Tenho certeza de que diariamente você se depara com diversos posts do tipo carrossel no Instagram. O formato se popularizou e tem sido muito utilizado desde o seu lançamento em 2017. E não é à toa que você vê tantas publicações com esse formato: dados mostram um engajamento superior em posts desse formato!
Mas o que exatamente é um post carrossel? Por que incluir esse tipo de postagem no planejamento de conteúdo da marca? Como ter os resultados esperados usando o carrossel no Insta?
Fica aqui com a gente que vamos te contar tudo sobre esse formato além de te dar dicas estratégicas para seu carrossel arrasar no Instagram. 😉
O que é um post carrossel no Instagram?
O carrossel é um formato que permite a publicação de até 10 mídias, tanto imagem quanto vídeo, num único post.
Ou seja, o post carrossel Instagram funciona como se fosse um álbum, com várias imagens/vídeos compilados numa mesma publicação.
Ao inserir as imagens/vídeos no seu carrossel, você pode organizá-las como preferir, escolher a ordem em que aparecem e aplicar filtros em todas as mídias inseridas igualmente ou individualmente.
Para identificar se um post é carrossel ou não, é só verificar o ícone no canto superior direito e arrastar para o lado para conferir todo o conteúdo.
Por que fazer um post em formato de carrossel?
A palavra aqui é versatilidade. Um carrossel permite diversas aplicações, tanto para entrega de conteúdo quanto para anúncios.
Isso já seria um ótimo motivo para adotar o formato, mas temos outras vantagens também.
Dados de performance
De acordo com o Relatório de Engajamento Instagram 2023 feito pela mLabs e DashGoo:
O carrossel possuí a melhor taxa média de engajamento do feed: 7,2%, enquanto fotos são de 5,8% e vídeos 6,3%;
A taxa de engajamento por formato e número de seguidores aponta que o carrossel é a melhor opção para empresas de até 500k de seguidores e para creators de até 100k de seguidores.
Compartilhamento nos stories
Já percebeu que várias páginas de memes usam esse formato para publicar um compilado de memes num mesmo post? O que acontece é que quando alguém se identifica é possível compartilhar nos stories o que faz com que o engajamento e o alcance da publicação aumentem bastante.
Um outro exemplo é de posts que falam sobre signos, em que cada imagem aborda sobre determinado signo. A pessoa que se identifica quer mostrar para seus seguidores e compartilha nos stories. Num geral, isso acontece com qualquer publicação que tem o intuito gerar uma identificação pessoal através das imagens do carrossel.
Compilado de momentos
Já os influencers, usam muito o carrossel para publicar os famosos “dumps” — do inglês, significa “despejo”, e no contexto das mídias sociais, significa um compilado de fotos/vídeos de determinado evento, ou período, como um final de semana ou um mês do ano.
Ao ir em um evento, por exemplo, o influencer usa o formato carrossel para postar diversas fotos e vídeos em uma só publicação. Outro uso comum, é fazer o “dump” do mês, com registros dos melhores momentos do mês que se passou.
Substitui legendas (sim, isso é bom!)
Para as marcas e a galera que trabalha com social media, esse tipo de formato é ótimo para substituir legendas extensas. Isso mesmo!
Pensa só: invés de postar uma única imagem e escrever um texto longo e monótono na legenda, você pode deixar seu post mais atrativo e fácil de ler se você fizer um carrossel e inserir imagens com trechos do texto que seria a legenda. Diversas marcas adotam essa estratégia por reter a atenção do público e fazer com que eles de fato consumam o conteúdo.
Inclusive, também existem dados que comprovam que legendas curtas engajam mais.
Como fazer um post carrossel no Instagram?
Se estiver utilizando o aplicativo para smartphones, basta clicar no ícone “+” para criar uma nova postagem.
Agora é só clicar no ícone de dois quadrados sobrepostos e selecionar as imagens e vídeos que você deseja adicionar. Fácil, fácil.
Se você utiliza o Instagram na versão para desktop, também é possível publicar um carrossel. É só fazer o upload das imagens e/ou vídeos em seu computador, selecionando-as todas de uma vez.
Como patrocinar o carrossel no Instagram?
Para patrocinar seu carrossel no Instagram e aparecer para mais pessoas, você pode fazer o mesmo processo de inserir anúncios no Instagram.
É possível utilizar o Gerenciador de Anúncios para criar campanhas altamente personalizadas e direcionadas ou simplesmente turbinar um post.
Para isso, é só ter uma conta comercial, escolher o post a ser patrocinado e clicar no botão “turbinar publicação”. Logo depois é só configurar as características do anúncio.
Como agendar a publicação de um carrossel no feed do Instagram?
O Instagram ouviu as preces do social media e resolveu atender: agora é possível agendar publicações diretamente da plataforma.
Mas que recurso é esse? Como acessar e usar?
Veja só o passo a passo:
- Faça o passo a passo de criar uma nova publicação. Selecione as imagens ou vídeos que você deseja postar e clique em “Avançar”. Depois, na página em que você insere a legenda, clique no último botão “Configurações avançadas”;
- Ao clicar em “Configurações avançadas” habilite o botão “Programar esta publicação” e depois é só escolher o dia e o horário que você deseja que o post vá ao ar e clique em “Definir hora”. E pronto, tá programado!
Caso você lide diariamente com diversos perfis no Instagram e em outras redes sociais, a gente tem uma ótima dica para otimizar seu dia: a ferramenta de agendamento de posts da mLabs!
E como agendar uma publicação com a mLabs?
Bora para um tutorial rápido e fácil:
- Para agendar um carrossel do Instagram pela mLabs, clique em “Agendar Post” no menu superior da plataforma;
- Selecione um ou mais perfis mLabs para o agendamento do post. Não se esqueça de conferir se é o perfil correto antes de prosseguir. Clique no ícone do Instagram e faça o upload dos arquivos desejados clicando em “Imagens, vídeos ou documentos”;
- Ao selecionar mais de um arquivo para fazer o upload aparecerá um aviso perguntando se você deseja agendar múltiplos posts ou fazer um carrossel;
- Com os arquivos devidamente processados, insira a legenda e configure a data e horário do agendamento no campo “Data e horário das publicações”. A mLabs também disponibiliza uma série de configurações para o agendamento em cada rede social. Para acessá-las, clique no botão Configurações na parte inferior da tela de agendamento. Feito todas as configurações, é só clicar em “Agendar Publicação” e partir pro abraço!
Dica: Você também pode salvar o post como rascunho para concluir o agendamento depois.
Dicas estratégicas na hora de criar um post carrossel
Você já sabe que apostar no formato carrossel é uma boa, visto que há uma maior tendência de engajamento e alcance. Mas postar um carrossel por si só não basta para alcançar resultados.
Para te ajudar a aproveitar todo o potencial desse formato, separamos algumas dicas simples! Se liga. 😊
Conteúdos e Formatos
Por ser um formato versátil e que permite substituir a legenda por imagens com texto, o carrossel permite diversas abordagens.
- Insights, pesquisa e dicas: Você pode aproveitar os slides para trazer vários insights sobre determinado tema, mostrar uma pesquisa e também dar dicas.
- Promoção: Ao invés de falar sobre uma promoção na legenda, por que não fazer um carrossel e dar todos os detalhes de uma maneira mais visual e atrativa? Olha só esse exemplo:
- Tutoriais: Aproveite este espaço para ensinar algo novo para o seu público. Dá pra fazer um tutorial mesclando imagens e vídeos, como neste post:
- Institucional: Dá pra aproveitar esse espaço e criar uma publicação institucional, contando uma história, explicando mais sobre o seu trabalho, sobre a empresa, etc.
- Divertido: Você pode contar uma história engraçada, postar memes, postar tirinhas… enfim, deixar a criatividade fluir para o humor acontecer no carrossel!
- Antes e Depois: Como é possível postar várias imagens e vídeos, é ótimo para mostrar antes e depois! Pode ser de uma reforma, um corte de cabelo, uma preparação de make, etc.
Imagens contínuas
O carrossel com imagens contínuas é visualmente incrível pois as imagens se complementam. Se liga nesse exemplo:
Aposte na identidade visual
Cada imagem do carrossel precisa ter elementos, cores e fontes que se conversam e tornam o post uma unidade.
Seja claro e objetivo
O intuito de usar o carrossel para substituir uma legenda extensa é justamente para deixar o post mais atrativo e reter a atenção das pessoas por mais tempo.
Porém, se os textos nas imagens do carrossel forem extensos demais, prolixos, confusos e mal diagramados, vai ser mais difícil de ler e, consequentemente, difícil de reter a atenção das pessoas.
Lembre-se que quanto mais mastigado for o conteúdo, mais fácil e rápido de ler. É isso que as pessoas nas redes sociais buscam!
Use uma copy e CTAs atraentes
Use chamadas para ação atraentes e conduza o usuário para o que você quer. As CTAs a serem utilizadas vão variar de acordo com o momento de jornada.
Um post de topo de funil, por exemplo, precisa ter o maior alcance possível! Para isso, faça uma CTA de “compartilhe esse post” ou “marque alguém que precisa ler isso”.
Já um post de conversão, precisa ter uma CTA clara para “link na bio” e verbos no imperativo como “leia mais”, “baixe aqui”, “compre agora”, são algumas opções.
Aproveite para usar a última imagem do carrossel para inserir uma CTA de curtir, comentar, salvar, ou compartilhar o post.
Confira aqui quais CTAs dão mais engajamento.
Use o termo “arraste” nos seus posts
Quando se trata de um carrossel, o óbvio precisa ser dito! Então, deixe explícito, de alguma forma que o conteúdo é um carrossel.
Aqui na mLabs usamos “setinhas” no criativo e, muitas vezes, incluímos um “arraste”. Bem direto mesmo, rs.
Agora que você já sabe tuo sobre post carrossel no Instagram, que tal conferir na prática como o mLabs pode fazer a diferença em seu fluxo de trabalho? Clique aqui e faça um teste gratuito na mLabs! 😀