Pesquisar

Inteligência artificial no marketing digital: uma revolução estratégica 

Inteligência artificial no marketing digital: uma revolução estratégica 
Avatar de Mariana Cabral

Por

Publicado em

Se tivéssemos que eleger a tecnologia que mais impactou (e ainda vai impactar) o marketing digital nas próximas décadas eu diria com segurança que é a inteligência artificial (IA). 

Apesar do assunto estar se popularizando mais recentemente, já faz um bom tempo que nós, profissionais de marketing, nos relacionamos com ela.  

Os próprios algoritmos das redes sociais, que definem quais conteúdos devem aparecer nos feeds dos seus usuários, utilizam IA para encontrar padrões que indiquem relevância e adequação dos conteúdos à cada tipo de pessoa. 

Mas não é só isso! Você não se lembra dos primeiros esforços do Facebook para que reconhecêssemos quem eram as pessoas não marcadas nas fotos? Lembra quando a rede nos pedia para confirmar quem era quem em um post?  

Desde lá – e até antes – já estávamos trabalhando para dar informações essenciais para o aprendizado de máquina, dentro do Facebook. E isso evoluiu ao ponto da própria plataforma reconhecer, hoje em dia, qualquer pessoa com uma margem de erro próxima de zero. 

O tempo passou, os algoritmos evoluíram e novas tecnologias como ChatGPT surgiram. Para os profissionais de marketing, a revolução que tinha começado, ficou ainda mais séria.  

Hoje, podemos criar desde posts para redes sociais com IA, analisar dados, prever comportamentos e crises, e até mesmo segmentar públicos como nunca! 

Mas, e na prática, você conhece as melhores aplicações de IA no marketing? Já está investindo nisso como se deve?  Se ficou em dúvida, fica com a gente!  

Nesse artigo, exploraremos o que é inteligência artificial e como ela pode ser aplicada estrategicamente para impulsionar as ações de marketing, proporcionando resultados mais efetivos e significativos. 

O que é inteligência artificial?  

A inteligência artificial é um campo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana.  

Ela envolve a capacidade das máquinas de aprender, raciocinar, reconhecer padrões e tomar decisões com base em dados.  

Como você viu, existe uma íntima relação entre IA e aprendizado de máquina, ou machine learning. 

O que é machine learning?  

Em resumo, machine learning é o conjunto de técnicas que permitem que os sistemas computacionais “aprendam” e melhorem automaticamente a partir de dados, sem serem explicitamente programados.  

Em vez de seguir instruções específicas, pré-programadas, os modelos de Machine Learning são treinados para reconhecer padrões nos dados e fazer previsões ou tomar decisões com base nesses padrões. 

Percebe como a relação entre Machine Learning e Inteligência Artificial é estreita? 

Enquanto a Inteligência Artificial se concentra cria sistemas que possam executar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, o Machine Learning fornece as ferramentas e técnicas para que esses sistemas adquiram conhecimento e melhorem seu desempenho por meio da análise de dados. 

Ou seja, sem aprendizado de máquina não seria possível ter inteligência artificial. 

Como a inteligência artificial pode ser usada no maraketing digital? 

A IA tem o potencial de transformar completamente a maneira como os profissionais de marketing abordam suas estratégias digitais. Aqui estão algumas formas pelas quais a inteligência artificial pode ser aplicada no marketing: 

Personalização e segmentação de conteúdo 

Com a IA, é possível analisar grandes volumes de dados e identificar padrões comportamentais dos consumidores.  

Com base nessas informações, os profissionais de marketing podem criar campanhas altamente personalizadas e segmentadas, entregando o conteúdo certo para o público no momento adequado. 

Alguns sites de e-commerce como a Amazon, por exemplo, já utilizam sistemas de recomendação para indicar aos usuários produtos ou páginas ele pode gostar, de acordo com suas experiências anteriores. 

Da mesma forma, ferramentas de automação de marketing conseguem enviar diferentes conteúdos adaptados de acordo com as preferências do usuário. 

Chatbots e atendimento ao cliente 

Os chatbots alimentados por IA são ferramentas cada vez mais populares para melhorar o atendimento ao cliente nas mais diversas mídias. 

Eles podem responder a perguntas comuns, resolver problemas simples e encaminhar os usuários para a equipe de suporte apropriada.  

Além disso, os chatbots podem coletar dados valiosos sobre os clientes e suas preferências, ajudando o social media a aprimorar suas estratégias de marketing. 

Plataformas como o Chatfuel, ManyChat e Botsify são exemplos de como automatizar as respostas a comentários nas redes sociais.

Análise de dados e previsões 

A IA pode analisar grandes conjuntos de dados em tempo real, identificar tendências e padrões, e fornecer informações valiosas para os profissionais de marketing.  

Com base nessas análises, é possível prever comportamentos futuros dos consumidores e ajustar as estratégias de marketing de acordo. 

Do Google Analytics às plataformas mais avançadas de análise de dados, como o Tableau ou o RapidMiner, existe uma infinidade de ferramentas que podem te ajudar a analisar dados de clientes, leads e seguidores para criar segmentações avançadas, entender oportunidades de negócio, prever crises e identificar padrões e tendências. 

Automação de marketing 

A IA permite automatizar várias tarefas de marketing, como envio de e-mails personalizados, agendamento de postagens em mídias sociais, otimização de anúncios e muito mais.  

Com a automação, os profissionais de marketing podem economizar tempo e recursos, enquanto mantêm um alto nível de personalização e eficiência nas campanhas. 

Sim, suas ferramentas de Inbound Marketing, gerenciamento de mídias sociais e otimização de anúncios já contam com recursos de inteligência artificial. 

Reconhecimento de imagem e análise visual 

A IA também pode ser usada para reconhecimento de imagem e análise visual. Por exemplo, uma empresa de moda poderia usar a IA para identificar produtos em imagens postadas nas mídias sociais e vinculá-los aos seus sites de venda online. 

Isso facilita a descoberta de produtos e aumenta a conveniência para os consumidores. 

Quem implementou isso de forma incrivelmente estratégia foi o Airbnb. 

A plataforma online que permite que as pessoas aluguem acomodações implementou tecnologias de reconhecimento de imagem e análise visual para melhorar a experiência do usuário e impulsionar suas iniciativas de marketing. 

A principal aplicação do reconhecimento de imagem pela Airbnb está no processo de classificação e curadoria das fotos dos anúncios de acomodações.

Com a enorme quantidade de fotos enviadas pelos anfitriões, a empresa utiliza algoritmos de reconhecimento de imagem para identificar automaticamente elementos relevantes nas imagens, como quartos, banheiros, áreas de lazer e muito mais.  

Isso ajuda a categorizar e organizar as fotos de maneira mais eficiente, facilitando para os usuários encontrar o que procuram rapidamente. 

Além disso, a Airbnb utiliza a análise visual para extrair insights e informações a partir das imagens enviadas pelos anfitriões. Por exemplo, a análise visual pode ser usada para identificar características específicas das acomodações, como decoração, estilo arquitetônico, cores predominantes e muito mais.

Esses dados são valiosos para a empresa, pois permitem entender as preferências dos usuários e personalizar ainda mais as recomendações de acomodações com base em seus gostos individuais. 

Principais ferramentas de IA para profissionais de marketing 

Existem diversas ferramentas de IA disponíveis para profissionais de marketing. Das mais inovadoras àquelas que você certamente já ouviu falar, uma coisa eu posso garantir: você já está usando IA por aí, mesmo que não queira. 

Veja as ferramentas de IA mais usadas por profissionais de marketing:  

Google AdWords 

 O Google AdWords utiliza recursos de inteligência artificial para otimizar campanhas de publicidade online. Por exemplo, o sistema de lances inteligentes ajusta automaticamente os lances com base em dados de desempenho e metas definidas, maximizando o ROI (retorno sobre o investimento).

Além disso, o AdWords também oferece recursos de segmentação avançada, como o direcionamento por público-alvo semelhante, que utiliza IA para identificar usuários com comportamentos semelhantes aos de seus clientes existentes. 

HubSpot 

O HubSpot é uma plataforma de automação de marketing que utiliza inteligência artificial para melhorar a segmentação de leads e o marketing personalizado.

Com recursos de análise de comportamento do usuário, o HubSpot identifica os estágios do ciclo de compra em que os leads estão e fornece recomendações de conteúdo específicas com base nessa análise.

Além disso, a plataforma também utiliza IA para pontuar leads com base em seu potencial de conversão. 

Canva 

Embora não seja estritamente uma ferramenta de inteligência artificial, o Canva utiliza recursos de IA para facilitar a criação de designs gráficos.

A plataforma oferece recursos de geração automática de layouts, seleção de cores e fontes, e sugestões de elementos visuais com base no conteúdo inserido.

Esses recursos ajudam os profissionais de marketing a criar designs atraentes e profissionais mesmo sem conhecimento avançado em design gráfico. 

Google Trends 

O Google Trends é uma ferramenta poderosa fornecida pelo Google que permite aos profissionais de marketing acompanhar as tendências de pesquisa ao longo do tempo e explorar o volume de pesquisa de palavras-chave específicas.

Com base nos dados fornecidos pelo Google Trends, os profissionais de marketing podem identificar tópicos populares, entender as flutuações sazonais de interesse e adaptar suas estratégias de conteúdo e publicidade para atingir melhor seu público-alvo. 

AnswerThePublic  

O AnswerThePublic é uma ferramenta que utiliza IA para fornecer insights sobre as perguntas mais frequentes feitas pelos usuários nos motores de busca.

Basta inserir uma palavra-chave relacionada ao seu negócio e a ferramenta apresentará uma lista de perguntas com base nas pesquisas reais dos usuários.

Essa informação pode ser utilizada para criar conteúdo relevante e responder às principais dúvidas do seu público-alvo. 

ChatGPT 

O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, é uma ferramenta de geração de texto alimentada por inteligência artificial.

Os profissionais de marketing podem usar o ChatGPT para criar conteúdo envolvente, gerar ideias para posts de blog, redigir respostas de e-mails e interagir com os usuários em plataformas de atendimento ao cliente.

A ferramenta utiliza modelos de linguagem treinados em grandes volumes de texto para gerar respostas coerentes e relevantes. 

Facebook Insights 

O Facebook Insights é uma ferramenta de análise integrada à plataforma do Facebook, que fornece informações detalhadas sobre o desempenho das páginas e campanhas de anúncios.

A ferramenta utiliza recursos de inteligência artificial para gerar relatórios que incluem métricas como alcance, envolvimento, demografia do público e muito mais.

Com esses insights, os profissionais de marketing podem entender melhor o desempenho de suas postagens, segmentar seu público-alvo com mais precisão e ajustar suas estratégias de marketing no Facebook. 

Google Analytics 

O Google Analytics não é exclusivamente uma ferramenta de inteligência artificial, mas utiliza recursos de IA para oferecer insights avançados sobre o desempenho do site e do público.

A plataforma fornece informações detalhadas sobre o comportamento dos usuários, origens de tráfego, taxas de conversão e muito mais.

Os recursos de IA do Google Analytics ajudam a identificar padrões de comportamento, sugerir oportunidades de otimização e fornecer recomendações personalizadas para melhorar o desempenho do site. 

mLabs 

A mLabs é uma plataforma de gerenciamento de redes sociais que conta com a Inteligência Artificial para oferecer mais praticidade na hora de criar copys para legendas de posts.

Com o mLabs Insights, é possível estabelecer o canal, o tom de voz e o tema da postagem e a plataforma vai gerar o texto com base nas especificações de cada rede social. Além disso, ainda leva em consideração informações da marca e produto para chegar a um resultado ainda mais estratégico!

As funcionalidades da mLabs Insights, ajudam os profissionais de social media a obterem mais praticidade em seu dia a dia, aumentando a produtividade e economizando tempo nascriações.

Quer conhecer mais da mLabs e tudo o que essa plataforma tem a oferecer? Teste por 7 dias gratuitos de agendamento de posts, criação de relatórios, geração de copys, fluxos de trabalho e muito mais!

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis