Tire todas suas dúvidas sobre o que é Twitter e comece a usá-lo na sua estratégia de marketing

O que é o Twitter

Um espaço para interações curtas e rápidas? Uma rede social para reclamar de absolutamente tudo? Um local para conhecer todos os memes antes deles perderem a graça? Afinal de contas, o que é o Twitter? 

O Twitter ganhou popularidade no Brasil em 2008 e, desde então, vem crescendo anualmente. Segundo a companhia, em 2020, a rede social alcançou a marca de 186 milhões de usuários em todo o mundo, um aumento de 34% se comparado a 2019. 

São tantas conversas dentro da rede social, que é difícil não se perder. Por isso, se você é responsável por uma empresa ou quer usar o Twitter como ferramenta de marketing, conhecer a plataforma é essencial para o sucesso das suas ações! 

O que é Twitter? 

O Twitter é uma rede social que simula um blog pessoal. A plataforma oferece um espaço de 280 caracteres para você mandar mensagens sobre “O que está acontecendo?” para todos os seus seguidores. No Twitter, essas mensagens são chamadas de “Tweet”. 

Basta você escrever o seu texto e clicar no botão “Tweet” para a sua mensagem ser espalhada pela rede social e começar a impactar as pessoas.  

As notícias que correm no Twitter são dinâmicas e rápidas. Por ter um espaço curto para escrever — na “era glacial” do Twitter eram apenas 140 caracteres — as pessoas acabam sendo mais objetivas e indo direto ao ponto. 

Por conta desse dinamismo, o Twitter passou por diversas atualizações, inovando a maneira de se comunicar ao longo dos anos. Além disso, por ter tantas informações, ele consegue pautar os jornais e lançar notícias em primeira mão, como foi no caso da Michael Jackson que teve a morte anunciada 45 minutos antes no Twitter do que nos jornais. 

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A história do Twitter 

O Twitter foi criado em 2006 por Jack Dorsey, Noah Glass, Evan Williams e Biz Stone, quatro sócios visionários do Vale do Silício (Estados Unidos). 

Antes de conseguirem sucesso com o Twitter, eles tiveram alguns tropeços e dificuldades para criar uma rede social. Nem a experiência com a criação do Blogger, ou anos de trabalho no Google, deram para Evan Williams e Biz Stone a bagagem necessária para acertar de primeira. 

Depois de saírem do Google, os dois sócios criaram a Odeo, uma empresa de podcast que  não foi para frente. O que foi ótimo já que, depois disso, eles se uniram a Jack Dorsey e Noah Glass para criar o Twitter. 

O significado da palavra Twitter 

Não foi de primeira, também, que os quatro sócios acertaram o nome da rede social. Inicialmente chamada “Status”, a rede social era apenas uma plataforma de envio de SMS pelo celular  daí o limite em 140 caracteres no início da história do Twitter! 

O que é o Twitter? - status

O tempo passou e, após uma busca por nomes parecidos no dicionário, os sócios encontraram o termo “Twitter”, que significa “uma pequena explosão de informações” e “pios de pássaros”. Tudo a ver com a rede social, né? 

Mas foi apenas em 2007, durante o festival de música e novos talentos South by Southewest (SXSW), que o Twitter ganhou popularidade.  

No evento, foram dispostas enormes telas que mostravam, em tempo real, as mensagens do Twitter. O sucesso foi tão grande que o volume de postagens na rede social triplicou durante o evento. 

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Para que serve o Twitter? 

O Twitter serve para aproximar todos os usuários — independente de serem empresas, pessoas famosas ou anônimos. As interações são liberadas, fazendo com que você possa entrar em contato com qualquer pessoa da rede social — exceto com usuários bloqueados. 

O Twitter se tornou um espaço para compartilhar momentos, fatos que estão acontecendo em tempo real, eventos que estão rolando na televisão, memes e até mesmo conteúdo pessoais. 

Diferente do Facebook e Instagram, o algoritmo do Twitter não gera dificuldades na entrega das mensagens — pois não há limitação feita para aparecer na timeline dos seguidores. Todos os seus seguidores recebem o seu conteúdo, independente de interagirem frequentemente com você ou não.  

A diferença é que, por conta do volume de mensagens, o seu tweet pode ficar perdido na timeline. Mas existem diferentes formas de criar uma mensagem atraente para se destacar — como veremos mais abaixo. 

Como criar um Twitter? 

Se você ainda não está fazendo parte do Twitter, vamos ensinar o passo a passo de como criar o seu perfil! 

O passo zero é bem simples, só acessar o endereço: www.twitter.com.br. 

Definsua @ 

No Twitter as interações são feitas por menções ao seu “@”. Ela não é — ou não precisa obrigatoriamente ser — o nome do seu perfil, mas sim uma forma como as pessoas vão poder te encontrar na rede social. 

São 15 caracteres reservados para você definir como será a sua @, podendo usar caracteres especiais como “_”, “-“ ou números. 

Escolho nome do seu perfil 

O nome do perfil fica em destaque na sua conta do Twitter. Em todos os tweets, ele aparecerá acompanhado com a sua @ e estará destacado em negrito. 

Ao contrário da @, o nome de perfil pode ser alterado sempre que você achar necessário, sem prejudicar as menções feitas pelos seus seguidores e outros usuários. 

Além disso, você tem mais caracteres à disposição para definir o nome, podendo inclusive utilizar emojis. 

Defina a foto de capa para o Twitter 

Uma forma de gerar imediata identificação com os usuários da rede é por meio da capa do TwitterEla pode ajudar você a ditar o tom que será utilizado na rede, mostrando para as pessoas se você é uma pessoa mais bem humorada, sarcástica, criativa etc. 

A imagem para capa precisa ter 600 x 200 pixels de dimensão, por isso não vale a pena fazer artes que sejam pesadas e fiquem distorcidas no header do seu perfil. 

Escolha a foto de perfil 

A foto de perfil do Twitter é muito importante. Ela vai acompanhar todas as suas mensagens na rede social, por isso precisa ser algo que gere imediata identificação com o seus seguidores e outros usuários. 

No Twitter há muitos perfis que optam por colocar fotos de desenhos e animações, o que pode gerar desconfiança, visto que há muitos bots e robôs que escondem sua imagem para espalhar notícias falsas ou negativas — a onda de fake news foi tamanha que o Twitter lançou uma funcionalidade para detectá-las. 

Faça um tweet fixado 

Outra maneira de fazer o seu perfil ter uma boa apresentação para os usuários é por meio de um tweet fixado. É uma mensagem que fica “presa” no topo do seu perfil, não indo para baixo depois que você postar um novo conteúdo. 

No tweet fixo você pode colocar uma arte sobre a empresa, uma promoção do momento, uma ação que está em alta, um vídeo institucional etc. 

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Como colocar bio no Twitter? 

bio do Twitter serve para você se apresentar para as pessoas, podendo utilizar o espaço para fazer links interessantes e gerar engajamento em outras páginas. 

O espaço não é muito grande, portanto, seja direto. Coloque as informações de forma clara e objetiva. 

Para contas de empresas, a bio é um espaço muito importante. Além de validar que o perfil é mesmo da marca, você pode aproveitar o espaço para gerar tráfego para o seu site — basta colocá-lo como link.  

bio ajuda o algoritmo do Twitter identificar a sua conta e apresentá-la para outros usuários que não estão te seguindo ainda.  

Como ser verificado no Twitter? 

A verificação no Twitter é uma maneira de certificar que o seu perfil é relevante. O símbolo azul dá credibilidade, validando que se trata de uma conta oficial de uma personalidade, marca ou empresa. 

No começo, a rede social não tinha uma política tão específica para receber a verificação. Os perfis que entrassem em contato por meio do site da rede social, já poderiam contar com o símbolo.  

Atualmente, essa realidade é diferente. Para conseguir a verificação, o perfil precisa ter os seguintes dados informados: 

  • número de telefone e endereço de e-mails verificados; 
  •  biografia; 
  •  foto de perfil; 
  • data de aniversário (caso seja um perfil pessoal); 
  • website; 
  • tweets definidos como público nas configurações pessoais. 

Outra especificação que o Twitter determinou para conseguir essa validação foi a obrigatoriedade de o perfil ter alguma relevância social. Ou seja, precisa ter algum tipo de envolvimento com o público e considerável número de seguidores — o Twitter não fala a quantidade exata ou uma estimativa de quantos seguidores você precisa ter para ser validado. 

Cumpridas essas obrigatoriedades, você pode submeter o seu pedido para receber a verificação e aguardar a aprovação da rede social. 

Com uma conta verificada, o seu perfil pode ser utilizado normalmente, só que com mais credibilidade para os seguidores.  

Como funciona o Twitter? 

A rede social é bem simples e intuitiva, mas para saber como usar o Twitter é importante conhecer algumas palavras, funcionalidades e técnicas específicas para a plataforma. 

Seguidores 

A primeira coisa que você precisa saber é que “seguir” é uma coisa natural no Twitter. E isso não é para te gerar medo de stalkers, nem preocupação com pessoas te vigiando.  

Seguidores são as pessoas que estão acompanhando o seu perfilAo te seguir, eles começam a receber os seus conteúdos e mensagens na timeline.  

Você também pode “seguir de volta” essas pessoas, tendo uma lista de “seguidos” e outra de “seguidores”. 

Reply 

O Reply é representado pelo balão, sendo uma maneira de fazer interação direta com aquela mensagem em específico. Quando algum seguidor clica nesse botão, ele poderá responder com uma nova mensagem de 280 caracteres ou adicionar as mídias que julgar necessário. 

Até mesmo a pessoa que é dona do tweet pode clicar no Reply para escrever uma nova mensagem, dando continuidade na conversa que estava no conteúdo original.

O que é Twitter: destaque para os quatro símbolos de interação que aparecem em cada uma das mensagens tweetadas no Twitter, um balão, uma caixa formada por duas setas, um coração e uma seta saindo de dentro de uma caixa.

reply é uma das formas de interação com um tweet, cada mensagem oferece também outras maneiras de interagir: a curtida, o compartilhar — via direct menssage, cópia do link do tweet ou adicionar ao bookmark — e o Retweet. 

Essas opções aparecem abaixo de cada mensagem feita por símbolos de um balão, de um quadrado formado por duas setas, de um coração e de uma seta saindo de uma caixa. 

Retweets 

Retweet é representado pelas setas formando o quadrado e, ao clicar, você replica o tweet original dentro do seu perfil. É uma maneira de trazer para os seus seguidores, o conteúdo de outra pessoa que você achou interessante compartilhar.  

Existem duas formas de dar RT em um tweet: com e sem comentário. Na primeira, você poderá adicionar um texto de até 280 caracteres e/ou uma imagem na hora de “retuitar”. 

Na segunda, você faz o Retweet sem adicionar nada, apenas trazendo para os seus seguidores a mensagem original de outra pessoa. 

Ao ganhar Retweets a sua mensagem da sua marca é espalhada para mais pessoas, além daquelas que já seguem o seu perfil. 

Curtir 

O coração representa a curtida no tweet. Todos os tweets curtidos pelos seus seguidores, leva a mensagem original para a timeline de quem te segue, mostrando para um maior número de pessoas. 

Compartilhar ou adicionar ao Bookmarks 

A quarta e última forma de interagir diretamente no tweet é o compartilhamento. Ele pode ser feito de diferentes formas:  

  • por mensagem direta, a pessoa encaminha o seu tweet para um dos seguidores dela sem ser pela timeline; 
  • por cópia do link do tweet, assim a pessoa pode mandar por mensagens no WhatsApp, por exemplo; 
  • ou adicionar ao Bookmarks, dessa forma o tweet fica salvo para a pessoa que pode visualizá-lo quando quiser. 

Menções 

Outra forma dos seus seguidores interagir com você é por meio das mentions (menções). 

Para isso, a “@” que você definiu no momento de fazer a sua conta é essencial. Afinal, é ela quem vai ser utilizada para indicar uma menção direta para o seu perfil. 

Para fazer uma menção é muito simples: basta escrever “@” e adicionar o da pessoa ou marca que você deseja marcar na sua publicação.  

Com a menção direta, a pessoa receberá uma notificação assim que entrar na rede social. Podendo interagir com a sua mensagem. 

Hashtags no Twitter 

Elas estão presentes no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e, também, no Twitter. Mas o uso das hashtags no Twitter precisa ser bem estratégico para… ou porque. 

As hashtags são caminhos para que o seu público te encontre de uma forma mais rápida e fácil. Além disso, no Twitter, elas podem estar envolvidas com grandes ações que estão acontecendo em tempo real. 

O lançamento de um novo programa, o começo de um reality show, uma grande apresentação musical. Tudo isso oferece oportunidades de hashtags e conteúdos que vão te colocar em evidência. 

Como o espaço é limitado em números de caracteres, a dica é não utilizar mais do que duas hashtags por publicação — e isso vale para o marketing, quanto menos hashtags você utilizar, melhor 

Twitter Moments 

Como falamos, o Twitter é uma rede que te permite ficar pode dentro do que está rolando no mundo. O Twitter Moments mostra, por meio de tweets organizados em tempo cronológico, o que está acontecendo em tempo real. 

Você pode criar o seu próprio Moment, dando um título e uma descrição e acrescentando um tweet próprio dentro de uma temática de assunto que deseja acompanhar. 

Há duas formas diferentes de criar o seu Moment: 

  • pela aba “Moments” na rede social; 
  • pelos detalhes de um Tweet. 

Threads do Twitter 

As threads do Twitter são o recurso mais atual na plataforma. Elas servem para organizar uma conversa, criando um fio de tweets que tenham informações relacionadas. 

Como há um espaço limitado em 280 caracteres, nem sempre é possível contar toda a história que você deseja. Afinal, não há objetividade no mundo que consiga resumir alguns acontecimentos e fofocas. 

Por isso, as threads são perfeitas. Elas ajudam manter a conversa dentro de uma sequência de tweets, organizando toda a informação e facilitando a interação do público.  

Por exemplo, os seus seguidores podem dar RT apenas no primeiro tweet da sua thread, ao clicar nele, as pessoas poderão ver toda a sequência e ler todo o conteúdo que você produziu. 

Listas do Twitter 

Imagina conseguir organizar todos os perfis de pessoas e celebridades por grupo de interesse ou temática? Isso é possível com as listas do Twitter. 

Criar listas é uma maneira de reunir perfis que você segue,ou não, dentro de uma categoria. Assim, basta acessá-la para você ver as informações das contas selecionadas. Você não perde os tweets que realmente deseja acompanhar 

Além disso, se você representa uma empresa, pode organizar listas de pessoas que são amantes da marca ou que são “haters. Fica mais fácil conseguir monitorar as informações sobre o que estão falando de você e agir, caso seja necessário. 

Twitter Cards 

Quem usava o Twitter lá em 2009 sofria com o pequeno espaço de caracteres para escrever. A situação era ainda pior quando você compartilhava um link, pois não havia muitos encurtadores na época. 

Cada letrinha do link era descontada no número de caracteres do tweet, dificultando qualquer tipo de compartilhamento. 

O Twitter Cards veio para resolver essa questão. Ele substitui o link por uma imagem — podendo ser um vídeo no YouTube ou uma arte do post que é compartilhado — permitindo que você ainda tenha 280 caracteres disponíveis para escrever.  

Existem quatro modelos diferentes de Cards: 

  1. cartão de resumoele aparece com o compartilhamento de posts e matérias. É caracterizado por um título, uma descrição e uma imagem do conteúdo; 
  2. cartão de aplicativo: quando seu aplicativo está disponível no Google Play ou App Store, o link textual é substituído por uma imagem com título e pequena descrição automaticamente no tweet; 
  3. cartão de player: ao compartilhar um vídeo de plataformas como o YouTube, a pessoa pode visualizar uma prévia do conteúdo com um clique; 
  4. cartão de geração de leads: ele é feito para chamar a atenção dos seus seguidores para baixar algum produto ou material, o tweet é expandido e o usuário vê a oferta com uma call-to-action (chamada de ação). 

Unfollow no Twitter 

Quando você está seguindo alguém, consegue visualizar as mensagens na sua timeline e ver todos os tweets da pessoa se entrar direto no perfil dela. 

Agora, se você está insatisfeito com alguma pessoa, não se identifica mais com o que ela está postando ou algo parecido, a melhor saída é o botão do “unfollow”. 

Para deixar de seguir uma pessoa no Twitter, você entra no perfil dela e vai até o botão escrito “following”, que fica no menu principal. Ao passar o seu cursor sobre ele, o botão muda para a opção “unfollow.

O que é Twitter: foco no botão de unfollow, que fica em tom rosado quando você coloca o cursor do mouse sobre ele.

Agora é só clicar e praticar o livramento na rede social! 

Fleets do Twitter 

Houve um tempo na Internet em que o Story se tornou uma verdadeira tendência. Muitas redes sociais começaram a ganhar uma versão do recurso: Instagram, Facebook, WhatsApp. 

Era tanta gente fazendo Stories que, se você piscasse, era possível que a funcionalidade fosse disponibilizada no seu refrigerador. (, eu  brincando). 

O Twitter também entrou nessa onda. O Fleets do Twitter tem a mesma função e mecanismo do Stories do Instagram, por exemplo.   

A imagem publicada fica disponível por 24 horas, podendo ser visualizada pelas pessoas que acessam a rede social. Maspor enquanto, a única forma de ver os Fleets é pelo mobile. 

Memes no Twitter 

Você já passou pela situação de ver um amigo rindo horas de uma piada que você já ouviu há dias? Se você é a única pessoa do seu grupo que tem uma conta no Twitter os memes devem ser isso para você. 

Os memes no Twitter viralizam com uma intensidade muito rápida — até mais do que se comparado a outras redes. Por isso que chega a ser comum que algum amigo te mande um inbox no Instagram de um meme que você já viu há tempos em um tweet. 

Isso porque a rede permite que esse tom de brincadeira seja comum, tanto que foi palco de diversas disputas “memais” entre o Brasil e outros países. 

Banner Workflow Redes Sociais imagem de um banner convidando a pessoa para clicar e testar gratuitamente a mLabs.

O que é DM no Twitter? 

Se você não quer escrever uma mensagem na sua timeline para alguém, o Twitter oferece outra opção: a Direct Message (DM). 

A DM é um recurso para mandar uma conversa só entre você e a pessoa. A caixa de mensagens fica disponível no canto inferior esquerdo para quem usa o Twitter no desktop. Ao clicar, aparecem as últimas mensagens trocadas. 

Para criar uma nova mensagem, basta clicar no botão em formato de envelope com o sinal de “+”. Você seleciona a pessoa que quer mandar a mensagem e escreve. Não há limites de caracteres nas DMs! 

Outra forma de você acessar essas mensagens é por meio do menu principal que fica no canto esquerdo:

O que é Twitter: Menu principal do Twitter que fica no canto esquerdo da tela do computador. A opção de "mensagens" é a quarta que aparece na lista e direciona para as DMs.

Como esse espaço é mais pessoal e próximo, muitas empresas aproveitam para usar como canal de relacionamento com os clientes. Assim, é possível resolver qualquer pendência sem alarde. 

Como mandar mensagens no Twitter para não seguidores? 

Você também pode mandar mensagens diretas para quem não é seu seguidor. Mas há uma diferença na notificação. 

Enquanto as mensagens encaminhadas para os seus seguidores geram uma notificação, as DM encaminhadas para outros usuários não são notificas. Elas ficam armazenadas como “pendentes”, esperando pela aprovação do usuário. 

Apenas quando o usuário aceita é que a DM poderá ser lida na íntegra pela pessoa. 

Como privar o Twitter? 

Se você não quer que as pessoas tenham acesso fácil às suas postagens no Twitter existem algumas maneiras para privar a sua conta. 

Se for algo muito específico, você pode ir até o perfil da pessoa e bloquear. Dessa forma, ela não poderá acessar as suas atualizações, nem mesmo a sua página.  

Agora, se você quer manter todas as suas publicações fechadas para apenas os seguidores aprovados, você deve modificar a privacidade do seu perfil. 

Para fazer isso é muito simples: 

  1. vá até as configurações “Privacidade e segurança”; 
  2. em “Privacidade dos Tweets”, marque a caixa ao lado de “Proteger meus Tweets”; 
  3. clique em salvar ao final da página; 
  4. digite a sua senha para confirmar a alteração. 

Agora os seus tweets estão todos protegidos 🔐. Com essa proteção, suas publicações não podem mais ser retweetadas, afinal a mensagem se espalharia para um grupo de pessoas que você não aprovou como seus seguidores. 

O que postar no Twitter? 

O Twitter é um espaço bem eclético para informações, perfis e formatos de publicações. Ele permite postar imagens, GIFs, vídeos, notícias etc.  

E você não precisa postar apenas uma foto. É possível carregar até quatro imagens diferentes, criando um pequeno carrossel — isso é muito utilizado em brincadeiras e correntes que rolam por lá. 

Se você utiliza Twitter para empresa é importante pensar em como todos esses recursos podem ajudar na divulgação da sua marca. 

O tom de voz da empresa precisa estar presente em todos os tweets e interações. O público precisa saber como fazer para entrar em contato com a sua @ — se de forma mais descontraída ou séria, se pode usar memes ou não etc. 

Agora, se a sua conta é pessoal, você pode aproveitar todas essas possibilidades para criar um perfil que mostre como você realmente é. Pense, a rede não é focada em fotos, mas sim em conteúdo mais diversos. 

O que é engajamento no Twitter?  

Em toda a estratégia de marketing pensada para as redes sociais, o engajamento se faz importante. O engajamento no Twitter acontece por meio das funcionalidades e alternativas oferecidas a cada tweet. 

Não basta apenas ter muitos seguidores, é importante conseguir envolvê-los com suas publicações. Incentivando uma interação que pode acontecer por meio de: 

  • curtidas; 
  • retweets; 
  • respostas; 
  • clique no link; 
  • clique na hashtag; 
  • clique na mídia (fotos e vídeos). 

Essas métricas ajudam a calcular a taxa de engajamento em cada uma das suas mensagens, aumentando o alcance do post. 

Quando uma pessoa curte a sua publicação ou dá RT, ela leva o seu conteúdo para mais pessoas. Dessa forma, o seu alcance aumenta, superando os seus seguidores e impactando os seguidores dos seus seguidores. 

Como ganhar seguidores no Twitter?  

O número de seguidores não deve ser a métrica principal da sua estratégia no Twitter, mas ele potencializa o engajamento das suas publicações. 

Para conquistar alcance e autoridade você precisa de seguidores ativos e engajados nas suas publicações. Para ganhar mais seguidores no Twitter que se envolvam com os seus tweets, é preciso ter conhecimento das pessoas certas que você procura. 

Para conseguir crescer de forma relevante, você precisa: 

  • conhecer bem a sua persona; 
  • estabelecer uma estratégia com metas claras; 
  • participar das conversas e das discussões que a sua persona; 
  • ter uma produção de conteúdo consistente; 
  • fazer o monitoramento da sua marca na rede social. 

Como remover seguidores do Twitter? 

É comum que entre tantos seguidores, você tenha aqueles que não se envolvem com as suas publicações. No Twitter, também há a possibilidade de você ser seguido por robôs e bots, que não geram engajamento em nenhuma das publicações. 

Para conseguir remover seguidores do Twitter não há uma mecânica tão simples como no Instagram. Mas ainda há uma forma! 

Se você tem intenção de que um perfil deixe de segui-lo, basta você bloqueá-lo e, em seguida, desbloqueá-lo.  

Ao dar “block” no usuário, ele deixará de te seguir, mas não ficará sabendo que foi bloqueado. Dessa forma, dificilmente ele perceberá que deixou de ter você entre os seguidos. 

Para as empresas, não ter bots como seguidores ou perfis que propagem pensamentos ofensivos e agressivos é importante para não associar a marca com valores e ideais que são contrários ao que a empresa prega. 

Como usaas configurações avançadas no Twitter? 

Com o passar dos anos, o Twitter foi aprimorando as opções de configurações para os usuários. Atualmente, é possível escolher diferentes cores para o fundo da rede social, silenciar palavras específicas, modificar o nome de usuário e muito mais. 

Como mudar o meu nome do Twitter? 

Modificar o nome de usuário no Twitter é uma estratégia utilizada por muitas contas. É uma maneira de entrar na onda de algum meme ou assunto do momento. 

Para modificar o nome é muito simples: 

  • na página do seu perfil, vá até editar profile”, no canto superior direito; 
  • no quadro Name, escreva o seu novo usuário, lembrando que são 50 caracteres disponíveis; 
  • clique em salvar. 

Pronto, você já modificou o seu nome! 

Como deixar o Twitter preto? 

O modo de visualização noturno virou uma febre nas redes sociais. Atualmente, quase todas permitem que você as utilize com o fundo preto. 

No Twitter, você tem mais do que uma opção de cores envolvendo o fundo da rede social: branco, cinza e pretoAlém disso, você também pode modificar as cores dos botões que aparecem no seu profile: azul, amarelo, rosa, roxo, vermelho e verde. 

combinação de cores fica ao seu dispor, seguindo a sua preferência. Para fazer essas trocas basta: 

  • clicar nos três pontinhos que aparece no menu principal no canto esquerdo do perfil (quando você usa a rede no computador); 
  • acessar o “Settings and Privacy”; 
  • entre em “Acessibilidade, display e linguagem”; 
  • opte pela aba “display”; 
  • escolha as cores que você quer compor no seu profile. 

Como silenciar palavras ou hashtags no Twitter? 

Se você não gosta de um determinado assunto, ou acredita que os posts sobre ele poderão encher demais a sua timeline desviando sua atenção para o que realmente importa, há uma valiosa opção para silenciar palavras ou hashtags. 

Quando uma palavra é silenciada, os tweets que conterem elas não vão aparecer para você. Criando uma verdadeira “bolha” inacessível para você sobre determinado assunto. 

Para fazer essa seleção você deve: 

  • clicar nos três pontinhos que aparece no menu principal no canto esquerdo do perfil (quando você usa a rede no computador); 
  • acessar o “Settings and Privacy”; 
  • entre em “Privacy and safety”; 
  • opte pela aba “mute and block”; 
  • em seguida, escolha “muted words”; 
  • clique no “+” que fica no canto superior direito da tela; 
  • escreva a palavra e opte por mutar toda a sua timeline ou apenas as notificações, silenciar de todas as pessoas ou apenas das que você não segue e o tempo que essa palavra ficará silenciada. 

Como excluir o Twitter? 

O Twitter também dá a opção de você excluir a sua conta para sempre. Para fazer isso é bem simples: 

  • clicar nos três pontinhos que aparece no menu principal no canto esquerdo do perfil (quando você usa a rede no computador); 
  • acessar o “Settings and Privacy”; 
  • entre em “Your account 
  • opte pela aba “desactivate your account”; 
  • leia os termos e clique em “deactivate”. 

Quando o seu Twitter é apagado, todas as informações são eliminadas 

Como fazer marketing no Twitter? 

Quem trabalha com marketing digital utiliza de diversas ferramentas para se fortalecer: blogs, landing pages, anúncios, redes sociais etc.  

Para fazer marketing no Twitter é importante   traçar a sua estratégia com antecedência para estar onde a sua persona está e, além disso, é preciso conhecer as características da rede social para usá-las ao seu favor. 

E o Twitter oferece ferramentas que podem ajudar bastante no sucesso da sua estratégia de negócio. 

Acompanhe os dados no Twitter Analytics 

Twitter Analytics é uma ferramenta que oferece uma série de informações e dados para te ajudar a entender o perfil dos seus seguidores, conhecer a performance dos seus conteúdos e das ações para melhorar a sua taxa de engajamento. 

Com o Analytics, você consegue descobrir qualabordagem traz mais resultados para usar nos próximos tweets, qual o melhor horário para publicar, qual formato de publicação tem mais aderência e muito mais. 

Essas informações que precisam estar dentro do seu plano de marketing no Twitter, a fim de tornar possível o crescimento da marca na rede social. 

Faça anúncios e campanha no Twitter Ads 

Por meio do Twitter Ads é possível criar anúncios e campanhas de conversão de leads. 

A ferramenta é gratuita e pode ser utilizada para fazer Tweets promovidos, Contas promovidas e Assuntos promovidos. 

Ao investir em campanhas de mídia paga no Twitter você consegue: 

  • aumentar o engajamento nos tweets; 
  • aumentar o reconhecimento da marca; 
  • Conseguir mais cliques ou conversões no site; 
  • ganhar mais seguidores; 
  • Conseguir mais conversões para ações — como fazer a instalação de aplicativo; 
  • e muito mais. 

Para manter-se atualizado e conseguir surfar a onda do que está rolando no momento, você precisa acompanhar os trending topics no Twitter. 

Eles mostram os conteúdos que estão em alta no momento, divido por país e região. Essa lista fica dispnível no canto esquerdo da tela e, ao clicar, você consegue acessar os tweets que estão abordando o assunto. 

Participar do que está sendo abordado em tempo real é uma das maneiras de conseguir mais engajamento e interação no Twitter. Afinal, a rede é feita para abordar assuntos em tempo real. 

5 dicas para potencializar as estratégias de marketing no Twitter 

Existem maneiras práticas para colocar as estratégias de marketing em ação no Twitter. 

Listamos 5 dicas fundamentais para conseguir engajamento e envolvimento com o seu perfil: 

1. Invista em formatos visuais 

Poste vídeos e gifs! Além de ser um formato de maior impacto — ter maior poder de engajamento —, você ganha espaço para dizer ao público o que não cabe nos 280 caracteres! 

Em 2020, o uso de vídeos no Twitter aumentou em 22%, segundo estudo da Socialbakers. E as publicações que contaram com vídeos longos tiveram melhor desempenho em termos de engajamento. 

2. Poste constante e frequentemente 

A timeline do Twitter tem a velocidade da luz. E apesar dessa característica tornar a rede dinâmica e relevante, ela faz do Twitter um desafio para o social media. 

Postar diariamente, com frequência e constância é fundamental para ter resultados por lá. Mas um lembrete: não adianta postar qualquer coisa, hein?  

Às vezes, você ganhará mais retweetando algo que postou no passado  e teve bom engajamento  do que ficar inventando tweets para aparecer na linha do tempo dos seus seguidores. 

Por exemplo, você pode resgatar uma publicação sobre os eventos que a marca participou, marcações que ela recebeu ou informações de nichos de mercado nesses retweets! 

Dedique um tempo para o Twitter na hora de montar seu calendário editorial. 

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3Faça enquetes 

O Twitter também evoluiu suas funcionalidades com a opção de publicar enquetes. Além de estimular o engajamento dos tweets, as enquetes são uma ótima maneira de saber as preferências e dores do seu público. 

É muito simples fazer uma enquete. Na hora que você for fazer um tweet, basta clicar em “Pool” para habilitar a função.

O que é Twitter: imagem de um tweet sendo realizado, com as opções de mídias que podem ser adicionadas, dentre elas uma aba com "pool" que se refere às enquetes.

4Retweete o que for relevante 

Falamos lá em cima que, às vezes, vale mais retweetar um tweet antigo seu do que ficar inventando coisas para postar. 

E isso vale também para os tweets de quem você (ou sua empresa) segue na rede. Sempre que encontrar um conteúdo realmente interessante para sua persona, não ouse em retweetar! 

Além de entregar valor para o seu público, você cria uma oportunidade de se relacionar com o seu público e com influenciadores dele! 

Outra boa é usar o Retweet para conseguir trabalhar com o UGC (User-Generated Content), mostrando como o seu público interage com seus produtos e serviços. 

5Responda retweets e menções 

Na aba “menções” você saberá quem está falando sobre você. E isso inclui quem retweetou um post seu. 

Fique atento a essas menções e responda ao máximo possível! Lembre-se sempre de utilizar uma linguagem e estilo adequados para sua persona. 

Quando a marca faz uma interação direta com um seguidor, promove uma ação de encantamento. A emoção pode ser tão positiva que a pessoa irá retweetar a sua resposta, aumentando ainda mais o alcance do seu conteúdo. 

Entender o que é Twitter é fundamental para conseguir utilizar a rede com toda a sua complexidade e plenitude. Seja para um perfil pessoal ou profissional, o Twitter se mostra uma ferramenta dinâmica e muito participativa. 

Como você tem utilizado o Twitter dentro da sua estratégia de marketing? Deixe o seu comentário para nos contar a sua experiência!

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