O que é o Twitter? Entenda como utilizar a rede social em sua estratégia de marketing digital!

O que é o Twitter

Criado em 2006 por Jack Dorsey, Noah Glass, Evan Williams e Biz Stone, o Twitter é uma rede social ao estilo microblogging (hoje, não tão micro assim).

Apesar da rede ter crescido e ganhado destaque por ser um espaço perfeito para comentar e se inteirar sobre os mais diversos assuntos do mundo no exato momento em que eles acontecem, muitas pessoas (inclusive profissionais do marketing) ainda não entenderam como ela funciona – e como aproveitar – o Twitter para fazer marketing.

Se você é uma dessas pessoas, fique com a gente!

História do Twitter

Como dissemos acima, foi em 2006 que os 4 sócios visionários do Vale do Silício criaram o Twitter.

Mas, como toda boa história, antes deles emplacarem a rede social de sucesso, alguns tropeços e “cabeçadas” aconteceram. Nem a experiência com a criação do Blogger, ou os anos de trabalho no Google deram a Evan Williams e Biz Stone a bagagem necessária para acertar de primeira.

Depois de saírem do Google, os dois sócios criaram a Odeo, uma empresa de poadcasting que simplesmente não foi para frente. O que foi ótimo já que, depois disso, eles se uniram a Jack Dorsey e Noah Glass para criar o Twitter.

A escolha do nome Twitter

Não foi de primeira também que os quatro sócios acertaram o nome da rede social. Inicialmente chamada “Status”, a rede era apenas uma plataforma de envio de SMS pelo celular – daí os 140 caracteres! Seria um WhatsApp com limite de caracteres?

O que é o Twitter? - status

Rascunho do Status, primeira versão do Twitter

O tempo passou e, após uma busca por nomes parecidos no dicionário, os sócios encontraram o termo “Twitter”, que significa “uma pequena explosão de informações” e “pios de pássaros”. Tudo a ver com a rede, né?

Mas foi no ano seguinte, em 2007, durante o festival de música e novos talentos South by Southewest (SXSW), que o Twitter ganhou popularidade. No evento, foram dispostas enormes telas que mostravam, em tempo real, as mensagens do Twitter. O sucesso foi tão grande que o volume de postagens na redes social triplicou nesses dias.

Como funciona o Twitter?

Mais do que uma rede social, o Twitter é uma plataforma de informação instantânea.

Isso significa, na prática, que ele reúne comentários de seus milhares de usuários sempre que alguma coisa no mundo acontece. E, se isso não parece muita coisa para você, pense no que essa rede significa para quem busca informação em tempo real.

Pois é. O Twitter é o lugar perfeito para essas pessoas se informarem. E, obviamente, serão vistas por lá as empresas que puderem conversar com esse público (e entregar valor a ele).

Longe de limitar sua ação, os 280 (finados 140) caracteres do Twitter são um bom desafio para os profissionais de marketing! Utilizar o espaço com criatividade e estratégia é fundamental para quem quer ter bons resultados por lá.

Mas, calma! Nem tudo é texto! Hoje em dia o já twitter permite posts com imagens, vídeos e, voilá: anúncios segmentados.

Funcionalidades do Twitter

Seguidores

o que é o twitter - seguidores

Como você já deve saber, no Twitter não existem solicitações de amizade. Isso significa, que uma pessoa pode ver e seguir suas publicações sem que você, necessariamente, tenha que fazer o mesmo.

Hashtags

Assim como no Instagram, as hashtags são poderosas no Twitter. Ao segui-las, é possível acessar diferentes posts sobre determinado assunto. Pensando no Twitter como uma rede onde os comentários trazem notícias antes mesmo dos jornais, seguir algumas hashtags é uma ótima maneira de manter-se atualizado.

Para as empresas que fazem marketing por lá, aproveitar a onda de usuários seguindo e postando com as hashtags da hora é uma maneira incrível de ganhar visibilidade e começar uma conversa com seu público.

Retweet

O compartilhamento no Twitter acontece pelo comanto RT, ou retweet. Quando alguém retweeta um post, ele está, basicamente, compartilhando o conteúdo (incluindo link, se tiver) do tweet escolhido.

Neste comando, o texto pode ser alterado, mas, fique tranquilo! Indo na opção “menções”, você saberá quem retweetou um post seu ou mencionou seu perfil.

gif retweet - o que é twitter?

Menções

Se você leu o tópico anterior, já sabe o que é essa funcionalidade.

Acompanhando a aba de menções, você saberá quem mencionou seu perfil ou retweetou um post seu. Você também poderá “responder” menções clicando no ícone de resposta, e a mensagem “em resposta a…” aparecerá no seu feed (Sim, a não ser que você envie uma mensagem direta, sua resposta fica pública no feed). Se você receber uma resposta receberá também uma notificação.

Para mencionar algum perfil na rede, você precisará inserir @ antes do perfil citado.

Mensagens Diretas

Como o próprio nome diz, nesta funcionalidade você pode enviar mensagens privadas diretamente para um perfil. Dependendo da sua configuração, pode receber mensagens dos seus seguidores ou públicas.

Periscope

O Periscope é um aplicativo integrado ao Twitter que permite a criação e publicação de vídeos ao vivo no Twitter. Seria uma espécie de live, mas no Twitter. O APP tem versão tanto para iOs quanto para Android.

Moments

o que é o twitter - moments

Lançado em 2015 para ajudar os usuários a encontrarem as melhores histórias e informações sobre os acontecimentos em tempo real, o Moments é um botão localizado no menu de opções do Twitter.

Nele, estão organizadas histórias feitas a partir do compilado dos melhores tweets sobre cada assunto. Os temas das histórias são, comumente, os assuntos mais relevantes do momento. Esses conteúdos também podem ser encontrados por categorias, como notícias, esportes, entretenimento e diversão.

Conversas

No Twitter, é possível participar de conversas em grupos.

Isso acontece por meio do botão “responder”. A diferença de usar esse comando aqui é que, ao contrário de uma menção ou retweet, a resposta vai para todos os membros que estão participando da conversa.

Um recurso de marketing incrível para interagir e conhecer clientes em potencial, não é mesmo?

Localização

Sim, é possível inserir a sua localização no seu tweet. Mas, como essa função vem desativada por padrão para todos os perfis, você precisará ativá-la.

Para isso, ative recurso na própria caixa onde escreve o tweet (na plataforma acessada pela web).

Curtir

No Twitter também é possível curtir tweets e histórias do moments. Para isso, basta clicar no ícone “curtir” (um coraçãozinho), que ficará vermelho confirmando a ação.

Como usar o Twitter?

Como toda rede social, para usar o Twitter, você precisará acessar a plataforma (via web ou baixando o app), e criar sua conta. Tudo muito intuitivo, basta seguir os passos recomendados pela plataforma.

o que é twitter - tela app

Aqui, algumas dicas:

  • Escolha seu nome de usuário estrategicamente. Como o número de caracteres dos posts na rede é limitado, pense em nomes curtos e diretos. Se o seu perfil é empresarial, o ideal é que o nome da empresa seja o do usuário. Se isso não for possível, inclua, de alguma forma, o nome da empresa para facilitar que o perfil seja encontrado quando houver alguma busca.
  • Pense bem antes de escolher seus interesses. O Twitter não pergunta quais são seus interesses aleatoriamente. Além de sugerir possíveis usuários para você seguir, ele organiza os posts que vão aparecer na página considerando também seu apontamento de interesses.
  • Cuide para que sua imagem de capa (e perfil) sejam incríveis. Assim como o Facebook, o Twitter dá aos seus usuários a opção de subir imagens tanto para o avatar (imagem de perfil) quanto para a capa. Além de seguir as recomendações de limite de imagens para a rede, aposte em imagens estratégicas, que passem uma mensagem sobre sua marca e, claro, que tenham ótima qualidade.

O quê postar no Twitter?

Já dissemos aqui que, até pouco tempo atrás, o limite de caracteres dos posts no Twitter era de 140. Mas, a regra mudou.

Além poder postar textos de até 280 caracteres, hoje você também pode postar fotos (até 4 por post), gifs, vídeos e, claro, links. Além dos caracteres, atente-se aos limites de imagens e vídeos da rede.

Lembrando que, de acordo com o próprio Twitter, vídeos e gifs tem taxa de engajamento até três vezes maior que posts com links, textos e imagens apenas.

Como fazer marketing no Twitter?

O Twitter reúne uma legião de usuários em busca de informações e links (sim, as pessoas querem caminhos de onde encontrar conteúdos incríveis). E isso faz dele uma excelente ferramenta para se relacionar com público e construir uma presença online.

Veja abaixo algumas dicas de como fazer marketing no Twitter.

Invista em formatos visuais

Já demos essa dica lá em cima, mas vale repetir o mantra: poste vídeos e gifs! Além de um formato de maior impacto e poder de engajamento, você ganha espaço para dizer ao público o que não cabe nos 280 caracteres!

Poste constante e frequentemente

O conceito de microblogging envolve postagens curtas sobre temas de interesse do público. E as notícias estão aí, sendo espalhadas o tempo todo, sem parar.

Justamente por isso, a timeline do twitter tem a velocidade da luz. E apesar dessa característica tornar a rede dinâmica e relevante, ela faz do Twitter um bom desafio para o social media.

Postar diariamente, com frequência e constância é fundamental para ter resultados por lá. Mas, um lembrete: não adianta postar qualquer coisa, hein? Às vezes, você ganhará mais retweetando algo que postou no passado – e teve bom engajamento – do que ficar inventando tweets para aparecer na linha do tempo dos seus seguidores.

Dedique um tempo para o Twitter na hora de montar seu calendário editorial.

Vá direto ao ponto

Não dá para “encher linguiça” no Twitter! Pense sempre que, para merecer a atenção do público por lá, você terá que entregar conteúdo relevante.

Se o objetivo do seu post é levar o usuário para uma página, diga claramente o que ele vai encontrar clicando no link.

Faça enquetes

O Twitter também evoluiu suas funcionalidades com a opção de publicar enquetes. Além de estimular o engajamento dos tweets, as enquetes são uma ótima maneira de saber as preferências e dores do seu público.

Retweete o que for relevante

Falamos lá em cima que, às vezes, vale mais retweetar um tweet antigo seu do que ficar inventando coisas para postar.

E isso vale também para os tweets de quem você (ou sua empresa) segue na rede. Sempre que encontrar um conteúdo realmente interessante para sua persona, não ouse em retweetar!

Além de entregar valor para o seu público, você cria uma oportunidade de se relacionar com o seu público e também com influenciadores dele!

Responda retweets e menções

Na aba “menções” você saberá quem está falando sobre você. E isso inclui quem retweetou um post seu.

Fique atento à essas menções e responda a todas! Lembre-se sempre de utilizar uma linguagem e estilo adequados para sua persona.

O Twitter também pode te ajudar a:

Gerar engajamento com seguidores

O Twitter é bastante dinâmico e permite mencionar ou contatar diretamente seus seguidores. Explore essas possibilidades com o objetivo de se aproximar das pessoas, fortalecer a relação com seus clientes em potencial e, assim, gerar mais fluxo de visitantes para seus outros canais de comunicação.

Além de desenvolver um trabalho que direcione as pessoas para o seu site ou outras contas nas redes sociais, é possível fortalecer a imagem institucional da sua empresa ao participar das discussões relacionadas ao seu mercado de atuação.

Atrair clientes

Já falamos algumas vezes neste post sobre as hashtags no Twitter. Tudo isso porque elas realmente são importantes, especialmente para atrair clientes em potencial.

o que é twitter - hashtags

Assim como acontece no Instagram, os famosos “jogos da velha” (#) funcionam como verdadeiros motores de busca baseados em palavras-chave. Sempre que algum usuário pesquisa determinado termo na plataforma é direcionado para todas as postagens que utilizaram aquela hashtag.

Justamente por isso, as hashtags te ajudam a ampliar o alcance dos seus posts para que eles possam ser vistos por quem realmente te interessa. Além de buscar possíveis hashtags que façam sentido dentro dos seus objetivos de marketing, você também pode criar marcadores com as palavras-chave relevantes para sua marca.

Segundo o Twitter, uma boa medida é usar, no máximo, duas hashtags por tweet – até porque, se usar muito mais, seu post será só hashtags!

Posicionar sua marca

Um perfil bem trabalhado no Twitter reforça o posicionamento da marca.

Com a possibilidade de participar e discorrer sobre os mais diversos assuntos, as empresas conseguem construir uma imagem relevante, associada a boas práticas de mercado e atualizada com o que acontece no mundo.

Fidelizar clientes

Desde a sua criação, o Twitter se mostrou como um excelente canal de contato entre empresas e consumidores. Por meio dele, as empresas se posicionam sobre serviços e produtos e conseguem obter retorno das suas demandas. Isso faz da rede, inclusive, uma alternativa para serviços de SAC 2.0.

Esse relacionamento mais estreito garante a construção de uma marca mais humanizada, mais próxima de todos, e, com isso, facilita os processos de fidelização das pessoas. O que ajuda a gerar mais negócios.

Pronto para começar? Tem alguma dúvida? Diga pra gente nos comentários?