Pesquisar

Como fazer vídeo no TikTok? Conheça a rede social do momento!

Como fazer vídeo no TikTok? Conheça a rede social do momento!
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

O TikTok é a nova onda do momento! A rede social chinesa – de vídeos curtos e dublagens – surgiu para dominar o ranking dos apps mais baixados do mundo e, PASMEM, ela está conseguindo!

A nova atração caiu no gosto popular, ultrapassou a marca de um bilhão de downloads e sua popularidade já chega a ser maior que a do Instagram e do Facebook  – segundo informações da CBS News.

Para você ter uma ideia da sua dimensão, o gráfico da Apptopia mostra o crescimento dos usuários do TikTok (no sistema operacional IOS) comparado com outras redes sociais.

Como fazer vídeo no Tik Tok: gráfico comparativo entre as redes sociais fornecido pela empresa Apptopia.

Mas se você nunca ouviu falar dessa rede social – e está boiando no assunto – calma, não entre em desespero. Neste post, vamos contar tudo que você precisa saber sobre ela e e, claro, te ensinar como fazer vídeo no TikTok!

O que o TikTok?

Antes de mostrar como usar o TikTok em diferentes estratégias de comunicação, vamos falar um pouco sobre o seu surgimento.

O TikTok também é conhecido como o novo Musical.ly. Antes essas duas plataformas eram distintas, mas uma empresa chinesa resolveu juntá-las. Entenda como isso aconteceu!

O Musical.ly começou na China em 2014, com foco na criação de pequenos vídeos, de 15 segundos, em que o usuário fazia a dublagem de uma canção e compartilhava o resultado. Em 2017 a ByteDance, marca chinesa de produção de apps, comprou o Musical.ly e unificou com outro app de sua criação que também fazia compartilhamento de clipes, o TikTok.

A fusão dos dois apps (TikTok + Musica.ly) fez com que a rede social ganhasse força nos conteúdos musicais e chegasse ao auge em pouco tempo. Em outubro de 2018, o app já tinha se tornado o mais baixado dos Estados Unidos e, desde então, não parou mais!

Como funciona o TikTok?

Agora que você já conhece um pouco da história do TikTok e seus grandes números, é hora de aprende a usá-lo nas suas estratégias.

Como dissemos, o TikTok permite gravar e compartilhar vídeos curtos na Internet de maneira simples e prática! Entre os formatos que podem ser criados no app, os que mais se destacam são: as dublagens, as transições, os desafios, os duetos e as famosas reactions.

Além de permitir que os usuários interajam entre si, sigam perfis, curtam e comentem as publicações, o app também disponibiliza filtros, efeitos e sons para enriquecer os conteúdos audiovisuais, assim, seus vídeos podem ficar ainda mais personalizados.

Como fazer vídeo no TikTok? Passo a passo

Primeiro, faça o download do TikTok no Google Play Store ou na Apple Store. A partir daí, você já poderá visualizar os destaques do aplicativo ou procurar por algum conteúdo específico, sem ter a necessidade de fazer login. Isso mesmo, não é preciso logar para assistir aos vídeos na plataforma!

Agora, se além de assistir aos vídeos, você quiser seguir perfis, interagir ou até mesmo fazer o seu próprio conteúdo será preciso criar uma conta.

Para criar um vídeo, depois de logar é só selecionar o botão “+” que está disponível na parte inferior do aplicativo e começar a gravação.

Como fazer vídeo no Tik Tok: imagem da tela do aplicativo Tik Tok.

Você pode escolher a velocidade da gravação. Ao todo, são 5 opções diferentes. Para retardar o vídeo, escolha o 0,3x ou 0,5x. Para acelerar, selecione a velocidade 2x ou 3x. Para filmar normalmente é só escolher a opção 1x.

Como fazer vídeo no Tik Tok: imagem da tela do aplicativo Tik Tok.

Vídeos com transições

Um formato sensacional no TikTok são as transições. Aqui, os  trechos do vídeo são apresentados em um formato mais dinâmico, em continuidade, como em uma história mesmo. Além dos vídeos em sequência é possível inserir inúmeros efeitos para deixar a mudança entre clipes, cenas e outros elementos mais suavizada na tela.

Veja um exemplo de vídeo com transição na rede social!

Para gravar um vídeo com transição é simples. Comece a gravar o seu vídeo normalmente, quando terminar, clique no botão “✔” que está na parte inferior da tela do lado direito.

Ao invés de postar a gravação, repita o processo e continue gravando vários vídeos em posições diferentes. Para acompanhar o tamanho do vídeo, veja a barra azul localizada na parte de cima da tela. Depois que finalizar todas as transições, avance, clicando em “✔” e, logo em seguida, clique em “avançar”.

Como fazer vídeo no Tik Tok: imagem da tela do aplicativo Tik Tok.

Antes de postar, preencha a descrição do vídeo, coloque as hashtags, marque as pessoas e escolha em quais canais a gravação pode ser compartilhada. Depois disso, clique em “publicar” e pronto.

Como fazer vídeo no Tik Tok: imagem da tela do aplicativo Tik Tok.
Que tipo de conteúdo faz sucesso no TikTok?

Você já parou para pensar na quantidade de conteúdo que aparece nas redes sociais todos os dias? Cada plataforma tem sua particularidade. E, assim como em qualquer outra rede social, o TikTok também tem os conteúdos que mais fazem sucesso.

Veja a lista que separamos com três formatos de conteúdos que trazem ótimos resultados na plataforma:

  • desafios;
  • duetos;
  • vídeos de react.

Os desafios, normalmente, são realizados por marcas ou influenciadores que incentivam os usuários a postarem um vídeo reproduzindo uma ação específica, ou tentando fazer melhor. Para participar o usuário precisa compartilhar o conteúdo com a #Hashtag do desafio no seu perfil.

Os duetos estão bombando! Nesse modelo, a tela é dividida ao meio, reproduzindo o vídeo original de um lado e permitindo que o usuário grave a sua versão da música do outro. Gravar duetos ajuda na interação dos usuários e no aumento de seguidores, pois é bem provável que os fãs do parceiro de vídeo passem a seguir o outro usuário da dupla.

Por fim, ainda existem os vídeos de react, que como o próprio nome já diz, são gravações com as reações dos usuários a diferentes situações. Esse formato faz muito sucesso – dentro e fora da plataforma – basta fazer uma busca no YouTube para ter acesso a aproximadamente 12,8 milhões de vídeos com o termo.

Como usar o TikTok no marketing?

Já deu para perceber que investir no TikTok é sucesso, principalmente se a marca tiver como público alvo a geração Z, isso porque 70% dos usuários da rede social têm entre 15 a 24 anos.

Por enquanto, o app ainda não trabalha com anúncios aqui no Brasil, mas isso não impede que você acompanhe as estratégias de outras marcas para se inspirar e se preparar para o momento certo.

Pensando isso, selecionamos três estratégias de marketing incríveis para você planejar futuras ações. Dá só uma olhada e já anota os Insights!

1. Faça desafios de hashtag com a marca

Fazer campanhas com desafios de hashtag é uma estratégia valiosa para que o vídeo produzido pela marca tenha bons resultados de visibilidade, ótimo para quem deseja expandir o alcance da marca e se tornar popular no TikTok.

Um exemplo de case de sucesso foi o do McDonald’s, uma filial na Malásia criou um concurso na rede social chamado BigMacTikTok Challenge. Os usuários eram desafiados a dançar ao som do clipe musical #BigMacTikTok criado pela companhia e depois a compartilhar o vídeo com a hashtag da campanha na plataforma e no app oficial do McDonald’s. Cada usuário que participava do desafio ganhava um BigMac e concorria a outros prêmios em dinheiro.

Como fazer vídeo no Tik Tok: imagem da tela do aplicativo com a hashtag big mac tik tok

2. Trabalhe o marketing de influência

Sim, os influenciadores digitais também marcam presença no TikTok. A dica aqui é buscar os perfis que mais se encaixam no perfil e no target da marca e propor parcerias. Co-criar conteúdos com as personalidades dessa rede social traz vários benefícios as marcas, como fortalecer a divulgação de um novo produto ou serviço.

Um exemplo de marca que fez esse tipo de trabalho foi a Disney. A empresa contratou uma série de influenciadores para divulgar o lançamento do filme “Aladdin”. Todos que atuaram na campanha usaram a hashtag #UmMundoIdeal em seus vídeos. Desta forma, fazendo com que o lançamento conquistasse mais visibilidade, alcance e reconhecimento.

Como fazer vídeo no Tik Tok: imagem da tela do aplicativo com a hashtag um mundo ideal

3. Crie stickers da marca

Os stickers são sensação por onde passam e no TikTok não é diferente. O uso estratégico do recurso pode estimular o branding na rede social. A ideia é criar stickers divertidos que chamem atenção e que possam ser usados pelos usuários na plataforma.

Agora que você já sabe como fazer vídeo na rede social mais popular do mundo, aproveite para conhecer sobre outras tendências de mídias sociais em 2019.

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis