Pesquisar

Aprenda tudo sobre o Instagram para empresas e como uma conta business pode ajudar na sua estratégia no Instagram!

Aprenda tudo sobre o Instagram para empresas e como uma conta business pode ajudar na sua estratégia no Instagram!
Avatar de Redator mLabs

Por

Publicado em

Com mais de 1 bilhão de contas ativas, o Instagram se tornou uma plataforma extremamente popular. E, para os negócios que desejam usufruir da rede para novas vendas, existe uma versão com ferramentas especiais: o Instagram para empresas

Sabe o que é mais legal? 82% dos usuários da rede seguem algum perfil comercial, de acordo com pesquisas recentes do Opinion Box. 

Isso significa que o público está superaberto à presença das empresas no Instagram, o que torna a rede um verdadeiro paraíso para estratégias de marketing e vendas. E o Instagram para empresas é essencial para isso.  

Se você ainda não está tão familiarizado com a importância do Instagram para empresas, não se preocupe, neste post vamos explicar: o que é e como pode ser utilizado para melhorar a performance de marcas na plataforma. Confira e tire suas dúvidas! 

O que é o Instagram para empresas?  

O Instagram para empresas, também conhecido como “Instagram for business”, é um conjunto de recursos do Instagram projetados para empresas.

Assim, as marcas que querem se posicionar na rede têm tudo o que precisam para usá-la como parte de uma estratégia de marketing e vendas. 

As ferramentas do Instagram for business incluem a opção de criar um perfil comercial, a capacidade de criar anúncios segmentados e a oportunidade de avaliar métricas de desempenho das campanhas. 

Em resumo, o Instagram for business é indispensável para as empresas que desejam impulsionar seus negócios e se destacar em uma das principais redes sociais do mundo. 

Quais são as funcionalidades do Instagram for business?  

Com um perfil comercial, é possível ter acesso a recursos para informar sobre localização, categoria de negócio, botões para envio de mensagens e mais! 

Além disso, somente com a conta comercial é possível promover conteúdos com as funcionalidades de segmentações. Essas funcionalidades traçam dados demográficos, interesses e localização, fazendo com que o anúncio chegue no público certo da marca!  

E claro que não podem faltar as análises, a categoria também permite a visualização de métricas de desempenho. Com elas o profissional consegue entender o que está gerando resultado e o que não está.  

Abaixo, listamos as funções do Insta para empresas e suas nomenclaturas: 

  • perfil comercial: permite que as empresas criem um perfil específico para um negócio, com acesso a recursos exclusivos; 
  • Instagram Insights: fornece métricas e estatísticas detalhadas sobre o desempenho do perfil, incluindo informações sobre o público, engajamento, alcance e impressões. 
  • anúncios no Instagram: oferece a possibilidade de criar anúncios pagos para promover produtos, serviços ou conteúdo específico para públicos segmentados; 
  • botões de ação: permite que as empresas adicionem botões de ação em seus perfis, como “Comprar agora” ou “Reservar”, para facilitar a conversão dos usuários em clientes; 
  • gerenciamento de contas: permite que as empresas gerenciem várias contas do Instagram a partir de um único painel; 
  • Instagram Shopping: oferece a possibilidade de marcar produtos em publicações e histórias do Instagram, facilitando a compra direta dos usuários. 

Como criar uma conta no Instagram para empresas? 

Para criar uma conta comercial do Instagram, primeiro é preciso criar uma conta pessoal na rede e, em seguida, migrar para um perfil comercial. Também é necessário ter uma página empresarial ativa no Facebook.  

Há uma justificativa simples para isso: os seus anúncios serão publicados por meio do Gerenciador de Anúncios do Facebook. Então, a sincronização é essencial. 

Dito isso, vamos ao passo a passo de como criar um perfil comercial do Instagram: 

1. Com o aplicativo do Instagram baixado no celular, cadastre-se na plataforma informando os dados: usuário, e-mail, telefone e senha. 

2. Depois de fazer o login, acesse Configurações. Em seguida, clique em Conta. 

3. Agora, escolha a opção: Mudar para conta profissional

instagram-para-empresas-1: tela instagram

4. Depois, selecione uma categoria para o negócio. 

instagram-para-empresas-2: tela instagram

5. Clique em Empresa e, em seguida, em Avançar

instagram-para-empresas-3: tela instagram

6. Preencha as informações de contato solicitadas e vá em Avançar

7. Na próxima tela, vincule o perfil à página da sua loja no Facebook.  

8. Pronto, agora basta selecionar Avançar

Quais são as vantagens em ter um perfil empresarial no Instagram? 

Você já conhece o Instagram for business e sabe as funções que pode oferecer para uma marca.  

Agora, vamos dar uma olhada nas principais vantagens que essa plataforma oferece para as empresas que desejam aumentar sua presença online e alcançar mais clientes. 

Acesso a estatísticas e insights do público 

Ao criar um perfil comercial, você tem acesso a uma série de estatísticas e insights sobre o público-alvo, como idade, localização, gênero e horários de maior atividade.  

Com essas informações, você pode otimizar as campanhas, entender melhor o comportamento dos clientes e criar conteúdo mais relevante e direcionado. 

Mais visibilidade e alcance 

Um perfil empresarial no Instagram permite que a marca alcance um público maior do que um perfil pessoal. Isso acontece porque as contas empresariais têm a opção de promover seus posts para um público específico.  

Além disso, com o uso adequado das hashtags e interações com os seguidores, um perfil pode ganhar mais visibilidade e conquistar novos seguidores. 

Criação de anúncios 

Com um perfil empresarial no Instagram, a marca está habilitada a criar anúncios segmentados para seu público, aumentando as chances de conversão. 

O Instagram oferece diversos formatos de anúncios, como: imagens, vídeos e carrosséis, e onde é possível utilizar e otimizar de acordo com o que  funciona melhor para o público de uma marca e os objetivos de uma  campanha

Maior engajamento com o público 

A rede social se tornou essa grande potência pelas inovações e busca constante por tornar o ambiente cada vez mais interessante para o público, incentivando o engajamento.  

Existem algumas formas de conquistar engajamento na plataforma, são elas: interações que acontecem por meio de comentários, curtidas, salvamentos, compartilhamentos e respostas!  

Todas as possibilidades de engajar com um perfil comercial geram maior proximidade e conexão entre marcas e usuários.Credibilidade 

Por fim, ter um perfil comercial no Instagram traz mais credibilidade à marca. Quanto mais informações e mais organizado o perfil estiver, mais possibilidades do usuário sentir segurança na legitimidade do perfil.  

Marcas que se posicionam de uma forma estratégica nesse canal, utilizando as ferramentas certas para empresas, certamente obterão maior credibilidade no canal.  

Quais são as métricas para monitorar o perfil comercial? 

Visualizações, curtidas e comentários, eram as únicas métricas acessíveis aos perfis da plataforma antes da ferramenta do Instagram para empresas. Mas depois de algumas mudanças, outros dados surgiram para empresas! 

O Instagram for business,possibilita o acesso de métricas e indicadores de performance, o que é ótimo para as empresas que querem otimizar estratégias na rede. 

Entre as métricas possíveis de serem acompanhadas no Instagram for business, estão: 

Alcance  

O alcance é determinado pela quantidade de perfis que foram alcançados por uma publicação. Essa métrica diz muito sobre como o algoritmo do Instagram vê a sua página.  

Para conquistar maior alcance na rede, é válido otimizar a estratégia para recursos que o ajudarão aparecer para contas que ainda não conhecem o perfil. Um exemplo disso é a criação de conteúdo da etapa de descoberta no formato Reels, que tem a proposta de alcançar mais pessoas. Já as hashtags podem segmentar seu conteúdo e fazê-lo aparecer nas buscas dos usuários.  

É claro que, além de pensar em recursos e formatos, também é válido ter em mente que a qualidade do conteúdo faz toda a diferença. Então invista em um planejamento e produção de um calendário de conteúdo pensando nas boas práticas e no que a persona busca consumir.  

Impressões  

Esta métrica se refere ao total de vezes em que as publicações apareceram na tela do usuário. Uma mesma publicação pode aparecer mais de uma vez para o mesmo usuário, é por isso que a impressão é importante! 

As impressões no Instagram quando cruzadas com outras métricas, pode ser uma fonte para entender sobre a efetividade das publicações, frequência e mais.  

Lembrando que, quanto mais compatíveis com sua persona seus posts forem, maior será o seu alcance e mais impressões você terá. 

Visualizações do perfil  

Essa métrica indica quantas vezes o perfil da empresa foi visto. Ela pode ajudar a entender se o negócio está sendo relevante o suficiente para o público e atraindo mais seguidores.  

Quando o número de visualizações do perfil aumenta, é possível concluir que as publicações estão gerando interesse suficiente para que as pessoas visitem o perfil da empresa. 

Cliques no site 

Eis uma valiosa métrica de conversão do Instagram para empresas.  

Por indicar quantos usuários você conseguiu levar ao site por meio do Instagram, essa métrica é capaz de te dizer se sua estratégia está ou não dando os resultados esperados. 

É importante lembrar que o conteúdo do site deve estar alinhado com o que é apresentado no Instagram, para que o usuário não se sinta enganado ou frustrado. 

Principais publicações 

Essa métrica é baseada nas taxas de engajamento das publicações  e indica quais são as publicações que performam melhor.  

Com essa informação, a empresa pode entender o que funciona melhor em termos de conteúdo e formato e criar mais posts similares para obter melhores resultados. 

Seguidores  

Essa métrica pode ajudar muito na hora de descobrir os melhores horários para postar no Instagram. Isso porque ela informa quando os seguidores estão mais ativos na rede.  

Além disso, dará informações como número de seguidores novos, gênero, faixa etária predominante, localidades, etc. 

Quais são as possibilidades de criar anúncios com o Instagram para empresas? 

Como já falamos, o Instagram for business oferece diversas possibilidades de anúncios altamente segmentados para empresas que desejam aumentar sua visibilidade na plataforma.  

Além de estar disponível nas postagens do feed, a funcionalidade de anúncios também está presente no Instagram Stories, que é uma das áreas mais interativas da plataforma.  

Para criar esses anúncios, é necessário utilizar o Gerenciador de Anúncios do Facebook, que permite criar campanhas altamente segmentadas e personalizadas para atingir públicos específicos.  

Com essa ferramenta, é possível definir detalhadamente as características do público que se deseja alcançar, como idade, localização, interesses e comportamentos online.  

Isso garante que a mensagem do anúncio seja direcionada para as pessoas mais propensas a se interessar pelo seu produto ou serviço.  

Além disso, o Instagram for business oferece métricas detalhadas para avaliar o desempenho dos anúncios, permitindo ajustes e otimizações em tempo real.  

O resultado é uma estratégia de marketing digital mais eficiente, com maior alcance e engajamento. 

Como administrar Instagram para empresas? 

Se você quer saber como conseguir seguidores no Instagram para empresas e obter melhores resultados com o perfil comercial, entenda que o ponto de partida é dominar o básico sobre administrar uma conta de forma estratégica. 

Confira, abaixo, algumas dicas essenciais para potencializar a presença de uma marca no Instagram e conquistar cada vez mais seguidores. 

1. Faça um planejamento de conteúdo para a persona  

Não adianta postar qualquer coisa no seu perfil do Instagram para empresas. É importante ter um planejamento estratégico para os conteúdos nas redes sociais

Os conteúdos devem ser relevantes para a persona e alinhados com a jornada de compra do cliente. Isso significa que você precisa criar publicaçõesque eduquem e informem seus seguidores, bem como os levem a tomar a decisão de compra.  

Ao fazer isso, você aumenta a probabilidade de sua empresa ser lembrada pelos consumidores. 

2. Estabeleça um tom de voz adequado com a persona 

O tom de voz é essencial para criar uma conexão emocional com seus seguidores e, consequentemente, fidelizá-los.  

Essa definição deve estar alinhada com o posicionamento de marca e  com a persona.  

Se a marca tem o objetivo de se comunicar com um público jovem, por exemplo, seria mais estratégico optar por um tom de voz mais descontraído e informal. Já se o público é mais sério e conservador, o melhor seria escolher um tom de voz mais formal. 

3. Crie artes e legendas estratégicas 

As artes e legendas de publicações para o  Instagram  precisam ser estratégicas e relevantes..  

As imagens devem ser bem trabalhadas e atrativas, enquanto as legendas precisam chamar a atenção do leitor e incentivá-lo a interagir com o seu perfil. Estudar mais sobre design, copywriting e CTA`s é uma boa forma de produzir artes e legendas alinhadas com as boas práticas do mercado.  

Além disso, é importante criar uma estratégia de  hashtags relevantes para aumentar o alcance das publicações. 

4. Utilize um gerenciador de mídias sociais para agendar o conteúdo 

Gerenciar um perfil comercial do Instagram pode ser trabalhoso, principalmente se você deseja postar com frequência. Por isso, utilizar um gerenciador de mídias sociais é uma excelente forma de manter a organização, constância e obter maior inteligência nos processos.  

Uma das opções de gerenciador de mídias sociais que certamente será a melhor ajuda que você encontrará é a mLabs. Com a plataforma mais utilizada no Brasil, você pode gerenciar contas de vários perfis ao mesmo tempo, além de outras redes sociais, como Facebook,TikTok, Twitter, YouTube, Pinterest e LinkedIn.  

Veja aqui 25 motivos para escolher a mLabs como seu gerenciador de redes sociais! 

Na mLabs, você encontra tudo que precisa! É possível criar e agendar suas postagens, monitorar métricas e resultados, além de receber relatórios completos sobre o desempenho das estratégias de marketing digital. 

4 dicas para ganhar seguidores e ter mais resultados com o Instagram para Empresas 

Que tal alavancar ainda mais seus resultados no Instagram for business?  

Com algumas dicas simples, você pode aumentar o número de seguidores e ter um desempenho ainda melhor na rede social mais popular do momento. Veja nossas dicas especiais! 

1. Ofereça conteúdo de valor e que ajude a persona 

Muitas empresas utilizam o Instagram apenas para divulgar produtos ou serviços, sem se preocupar em oferecer conteúdo relevante para sua audiência. Não cometa esse erro, ok? 

A dica aqui é focar em um equilíbrio saudável entre o conteúdo promocional e o conteúdo educacional ou informativo. De acordo com a Lei de Pareto 80-20, é recomendado que 80% do tempo você fale do que sabe e apenas 20% do tempo fale sobre o que vende

Isso significa que a maior parte do conteúdo deve ser educativo, informativo ou entretenimento para a audiência, ao invés de apenas promover seus produtos ou serviços. 

Para isso, considere se aprofundar nos interesses, desejos e necessidades da persona da empresa.  

Em seguida, comece a planejar dicas, tutoriais e informações que ajudem os seguidores a resolver problemas e aprimorar habilidades relacionadas ao nicho da empresa. 

2. Crie senso de comunidade e exclusividade 

Não é só postar fotos bonitas e esperar os likes! É importante criar um ambiente exclusivo em que os seguidores se sintam parte de algo maior, que vão além da marca em si.  

Uma comunidade bem construída ajuda a fidelizar seguidores, já que eles sentem que fazem parte de algo especial. Isso pode ser feito por meio de ações como interagir nos comentários, responder mensagens diretas e criar grupos de discussão. 

Ofereça conteúdos exclusivos para aqueles seguidores mais fiéis ou, quem sabe, promoções especiais e acesso antecipado a novos produtos ou serviços. 

3. Faça anúncios segmentados para um público qualificado 

Quando se trata de alcançar resultados no Instagram, não há dúvida de que o uso de anúncios é uma das melhores estratégias. Mas não se trata apenas de criar anúncios genéricos e esperar pelo melhor.  

A chave para realmente aumentar o engajamento e a conversão é segmentar seus anúncios para o público certo. 

Vamos supor que uma loja virtual venda roupas femininas e queira alcançar um público mais qualificado usando o Instagram for business. 

Ao invés de simplesmente impulsionar uma publicação aleatória, ela pode criar um anúncio que aparecerá apenas para pessoas que se encaixam no perfil de interesse

Por exemplo, o perfil pode ser: mulheres entre 18 e 35 anos, que moram em determinada cidade ou região, e que demonstram interesse por moda e beleza nas redes sociais. 

Dessa forma, a empresa garante que o seu anúncio chegará a pessoas que têm maior probabilidade de se interessar pelos produtos oferecidos, o que aumenta as chances de conversão e reduz o desperdício de recursos com públicos que não estão interessados. 

4. Análise os resultados e otimize sua estratégia 

Como saber se suas ações no Instagram estão gerando os resultados esperados se você não está acompanhando as métricas? Para isso, existem diversas ferramentas disponíveis no mercado que podem ajudar nessa tarefa. 

Entre elas, destaca-se a DashGoo, que agora está integrada à nossa plataforma mLabs. Com ela, você tem acesso centralizado à análise de métricas e monitoramento das redes sociais, incluindo o Instagram. 

É possível monitorar numa única ferramenta informações valiosas sobre o desempenho das campanhas, como o alcance, o engajamento, o número de cliques e muito mais. 

E, se você ainda não está usando uma ferramenta de análise de métricas, aqui vai a melhor notícia: você pode testar gratuitamente a DashGoo por 14 dias

Chegamos ao final do nosso guia, e agora você tem todas as informações necessárias para começar a utilizar o Instagram for Business. Lembre-se de contar com um gerenciador de mídias sociais para otimizar ainda mais a gestão dos perfis do Instagram e de outras redes. 

O que está esperando? Clique aqui para saber mais sobre a mLabs e aproveitar todas as funcionalidades da nossa plataforma. 

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis