotos da sua história, eles são uma ótima maneira de aplicar a identidade da empresa no conteúdo.

MARCAÇÃO DE PESSOAS

É possível marcar o perfil de usuários em seus vídeos. Isso facilita para que o usuário identifique quem está participando.

STICKERS, TEXTOS E EMOJIS

Não faltam opções para deixar suas histórias ainda mais divertidas e originais. O Stories permite que você inclua adesivos engraçados, emojis e textos personalizados dentro do conteúdo!

ENQUETES

Outra funcionalidade recente do Stories é a possibilidade de criar enquetes interativas dentro das suas histórias. Com elas você poderá saber o que é que seu público pensa sobre determinado assunto. 😉

LOCALIZAÇÃO, INFORMAÇÕES CLIMÁTICAS

Para situar melhor seu público e, claro, fazer boas piadas de tempo, você poderá incluir nas Stories informações de localização geográfica, tempo e clima.

ANUNCIAR NO INSTAGRAM STORIES

Melhor do que poder engajar seu público com o novo formato é alcançar e converter novos públicos com o Stories! E, para isso, você poderá (e deverá!) criar anúncios.

O mais legal é que você poderá compartilhar os conteúdos dos anúncios também em outros canais, como sua página do Facebook ou mesmo no feed do Insta.

Para anunciar com o Instagram Stories, você precisará acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook (sim, é a mesma ferramenta!) e, depois, selecionar um dos três objetivos para o anúncio. São eles:

– Alcance

– Visualizações

– Conversões

Depois de escolher um objetivo, você precisará nomear sua campanha e, em seguida, clicar na opção “Editar Posicionamentos”. É nesta etapa que você irá escolher o formato de anúncio em Stories.

O próximo passo é escolher se sua história será com imagens ou vídeo. Aqui, alguns cuidados importantes:

– Siga as especificações de tamanho, proporção, resolução e formato de imagem e vídeo.

Stories com imagens – tamanho 1080 x 1920px, proporção 9:16.

Stories com vídeos – formatos .MOV, .GIF e .MP4. Resolução mínima 720p, proporção 9:16, tempo máximo de 15 segundos e tamanho do arquivo máximo de 2,3 gigabytes.

– Atente-se também para as regras de texto dos anúncios no Instagram. Para se certificar que seus anúncios seguem a proporção de texto e imagem recomendadas pelo Gerenciador, utilize a ferramenta Text Overlay.

Feito isso, basta visualizar a prévia do anúncio, adicionar o link (sim! você pode!) que desejar e pronto!

Formas de pagamento e a definição do orçamento seguem o mesmo padrão do Gerenciador de Anúncios do Facebook.

*Neste ebook a gente te ensina como anunciar no Facebook e Instagram!

MÉTRICAS 

Quem anunciar no Instagram Stories ganha de bônus a possibilidade de acompanhar algumas métricas ESSENCIAIS para entender e otimizar os resultados da estratégia na rede. São elas:

Alcance (quantidade de pessoas que visualizaram a publicação)

Impressões (número de vezes que o conteúdo foi visualizado)

Respostas (volume de respostas que o perfil do anunciante teve em cada história)

Saídas (taxa de rejeição. O número de usuários que desistiram de ver a história em algum ponto)

Além disso, as Ferramentas de Negócios da rede social possuem métricas sobre resultados orgânicos do Stories.

Com essas informações, as marcas poderão tomar decisões para tornar o conteúdo mais relevante para audiência e, claro, otimizar as postagens. Também é possível saber quem visualizou o Stories (explicamos abaixo como acessar essa informação).

PASSO A PASSO PARA CRIAR SUA PRIMEIRA HISTÓRIA

Para quem se empolgou com o mar de possibilidades do Instagram Stories, aí vai um passo a passo, bem rapidinho e sucinto, para você começar já:

  1. Abra o app do Instagram. Clique no “+”, localizado no canto esquerdo, na parte de cima da tela.
  2. Escolha o formato que usará para compartilhar sua história: FOTO OU VÍDEO.
  3. Customize sua postagem (aproveite a disponibilidade de usar as cores, inserir emojis, questionários, filtros, textos entre outros).
  4. Clique no ícone “check” e seu conteúdo será publicado.

No Stories, você consegue saber quem visualizou seu conteúdo, contribuindo para que você conheça ainda mais seus usuários.

Como? Basta deslizar sua postagem para cima e você terá acesso a todas essas infos. Fácil, né?

ANTES DE COMEÇAR OS STORIES…

O Stories promete trazer diversas vantagens para as marcas. Porém, antes de investir no formato, é importante que sua empresa tenha uma boa atuação no Instagram.

Mas, sem um bom sistema de gerenciamento de redes sociais, ter uma presença ativa nas redes sociais pode ser complicado e demandar tempo.

Porém, se você optar por usar uma ferramenta como a mLabs, cuidar de suas redes passa a ser bem mais simples.

Essa plataforma de gestão de redes sociais te ajuda a agendar suas postagens no Instagram e em outras redes, permitindo que você tenha mais tempo para produzir um conteúdo de qualidade e “alimentar” sua audiência com informações sempre relevantes.

A mLabs oferece também relatórios para que você acompanhe de perto os seus esforços. Você pode exportar em PDF, Power Point ou link toda a performance de suas redes, incluindo o Instagram. Além disso, na plataforma, você encontra dados sobre crescimento de seguidores, melhores conteúdos e comparação com a concorrência.

Permanecendo ativo no Instagram e analisando os dados que a mLabs disponibiliza, vai ser mais fácil aproveitar tudo o que essa rede social te oferece. E para quem quer começar a atuar no Stories, saiba que a mLabs é uma das únicas plataformas que agenda o conteúdo para esse formato.

Não fique atrás da concorrência! Ganhe destaque no Instagram e nas outras redes sociais, tendo como aliada a mLabs. Tirando insights, conhecendo seu público, desenvolvendo seu conteúdo com qualidade e gerenciando todo o processo em uma única ferramenta.

A mLabs vai te deixar sempre pronto para atuar de maneira efetiva nas redes sociais e tirar de letra novidades como o Instagram Stories.