Como usar emojis no marketing digital?

Emojis no marketing: imagem de dois emojis com sorriso apoiados em uma caixa estampada de emojis pequenos.

Interagir com a audiência é parte fundamental da estratégia de comunicação das marcas.

Quando essa interação acontece nas redes sociais então, logo pensamos em uma comunicação mais descontraída. É aí que o uso de emojis no marketing entra em ação! 👊

Eles tornam a conversa mais atrativa, humanizam o contato e, consequentemente, geram mais engajamento, permitindo que a marca fique mais próxima do seu público.

Quer saber como usar emojis em uma estratégia de marketing digital com humor e leveza, sem forçar a barra? Continue lendo nosso post, vamos mostrar tudo que você precisa saber para aproveitar ao máximo esse elemento.

Bora?

Os emojis e as redes sociais

Os emojis são nativos do digital, tiveram o seu “boom” no WhatsApp e, a partir daí, as empresas têm refletido sobre a possibilidade de incluí-los na sua comunicação.

É claro que, para isso, é importante usá-los sempre da melhor maneira, respeitando os diferentes tons, públicos e assuntos abordados.

A galera que usa diariamente as redes sociais não abre mão de um emoji, mas, na maioria das vezes, eles são usados como complemento de uma frase para expressar sentimentos: alegria 🙂, surpresa 😱, tristeza 😞, decepção 🤦‍♀, entre outros.

O uso dos emojis no marketing é parte integrante da comunicação e, pelo que acompanhamos, não vai cair em desuso tão cedo!

A possibilidade de humanizar o contato

Hoje, com tantos recursos e plataformas para se comunicar à distância, o que as marcas mais querem é se diferenciar de uma “máquina” na hora de fazer contato com o público.

O próprio e-mail, muitas vezes, parece ter sido escrito por robôs, de maneira muito formal e impessoal. 

Com esse modelo de comunicação, fica chato recebê-los e perceber que a marca não se deu o trabalho em fazer algo para que não parecesse automático.

Nessas horas que os emojis entram em cena! Ao inserir “as carinhas” na conversa, o texto fica mais leve e humorado.

Mas é claro que não são apenas eles que vão fazer a diferença na comunicação.

Além dos emojis, as marcas podem usar outros elementos para tornar a conversa mais humanizada como uma linguagem mais natural e a personalização do conteúdo.

Até mesmo no atendimento por chats, em que o usuário sabe que fala com um robô, é possível humanizar a escrita e deixá-la mais próxima do usuário, e os emojis são um ótimo recurso para isso.

As empresas que já usam os emojis

Percebendo essa oportunidade, muitas marcas já começaram a usar os emojis nas suas estratégias de marketing nas redes sociais.

Veja alguns cases de marcas conhecidas para se inspirar!

Itaú

Não dá para negar que o Itaú manda muito bem na comunicação nas redes sociais, né? Eles são uma das empresas que já entenderam que os emojis podem ser uma forma leve e divertida de se aproximar do público.

Em postagens em suas redes sociais, como nesse tweet, e até mesmo em conversas nos chats, é possível ver os emojis, sempre usados da maneira certa, para reforçar algo que foi falado e humanizar o contato.

Disney

Também de maneira precisa e delicada, a Disney faz ótimo uso dos emojis. Em sua conta do Twitter, na divulgação do filme Frozen 2, é possível perceber como eles têm o timing certo para tornar tudo mais divertido!

Quer conhecer outro exemplo? Quando as postagens são sobre suas princesas, o emoji da coroa é utilizado. Simples, intuitivo e ilustrativo, exatamente como deve ser feito!

McDonald’s

O McDonald’s tem em sua estratégia atual os memes como principal foco na comunicação. Essa pegada mais bem-humorada é uma ótima estratégia para conquistar o público mais joven. Por isso, os emojis são quase uma consequência.

A marca tem mandado bem na hora de ilustrar suas postagens e tornar a comunicação ainda mais leve e engraçada. Uma prova é o post da campanha de divulgação do novo Picanha Bacon Crispy no seu perfil do Instagram.

mLabs

Nós também usamos os emojis no marketing de diversas formas, mais uma prova de como é possível aplicá-los em conteúdos e momentos diversos.

Usamos no assunto dos nossos e-mails para ilustrar o tema, em posts nas redes sociais como esse do Instagram e, até mesmo, no SAC quando o tom é pertinente.

O momento certo de usar emojis no marketing digital

Por mais que os emojis sejam uma ótima ideia para melhorar a comunicação, é preciso saber a hora certa de usá-los.

O “timing” preciso garante que o uso desse elemento valorize a mensagem, ou seja, ajude a compreendê-la, além de trazer a leveza necessária para os assuntos certos, sem perder a mão.

Por mais que sejam bem-vistos, os emojis podem se tornar um problema se forem usados em momentos inadequados, ou até mesmo escolhidos de forma errada.

Se não forem usados com cuidado podem passar a mensagem de maneira distorcida e gerar um problema de comunicação para a marca.

Quando usar

Os emojis são ótimos para reforçar o que está sendo escrito, ou até mesmo para expressar algum sentimento. Por isso, há momentos específicos em que eles fazem toda diferença, sendo os principais:

  • no assunto de um e-mail para reforçar o tema;
  • no atendimento para humanizar a fala e se aproximar do cliente;
  • em publicações de redes sociais para reforçar sentimentos;
  • em anúncios publicitários, sempre que o tema for leve.

Quando não usar

A escolha errada de um emoji ou o seu uso em um momento inadequado pode gerar confusão! Mas, calma, você só vai errar se utilizar desse recurso em ocasiões como essas:

  • assuntos sérios;
  • atendimento em que o cliente está muito insatisfeito;
  • referências inadequadas ao seu público, como em conotações sexuais ou gestos obscenos;
  • exagero, aplicando um emoji em toda frase ou várias vezes ao longo de um conteúdo.

O uso do emoji no marketing com moderação, na hora certa e com relação direta ao assunto é certeza de sucesso! Aproveite para usar esses elementos que estão nos dedos do povo e chegaram para ficar!

Agora, que você já sabe como usar o emoji para humanizar o conteúdo da marca, veja também qual é a frequência ideal de postagens nas deres sociais e não sobrecarregue o feed dos fãs e seguidores!

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