Instagram Insights: o que é e como analisar os dados do Instagram?

instagram insights

Você publica vários posts legais. Tem vários seguidores no Instagram. Recebe comentários e interage com o público todo dia. Mas você sabe medir esses resultados? E sabe dizer se eles contribuem para a empresa? Se a resposta é não ou “mais ou menos”, conheça o Instagram Insights, a ferramenta que te ajudará a analisar os dados do Instagram!

Tem gente que torce o nariz só de olhar para números e gráficos. Outros parecem ter um crush por relatórios de redes sociais. Gostando ou não, analisar dados é parte importante do trabalho do social media, e você precisa saber fazer isso com o Instagram também.

É por isso que criamos este artigo. Agora você vai conhecer o Instagram Insights, a ferramenta de análise de dados nativa da rede.

Entenda o que é, como funciona, quais são as principais métricas do Instagram e como analisá-las do jeito certo. Bora?

O que é o Instagram Insights?

O Instagram Insights é a ferramenta de análise de dados do Instagram. Ela é disponibilizada pela própria plataforma, dentro do app.

A ferramenta foi criada em 2016, como mais um passo do Instagram para se consolidar como uma plataforma de negócios para marcas.

Com essa ferramenta, você consegue acompanhar os resultados das suas publicações e a evolução do perfil ao longo do tempo, em gráficos e relatórios fáceis de visualizar.

Alcance dos posts, engajamento do público e perfil da audiência são algumas das informações que você pode analisar.

Como acessar o Analytics do Instagram?

É importante saber: o Instagram Insights só está disponível para perfis comerciais.

Marcas que ainda possuem perfil pessoal devem migrar o quanto antes para uma conta business, não só para visualizar as métricas, mas também poderem anunciar no Instagram. Neste post, a gente te ensina, passo a passo, como mudar para perfil comercial no Instagram e quais são as vantagens disso.

Para acessar o Instagram Insights, vá em Configurações, você verá o item: “Informações”, com um ícone que simboliza um gráfico de barras. É só clicar ali e acessar as métricas.

Ah! E não adianta procurar pelo Instagram Insights no desktop, pois a ferramenta só está disponível no app para celular.

instagram insights acesso

Como usar o Instagram Insights?

Agora vamos ao que mais interessa: quais informações o Instagram Insights entrega e quais insights você pode extrair delas. Afinal, é preciso visualizar as métricas, mas principalmente entender como elas contribuem para atingir os objetivos da empresa.

A ferramenta oferece uma infinidade de informações ― mas é tudo muito simples. Para não se perder na análise, tenha sempre os objetivos da marca em mente.

A intenção é aumentar o brand awareness? Então, métricas como alcance e impressões são relevantes. Quer gerar tráfego para o site? Aí olhe para os cliques no link. Ou você quer aumentar o engajamento com o público? Então, as interações devem estar na sua mira. Assim, você tem um foco definido para priorizar determinadas métricas.

Desde a atualização em 2018, o Instagram Insights apresenta três seções diferentes: Atividade, Conteúdo e Público. Vamos ver as métricas que cada uma delas traz.

Instagram Insights: Atividade

Na aba de Atividade, você verá informações sobre as interações do público com a conta, bem como as atividades dos seguidores em relação ao perfil. Ela está dividida em duas seções: Interações e Descoberta.

instagram insights atividade

Interações

Nas Interações, você encontra um levantamento quantitativo das ações como visitar, curtir, comentar, clicar no link etc.

Um gráfico de barras informa os dias da semana que mais tiveram interações (nos últimos 7 dias). Outro dado informa qual foi, na última semana, o número de visitas ao perfil, de cliques no link da bio, “como chegar” e enviar e-mail (caso você tenha configurado esses botões). Todos esses números também são comparados aos da semana anterior.

Geralmente, os dias da semana com mais interações coincidem com aqueles em que você postou alguma coisa. Então, para você entender quais publicações geram mais interações, é interessante publicar 1 post por dia durante alguns dias e ver os resultados. Se você lida com muitos fatores sazonais, precisará realizar um teste mais longo ou usar uma ferramenta como a mLabs, que analisa isso para você de acordo com seu segmento de atuação.

Se você não quiser manter essa frequência, tudo bem. Use-a apenas como teste para extrair essa informação.

É interessante perceber se a inclusão de chamadas para ação também influencia nestes números. Pedir que os usuários cliquem no link da bio ou entrem em contato por e-mail, por exemplo, podem gerar mais interações com o perfil. Testes é a palavra chave aqui.

 

Descoberta

Em Descoberta, você entenderá quantas pessoas tiveram contato com o seu perfil ou os seus conteúdos nos últimos dias. Isso engloba os seguidores ou pessoas que encontraram seu perfil por acaso, na aba “Explore”, nas sugestões de pesquisa, por hashtags ou localização.

Mais uma vez, um gráfico de barras mostra esse alcance por dia da semana. Depois, você visualiza as métricas de alcance e de impressões, além de uma comparação com a semana anterior.

Só para esclarecer:

  • Alcance informa o número de pessoas únicas que viram qualquer uma das suas publicações.
  • Impressões mostra o número total de vezes que as publicações foram vistas (mesmo que uma pessoa visualize o post várias vezes).

Portanto, não se assuste se o número de Alcance estiver mais positivo, e o de Impressões, negativo. Quer dizer que você deve estar alcançando mais pessoas novas, e não mostrando o mesmo post várias vezes para o mesmo perfil. Parece bom, não é?

Instagram Insights: Conteúdo

A aba de Conteúdo traz informações específicas sobre como cada publicação está performando. Está dividida em três seções: Publicações, Stories e Promoções.

instagram insights conteúdo

Publicações

Essa seção traz informações sobre o desempenho dos posts publicados no feed do Instagram.

De cara, você verá os posts ordenados conforme o número de vezes que foram visualizados. Ao acessar o relatório completo, você também poderá filtrar os dados por alcance, impressões, cliques etc.

Para ter mais detalhes, clique em cada publicação e encontre métricas como Interações, Descoberta, Alcance e Impressões que aquele post gerou.

instagram insights informações

Aqui é possível saber, por exemplo, de onde vieram as pessoas que interagiram com o post (da página inicial, da aba Explore, do seu perfil, de uma hashtag, entre outros). Também dá para saber, entre as pessoas que a publicação alcançou, quantas ainda não seguiam você e quantas passaram a seguir.

Com essas informações, você consegue identificar se as hashtags que você usa trazem algum resultado ou não, se vale a pena incluir a localização nos posts, se houve alguma mudança significativa após a otimização da bio do Instagram, etc.

Stories

A seção de Stories é parecida com a das Publicações. Você também pode ver as métricas detalhadas de cada story que o seu perfil publicou.

instagram insights stories

Aqui você também encontra mais detalhes sobre a interação dos usuários com os Stories, como “toques para avançar”, “toques para voltar”, “próximo story”, “saídas” e “respostas”.

Um número alto de toques para voltar, por exemplo, pode ser um ótimo sinal! Isso pode significar que você postou um conteúdo tão atrativo que as pessoas quiseram voltar para ver novamente. Ou não: o conteúdo pode ter ficado confuso e as pessoas tiveram que voltar para entender… Para entender à fundo o que aconteceu, você precisará analisar outros indicadores, como reposts, elogios e os Directs da Story.

A taxa de respostas também tende a ser algo positivo. Afinal, o público está interagindo com você! Mas também pode ser algo negativo se o pessoal está reclamando do seu story ou de alguma posição sua. Mais uma vez, analisar métricas não é apenas entender números e gráficos! É preciso entender o contexto.

Promoções

A aba Promoções apresenta as métricas dos posts patrocinados pelo perfil. Mas vale ressaltar que o que aparece aqui são os patrocínios realizados diretamente no aplicativo. O que você patrocinou pelo Gerenciador de Negócios do Facebook deve ser monitorado por lá mesmo.

As métricas de anúncios que aparecem aqui são parecidas com as das Publicações e Stories. Você pode saber das Interações, Descobertas, Impressões, além dos custos e o perfil do público envolvido.

Se você quer mais detalhes, vale a pena acessar o Gerenciador de Negócios. O custo por clique (CPC), por exemplo, é uma métrica super importante que não é informada no Instagram Insights.

Instagram Insights: Público

A terceira e última aba do Instagram Insights traz as características dos seguidores do seu perfil. Ela traz quatro seções: Principais localizações, Faixa etária, Gênero e Seguidores.

Com essas informações, você conhece melhor o seu público para se comunicar melhor com ele, além de aprimorar a segmentação dos seus anúncios na plataforma.

instagram insights público

Principais localizações

Essa seção informa as 5 principais cidades ou países em que os seus seguidores estão localizados.

Esse dado pode trazer alguns insights para a estratégia de negócio: se alguma cidade se sobressai, não seria interessante expandir a sua atuação por lá? Você também pode pensar em estratégias locais.

Faixa etária

Apresenta a distribuição de idade dos seus seguidores, que você ainda pode filtrar entre homens ou mulheres.

Provavelmente essa informação coincide com relatórios de outras redes sociais, se você já as monitora. Se for diferente, observe se o tipo de post e a linguagem que você está utilizando na rede estão influenciando esse dado.

Gênero

Um gráfico de pizza mostra a distribuição de gênero entre os seus seguidores. Aqui vale o mesmo comentário sobre a faixa etária: se a distribuição estiver muito diferente de outras redes sociais, observe o que você está publicando. Se for uma diferença sutil, não se preocupe. As redes sociais têm diferentes gêneros predominantes.

Seguidores

Mostra as horas do dia ou os dias da semana em que os seus seguidores mais ficam ativos no Instagram. Essa informação é essencial para descobrir os melhores (e piores) momentos para postar no Instagram e obter mais interações.

Como extrair insights para a sua estratégia de redes sociais?

Você deve ter percebido que o Instagram Insights é super fácil de mexer e oferece inúmeras informações sobre a sua atuação no app. Essa ferramenta vale ouro, né?

Porém, existem questões que tiram alguns pontos do Instagram Insights.

Uma delas é que o app não permite extrair os dados para trabalhar com eles fora dali. Então, você não tem liberdade para produzir os seus próprios relatórios, nem cruzar os dados entre si. Assim, a análise fica limitada aos gráficos e às seções que a ferramenta oferece.

Você não poderá saber, por exemplo, quais temas de posts geram mais engajamento nem visualizar o crescimento no número de seguidores ao longo do tempo. A ferramenta não oferece esses dados.

Além disso, o Instagram Insights só fornece informações sobre ― como se pode imaginar ― o próprio Instagram. Isso significa que você também não poderá cruzar os dados com seus resultados em outras redes sociais.

Essas limitações da ferramenta podem também limitar a mensuração dos resultados da sua estratégia. Afinal, a análise de dados só gera inteligência para uma marca quando é possível cruzar os dados e criar relações inesperadas entre eles.

É claro que você pode coletar os dados manualmente do Instagram Insights e fazer o que quiser com eles. Mas, acredite, isso dá muito trabalho.

O que pode ajudar você nessa tarefa é a mLabs. Você pode conferir todas as informações da sua atuação no Instagram, mas também analisar os dados da estratégia de social media como um todo e gerar relatórios personalizados. Além disso, a mLabs te permite analisar dados históricos, acompanhar concorrentes e entender, de fato, seu desempenho em relação à eles.

Quer saber melhor como funciona? Então, confira agora todos os relatórios de redes sociais que a nossa plataforma oferece a você.

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