Threads: conheça o aplicativo de mensagens do Instagram

Threads: imagem de uma mão segurando um celular com a tela aberta mostrando uma live no app Threads do Instagram

Se você fez ou faz parte dos usuários do Snapchat — não, ele não morreu —, está um passo à frente de se acostumar com o Threads, o novo aplicativo de mensagens do Instagram.

Ele foi lançado em outubro de 2019 e todo mundo se perguntou: por quê?

Realmente… Pra que inventar mais um app só pra trocar mensagens no Insta, né? Já não são suficientes o Boomerang, o Layout e o IGTV ocupando espaço nos nossos smartphones?

Bem… Se você também reagiu dessa forma com essa notícia, ainda precisa conhecer todas possibilidades do Threads!

Se liga nos prós e nos contras do app e descubra se ele serve como ferramenta para marcas ou pessoas que querem se destacar no Instagram! 😜

O que é, para que serve e como usar o Threads: o “messenger” do Instagram?

Antes de qualquer coisa, vamos deixar claro que esse app não é o Direct do Insta funcionando em um app à parte – mas nele também é possível ver as mensagens trocadas com sua lista no privado.

Ao fazer o download do aplicativo e instalar a ferramenta no seu smartphone, logo de cara é preciso criar a sua lista de “melhores amigos”, o que já é a primeira pista dessas diferenças.

Se você já não tinha essa lista definida no Instagram, vai ter que gastar um tempinho configurando.

As conexões mais próximas são a base da proposta do Threads, e como a Central de Informações do Instagram esclarece, a empresa detectou a “necessidade de estar mais conectada a um círculo menor de amigos ao longo do dia” por seus usuários.

Ao abrir o app, após concluir as configurações iniciais, você é direcionado à câmera.

Em cima, na tela principal, há três ícones:

  • um para regular o tipo de flash que vai ser utilizado na imagem;
  • outro para chegar à tela de mensagens;
  • e um terceiro para mudar entre a câmera frontal e a traseira.

Já na parte de baixo, você pode selecionar até 8 BFFs amigos.

A ideia é que seja muito rápido enviar conteúdo visual às pessoas com quem você, ou a marca  — vamos explicar isso depois —, mantém contato mais próximo quase como um psicopata .

Como interagir com “Melhores Amigos” no app?

Percebeu a novidade que é um aplicativo que já abre diretamente na câmera? Não, né. Pois é, deve ser porque não é novidade coisa nenhuma Ops! Zuck did it again. É igualzinho ao Snapchat!

Você está se perguntando se o Threads se resume a uma espécie de último prego no caixão do Snap?

Sim e não!

Se tem uma coisa que a gente aprende todo ano com o Facebook é que o químico Lavoisier estava certo, embora não estivesse falando de redes sociais: na internet “nada se cria, tudo se transforma” — ou se copia, se você não tiver boa vontade para encarar o assunto.

Seja como for, tratar o Threads como uma cópia do Snapchat é reduzir o potencial do app.

Ele tem semelhanças claras cópias com o concorrente sim, mas vai além (ou fica aquém, dependendo do caso).

Porém, contudo, entretanto, todaviiiia… O recurso “Melhores Amigos” do Insta, que é a base do Threads, tem uma vantagem muito importante para as marcas em relação ao Snap: adesão de um público mais abrangente!

Não é à toa que muitas empresas já utilizam o recurso para se relacionar com clientes apresentando conteúdo exclusivo.

Entre as possibilidades e recursos, estão:

  • criar sublistas com os melhores amigos, se eles forem muitos — ou se você quiser trabalhar alguma segmentação na estratégia de relacionamento da marca por lá;
  • enviar mensagem mesmo para as pessoas que ainda não instalaram o app de mensagens para o instagram — elas recebem o seu conteúdo no Direct;
  • compartilhar seu status e até mesmo automatizá-lo — o aplicativo usa sua geolocalização, seu nível de bateria e outras informações para dizer aos Melhores Amigos o que você está fazendo;
  • definir o tipo de disponibilidade do conteúdo que você envia — se pode ser visualizado apenas uma vez, por um dia ou se vai ser permanente;
  • editar parcialmente as imagens para publicação, adicionando texto em diversas fontes, além de stickers, ou desenhando por cima;
  • utilizar as tags de localização e horário.

Na hora de criar suas imagens e enviá-las pelo Threads, você não vai sentir grandes dificuldades. A interface é uma espécie de versão mais bonita e organizada — mas com menos funcionalidades — dos Stories. 🤭

O que você ganha usando o aplicativo de mensagens do Instagram?

Ainda é muito cedo para criticar o novo aplicativo de mensagens do Instagram. Ele foi lançado por aqui no final de 2019, o que nos leva a acreditar que muitas outras funcionalidades vão ser adicionadas nas próximas atualizações.

Usando a nossa bola de cristal aqui na mLabs — a gente gosta de adivinhar o futuro com base em boas doses de experiência —, dá pra apostar que em breve ele será utilizado mais ativamente como ferramenta de marketing.

Afinal, o recurso Melhores Amigos no app principal já é!

Ainda não está claro como o Facebook pretende monetizar o Threads, mas isso a gente deve descobrir em breve.

Previsões à parte, já dá para arriscar alguns usos interessantes dele para promover a sua marca ou o seu perfil no Instagram!

Fidelização do público por meio da aproximação

Como comentamos, algumas marcas já têm tirado proveito do recurso Melhores Amigos em suas estratégias de relacionamento.

Com o Threads, pode ser que tenhamos uma plataforma que se encaixe melhor nessa função, como já acontece com o WhatsApp e com o Messenger.

Com a evolução da ferramenta para novas funcionalidades, talvez o app do Instagram passe a se tornar um excelente canal para educar e informar clientes.

Criação de listas VIP para enviar promoções

Você tem o hábito de oferecer serviços com listas VIP?

Experimente aproveitá-las para reunir os clientes que são promotores da sua marca. Aproxime-os oferecendo um canal exclusivo de comunicação, além de descontos e outros benefícios.

Entrega de conteúdo aos influenciadores digitais

Se você trabalha com influenciadores (nano, micro, super stars, atores de Hollywood…) — o sempre bem-vindo marketing de influência, que fica muito mais organizado e benéfico 🤑 —, agora tem um ótimo canal para centralizar o envio de conteúdo e informações para essas pessoas.

No Threads fica mais fácil compartilhar fotos e vídeos nos Stories, sem aqueles problemas chatos de compatibilidade entre a mídia aceita pelo WhatsApp e os formatos do Insta.

De configuração simples — a adição da lista de melhores amigos e a configuração do status automático ou manual levam menos de 5 minutos —, o app de mensagens do Instagram sugere um mundo de possibilidades nas próximas atualizações.

Nossa dica é: se você ainda não baixou o app, considere para ir se familiarizando com ele.

Se o Facebook fizer como de costume e ampliar as possibilidades de uso, já já ele dominará as comunicações por mensagens na Internet.

Com o Threads você pode se aproximar dos melhores clientes, fidelizá-los, retê-los e até mesmo incentivar que eles promovam a marca.

E aí, você já testou o aplicativo de mensagens do Instagram? Conta pra gente nos comentários! Vamos adorar saber a sua opinião.

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 120 mil marcas!