Tudo sobre o Instagram! O guia completo (e atualizado!) da rede social

tudo sobre o Instagram - login

Quem resiste à risada fofa de um bebê? :)

Como não mostrar para o mundo inteiro a foto do seu casamento?

Por que não compartilhar um vídeo no restaurante novo da cidade?

Dos momentos cotidianos aos eventos marcantes da sua história — quando mexem com a emoção, todos eles merecem ser compartilhados.

E o Instagram surgiu com esta proposta: com um celular na mão, um olhar particular e um toque de criatividade, você poderia mostrar um pouco da sua vida para o mundo em imagens espetaculares.

tirando foto para instagram

Com o tempo, porém, o que era apenas diversão para as pessoas se tornou também uma oportunidade de negócios para as empresas. Atualmente, o Instagram conta com mais de 25 milhões de perfis empresariais e mais de 2 milhões de anunciantes.

Não é por acaso que todas essas empresas estão lá: o Instagram oferece muitas oportunidades para elas!

E você, já está aproveitando?

Neste post, vamos te dar um panorama completo e atualizado sobre o Instagram (em outras palavras: vamos te ensinar tudo sobre o Instagram!) e te ajudar a explorar o melhor dessa rede, que pode fortalecer o poder da sua marca e o relacionamento com a sua comunidade.

Vamos lá?

Afinal, o que é Instagram?

Ele já está nos celulares de mais de 800 milhões de pessoas. A cada dia, milhões de imagens são publicadas conectando os usuários às suas paixões. Todo mundo fala dele, seja entre amigos, seja entre empresas. Mas será que você sabe mesmo do que estamos falando?

não tenho certeza

Basicamente, o Instagram é um aplicativo gratuito de compartilhamento de imagens. A partir dele, você pode tirar fotos e gravar vídeos, aplicar filtros e compartilhar com os seguidores. Simples, né? É.

Mas, nem tanto.

O Instagram não é mais apenas isso.

O aplicativo tornou-se uma das principais redes sociais do mundo. Em número de usuários, só perde para o Facebook, que é usado por mais de 2 bilhões de pessoas. Por outro lado, o Instagram gera mais interações, segundo um estudo realizado pela mLabs.

E é justamente esse dado que revela o seu papel estratégico para as empresas: gerar engajamento.

Cada rede social tem um propósito para os negócios, dependendo do perfil de público e das oportunidades que oferece. No caso do Instagram, o propósito principal é o engajamento por meio dos formatos preferidos do público: fotos e vídeos.

Portanto, já dá para entender que o Instagram não é só um aplicativo, nem só uma rede social: ele é também uma plataforma de negócios completa para as empresas!

História do Instagram

Novos aplicativos e redes sociais surgem a todo o momento. Mas por que, entre eles, o Instagram se destacou tanto? Vamos retomar um pouco da sua história dessa rede para entender como ele chegou até aqui.

Em 6 de outubro de 2010, a primeira versão do aplicativo foi lançada, sob o comando dos co-fundadores do Instagram, o norte-americano Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger. Apenas no primeiro dia, 25 mil pessoas já se cadastraram na rede. Esse número saltaria para 1 milhão em apenas 2 meses!

Àquela época, o aplicativo era mesmo apenas uma rede social de compartilhamento de fotos. Dizia a sua descrição: “tire uma foto e depois escolha um filtro para transformar sua aparência em uma memória a ser guardada para sempre”.

Era esse o espírito da rede social — visual, simples e instantânea. E isso não mudou. Porém, à medida que a comunidade cresceu, novas funcionalidades foram acrescentadas para melhorar a experiência do usuário.

De olho na popularidade e no potencial do Instagram, Mark Zuckerberg — o criador do Facebook — fez uma proposta. Em 9 de abril de 2012, saiu o anúncio oficial: o Instagram havia sido comprado pelo Facebook por 1 bilhão de dólares.

instagram

A partir daí, o aplicativo alcançou outro patamar. Zuckerberg seguiu investindo em atualizações e novas funcionalidades — como a publicação de vídeos (junho de 2013), o Boomerang (outubro de 2015) e as Stories (agosto de 2016) — que tornaram o app muito mais robusto. Até a logomarca do Instagram mudou!

A New Look for Instagram from Instagram on Vimeo.

Mas, mais importante que isso: ele aplicou a inteligência e o modelo de negócios do Facebook para tornar o aplicativo rentável. Dessa forma, o Instagram se transformou em uma plataforma de negócios para as empresas, que ganharam o direito de criar anúncios segmentados para a base de usuários da rede.

Características do Instagram

O Instagram tem algumas características muito particulares, que o diferenciam de outras redes sociais. Entenda quais são elas:

Visual: A regra “uma imagem vale mais que mil palavras” vale mesmo para o Instagram! Isso porque ele é uma rede social essencialmente visual. O texto entra em segundo plano para complementar a imagem, que deve ser encantadora para os seguidores.

Criativo: A criatividade aparece nos filtros das fotos, nos emojis, num ângulo diferente, na maneira de contar uma história. O Instagram estimula os conteúdos mais criativos!

Interativo: Você pode interagir por meio de curtidas, comentários, marcações e mensagens diretas, além de explorar novos conteúdos pelas hashtags e por geolocalização.

Móvel: As publicações são feitas, principalmente, em smartphones, que estão sempre junto das pessoas no dia a dia. Mas vale saber: já existem formas eficientes de publicar na rede via desktop.

Atualizado: O Instagram passa por atualizações constantes para melhorar a experiência dos usuários e das empresas na rede.

Primeiros passos na rede: como o Instagram funciona?

Agora que você já entendeu o que é o Instagram e como esta rede social é relevante para as empresas, é hora de saber como participar dela. Vamos ver, então, quais são os primeiros passos — rumo ao sucesso! — que a sua empresa deve dar:

Como criar uma conta no Instagram?

Ainda não tem um perfil no Instagram? Então vamos lá:

Primeiramente, cadastre-se na rede para criar uma conta e escolha um nome de perfil que represente a sua empresa. O termo que você escolher irá para a URL do perfil, então escolha um nome fácil de lembrar. (Lembrando que você precisará baixar o APP do Instagram, disponível para Android e iOS).

Depois, adicione uma foto de perfil (180x180px), uma descrição e um link para o seu site. Mais uma vez, atente-se para a sua marca, pois todos esses elementos devem estar alinhados com a sua identidade.

Por fim, faça a mudança para um perfil comercial, já que você é uma empresa. Para isso, acesse as configurações da sua conta e clique em “mudar para perfil comercial” no menu. Importante: isso só é possível para negócios que têm página no Facebook.

Pronto! Agora você já pode começar a publicar e interagir no Instagram.

OBS.: Antes de sair postando loucamente na rede, veja nesse post os limites de imagem, texto e vídeo para o Instagram (e outras redes sociais também).

Como conquistar seguidores no Instagram?

Quem não quer seguidores, não é mesmo?

instagram - gif amo seguidores

Na vontade de crescer a base rapidamente, muitos caem na armadilha de comprar seguidores. Só que essa prática traz muitos perfis que não têm interesse na sua marca, não interagem com os seus posts ou são falsos. Sem contar que você ainda pode ser penalizado pela rede.

Então, nem precisamos dizer que essa é uma péssima ideia, né?

Em vez de dar esse tiro no pé, construa a sua base de seguidores conforme as boas práticas da rede.

O Instagram oferece opções de publicidade para aumentar seu alcance rapidamente, mas você também pode crescer organicamente com boas publicações e interações.

Principais funcionalidades do Instagram

Agora, vamos ver as principais funcionalidades que o Instagram oferece:

Publicação de fotos, vídeos e carrossel: A essência do Instagram é o compartilhamento de fotos. Porém, em 2013, ele passou a permitir vídeos (de até 1min) e, em 2017, carrosséis de imagens (de até 10 fotos ou vídeos).

carrossel instagram

Imagem: ADNews

Filtros e edições: Ao publicar fotos ou vídeos, você poderá aplicar filtros e fazer edições que tornarão as imagens muito mais atrativas. Atualmente, 40 filtros estão disponíveis.

Geolocalização: O Instagram também permite que você adicione a localização de uma publicação.

Marcações: Se outras pessoas aparecem na sua foto, você pode marcá-las no post. Essa publicação, então, aparecerá também no perfil delas, em uma aba específica.

Compartilhamento: No momento de publicar, é possível compartilhar o post no seu perfil em outras redes, como Facebook, Twitter e Tumblr.

Stories: As Stories foram lançadas em 2016, inspiradas no sucesso do concorrente Snapchat. São publicações que duram apenas 24h e podem ser personalizadas com frases, filtros, emojis, máscaras e figurinhas sobre as imagens. Também permite fazer transmissões ao vivo.

instagram stories - ganhar mais likes no Instagram

Salvar: Caso você veja um post que precisa ser guardado ou merece ser lembrado daqui a um tempo, você pode salvá-lo, e ele aparecerá na aba “Salvos”.

Explorar: Na aba de pesquisa, é possível buscar por perfis, hashtags e locais, assim como receber sugestões do Instagram sobre posts de quem você ainda não segue.

Instagram Direct: Esse é o recurso de inbox do Instagram, para enviar mensagens diretas a algum perfil.

Instagram Ads: Para perfis de negócios, o Instagram permite a criação de anúncios. Em breve vamos ver todos os detalhes sobre isso.

Essas são as principais funcionalidades que podem ser úteis para a sua empresa. Mas fique sempre de olho na rede para não perder nenhuma novidade, pois as atualizações são constantes.

***

Se você chegou até aqui, já sabe, digamos, o fundamental sobre a rede. Mas, para saber tudo sobre o Instagram (e conseguir ter retorno por lá), você vai precisar saber como fazer marketing no Instagram. Continua com a gente!

Marketing no Instagram: como as empresas estão usando a rede social para gerar novos negócios?

Depois da compra do Instagram por Mark Zuckerberg, a rede se tornou ainda mais relevante para os negócios. Se antes a sua marca já conseguia se aproximar dos consumidores, agora existem muitas outras funcionalidades para fortalecer esse relacionamento.

Para isso, além de poder investir em publicidade, você também pode fazer Stories, Lives, vídeos, carrosséis, entre outros diversos formatos.

Tudo isso serve para engajar o público em torno da sua marca, mas também trabalhar o branding e até gerar leads e vendas. Os resultados, porém, dependem de uma boa estratégia para o Instagram, com a definição de objetivos, métricas e cronogramas.

É o planejamento que dá a base para o sucesso da sua presença na rede, com consistência e coerência, gerando impacto positivo para o negócio.

Instagram for Business

Anteriormente, perfis pessoais e empresariais não eram diferenciados no Instagram. Porém, as empresas passaram a demandar algumas funcionalidades específicas, que permitissem gerar mais oportunidades de negócios na rede.

Em 2016, então, foi lançada uma atualização marcante: o Instagram for Business. Com ele, os negócios podem agora migrar para perfis comerciais, que dão acesso a ferramentas essenciais para aumentar o alcance e otimizar a performance na rede social.

Uma delas é a possibilidade de inserir opções de contato (telefone, e-mail e endereço) nos perfis comerciais, o que não é possível nos perfis pessoais. Assim, o consumidor interessado na sua marca pode falar com você facilmente.

Também se abriram as possibilidades de anunciar no Instagram e de avaliar métricas mais significativas sobre a performance na rede. A seguir, você vai saber mais detalhes sobre essas funcionalidades.

E, fica a dica: vale a pena acompanhar o blog oficial do Instagram for Business para ficar por dentro das novidades e cases voltados para negócios.

Anúncios no Instagram

O Instagram oferece a possibilidade de crescer seu perfil organicamente. Porém, o investimento em anúncios na rede pode potencializar ainda mais os seus resultados. Entenda melhor agora como funciona:

Benefícios de investir em Instagram Ads

instagram ads - tudo sobre o instagram

Imagem: ADNews

Já dissemos aqui: o Instagram é a segunda rede social com mais usuários ativos do mundo, atrás apenas do Facebook. Portanto, a plataforma de anúncios do Instagram oferece uma base enorme de consumidores para aumentar o alcance, o reconhecimento e as conversões da sua marca.

Porém, é impossível (e inviável) anunciar para todo mundo. Por isso, o Instagram oferece várias opções de segmentação do público com base no perfil, interesses e comportamentos dos usuários. Assim, você atinge apenas quem deseja para alcançar os objetivos da sua estratégia.

Além disso, um detalhe muito importante diferencia os posts pagos: a possibilidade de incluir uma chamada para ação clicável nos anúncios. Assim, você consegue inserir um link para uma página de venda ou um botão para entrar em contato, por exemplo, e direciona o usuário para a conversão desejada.

Possibilidades de anúncios. Como anunciar no Instagram?

Quem já está acostumado a anunciar no Facebook não terá dificuldades em fazer isso também no Instagram, pois as ferramentas são as mesmas. No Gerenciador de Anúncios, basta você integrar a sua conta do Instagram e selecioná-la como um dos posicionamentos do anúncio.

Também é possível anunciar diretamente no aplicativo, pelo botão “promover”, porém as opções de configuração são mais limitadas.

Na hora de configurar a sua publicidade, você pode selecionar qual resultado deseja para o seu negócio, entre as seguintes opções:

  • Reconhecimento: Reconhecimento da marca ou Alcance.
  • Consideração: Tráfego, Envolvimento, Instalações do Aplicativo, Visualizações do vídeo, Geração de cadastros ou Mensagens.
  • Conversões: Conversões ou Vendas do Catálogo.

Ao escolher um desses objetivos, a plataforma otimiza o desempenho com foco no resultado que você deseja. Por exemplo, se você quer Tráfego, talvez não tenha tanto Envolvimento, pois o Instagram vai priorizar quem clica no link, não tanto quem curte ou comenta o post.

Os anúncios do Instagram aparecem no aplicativo como posts patrocinados, em quatro diferentes possibilidades de formatos:

  • Foto
  • Vídeo (até 1min)
  • Carrossel (até 4 fotos ou vídeos)
  • Stories

Aqui, vale um destaque para os Stories Ads — funcionalidade que foi liberada em março de 2017. Mais de 300 milhões de pessoas usam o Instagram Stories, então o potencial de alcance é enorme. Além disso, a mídia ocupa a tela inteira do celular, o que torna a experiência com o anúncio mais imersiva e gera mais envolvimento com o público.

Métricas do Instagram

Com o surgimento do Instagram for Business, as métricas para acompanhar o desempenho dos posts no Instagram se tornaram mais completas e acessíveis.

Antes, apenas curtidas, comentários e visualizações podiam ser avaliados. Agora, outros dados ainda mais relevantes estão disponíveis. Eles ajudam a conhecer melhor os seus seguidores e saber quais posts têm melhor performance junto a eles.

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Conheça agora as principais métricas do Instagram:

Informações sobre os seguidores: gênero, idade, localização e dias da semana em que estão mais ativos no Instagram.

Informações sobre publicações: impressões, alcance, envolvimento, curtidas, comentários e posts salvos.

Informações sobre Stories: impressões, alcance, toques para avançar, toques para voltar, saídas, respostas e deslizadas.

Para ter acesso a essas métricas, é só ir até o seu perfil comercial do Instagram e clicar no ícone com quatro barrinhas, que fica no canto superior direito da tela. Você também pode clicar em “visualizar informações” em cada post para ver os dados individuais das publicações.

Além disso, quando você cria uma campanha de anúncios para o Instagram, as métricas de desempenho podem ser avaliadas diretamente no Gerenciador de Anúncios.

Boas práticas para o marketing no Instagram

Agora que você já conhece as principais funcionalidades e possibilidades do Instagram, já deve estar a fim de colocar a mão na massa, né?

Mas, antes, confira algumas dicas para obter os melhores resultados na rede:

Seja uma marca autêntica

O Instagram não é o melhor lugar para usar fotos compradas em bancos de imagens ou para replicar o panfleto impresso da sua empresa.

O que as pessoas querem ver é a essência da sua marca. Por isso, essa é uma boa oportunidade para torná-la mais humana e próxima dos consumidores. Então, invista em conteúdos autênticos, que gerem identificação com o público, e não distanciamento.

Interaja com os seguidores

Não seja apenas um publicador de posts que não dá ouvidos aos seguidores. Redes sociais foram criadas para conectar as pessoas e estreitar relacionamentos.

Portanto, você também deve responder comentários e mensagens, republicar posts de usuários, seguir outros perfis e curtir outras publicações. Os consumidores gostam de ser ouvidos e valorizados pelas marcas que eles admiram.

Explore os diferentes formatos

Neste post, você conheceu diversos formatos de publicação do Instagram, como fotos, vídeos, carrosséis, Lives e Stories.

Cada um deles tem suas particularidades e geram impactos diferentes, então você pode mesclar publicações de diferentes formatos para obter os melhores resultados. Experimente as possibilidades e entenda quais têm melhor aceitação junto ao seu público.

Construa a bio do perfil com atenção

A bio do perfil — composta de foto, descrição e link — pode parecer um detalhe, mas é importante saber usar esse pequeno espaço a seu favor.

Na foto (redonda) e na descrição (com limite de 150 caracteres), use elementos que caracterizem a sua marca. Além disso, escolha um link importante para direcionar os usuários. Muitas empresas usam esse elemento de outra forma: já que os posts orgânicos não incluem link, a solução é indicar, na legenda do post, que as pessoas cliquem no “link na bio”.

Capriche na qualidade dos posts e imagens

Lembre-se de que o Instagram é uma rede social que prioriza a estética. Por isso, todas as atenções se voltam para as imagens, que devem encantar os usuários.

Na hora de produzir uma imagem, você pode contar com um fotógrafo ou um designer. Mas não tenha medo se precisar fazer produções caseiras. Elas podem ser ainda mais interessantes — desde que você tenha sempre um cuidado com a qualidade.

Atente-se também aos tamanhos recomendados para os posts da linha do tempo (1080×1080 pixels) e das Stories (1080×1920 pixels). E, no caso de anúncios, não abuse de textos na imagem, que prejudicam o alcance do post.

Faça uma boa segmentação para os anúncios

Para aproveitar melhor o potencial do Instagram Ads, você precisa explorar os recursos de segmentação do público. Eles ajudam a otimizar o desempenho das campanhas, por atingirem apenas os seguidores desejados.

Existem inúmeras opções de segmentação. A integração com o Facebook permite que praticamente qualquer dado que uma pessoa fornece na rede — gênero, idade, localização, páginas curtidas, dispositivos usados etc. — seja usado como filtro.

Conheça os influenciadores digitais do seu mercado

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas pelos influenciadores digitais, que são considerados as celebridades atuais, com uma legião de fãs e seguidores.

A sua marca também pode aproveitar o poder de alcance e engajamento desses perfis. É só compreender quem são as personalidades com maior influência no seu mercado e estabelecer uma parceria comercial com elas.

Adote uma boa ferramenta de gerenciamento de redes sociais

O Instagram é um aplicativo para celular, e boa parte das ações só pode ser feita em dispositivos móveis. Porém, no caso de empresas, agilidade e praticidade são essenciais para profissionalizar a atuação nas redes sociais.

Por isso, conte com uma boa ferramenta de gerenciamento de redes sociais, que permita programar posts, responder mensagens e analisar relatórios, entre outros recursos. Assim, você otimiza sua rotina e aumenta sua produtividade com a gestão de todas as redes sociais — inclusive o Instagram — em uma única plataforma.

Então, gostou de saber tudo sobre o Instagram? Agora você já pode começar a usá-lo estrategicamente na sua empresa. Essa é uma oportunidade valiosa para se aproximar do seu público, fortalecer a sua marca e gerar resultados positivos para o seu negócio.

Agora, se você ficou com alguma dúvida ou quer nos falar sobre a sua experiência, deixe um comentário para a gente conversar um pouco mais sobre o Instagram!