Pesquisar

Como colocar o vídeo do IGTV no feed do Instagram? Comece a aproveitar as vantagens disso no marketing!

Como colocar o vídeo do IGTV no feed do Instagram? Comece a aproveitar as vantagens disso no marketing!
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Provavelmente você já viu a prévia de um vídeo do IGTV no feed do Instagram, não é mesmo? Não é novidade para ninguém que o Instagram está testando novas maneiras de fazer com que os usuários assistam mais vídeos na rede social e, especialmente, usem o IGTV.

Apesar de não ser um recurso novo, muita gente não tinha o hábito de consumir vídeos do IGTV clicando no ícone da plataforma. Nós mesmos, aqui da mLabs, fizemos uma enquete para entender a adesão dos nossos seguidores ao IGTV e o resultado foi pífio.

Mas, o próprio Instagram percebeu o cenário e decidiu tomar providências, lançando a possibilidade de incluir uma amostra do vídeo do IGTV no feed e, atraindo assim, quem sequer sabia da existência daquele conteúdo. E, sério, essa pequena mudança revolucionou o consumo de vídeo no IGTV. Nós mesmos testamos e vimos na prática o aumento da adesão ao nosso conteúdo.

Nesse post, vamos mostrar tudo que você precisa saber para colocar uma prévia do seu vídeo do IGTV no feed e, claro, vamos te contar as principais vantagens de incluir esse truque na sua estratégia de comunicação.

Por que colocar o vídeo do IGTV no feed do Instagram?

O IGTV é um recurso muito interessante para as marcas que querem aprofundar seus conteúdos e entregar mais valor a partir do Instagram. Além da possibilidade de usar o Instagram para entregar conteúdo longo, o IGTV tem sido usado para vídeos institucionais, análises, tutoriais, web séries e outros.

Mas, mais vantajoso que o próprio formato, é a possibilidade de incluir a prévia do vídeo do IGTV no feed. Entenda:

Praticidade

A plataforma é prática e simples de gerenciar, tanto para quem produz quanto para o usuário que assiste aos vídeos. A versão atualizada do Instagram já vem com o recurso do IGTV habilitado, e para utilizá-lo é muito simples, basta carregar o conteúdo que foi gravado pela captura de tela e publicar.

Outra forma de usar o IGTV é baixando o aplicativo próprio (disponível para iOS e Android). Apesar da separação, ambas são integradas.

Visibilidade

A divulgação do vídeo do IGTV no feed ajuda a marca a ampliar seu alcance e ter mais visibilidade. Isso acontece porque,como falamos anteriormente, nem todos os usuários têm o hábito de procurar por conteúdo clicando no ícone do IGTV – que fica localizado no canto superior direito da tela.

Além disso, você pode colocar a prévia do vídeo no feed dando uma nova cara para o conteúdo, usando legendas atraentes, hashtags do seu nicho de atuação e aproveitando o melhor dia e horário para postar.

Passo a passo de como postar vídeos do IGTV no feed

Se assistir e publicar vídeos no IGTV são coisas simples de serem feitas, colocar suas amostras no feed também não é nada de outro mundo. Dá só uma olhada!

1º Passo: Acesse o IGTV para publicar um vídeo

Com o vídeo produzido e editado conforme sua estratégia, acesse o IGTV pelo seu ícone no canto superior direito e clique na opção “+” para inserir um novo conteúdo na plataforma.

Vídeo do IGTV no feed do Instagram:imagem da tela do Instagram, mostrando como criar um vídeo no IGTV.

2º Passo: Nomeie e crie uma descrição para o vídeo

Depois de selecionar o vídeo entre seus arquivos e clicar em “Avançar”, a plataforma pedirá um título e breve descrição do conteúdo.

Nessa etapa também é possível escolher uma imagem para a capa do vídeo, o que torna a produção mais profissional e atrativa.

Vídeo do IGTV no feed do Instagram:imagem da tela do Instagram, mostrando como criar um vídeo no IGTV.

3º Passo: Selecione a opção “Publicar uma prévia”

Nós avisamos que seria simples, certo? Então, depois de escolher uma imagem para a capa, basta ativar a chave logo abaixo da descrição chamada “Publicar uma prévia”.

Se sua conta é vinculada ao Facebook, também é possível selecionar a chave “Tornar visível no Facebook”, o que permitirá que o conteúdo seja acessado por seus seguidores nessa rede social também.

Vídeo do IGTV no feed do Instagram:imagem da tela do Instagram, mostrando como criar um vídeo no IGTV.

Melhores práticas para usar a funcionalidade

Então, já mostramos o passo a passo de como compartilhar um vídeo do IGTV no feed do Instagram, confira agora as melhores práticas para otimizar suas visualizações.

Use os primeiros 60 segundos para entregar valor

Ao publicar um vídeo do IGTV no feed, são os primeiros 60 segundos que aparecem para os usuários. Ou seja, é preciso caprichar nesse conteúdo para despertar o interesse e fazer com que eles queiram clicar para ver mais.

Compartilhe no Facebook para aumentar o alcance

Como mostramos no passo a passo, é possível compartilhar o vídeo do IGTV no Facebook e essa prática é valiosa quando o objetivo da marca é aumentar o alcance. Desta forma, é possível otimizar o alcance com o público que a marca já possui e aproveitar para expandir mais ainda.

Otimize o título e a descrição

O título e a descrição do vídeo devem estar de acordo com o tema e o interesse dos seguidores. Afinal, você cria conteúdo para quem? Para a sua persona, não é? Então, é com ela que você deve conversar! Para isso, é preciso usar a linguagem que ela usa, conhecer os seus comportamentos, e entender as suas dores e necessidades para criar chamadas que se comuniquem com ela.

Além disso, faz parte de uma boa estratégia de marketing nas redes sociais aproveitar assuntos que estão em alta e utilizá-los na criação das CTAs, nos títulos e nas descrições. Claro, desde que o assunto tenha ver com o conteúdo publicado, caso contrário você pode gerar uma frustração nos usuários e o resultado sair o oposto do esperado.

Enfim, o recurso do IGTV permite trabalhar conteúdos mais aprofundados, melhorar a experiência dos potenciais clientes e transmitir os valores da marca para serem melhor compreendidos pelo  público.

E, vamos combinar, postar o vídeo do IGTV no feed do Instagram é só mais uma das novidades que estão surgindo na rede social. Fazer uso delas é fundamental para testar e encontrar os melhores formatos, dentro das tendências, e mandar bem na hora de utilizá-los.

Qual a próxima novidade? Ainda não sabemos, mas loucos que somos por redes sociais, seremos os primeiros a devorá-las assim que forem lançadas para compartilhar com vocês. Então, siga nossa FanPage e nosso perfil no Instagram ficar por dentro de tudo!

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis