Como usar o Direct do Instagram no Marketing? 7 dicas para aproveitar essa ferramenta incrível!

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Você já sabe que o Instagram permite o envio de mensagens diretas entre usuários e empresas, tanto em grupos quanto individuais, certo? Mas você sabe como usar o Direct do Instagram no marketing? Será que essa ferramenta é só mais um recurso para facilitar a interação entre os usuários ou ela pode ser usada por empresas de forma estratégica?

A boa notícia é que sim, muitas marcas já estão usando isso para ganhar visibilidade, se relacionar com o público e, claro, gerar negócios. Para algumas, o direct chega a ser o principal canal de vendas da empresa.

Mas, como toda ferramenta do marketing, é preciso perspicácia para implementá-la em suas ações digitais. E é nisso que esse post vai te ajudar!

Aqui, você aprenderá como usar o Direct do Instagram no Marketing para:

  • se conectar com as pessoas certas
  • ganhar mais visibilidade
  • se relacionar com seguidores
  • reconhecer e fidelizar clientes
  • aumentar o engajamento

Então, pegue o seu cafezinho, continue a leitura e veja as melhores dicas para aproveitar esse recurso!

7 dicas de como usar o Direct do Instagram no marketing

Para te ajudar a sair da teoria e partir para a pática, selecionamos 7 dicas de como usar o Direct do Instagram no Marketing. Todas elas são simples, não demandam grandes investimentos e tem potencial de retorno! Acompanhe:

1. Conectar-se a influenciadores

É fato que o Instagram é a rede social do momento. Com recordes em número de usuários e tempo gasto no aplicativo, é uma ótima forma de se conectar com a sua audiência.

Pensando nisso, é óbvio que utilizar influenciadores digitais nessa rede é um ótimo meio para conquistar seus objetivos de marketing.

Lembre-se que há perfis voltados aos mais diversos nichos, com pessoas que sabem exatamente como se comunicar com cada público, desde celebridades dos mundos dos games e YouTubers a políticos e referências acadêmicas. E muitas marcas já descobriram isso.

Um estudo da Media Kix mostra o expressivo crescimento do número de marcas que investem em posts de influenciadores na rede:

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E o Direct do Instagram pode ser um caminho de contato e relacionamento com esses influenciadores.

As ferramentas de buscas do app permitem que você encontre o influenciador digital perfeito para uma marca, enquanto o Direct permite que você entre em contato com ele de uma maneira simples e direta.

Com ele é possível negociar atributos como divulgação, análises de produtos e serviços, e outros aspectos para dar um boost nos negócios.

2. Enviar conteúdo exclusivo

Em qualquer perfil comercial, há sempre alguns usuários que são mais engajados do que outros.

Esses, é claro, devem ser tratados com atenção especial, pois são os chamados “advogados da marca”, seguidores fiéis que fazem questão de estar sempre em contato com a empresa.

Nesse caso, uma boa ideia é enviar conteúdo exclusivo para eles, como notícias em primeira mão, imagens e vídeos sobre o que acontece no dia a dia, oportunidades de parceria etc.

Acredite, essa é uma ótima maneira de estreitar os laços com aqueles que vão falar bem da empresa para outros usuários. Enviar mensagens diretas traz uma aproximação muito maior do que um comentário aberto, por exemplo.

3. Premiar os seguidores mais leais

Continuando na mesma linha do tópico anterior, outra forma segura de se fazer marketing por meio do Direct do Instagram é com a premiação dos seguidores mais leais.

Pense bem: se eles já curtem, compartilham e comentam os seus posts, aumentando assim a efetividade das campanhas, imagine quais serão os efeitos se você enviar prêmios.

As recompensas não precisam ser necessariamente físicas, embora os brindes também sejam uma boa ideia.

Você pode, por exemplo, enviar cupons de desconto, convites para visitar a empresa ou participar de um webinar, usar a gamificação para enaltecer os mais ativos, entre diversas outras ações. Tudo isso pelo Direct do Instagram! Bem legal, né?

4. Coletar feedback

Muitas pessoas utilizam o Instagram Direct para divulgar produtos, mas esquecem que essa também pode ser uma ótima ferramenta para fazer testes e pesquisas.

É possível, por exemplo, enviar as postagens a um seleto grupo de seguidores e solicitar uma avaliação para mensurar a efetividade. Assim, você pode ter um feedback honesto para decidir por uma ou outra postagem.

Mas não é somente isso. Pelo Direct, você tem uma ferramenta gratuita de pesquisa qualitativa. Ou seja, pode perguntar sobre mudanças no produto, comportamento do usuário, impressões acerca da marca, entre outros detalhes. Resumindo, qualquer aspecto relacionado ao seu negócio e seus consumidores.

Utilize o Direct com consciência e tenha acesso a uma plataforma de pesquisas segmentada e qualificada.

5. Realizar promoções, concursos e desafios

O Direct do Instagram também pode ser utilizado em promoções, sorteios, concursos e desafios. Esse tipo de ação é super interessante para aumentar o engajamento com a marca, mas também é um ótimo recurso para coletar leads, divulgar produtos e até mesmo vendas diretas.

Um bom exemplo de uso das mensagens diretas é o seguinte: postar uma foto com um código ou pergunta no Instagram Stories da marca. Assim, as primeiras X pessoas que enviarem a resposta correta pelo Direct ganham um prêmio, que pode ser um desconto ou uma amostra grátis.

Até mesmo concursos que estimulem a criatividade, como “invente uma legenda para essa imagem” ou “ajude-nos a criar um slogan para essa campanha” podem ser estimulados pelas mensagens inbox.

Bom, mas isso não é tudo. Também é possível enviar mensagens instantâneas para usuários informando de uma promoção relâmpago no site, por exemplo. Ou, mais uma vez citando a gamificação, criar campanhas em que os primeiros a encontrarem determinados itens no site ganham algumas vantagens.

Os recursos estão aí. Agora, cabe a você utilizar a criatividade para extrair o máximo potencial dessa ferramenta.

6. Compartilhar conteúdo gerado pelo usuário

Como sabemos, o Instagram é uma rede social caracterizada pela alegria dos momentos. Pessoas em viagens, festas, restaurantes, histórias curtas de reuniões em família, pratos deliciosos, belas paisagens, enfim, tudo aquilo que nos remete a boas experiências.

E é óbvio que toda marca deseja ser associada a essas ocasiões, não é mesmo? Isso pode acontecer espontaneamente (quando o usuário posta uma foto utilizando um produto, por exemplo), mas nada impede que você estimule essas ações.

Você pode criar hashtags ou solicitar aos usuários a marcação do perfil corporativo em imagens e vídeos. E, é claro, solicitar a permissão para repostá-los nos canais oficiais da marca por meio do Direct.

Esse recurso também pode ser utilizado para sugerir postagens relacionadas a lançamentos e novidades, aumentando assim a exposição daquilo que é vendido pela empresa.

7. Fornecer atendimento ao cliente

Talvez a função mais valiosa do Direct do Instagram seja o suporte ao consumidor. Tradicionalmente, muitas empresas optam pelos serviços de atendimento pelo telefone. Apesar disso, na atualidade, a preferência é pelos canais digitais. Não por acaso, é onde os usuários passam a maior parte do tempo.

Sendo assim, é muito importante abrir esse canal para responder a dúvidas, solucionar problemas e fidelizar aqueles que já são clientes. É claro que, ao abrir essas portas, deve-se priorizar a agilidade e confiança do canal.

Se você chegou até aqui, você já tem boas ideias de como usar  o Direct do Instagram no marketing, certo? Se você já teve alguma experiência legal usando esse recurso, conta pra gente nos comentários! :)

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