Instagram Reels: o concorrente do TikTok que você precisa conhecer!

Instagram reels: imagem de uma mão segurando um celular com a tela mostrando um post reels do Instagram

Nada se cria, tudo se copia! É com esse lema que o Instagram, vendo o crescimento do seu rival (Tik Tok), lançou o Instagram Reels: uma ferramenta de criação de vídeos curtos que está bombando entre os usuários.

O Reels – primo rico do TikTok 😝 – estreou como um teste no Brasil, França e Alemanha, mas o sucesso foi tão grande que o Instagram expandiu o recurso para mais de 50 países nos últimos meses. 

Já não é segredo para ninguém que a ferramenta promete muita novidade e evolução enquanto cresce mundo afora.

Banner_Geral: arte convidando as pessoas para fazer teste grátis da plataforma da mLabs.

O que é Instagram Reels? 

O Instagram Reels é uma ferramenta que permite criar vídeos curtos (até 30 segundos) com inúmeras funções de edição como cortar cenas, adicionar efeitos, escolher trilhas e mudar a velocidade.

Por ainda ser uma novidade, o Instagram está priorizando a entrega do conteúdo nesse formato e o seu alcance tem sido aos outros tipos de post (imagem, vídeo, IGTV e carrossel).

Diferentemente dos Stories, os Reels ficam guardados no perfil depois de 24h e ainda podem aparecer na guia Explorar ou na rolagem do Feed.

Assim, você consegue atrair pessoas que provavelmente não seguem a sua marca ou não veem seus posts há tempos e incentiva que elas explorem mais conteúdos no seu perfil.

Veja só um post bem divertido nesse formato que fizemos para interagir com o nosso público.


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Como fazer Reels no Instagram? 

É bem fácil fazer vídeos no Instagram Reels. Siga o passo a passo e comece a produzir seus conteúdos com os pés na costas!

Selecione o Reels na Câmera

Acesse a ferramenta de criação de conteúdos, que é o símbolo +. É o mesmo lugar onde você cria posts e Stories. Na câmera, selecione a opção “Vídeo do Reels”.

Escolha os efeitos

Na aba lateral, você encontra alguns recursos para customizar o seu vídeo:

  • Tempo: você pode escolher se o vídeo terá duração de 15 ou 30 segundos;
  • Trilha sonora: que tal uma música ou áudio do banco do Instagram?
  • Speed: defina a velocidade da reprodução de seu vídeo. Câmera lenta ou acelerado?
  • Efeitos: semelhante aos Stories, você poderá escolher entre os mais variados efeitos para seu vídeo;
  • Temporizador: uma ajudinha com contagem regressiva pra você não se perder no tempo.

Todos eles são bem intuitivos. Para dar aquele “tchãn” no seu vídeo use os efeitos sonoros, você pode escolher uma música de sua preferência e cortar o trecho ideal para casar com o seu vídeo.

Grave o vídeo 

Agora é só gravar! Basta apertar o botão central tanto para iniciar quanto para parar a gravação. 

Você poderá filmar vários takes até completar o limite de 15 ou 30 segundos. Se preferir, também pode usar vídeos salvos em seu aparelho celular.

Para cada take, você pode escolher diferentes efeitos, e depois juntar todos os takes no mesmo vídeo antes de publicar. Se você tiver dúvidas de como o seu vídeo ficará no final, tem a opção de visualizar, deletar ou cortar cada um dos takes gravados. 

Poste seu vídeo  

Depois de finalizado é só compartilhar o seu vídeo. Você ainda pode escolher se ele ficará no feed – em uma seção própria para conteúdos do Instagram Reels – ou só nos Stories, sumindo após 24 horas.

5 dicas para usar o Instagram Reels nas suas estratégias de marketing 

Para criar conteúdo relevante você precisa ter uma estratégia. Para te ajudar com isso, apresentaremos algumas dicas e sugestões com base no que fazemos no nosso perfil do Instagram e que se aplicam para qualquer negócio.  

1 – Crie conteúdo autêntico (seja você mesmo) 

Cada vez mais os consumidores procuram por conteúdos autênticos e espontâneos, que não aparentam muito planejamento nem que a marca esteja forçando a barra. 

É esse tipo de conteúdo que tem ganhado audiência tanto no TikTok quanto no Instagram. E é uma ótima oportunidade para humanizar a sua marca e aproximá-la do público.

E você não precisa ter ideias mirabolantes. Olha só esse post que fizemos sobre a Black Friday, é um esquenta da campanha para chamar a atenção do público – tivemos a participação especial do nosso CEO para abrilhantar o conteúdo.


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2 – Aposte em conteúdo educacional  

Conteúdos como tutoriais, dicas, truques e macetes são perfeitos para o formato Reels. Com conteúdos educativos, você consegue prender a atenção do público e, ao mesmo tempo, ajudá-lo em poucos segundos.

Olha que bacana esse vídeo do nosso CMO Rafael Kiso, com dicas de ferramentas gratuitas para analisar sites de concorrentes e similares.


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3 – Aproveite para mostrar os seus produtos  

Com o Instagram Reels, você consegue divulgar e demonstrar os seus produtos de uma forma descontraída e informal, sem parecer que é uma propaganda, sabe?

Além de criar uma aproximação maior entre a marca e o público, o formato permite alcançar mais pessoas, aquelas que nem sabiam da sua  existência!

Nós fizemos um post nesse formato para divulgar o nosso tão esperado app mobile para os nossos seguiMores! 🧡


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4 – Compartilhe momentos dos bastidores 

Ao divulgar os bastidores da empresa você mostra que o seu negócio é feito de pessoas para pessoas. O conteúdo fica mais pessoal e humano, valoriza os colaboradores, ganha a confiança do público e constrói relacionamentos.

Dá uma olhada nesse post em que compartilhamos um pouco do nosso escritório, foi como abrir as portas para um convidado muito especial: o nosso cliente. 🤗


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5 – Faça ofertas de vendas 

Aproveite a oportunidade de fazer ofertas exclusivas pelo Instagram Reels. Produza um vídeo oferecendo descontos nos produtos e serviços da marca para quem visualizá-lo, por exemplo. É uma ótima forma de divulgação com criatividade e baixo custo.

Assim, você valoriza e fideliza aqueles usuários que estão sempre olhando seus conteúdos e aumenta o engajamento. Mais gente vai querer seguir o seu perfil e ficar por dentro das novidades.

Veja como o nosso BIG BOSS, Rafael Kiso, usou o formato Reels para divulgar um curso de marketing ministrado por ele mesmo!


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E aí, gostou das nossas dicas?

Se você quer aumentar a sua presença online no Instagram é importante conhecer todos os recursos e saber gerenciar o perfil de sua marca da melhor forma possível.

Quer saber mais? Veja como aumentar a sua presença online com um gerenciador de Instagram!

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