Instagram Shopping: conheça as novas formas de vender pelo Instagram

Shop - capa post Instagram Shopping

Há algum tempo o aplicativo mais querido do Brasil inaugurou uma feature que balançou o mercado: o Instagram Shop.

Essa novidade deixou os profissionais de marketing em polvorosa. Parecia até que o Brasil havia vencido novamente um Copa do Mundo, só que sem o Galvão.

Isso porque a partir do lançamento seria possível vender diretamente pela plataforma, inserindo tags com detalhes sobre o produto e facilitando o fechamento do negócio.

Agora o app atualiza a funcionalidade e traz algumas novidades muito interessantes.

Quer saber mais? Fique conosco e conheça as novas maneiras para vender pelo Insta!

Quais são as últimas novidades do Instagram Shopping?

Todo mundo sabe que o principal motivo pelo sucesso das redes sociais de Mark Zuckerberg (ou como gostamos de chamar, o Zucky), é o cuidado com as atualizações frequentes.

Uma larga quantidade de dados são recolhidos todos os dias e, diante deles, modificações são feitas para se adaptar cada vez mais às necessidades dos usuários.

Dessa vez, as principais interferências realizadas no Instagram Shopping foram as Vendas nos Stories e a inserção na aba de Explorar.

Vendas nos Stories

Depois de realizados alguns testes em países selecionados, o Instagram liberou o uso do shopping nos Stories em todo o mundo.

A partir de agora, é possível clicar nos Stories de perfis corporativos que divulguem algum produto e saber mais detalhes para, possivelmente, fechar um negócio.

Por exemplo, suponhamos que você siga uma marca de roupas. Ao assistir alguns Stories, você observa uma peça que gostou. Caso o perfil tenha utilizado a tag, você só precisará clicar nela para saber mais detalhes sobre como comprar o produto. Bem legal, né?

Instagram Shopping

Especula-se que essa funcionalidade chegue em algum momento para perfis pessoais, o que pode ser uma boa ideia. Já pensou fazer aquele bazarzinho pessoal todo no Insta? Bem massa!

Shopping na aba de exploração

Outra inovação no app é a aparição do shopping na aba “Explorar”. Antigamente, você podia buscar por “Jogos”, “Esportes”, “Arte”, “Fitness”, “Música” e outras etiquetas, mas agora será possível encontrar também produtos à venda.

Para empresas que pretendem vender pelo programa, isso pode representar um novo rol de oportunidades.

Afinal, por meio dessa aba, não serão apenas os seguidores que poderão visualizar o conteúdo e comprar os produtos, mas qualquer um que faça uma busca direcionada.

Instagram Shopping Explorar

Como extrair o máximo desses novos recursos do Instagram?

Bom, “até aí tudo bem”, você deve estar pensando. “Mas, afinal, como aproveitar desses novos recursos nas contas que administro?”.

Não se preocupe, pois diferente do Tom Hanks após perder a sua bola Wilson no filme “O Náufrago”, você não está sozinho.

Na sequência, você confere algumas dicas bem legais separadas para que você seja pioneiro na utilização dos novos recursos.

Mantenha uma frequência de postagens

Não é novidade para ninguém que a regularidade de posts é que faz que as pessoas se lembrem da sua marca, não é mesmo?

Bom, com o Instagram Shopping, ficou ainda mais importante manter uma frequência interessante, já que é uma ferramenta de vendas diretas.

Acontece que, agora, chegamos a uma rua fechada, pois a postagem sequencial pode acabar tendo o efeito contrário e é possível, até mesmo, que você perca seguidores. Afinal, ninguém gosta de um chato amolando na timeline.

Aí vem a boa notícia: no Stories as coisas não funcionam bem assim. Há muito mais liberdade para postar uma sucessão de posts, já que o usuário está no comando e pode progredir e regredir pelas histórias como bem entender.

Imagina só: agora você pode mostrar todos os produtos que chegaram no seu e-commerce em sequência e inserir etiquetas que levarão diretamente a uma página de compra, por exemplo.

nerdstore

No exemplo acima, por exemplo, a tag do shopping pode ser inserida no lugar dos outros recursos. Nesse caso, em vez da barra de aprovação, o cliente poderia clicar na etiqueta para saber mais detalhes sobre o produto.

Outra ideia legal é compartilhar posts de outros usuários fazendo uso do que você vende e utilizando a tag de vendas.

As possibilidades são muitas, então basta usar a criatividade e flexibilidade proporcionada pelo formato para fechar mais negócios.

Utilize muito bem as legendas

As legendas, a partir de agora, ganham ainda mais importância para a otimização na barra de exploração.

Lembre-se que é por meio dela que o Instagram poderá categorizar os seus posts e inseri-los nos resultados das buscas e sugestões para os usuários.

Sendo assim, faça bom uso das hashtags, mas sem exageros. O ideal é que não passem de dez. Às vezes, apenas uma já é suficiente, como nesse exemplo do perfil da Netflix Brasil.

casa de papel

Também é válido inserir nas legendas lembretes de que, para comprar, basta tocar nas tags. Como esse é um recurso relativamente novo, não são todos os usuários que estão acostumados à utilizá-lo.

Vale lembrar que as hashtags também podem ser usadas nos Stories, então não se esqueça de aproveitar-se disso também.

Faça reviews e análises

Outra maneira muito interessante para engajar o usuário sem necessariamente fazer uma propaganda explícita é por meio de reviews.

Mostre aos seus seguidores (e pessoas que encontrarão as histórias pela busca) como funciona o produto, unboxes, tutoriais de utilização e qualquer outro formato de vídeo ou imagem que os faça perceber a qualidade.

bagfallen03

Observe o caso acima. Nele, a loja de periféricos para computadores GFallen mostra a mochila para notebooks e cada um de seus compartimentos.

Assim, as pessoas podem assistir ao vídeo e, com o novo recurso do shopping nos Stories, realizar a compra imediatamente. Interessante, né?

O Instagram Shopping certamente tem muito a oferecer para empresas que querem alcançar o sucesso no Instagram.

Cabe ao administrador de perfis corporativos se adapta às mudanças e se aproximar cada vez mais da própria audiência.

E se você curtiu esse texto, certamente gostará de aprender como vender pelo Instagram, acertei? Bom, nesse caso, você pode acessar este artigo e conferir várias dicas incríveis para isso!

 

 

 

 

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