Pesquisar

Como usar e criar filtros do Instagram Stories ao seu favor 

Como usar e criar filtros do Instagram Stories ao seu favor 
Avatar de Redator mLabs

Por

Publicado em

Todos os dias, assistimos a centenas de Instagram Stories que têm algo em comum: filtros.  

Sejam de maquiagens, quiz, modificadores de cor ou efeitos de distorção, o fato é que existem milhares de filtros no Instagram! E isso não é à toa! 

É interesse do próprio Instagram disponibilizar recursos que desbloqueiem o medo dos usuários de aparecer. Da mesma forma, filtros são um convite para a diversão, para a ação! E é exatamente por isso que eles podem ser um ativo valioso dentro de uma estratégia de marketing

Pra te ajudar a entender melhor o universo dos filtros no Instagram, desde como usar, procurar, salvar e até mesmo criar seus filtros do Instagram Stories, fizemos esse post! Bora? 😉 

Como usar os filtros do Instagram Stories? 

Como você já deve saber, para acessar a câmera do Story basta clicar no ícone no canto superior esquerdo do seu Instagram. Nessa tela você pode tirar fotos (clicando) ou gravar vídeos (pressionando) o botão central inferior. Deslize o dedo para cima se quiser postar alguma foto da sua galeria

Do lado esquerdo do botão central inferior, você encontra as opções de filtro já salvas (aquelas que você mesmo salvou) e à direita, você encontra os filtros não salvos, mas que foram criados pelas pessoas que você segue, além dos filtros do próprio Instagram. 

Para usar o filtro, basta arrastá-lo para o botão central ou clicar nele. 

E para saber se o filtro está sendo aplicado, basta conferir o botão central: se estiver branco é porque está sem filtro e se estiver com um ícone no meio é porque algum filtro foi aplicado ali. 

print da tela do instagram story mostrando a tela sem filtro vs com filtro
sem filtro / com filtro

Como remover os filtros do Instagram Stories? 

Para remover um filtro que você usou e não deseja mais, basta voltar para o botão central em branco: você pode arrastar até chegar na opção branca com ícone de “casinha” —ou então clicar no ícone “x” do lado direito do nome do filtro. 

print da tela do instagram story mostrando o ícone de "casinha" e o ícone de "x".

Caso você queira remover o filtro da sua biblioteca de filtros, ou seja, deletar da “galeria” de filtros, basta clicar no ícone de “salvar” do lado esquerdo do nome do filtro que ele será removido. 

print da tela do instagram story mostrando o ícone de salvar filtro

Como procurar e salvar filtros do Instagram Stories 

Existem diversas maneiras buscar e salvar novos filtros do Instagram Stories. Se liga:  

Galeria de Filtros 

Para procurar na galeria de filtros, basta abrir a tela de story e arrastar a barra de filtros para a direita até o final. O último ícone é uma lupa e corresponde a galeria. Chegando lá é só clicar e explorar! Existem várias sessões de tipos de filtros para facilitar sua busca. Para testar um filtro, basta clicar nele. 

print da tela do instagram story mostrando o ícone de procurar efeitos e a galeria de filtros com as sessões em destaque

Achou um filtro que gostou? Para salvar basta clicar no ícone à esquerda do nome do filtro.  

Viu só? É muito simples! 

print da tela do instagram story mostrando a um filtro da galeria de filtros sendo testado, com destaque no ícone de salvar o efeito

Salvar direto do story de um amigo 

Enquanto você navega pelos stories dos seus amigos e contas que segue, você também pode salvar o filtro que está sendo usado naquele story

No canto superior esquerdo, logo abaixo do nome do perfil, clique no nome do filtro aplicado. 

Logo em seguida, clique em “salvar” ou em “testar” caso você só queira ver como é o filtro antes de salvar. 

print da tela do instagram story de um usuário com efeito aplicado, com destaque no nome do filtro, e em "salvar efeito" e "testar"

Salvar direto do perfil de um influencer ou marca 

Caso você queira explorar os filtros da autoria de um influencer, marca, ou até mesmo algum amigo, basta entrar no perfil dele e clicar no ícone de “brilhinhos” para conferir os filtros criados

Você pode ver o filtro clicando em “testar” e para salvar é só clicar no ícone quadradinho com uma seta no meio. 

print da tela do instagram da mlabs com destaque na sessão de efeitos do perfil, e destaques no ícone de "testar" e "salvar" o filtro

Como criar seu próprio filtro do Instagram? 

Criar um filtro no Instagram pode parecer difícil mas não é lá esse bicho de sete cabeças. Com a ajuda da ferramenta certa, qualquer um consegue criar. Aqui, vamos te ensinar a inserir uma imagem e transformá-la em filtro. 

1. Instale o Aplicativo Spark Studio 

Ter o aplicativo Spark Studio é onde tudo começa. Ele é a ferramenta mais comum e simples de manuseio quando o assunto é criar filtros para o Instagram Stories. É gratuito e está disponível para Windows e Mac porém somente na versão em inglês. 

Ao clicar em “Descarregar” você deverá fazer o login com o seu Facebook. 

print da tela da página inicial de login do Meta Spark Studio e página de login do facebook

Feito o login, você será direcionado para a página abaixo. E, finalmente, para baixar o aplicativo, clique em “Baixar Meta Spark Studio”. 

print da tela da página inicial do Meta Spark Studio com destaque em "Baixar meta spark studio"

2. Criando um projeto 

A página inicial do Spark Studio é onde você pode selecionar um template já pronto de filtro em “Creat With Template” em que você altera apenas detalhes como cores e palavras, e você também pode criar um novo a partir do zero em “Blank Project”. 

print da tela inicial do aplicativo Meta Spark Studio, com destaque em "Blank Project" e "Create With Template"

3. Mão na massa! 

Agora sim vamos criar o filtro! 

Com o botão direito do mouse, clique em “Focal distance”, depois passe o mouse por cima de “Add objects” e selecione a opção “Canvas”. 

Na camada criada, geralmente com o nome inicial “Canvas0”, clique com o mouse direito para renomear a camada da forma que deseja. Nesse caso, está como “moldura”. 

print da tela do aplicativo Meta Spark Studio

Clique com o botão direito novamente, mas dessa vez na camada que você renomeou (nesse caso, “moldura”), passe o botão por cima de “Add objetcs” e selecione a opção “Rectangle” para criar um retângulo. 

O retângulo criado, quadriculado, corresponde a área em que você irá aplicar a imagem. 

Aumente o retângulo para que ele preencha todo o espaço central, que representa a tela do celular. 
Você pode conferir mais de perto se o espaço foi preenchido corretamente na parte “User (Sharing)”. 

print da tela do aplicativo Meta Spark Studio

Agora, selecione a camada do retângulo que foi criado, nesse caso, “rectangle0”, e do lado direito da tela procure por “Materials” e clique no no botão “+”. 

Em seguida, irá aparecer no canto inferior esquerdo, em “Assets”, a sessão de “Materials”. Renomeie a camada, caso deseje, clicando com o botão direito na camada, nesse caso como “materials0” e depois clique em “rename”. 

print da tela do aplicativo Meta Spark Studio

Estamos quase lá! 

Agora, clique na camada do “Assets” que você renomeou (ou não), nesse caso “moldura”. Ao lado direito, irá aparecer configurações relacionadas a essa camada selecionada.  

Em “Shader type”, selecione a opção “Flat”. E em “Texture” selecione “Choose File”. Nesse momento, você deverá selecionar a imagem criada para ser inserida no filtro. 

print da tela do aplicativo Meta Spark Studio com destaque em "choose file"

Inserida a imagem, confira novamente se ela está preenchendo a tela corretamente (imagem 13) conforme o seu desejo. 

Agora, é só clicar em “Publish”, o botão azul no canto inferior direito, e pronto! Seu filtro está feito.😄 

Utilizando os filtros do Instagram na sua estratégia de marketing 

Criar filtros personalizados no Instagram Stories, quando feito corretamente, pode ser uma adição criativa e envolvente à sua estratégia de marketing digital. 

Veja como. 

Fortalecendo a Identidade da Marca 

Assim como um logo, um vídeo institucional, ou um jingle, filtros personalizados são assets de marca. Ou seja, são ativos onde a marca pode expressar sua identidade visual, que nada mais é do que um reflexo da sua essência, valores, missão e visão. 

E vale reforçar: na hora de criar o próprio filtro, seja coerente com a identidade visual da marca! 

Criar Interação e Engajamento 

Uma campanha pode envolver o uso de um filtro em troca de brindes, por exemplo.  

Você também pode premiar os melhores vídeos com filtro, pode repostar stories de clientes que usaram seu filtro de forma criativa, e assim por diante. 

Ter uma estratégia pautada nessa troca mais direta com os usuários do filtro gera um maior envolvimento, interações e engajamento do público, o que é ótimo a para marca

Além de que, filtros divertidos e criativos também podem incentivar o público a testar e compartilhar com seus próprios seguidores, o que também vai aumentar o alcance da marca. 

Promover Campanhas, Eventos e Lançamentos 

Você pode criar filtros personalizados específicos para campanhas de marketing, lançamentos de produtos ou eventos.  

Isso ajuda a gerar expectativa e curiosidade entre os seguidores, além de fornecer um motivo adicional para eles interagirem com a marca. 

Uso espontâneo de usuários 

Criar filtros exclusivos, divertidos e criativos pode incentivar o público a testar e compartilhar com seus próprios seguidores, o que vai aumentar o alcance da marca.  

Além disso, você também pode incentivar os seguidores a usar o efeito e marcar o perfil da marca ao compartilharem em seus stories.  

Isso irá gerar um fluxo de user-generated content (UGC), onde os próprios clientes promovem a marca para seus próprios seguidores. 

Acompanhamento de Resultados 

O Instagram fornece insights sobre o uso de filtros, permitindo que você veja quantas pessoas estão usando o filtro da sua marca e quantas vezes ele é aplicado.  

Isso é o grande trunfo de se criar um filtro autoral: ele te fornece dados valiosos sobre o envolvimento do público com seu filtro e consequentemente você pode realizar análises mais complexas sobre o público e a marca, bem como elaborar estratégias e campanhas mais completas e assertivas

Agora que você já sabe como usar filtros do instagram na sua estratégia, que tal descobrir como fazer anúncios no Instagram? Nós criamos um curso completo – e gratuito – pra te ensinar. Clique aqui e acesse o conteúdo! 😊  

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis