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Likes ocultos no Instagram? Veja os impactos dessa mudança!

Likes ocultos no Instagram? Veja os impactos dessa mudança!
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Depois de meses sendo testados, os likes ocultos no Instagram deixaram de ser uma promessa e se tornaram realidade. A remoção de um dos elementos mais conhecidos de prova social abalou de forma geral todos os usuários.

Para muitas pessoas, o anúncio realizado no evento F8 em maio de 2019 foi uma grande surpresa. Nesse dia, Adam Mosseri, líder do Instagram, afirmou que a ocultação dos likes estava inicialmente em fase de testes e que poderia ser definitiva ou não.

Por enquanto, o que sabemos é que as curtidas foram ocultadas e que os usuários precisam rever a maneira de medir o engajamento e a popularidade na plataforma. Afinal, se os likes não são mais importantes, qual métrica deve ser analisada na rede social?

Se você quer saber quais são os impactos dessa decisão, como as marcas podem se preparar para essa nova realidade e qual o futuro da rede social com os likes ocultos na plataforma, continue lendo esse post e veja todas respostas!

Por que agora temos likes ocultos no Instagram?

Desde que o Instagram anunciou que o “like” — principal indicador de interação e engajamento — seria ocultado na plataforma, a pergunta que não quer calar é por quê?

A defesa da empresa foi a preocupação com a saúde mental dos seus usuários que se tornaram dependentes dos números registrados nas postagens.

Não conseguiu acompanhar o raciocínio? Relaxa, a gente te explica.

Segundo pesquisa da Universidade da Califórnia, os likes provocam no cérebro humano os mesmos efeitos após realizar uma atividade prazerosa.

Sabe quando você come um pedaço de chocolate ou recebe o tão aguardado salário no fim do mês? Então, são sensações parecidas com essas que as curtidas na rede social provocam nos usuários.

No entanto, a busca por obter um alto desempenho nas fotos estava causando um estresse desnecessário, o que não é bom para a saúde física e mental dos usuários.

Além do efeito negativo para os usuários, a rede social identificou que o conteúdo tinha se tornado raso e frio, sendo criado apenas para gerar curtidas e não para agregar informação de valor.

Adam, ainda complementou sua teoria alegando que o intuito da plataforma é o de aproximar as pessoas, compartilhar histórias e momentos de vida.

Agora que a explicação do Adam Mosseri fez mais sentido, veja quais foram os impactos dessa decisão na vida dos usuários!

banner publicitário sobre geração de relatórios dashgoo by mLabs

Qual foi o impacto dessa mudança?

Depois da decisão tomada, os criadores de conteúdo precisaram avaliar se o material produzido é realmente interessante a ponto de despertar a interação e gerar relacionamento com o público.

Isso porque, os comentários e compartilhamentos passaram a ser os principais mecanismo de avaliação para os usuários.

E, fazer com que o seguidor comente ou compartilhe o conteúdo é mais difícil do que fazer ele dar aquele simples jóinha, não é mesmo?

Então, como principal resultado da eliminação dos likes temos a redução do peso de postar qualquer conteúdo e o aumento do conteúdo de qualidade.

Hoje, para que uma marca se torne influente e conquiste o reconhecimento na rede social, a palavra de ordem é a criatividade.

Afinal, mesmo que você seja um membro da família Kardashian, sem usar a criatividade não conseguirá bons resultados.

Lembre-se, a interação na rede não depende do quão rico você é e sim do valor do seu conteúdo!

Quais métricas devem ser consideradas?

O impacto da notícia assustou boa parte dos usuários! No primeiro momento, muitos se preocuparam com a avaliação do seu desempenho na rede social e como isso influenciaria no seu negócio.

Mas, aos poucos, eles foram percebendo que os “likes” eram mecanismos superficiais de avaliação.

Um caso que comprova essa tese é o da influenciadora digital Arii. Ela tem mais de 2,6 milhões de seguidores em seu perfil e milhares de curtidas nas suas postagens.

Porém, mesmo assim, teve seu projeto de camisetas cancelado por não conseguir vender 36 unidades!

Nem a quantidade de likes e o número de seguidores foram suficientes para que sua campanha tivesse o poder de influência suficiente e trouxesse resultado positivo de vendas.

Likes ocultos no Instagram: imagem do perfil da influenciadora digital Arii no Instagram

Agora que o comportamento das marcas e dos usuários está mudando na rede social, as métricas que antes eram coadjuvantes passam a ser protagonistas. Ficou curioso para saber quais são elas?

Então, confira os números que devem ser acompanhados na plataforma:

É sempre bom lembrar que a métrica a ser escolhida varia muito de acordo com o objetivo de marketing da marca.

Por exemplo, se o seu objetivo é expandir a visibilidade da marca, você deve ficar de olho nos números de alcance e visualizações dos Stories, compartilhamento de posts e novos seguidores.

Agora, se você busca por conversão é importante observar a geração de tráfego, os cliques em anúncios e as compras no Instagram Shopping.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

Como continuar acompanhando o número de likes após a mudança?

Para a surpresa de alguns e alegria de muitos, o número de likes está oculto para os seguidores apenas no app mobile, pois ainda é possível visualizá-lo pelo Instagram na Web.

Já os “donos dos perfis” podem visualizar essa informação normalmente pelo celular, sem a necessidade de uma nova ferramenta.

Agora, existem certas ferramentas de gestão de redes sociais, como a mLabs, que permitem acompanhar todos os seus números da plataforma.

A ferramenta não mostra apenas a quantidade de curtidas em fotos, mas um overview completo da sua performance com Insights valiosos para otimizar sua estratégia. Parece um sonho? Mas é realidade!

Pela mLabs você consegue entender – através dos gráficos e relatórios de redes sociais – como está a sua performance na rede social e ainda pode acompanhar os números dos principais concorrentes.

O gráfico de “Melhores Conteúdos”, por exemplo, mostra todas as informações necessárias para você descobrir quais posts tiveram melhor performance. Você consegue saber qual foi o crescimento do canal no período, quantas interações foram realizadas em cada post e muito mais!

Likes ocultos do Instagram: imagem do Gráfico de Melhores Conteúdos da mLabs

A mLabs também te dá Insights sobre os melhores dias e horários para postar de acordo com o comportamento do seu público, bem como os formatos preferidos pela sua audiência.

Likes ocultos do Instagram: imagem do Gráfico da mLabs com os Melhores Dias e Horários para Postar

Depois de escolher as métricas que vão substituir os likes ocultados na rede, pela mLabs você ainda pode gerar um relatório personalizado que concentre só as informações que você quer analisar no mesmo arquivo.

O processo é muito simples, você escolhe o tipo de relatório que deseja criar, quais métricas devem conter nesse relatório e faz o download em PDF, PPT ou gera um link de acesso. Desta forma, fica mais fácil para visualizar e, até mesmo, apresentar os resultados para os seus clientes!

Com a velocidade que as redes sociais são atualizadas é fundamental estar sempre atento e procurar novas formas para tornar o ambiente digital mais interessante. Os likes ocultos no Instagram são apenas uma de muitas novidades que podem surgir!

Gostou das soluções que apresentamos neste post? Quer conhecer na prática como fazer a gestão das suas redes sociais com mais facilidade? Faça um teste grátis e descubra quais funcionalidades se encaixam nas suas necessidades!

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