Tudo o que você precisa saber sobre redes sociais e não sabia para quem perguntar!

redes sociais: um celular branco está jogado sobre uma mesa e acima dele sai uma série de redes conectando bonecos de pessoa, em ilustração com as cores azul e branco.

Em toda a história da sociedade, as pessoas organizaram diferentes formas de estabelecer conexões e se comunicarem. Com o avanço da tecnologia, as redes sociais se tornaram espaços de troca de experiências e interações online, aproximando pessoas de todos os cantos do mundo. 

Existem várias redes sociais e, a cada ano, surge uma nova para se destacar e tornar a tendência da vez. Você lembra quais foram as últimas as quais você se inscreveu? Fotolog, Orkut, FacebookTwitterLinkedInInstagramTikTok, entre outras. 

Cada uma dessas redes sociais tem características específicas, como as interações por meio de texto, vídeos curtos ou desafios, grupos etc. Mas o preceito fundamental de todas elas é: criar conexões entre as pessoas. 

O que são redes sociais? 

Talvez, quando você escute “redes sociais” faça uma imediata associação com alguns canais, como Facebook, Instagram, Twitter etc. Mas as redes sociais vão além das plataformas onlines. 

Redes sociais são canais — online e offline — criados para conectar pessoas conforme seus interesses e valores. A rede é estabelecida por uma sucessão de conexões de pessoas, que interagem em torno de determinado assunto.  

Uma organização é uma “rede social”, pois ela conecta pessoas para debater algo em comum. O mesmo raciocínio pode ser aplicado para aquelas que se reúnem em torno de uma religião, política, laço afetivo ou familiar. 

As redes sociais, portanto, têm essa característica marcante: a capacidade de criar uma comunidade em torno de algo ou uma marca. 

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

Qual a diferença entre redes sociais e mídias sociais? 

Há muita confusão entre os termos redes sociais e mídias sociais. Inclusive, eles são utilizados como sinônimo por muitos profissionais da área, mas não são. 

Mídias sociais correspondem às pessoas e a atuação de cada uma delas dentro da sociedade. Tudo o que as pessoas produzem ou promovem dentro de uma rede social é considerado mídia social! 

Pensando no ambiente online — e na explicação do tópico anterior — consideramos como redes sociais os canais e as plataformas que conectam pessoas como Facebook, Twitter, Instagram, YouTube etc. 

Nesse contexto, as mídias sociais correspondem às pessoas inscritas nesses canais e às publicações realizadas neles: uvídeo publicado no YouTubeum tweet feito no perfil do Twitter, uma atualização do feed do Facebook ou um Story no Instagram. 

A origem e a história das redes sociais 

Você lembra da primeira rede social online que fez parte? Foi o Orkut? O Fotolog? O Flogão? (, talvez eu tenha entregado a minha idade aqui). 

Mas, a origem das redes sociais é de antes do surgimento do Facebook ou do Instagram. Apesar de serem dois dos canais com mais usuários atualmente, eles só puderam ser criados porque lá em 199alguém teve ideia de fazer uma primeira comunidade online. 

Qual foi a primeira rede social? 

Foi em 1994 que David Bohnett e John Rezner fundaram a Geocities, a primeira rede social a existir. 

A plataforma não é um exemplo de interação entre os usuários, mas era um espaço com recursos para que as pessoas pudessem criar suas próprias páginas. Ela chegou a contar com 38 milhões de usuários em seu auge. 

No ano seguinte, 1995, Randy Conrads criou a ClassMatesA ferramenta estourou nos Estados Unidos e no Canadá — e existe até hoje —, conectando diversos estudantes acadêmicos. 

Também em 1995, foi criado um fórum que permitia que os usuários compartilhassem suas experiências online, The Globe. 

Essas foram as primeiras redes sociais a serem criadas para estabelecer conexão entre as pessoas por meio de uma plataforma online! 

A evolução das redes sociais ao longo dos anos 

Veja só uma pequena linha do tempo sobre a evolução das redes sociais: 

  • 2000: surgimento do Fotolog, plataforma que conectava as pessoas com foco na publicação de fotografias; 
  • 2002: aparece o Friendster, que é considerada por algumas pessoas como a primeira rede social, de fato. No mesmo ano, o LinkedIn é criado; 
  • 2004: três novas redes sociais aparecem e começam a bombar: o Orkut, que durou aproximadamente 7 anos, Flickr, também focado em fotografias e o Facebook; 
  • 2005: YouTube é criado, sendo uma rede social de conexão para assistir e publicar vídeos próprios; 
  • 2006: ano do aparecimento do Twitter, que começou como um microblog de 140 caracteres; 
  • 2009: Pinterest é criado, tornando-se uma rede de imagens e fotos, também é criado o Whatsapp, tornando uma rede de conexão por mensagens que praticamente substituiu integralmente o serviço de SMS; 
  • 2010: surge o Instagram, conectando as pessoas por fotos, em uma premissa parecida com a do Fotolog (que nessa altura não existia mais); 
  • 2011: é criado o Google+ que durou cerca de 7 anos. Também nesse ano, o Snapchat ganha destaque e inúmeros seguidores; 
  • 2013: ano de criação do Telegram, plataforma de rede de mensagens nas nuvens, com grupos para conversa e interação; 
  • 2016: TiTok é criado, sem criar grande alarde. A rede expande e conquista uma série de seguidores em 2020, com o isolamento social. 
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Para que servem as redes sociais? 

As redes sociais têm como principal função a capacidade de conectar pessoas e criar uma interação entre elas. 

Nem todas as redes sociais têm como objetivo principal oferecer entretenimento — vamos ver daqui a pouco os diferentes tipos existentes —, mas todas foram planejadas para conectar o maior número de pessoas em todo o mundo no mesmo canal. 

Como as pessoas estão cada vez mais conectadas à Internet, as redes sociais se desenvolveram e se tornaram parte do cotidiano, facilitando a comunicação, o envolvimento e o relacionamento entre as pessoas. 

Quando alguém realiza uma postagem no Facebook, por exemplo, ela deseja estabelecer uma comunicação com seus seguidores.  

Conquistar fãs, fazer novas amizades e conseguir mais vendas também são objetivos que fazem parte do uso das redes sociais. 

banner com chamada para inscrição no clube social media exponenciais com vagas limitadas

A importância das redes sociais 

De acordo com a The Global State of Digitalas redes sociais já movimentam ou conectam 3,484 bilhões de pessoas ao redor do mundo, o que representa 45% da população mundial. 

Diante desse cenário, é impossível ignorar a importância que as redes sociais assumiram para as estratégias de marketing. 

Por meio desses canais, as empresas conseguem ganhar visibilidade e reconhecimento da marca, construir relacionamentos, trabalhar posicionamento de marca, vender mais etc 

Estar nas redes sociais nas quais os seus clientes estão é fundamental! As pessoas querem ver e se envolver com as marcas de maneiras diferentes, podendo conectar com elas por mensagens diretas e comentários em publicações, por exemplo. 

Quais os tipos de redes sociais? 

Você acha que todas as redes sociais são pensadas com o mesmo objetivo? Na.. nani.. nanão! 

Existem redes sociais de tipos diferentes, e aqui vamos destacar os quatro principais: 

Rede social de relacionamento 

Quando se pensa em redes sociais, essas devem ser as que vem de imediato na cabeça. Afinal, elas são as mais utilizadas, como o Facebook e o Instagram. 

E têm como principal objetivo aproximar as pessoas e criar um laço entre elas. Ou seja, a relação entre os usuários é quem vai ditar a movimentação na rede. 

A preferência por contato entre as pessoas é tamanha, que o algoritmo do Facebook e do Instagram privilegiam os conteúdos feitos por perfis pessoais, segundo as próprias plataformas. 

Banner_Feed_Redes_Sociais: arte com convite para a pessoa testar gratuitamente a funcionalidade da mLabs.

Rede social de entretenimento 

Nessas redes sociais, o foco está na divulgação de conteúdo, sendo ele a principal oferta da plataforma. O relacionamento acontece, mas, em segundo plano. 

Um ótimo exemplo é o YouTube, no qual os usuários publicam em seus respectivos canais conteúdos exclusivos para entreter o público e conquistar novos espectadores. 

Rede social profissional 

Quando falamos de uma rede social que tem como o foco principal a vida profissional dos usuários o primeiro exemplo que vem na cabeça de muitas pessoas é o LinkedIn. 

Nessas redes, os usuários disponibilizam seus currículos, publicam artigos e pesquisas, falam sobre sua área de atuação e conseguem oportunidades de emprego. 

As empresas também utilizam essa rede social para conseguir recrutar novos talentos, conhecendo novos profissionais e convidando para entrevistas. 

Rede social de nicho 

Um outro modelo de rede social é focado em nichos específicos. São redes que moldadas para falar de um segmento, sendo voltada para públicos específicos. 

TripAdvisor é um bom exemplo! A plataforma digital cria conteúdos que abordam as áreas de turismo e gastronomia, convidando os usuários a conferir dicas de viagens, avaliações de espaços e ambientes além de feedbacks sobre os estabelecimentos visitados.

Quais as principais redes sociais e suas características? 

Agora que você já conhece cada um dos tipos de redes sociais, confira as que mais se destacam no mundo pelo número de usuários ativos. 

Facebook 

Guia para Programar post no Facebook

O Facebook é uma das plataformas de relacionamento mais utilizados no mundo. Segundo dados da própria rede social, são cerca de 2,6 bilhões de usuários ativos por mês. 

A rede social tem como objetivo “dar às pessoas o poder de criar comunidades e aproximar indivíduos do mundo inteiro. As pessoas usam o Facebook para manter contato com amigos e parentes, descobrir o que está acontecendo no mundo e compartilhar e expressas o que é importante para elas”. 

Mas, mesmo com esse foco na interação entre pessoas, contando com tanta gente por lá, não tem como deixar o Facebook de lado em qualquer estratégia de marketing digital, não é mesmo? 

O Facebook conta com recursos específicos para empresas e para contar com eles, é preciso fazer uma “Fanpage” 

Com a página, você tem acesso para o Gerenciador de negócios do Facebookcontando com ferramentas como: 

Com esses recursos é possível atingir os objetivos de campanha de marketing, transformando a rede social não apenas em uma ferramenta de relacionamento, mas também de negócio! 

Instagram  

Instagram reels: imagem de uma mão segurando um celular com a tela mostrando um post reels do Instagram

O Instagram é uma das plataformas de relacionamento que tem crescido acentuadamente nos últimos anos, o número de usuários ativos está em 1 bilhão em todo o mundoTodos eles compartilhando fotos do seu cotidiano no feed, nos Stories ou nos Reels. 

Por ser um espaço com tantas pessoas, as marcas começaram a ganhar espaço e ferramentas para fazer negócios dentro da plataforma. 

Instagram Shopping é um exemplo, com ele é possível fazer vendas pelos Stories, apresentar sua loja na aba “explorar”, fazer lembretes para lançamentos de novos produtos e muito mais. 

E se você não for utilizar o Instagram Shopping, há muitas outras formas de aproveitar o Instagram dentro da estratégia de marketing, como o Instagram Ads 

Twitter

Twitter Trending Topics: imagem de uma mão segurando um celular com a logo do twitter na tela e a imagem de um mapa mundi no fundo em azul.

O Twitter conta com 166 milhões de usuários ativos atualmente. E tem como slogan “veja o que está acontecendo no mundo agora”. 

Por ser uma plataforma de fácil uso, ela consegue fazer interações entre os usuários em tempo real, dando agilidade para o fluxo de informações que ocorrem em sua linha do tempo. 

As mensagens — chamadas de tweets — são escritas em 280 caracteres, abordando um assunto que está em destaque no mundo ou algo que seja muito pessoal.  

A rede social se tornou um espaço utilizado por artistas, escritores, cantores, influencers e marcas. Todos navegando nos assuntos do momento — chamados de Trending Topics. 

A rede de relacionamento também oferece mecanismos e recursos para as marcas. O Twitter para empresas oferece funções que ajudam a conhecer melhor os seguidores por meio do Twitter Analytics e Twitter Ads. 

YouTube

Youtube Analytics: Imagem de um notebook com a tela aberta no YouTube e o logo do Youtube na frente

Como vimos anteriormente, o YouTube é uma rede de entretenimento. Ela transformou a forma como as pessoas assistem vídeos na Internet — se você é do tempo pré-YouTube deve-se lembrar de como era difícil ver clipes e vídeos online. 

A plataforma está traduzida para mais de 80 idiomas diferentes, tendo versões locais em mais de 91 países — incluindo o Brasil. São mais de 1,9 bilhões de usuários conectados mensalmente no mundo. 

São tantas produções que a rede social permitiu um sistema de monetizar os vídeos publicados, criando uma profissão de “youtuber”. 

Para ajudar no crescimento do canal e na eficiência das estratégias de marketing, a plataforma oferece dois recursos: o YouTube Analytics — com dados estratégicos — e o YouTube Ads — para fazer anúncios em toda a plataforma. 

LinkedIn

O que colocar no título do linkedin: imagem de um teclado ao fundo e um botão digital com o texto linkedin e uma mão digital como se fosse clicar no botão

O LinkedIn é uma rede profissional que evolui em muitos atributos ao longo dos últimos anos. Ele conta com cerca de 722 milhões de usuários espalhados em 200 países. 

Para muitas pessoas, o LinkedIn é espaço para procurar espaço e fazer networking, mas é possível fazer muito mais na rede social. 

As mais de 55 milhões de empresas estão usando o LinkedIn para fazer negócios — não apenas conseguir recrutar novos colaboradores. Segundo estudos do Hubspot, a rede social é 277% mais eficaz para gerar leads que o Facebook e Twitter, por exemplo. 

Com uma Company Page, é possível acessar o LinkedIn Sales Navigator, uma ferramenta que assemelhar bastante com um software de CRM com função de filtrar, identificar e monitorar leads. 

Também é possível fazer anúncios por meio do LinkedIn Ads e criar relacionamentos por meio dos grupos do LinkedIn. 

Pinterest 

Segundo a própria rede social, atualmente são mais de 100 milhões de usuários envolvidos em todo o mundo. 

A rede conecta as pessoas funcionando como um mural online, na qual você pode pesquisar e se inspirar em várias referências de fotos e gravuras. 

Para oferecer recursos para fazer negócios, o Pinterest para empresas se tornou uma ferramenta com recursos para ajudar nas vendas. 

Pinterest Shopping é um verdadeiro catálogo, que você pode organizar e apresentar para o seu público por ofertas, segmentos e produtos. 

TikTok 

Ganhar dinheiro com TikTok: imagem de uma mão segurando um celular com o logo do TikTok na tela no aparelho

TikTok é uma das redes sociais que mais cresceram e bombaram durante o período de isolamento social em 2020. 

No começo, a plataforma era praticamente feita para entretenimento, com diferentes desafios que envolviam os usuários e convidavam para produção de conteúdo. 

Com o tempo, as marcas foram compreendendo que a rede social vai muito além do entretenimento e passaram a adotar estratégias de marketing no TikTok. 

Diferentes marcas utilizaabordagens diversas da plataforma para conquistar novos seguidores. 

WhatsApp 

Como mandar mensagem automática no WhatsApp: imagem de uma mão segurando o celular com a tela do WhatsApp aberta.

O WhatsApp se tornou uma verdadeira febre — principalmente entres os brasileiros —, já são mais de 2 bilhões de usuários no mundo inteiro. O aplicativo está instalado em 99% nos celulares do Brasil! 

O app facilitou a comunicação entre os usuários, atualmente, a maioria dos planos de celulares oferecem o uso gratuito da rede social em 4G. Dessa forma, é possível pensar que o WhatsApp substituiu as antigas mensagens de SMS. 

Com o crescimento, o WhatsApp lançou recursos para as empresas, como conta comercial que permite a elaboração de catálogos de produtos e ofertas e até pagamento via aplicativo — que ainda está em fase de aprovação no Brasil! 

Conheça as 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2020 

Os brasileiros se renderam totalmente ao uso das redes sociais. Com a rotina de conexão as mensagens instantâneas, publicações e  compartilhamentos de fotos acontecem em tempo real. 

Em 2020, o mundo passou por uma realidade específica: a pandemia de covid-19. Com o isolamento social, muitas redes sociais cresceram e se tornaram um recurso de entretenimento e negócios para pessoas e marcas. 

As 10 redes sociais mais utilizadas no Brasil em 2020, segundo relatório produzido em parceria entre We Are Social e a Hootsuite, foram: 

1. Facebook: a maior rede social em números de usuários brasileiros

Depois de ter perdido fôlego, a rede social retomou ao primeiro lugar em 2020, sendo utilizada por 130 milhões de brasileiros.

O Brasil é o quarto país no ranking de usuários no mundo, perdendo apenas para Índia, Estados Unidos e Indonésia, segundo o próprio Facebook.

2. WhatsApp: o aplicativo de mensagens mais usados no Brasil

O WhatsApp é uma verdadeira febre no Brasil, sendo instalado em 99% dos smartphones no país. Diferentes operados adicionam as redes sociais em planos, oferecendo pacos de dados móveis grátis para os usuários não perderem nenhuma mensagem mesmo sem conexão WiFi.

Atualmente, são 120 milhões de usuários brasileiros ativos na rede social.

3. YouTube: uma das maiores redes de entretenimento do mundo 

Durante o período do isolamento social, as lives se tornaram grandes fontes de entretenimento. Segundo a plataforma, são 105 milhões de brasileiros vendo (e publicando) vídeos todos os meses. 

O YouTube foi a rede social que mais cresceu entre 2019 e 2018, mostrando uma tendência pela busca dos vídeos na plataforma.  

4. Instagram: a rede social que não para de crescer. 

Segundo o report da We Are Social e da Hootsuite, o Instagram está com 95 milhões de usuários no Brasil. 

Em 2020, o crescimento da rede social foi 31% maior do que a do Facebook, que ocupa a primeira posição no ranking de redes sociais usadas no país. 

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5. Facebook Messenger: o crescimento após download individual 

ferramenta de mensagens instantâneas do Facebook conta, atualmente, com um download separado do Facebook. Por isso, ele aparece na lista separado da rede social.  

Estima-se que o Messenger já esteja baixado em dezenas de milhões de celulares brasileiros, mas a empresa não fornece os números oficiais. 

6. LinkedIn: a maior rede social profissional 

A busca por novas oportunidades fez com que o LinkedIn aumentasse o número de usuários, passando a ter 46 milhões de brasileiros, segundo a própria rede social. 

A rede social não especifica o número de perfis pessoais e empresariais, mas ela também é utilizada nas estratégias de processo seletivo de muitas marcas. 

7. Pinterest: as melhores imagens em um só lugar 

A rede social foi outra que também cresceu a sua base de usuários ativos. Segundo o Pinterest, em 2020 a rede fechou com 38 milhões de usuários, três vezes mais do que o número de 2019. 

Esse crescimento representou um faturamento de 271,9 milhões de dólares, 24% maior se comparado ao mesmo período em 2019 

8. Twitter: a rede social do real time 

Buscando informações sobre a pandemia, o Twitter se tornou um canal de informação por especialistas e fontes oficiais de saúde.  

Com isso, o Twitter apontou um crescimento de usuários ativos, chegando a 16,6 milhões de brasileiros; 

9. TikTok: a rede social dos desafios em grande crescimento 

rede se tornou uma verdadeira tendência no ano de 2020, crescendo bruscamente.  

No começo do ano, estimava-se 7 milhões de usuários brasileiros. No final, segundo estudos, a rede chegou a 16,5 milhões de usuários; 

10. Snapchat: mensagens instantâneas ainda presentes no ranking 

Você achou que o Snapchat tinha sumido? Pois não!  

De fato, ele perdeu força nos últimos anos, mas segundo a rede ainda são cerca de 11 milhões de brasileiros utilizando as mensagens efêmeras do aplicativo. 

As tendências das redes sociais para 2021 

A cada ano, as redes sociais mudam consideravelmente. São novidades que acompanham o avanço da tecnologia e as mudanças no comportamento do consumidor para transformar a maneira de conectar as pessoas. 

Em 2021, as principais tendências que são apontadas para as redes sociais são:

Fortalecimento das comunidades 

O isolamento social vivido em 2020 — e prolongado para o ano seguinte —mexeu com a compreensão de sociedade das pessoas. 

Em um momento em que a distância se tornou regra, as redes sociais cresceram como um espaço para fortalecer o sentimento de comunidade. 

A troca proporcionada dentro dessas comunidades é fundamental para estreitar relacionamentos e uma ótima estratégia para o fortalecimento da marca. 

E é possível criar comunidade sobre qualquer segmento e temática: música, séries, filmes, moda, futebol etc. O Facebook e o LinkedIn são exemplos de redes sociais que se destacam em recursos para relacionamento de comunidades. 

Maior uso da inteligência artificial 

Há tempos que a inteligência artificial tem dominado produções de máquinas e ferramentas. Essa revolução digital está cada dia mais presente na realidade das redes sociais. 

Para 2021, a tendência é que a IA proporcione experiências mais imersiva, proporcionando envolvimento e interação das pessoas com os ambientes de forma mais realista. 

Crescimento do combate às fake news 

As notícias falsas proliferaram pelas redes sociais nos últimos anos. Para evitar que as pessoas entre em contato com informações que não correspondem à realidade, as plataformas têm evoluído. 

O Facebook, o YouTube e o Twitter já lançaram recurso que notifica que uma mensagem contém informações que não são comprovadas ou “potencialmente inverdades”. 

Aprimoramento da qualidade do conteúdo 

Nos primórdios das estratégias de redes sociais e blog, o pensamento era em torno de: quantidade. Bem, essa realidade agora é totalmente diferente! 

Não basta apenas se fazer presente e postar conteúdo com frequência nas redes sociais, é preciso ter qualidade em toda a produção de conteúdo para conseguir envolver as pessoas e incentivá-las a interagir com o perfil da marca. 

Um conteúdo relevante é aquele que a pessoa precisa. Por isso, conhecer bem a sua persona e trabalhar conteúdos que dialoguem com suas necessidades e dores.  

Por que fazer marketing nas redes sociais? 

Existem diferentes motivos para investir em marketing nas redes sociais. Mas se você precisa de motivos mais detalhados para entender o porquê de investir nessas plataformas no momento de fazer o seu planejamento de marketing digital, vem comigo! 

Aumentar a visibilidade da marca 

Expandir a visibilidade da marca é um dos objetivos dentro das estratégias de marketing. Afinal, não dá para fazer negócios com uma marca que a pessoa nem ao menos conhece, né? 

As redes sociais contam com um enorme potencial para explorar estratégias de branding, promover o reconhecimento da marca no mercado 

Quando a marca oferece uma experiência positiva nas redes sociais, as pessoas começam a olhar para ela de outra forma, sendo atraídas para conhecer os seus serviços. 

Engajar o público com as suas ações 

Antes das redes sociais, a relação entre os consumidores e as marcas era mais distante. 

O consumidor é passivo diante dos anúncios feitos na televisão, rádio ou outdoor. Na internet as coisas mudaram, as pessoas são ativas na interação com as marcas procurando, curtindo, compartilhando e comentando as publicações da empresa. 

A partir das publicações, é possível criar laços e aumentar o envolvimento das pessoas com a marca.  

Humanizar a marca 

Outro ponto importante promovido pelas redes sociais na relação é a humanização da marca 

Antigamente, era difícil uma pessoa conseguir conectar com a empresa de forma amigável e íntima. A identificação entre consumidor e marca ficava reservada para os momentos de compra ou de anúncios nos meios tradicionais. 

Agora essa realidade é totalmente diferente. Conectados quase que em tempo integral na Internet, as pessoas estão a um ou dois cliques de conseguirem interagir com alguma marca. 

Sabendo disso, é fundamental que a empresa saiba promover uma maneira próxima e acolhedora na conversaPara humanizar a marca é fundamental uma linguagem amigável, que convida as pessoas para continuar no diálogo com a empresa. 

Gerar credibilidade com os consumidores 

reputação da marca nas redes sociais é uma vantagem competitiva, as pessoas preferem fazer negócios com empresas que estabelecem uma boa relação com o público, oferecendo serviços e produtos de qualidade. 

Essa reputação gera a imagem de credibilidade, sendo construída por meio da conduta da marca no meio digital. Por isso, cada interação conta: as respostas nas DMs, a conversa estabelecida pelas replys etc. 

Gerar tráfego e conversão de leads 

Com recursos cada vez mais aprimorados, as redes sociais se tornaram ferramentas importantes nas estratégias de conversão de leads e crescimento de tráfego para outros canais da marca, como blogs e sites. 

É possível fazer uma pessoa avançar njornada de compra com as publicações nas redes sociais. Por meio dos links, anúncios, publicações patrocinadas, assim a empresa apresetna caminhos para os clientes conhecerem mais sobre seus produtos e serviços. 

As redes sociais podem ser canais de promoção e divulgação do seu blog, site ou e-commerce. O público pode se converter em leads, ao preencherem formulários que dão acesso a materiais exclusivos e muito mais. 

Entender o comportamento do público 

As ferramentas analíticas das redes sociais permitem extrair relatórios bem detalhados sobre as pessoas que seguem o seu perfil e interagem nas suas publicações. 

Ao descobrir dados como gênero, idade, profissão, áreas de interesse, formação escolar, localização e muito mais, é possível conhecer a fundo a sua audiência e produzir conteúdo mais direcionados e específicos. 

Manter uma relação no pós-venda 

Os clientes estão, cada vez, mais exigentes por momentos de encantamento mesmo após efetuarem uma compra. 

As redes sociais são ótimas aliadas para oferecer experiências de encantamento mesmo no pós-venda. Quando alguém publica um “recebido” na Internet — mesmo que esse recebido tenha sido, na verdade, comprado — ela está tentando mostrar o seu amor pela marca. 

E receber uma resposta ou um carinho nessas interações é realmente transformador. 

Aliás, com as redes sociais, as pessoas se tornaram verdadeiras produtoras de conteúdo. 

Quais são as principais métricas de redes sociais e por que acompanhá-las? 

métricas e monitoramento de redes sociais

Para ter sucesso na estratégia de redes sociais é fundamental conhecer as métricas que precisam ser acompanhadas. Analisar esses dados ajuda a compreender em quais aspectos a marca está mandando bem e em quais é preciso melhoras. 

Métricas são dados — ou cruzamento deles — que trazem alguma informação. Por exemplo, ao cruzar dados de “alcance” e “interações”, você consegue descobrir a métrica de “engajamento”. 

As métricas mais relevantes para o negócio são chamadas de indicadores de qualidade (KPI). Elas informações que apontam se você está ou não alcançando os objetivos traçados no planejamento. 

Por isso, dependendo da sua meta em trabalhar nas redes sociais uma métrica pode, ou não, ser um KPI. 

Alcance 

O alcance é uma métrica definida pelo número de usuários que você atingiu com as suas publicações. O alcance orgânico está relacionado com as publicações feitas sem investimento em anúncios. 

Não é de hoje que o algoritmo das redes sociais tem afetado a performance orgânica das publicações, em razão a diversas mudanças feitas ao longo dos anos.   

Mas são poucas as publicações que conseguem alcançar muitas pessoas de forma orgânica, sem investimento em mídia paga. 

Engajamento 

O engajamento está relacionado as interações que as suas publicações recebem. Não adianta ter um grande alcance, se o público que você atinge não se sente estimulado a relacionar com você nas redes sociais. 

Por isso, a importância de fazer conteúdos de qualidade que agregue valor para a persona, desta forma ela se sentirá estimulada a salvar o post, comentar, marcar um colega, entre outras ações. 

Em geral, os posts envolventes são dos seguintes modelos: 

  • citação; 
  • pergunta; 
  • dica; 
  • complete a frase; 
  • meme; 
  • imagem; 
  • vídeo; 
  • concurso; 
  • história (storytelling); 
  • publicações compartilhadas por outras páginas. 

Taxa de Clique (CTR) 

O CTR (click through rate ou taxa por clique) é uma métrica utilizada tanto nas redes sociais como em outros canais digitais. Ele ajuda a entender como está a porcentagem de pessoas que resolveram clicar em algum link que você adicionou à publicação. 

Para encontrar essa taxa é preciso fazer a seguinte conta: 

Número de clique em uma postagem / número de impressões da página X 100. 

Sentimento 

Nem toda as interações — comentários, compartilhamentos, menções e citações — recebidas pela marca nas redes sociais são positivas. 

A métrica de sentimento ajuda a dimensionar como está a percepção dos seguidores em relação a marca, será que elas estão tendo uma experiência positiva ou negativa? 

Cada interação recebida é carregada de um sentimento, monitorá-lo ajuda na percepção de alguma crise que pode estar chegando, por exemplo. 

Saudabilidade 

Saudabilidade é o comportamento das pessoas que trazem para sua rotina hábitos saudáveis, ou seja, o conceito está associado ao bem-estar e a saúde.  

Trazendo esse conceito para as redes sociais, a saudabilidade é calculada a partir dos sentimentos dos feedbacks recebidos pelo público. 

É importante saber se a maioria desses comentários, compartilhamentos e menções estão sendo positivas ou negativas.  

Quando a maioria é ruim, temos uma saudabilidade negativa e precisamos trabalhar para reverter essa percepção das pessoas sobre a marca. Afinal, isso afeta a reputação e a possibilidade de fazer novos negócios. 

Conversão 

Consideramos conversão qualquer ação que foi desejada pela sua marca. Por isso, é importante ter objetivos bem definidos no seu planejamento: número de visitas ao site, preenchimento de formulários, ligações telefônicas, entre outros. 

Sem definir o que é uma conversão para as publicações, você não conseguirá perceber se o conteúdo é atrativo e convidativo para os seus seguidores, afetando toda a estratégia dentro da jornada de compra. 

Tráfego de redes sociais 

O tráfego de redes sociais mostra a quantidade de volume de acessos que o seu site ou blog recebeu a partir de publicações e links feitas nas redes sociais. 

A melhor maneira de ter esses dados é por meio do Google Analytics, ele tem uma interação com o site para que você possa obter esses números específicos. 

Ao cruzar essa informação com a taxa de rejeição, você consegue definir se o fluxo que está sendo direcionado para o site é realmente efetivo. 

Taxa de rejeição 

Esse indicador mostra o quanto do seu público rejeita o seu conteúdo. Com ajuda do Google Analyticsé possível visualizar a sua  taxa de rejeição e entender a porcentagem de acesso ao seu site ou blog que não tiveram nenhuma interação. 

Essa taxa de rejeição pode ser analisada dentro das próprias redes sociais, para isso é preciso acompanhar: o número de unfollows no perfil, denúncias feitas de SPAM e o número de pessoas que bloquearam o seu conteúdo etc. 

Relatorios_Redes_Sociais: arte com escrito "Relatórios em Redes Sociais pela mLabs. Teste Grátis".

Quando e por que impulsionar suas publicações nas redes sociais? 

Impulsionar uma publicação significa fazer com que ela fique visível para mais usuários, aumentando o alcance a fim de conseguir melhores resultados em cliques e conversão. 

Não é preciso patrocinar todas as publicações, essa atividade precisa estar alinhada aos seus objetivos de marketing nas redes sociais e ao orçamento disponibilizado.  

Se você percebe que um conteúdo não está conseguindo atingir um alcance esperado, investir alguns reais no impulsionamento pode ajudar bastante! 🤑 

No Facebook e Instagram, é possível patrocinar as publicações sem a ajuda de um especialista em mídia paga. O processo é bem simples, em apenas alguns toques você consegue definir o conteúdo, o orçamento, o objetivo e o prazo de impulsionamento. 

Depois de impulsionar o post, é importante acompanhar os resultados. Não deixe de monitorar as métricas de alcance, taxa de engajamento e as impressões. Elas ficam disponíveis pelos Analytics de cada plataforma.  

Social Ads: como funcionam os anúncios nas redes sociais? 

Apesar de ser uma função com um objetivo semelhante ao do impulsionamento, os anúncios das redes sociais têm algumas diferenças que potencializam suas campanhas. 

Ao patrocinar um post, você foca a ação em um conteúdo específico que já aparece no seu feed. As opções de segmentação são limitadas, não tendo a mesma flexibilidade de um anúncio. 

Já os anúncios criados pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook permitem ampliar as possibilidades de segmentação, escolher mais objetivos de campanha e potencializar os resultados! 

Os Social Adsportanto, são feitos para conferir as marcas maior autonomia para escolher o orçamento, maior segmentação para alcançar o público certo com os posts que farão parte de uma campanha, mais detalhe na elaboração dos objetivos de campanha e muito mais. 

Facebook Ads 

Nessa plataforma, os anúncios são criados e controlados pelo Gerenciador de Anúncios, que permite uma segmentação do público bem apurada, considerando os interesses pessoais e todas as informações compartilhadas pelos usuários. 

No Facebook Ads você cria uma campanha, determinando um objetivo de marketing que seja alinhado ao objetivo da marca. Nessa campanha, você pode inserir diferentes conteúdos, nos mais variados formatos: 

  • imagem; 
  • vídeos; 
  • apresentação multimídia; 
  • carrossel. 
  • experiência instantânea; 
  • coleção. 

Instagram Ads 

Instagram Ads está integrado ao Facebook, o que significa dizer que as campanhas para o Insta também são realizadas pelo Gerenciador de anúncios. 

Além do Feed, você também pode investir em publicidade no Stories, que costuma trazer um retorno positivo para muitas marcas. 

Também é possível utilizar a funcionalidade do Shopping Instagram para integrar o seu e-commerce com a rede social e fazer anúncios com mais detalhes e informações. 

Os formatos de conteúdo para Ads no Instagram são: 

  • imagens (para stories, feed e explorar); 
  • vídeo (para stories, feed e explorar); 
  • carrossel (para stories e feed). 

LinkedIn Ads 

Os anúncios no LinkedIn são enriquecedores para a estratégia de marketing da marca.

Eles são criados e divulgados por meio do Gerenciador de Campanhas do LinkedIn, que é disponibilizado para páginas corporativas da rede social. 

Além da segmentação, uma das vantagens do LinkedIn Ads está no recurso exclusivo para a captação de leads.  

LinkedIn Sales Navigator é uma ferramenta que funciona de uma maneira semelhante a um software de CRM, permitindo o acompanhamento de todas as interações com clientes atuais e futuros. 

O Sales Navigator ajuda a filtrar, identificar e monitorar leads estimulando relacionamento contínuo dentro da base. São vários os modelos de anúncios da plataforma: 

  • Sponsored Contetnt: exibição de anúncios no feed do LinkedIn; 
  • Dynamic Ads: anúncios personalizados conforme o perfil do usuário; 
  • Text Ads: anúncios de texto simples, divulgado nas laterais da plataforma e locais onde a rede faz publicidade; 
  • Sponsored InMail: mensagem privada patrocinada. 

Twitter Ads 

No Twitter, todos os conteúdos publicados são entregues integralmente para todos os seus seguidores.

Entretanto, o volume de publicações na timeline é muito grande, o que pode dificultar que as pessoas vejam o conteúdo da marca. 

Os anúncios do Twitter são pensados para conseguir gerar dados e informações sobre alcance, engajamento e conversão, além de direcionar o conteúdo para o público desejado. 

Os formatos de Twitter Ads são: 

  • texto; 
  • imagem; 
  • GIF; 
  • enquete; 
  • vídeo; 
  • perfil — aqui a marca pode anunciar a própria conta para ter mais seguidores. 

YouTube Ads 

No YouTube, conseguir chamar a atenção dos espectadores para o conteúdo da sua marca é uma tarefa difícil.

Manter um canal atualizado e publicar vídeos com frequência são mecanismos para crescer, mas os anúncios ajudar a ir além. 

No YouTube Ads a cobrança só acontece se o usuário realmente assistir ao vídeo ou executar a ação definida pela campanha, o que é um benefício considerável para a manutenção do orçamento, né? 

Os modelos de anúncios são: 

  • trueView In-Stream; 
  • trueView Video Discovery; 
  • bumper Ads; 
  • anúncio de sobreposição; 
  • cartões patrocinados. 

Quais sãos os formatos e tamanhos das publicações nas redes sociais?  

Imagina você trabalhar horas para uma imagem incrível de capa no Twittermas na hora que você sobe o arquivo na rede social, a imagem fica toda pixelada? É pra chorar! 😭😭 

Para isso, tenha calma! Cada imagem nas redes sociais tem um tamanho específicoconhecê-las é a melhor maneira de evitar esse tipo de problema. 

Tamanhos de imagens para Facebook

como vender pelas redes sociais: imagem de dois celulares com a tela do facebook aberta mostrando ofertas de produtos

Confira a série de especificações de tamanhos de imagens para usar no Facebook e evite cometer erros na maior rede do mundo!

Imagem do perfil no Facebook (Fan Page)

  • Tamanho padrão: 180 x 180 px na proporção 1:1.

Imagem da capa no Facebook (Fan Page)

  • Tamanho padrão para imagem: 851 x 315 px;
  • No caso de vídeo: pelo menos 1250 x 312 px e duração de 20 a 90 segundos.

Imagem do Feed no Facebook

  • Quadrado/carrossel: 1080 x 1080 px na proporção 1:1;
  • Horizontal: 1200 x 630 px;
  • Vertical: 1080 x 1350 px.

Vídeo do Feed no Facebook

  • Posts em vídeo seguem as mesmas resoluções que em imagens. Porém, a duração máxima de vídeo é 240 minutos e o tamanho máximo do arquivo é 4.0 GB.

Imagem dos Stories no Facebook

  • Tamanho padrão: 1080 x 1920 px, na proporção de 9:16 e limite de 15 segundos (no caso de vídeos).

Imagem da capa de Evento no Facebook

  • Tamanho padrão para imagem: 1200 x 628 px, aproximadamente 2:1;
  • No caso de vídeo: mesmo tamanho da imagem e duração de 30 segundos a 5 minutos.

Imagem da capa para Grupo no Facebook

  • Dimensão padrão: 1.640 X 856 px.

Tamanhos de imagens para Instagram

filtros do instagram stories

Veja o tamanho ideal para publicar imagens e vídeos no Instagram e potencializar sua estratégia na plataforma.

Imagem do Perfil no Instagram

  • Tamanho mínimo: 110 × 110 px;
  • Tamanho padrão: 720 x720 px na proporção de 1:1.

Imagem do Feed no Instagram

  • Quadrado/Carrossel: 1080 x 1080 px;
  • Horizontal: 1080 x 566 px;
  • Vertical: 1080 x 1350 px.

Vídeo do Feed no Instagram

  • Duração do vídeo: até 60 segundos (em formato .MP4 ou .MOV);
  • Tamanho máximo do arquivo: 4GB;
  • Quadrado/Carrossel: 1080 x 1080 px;
  • Horizontal: 1080 x 566 px;
  • Vertical: 1080 x 1350 px.

Imagem dos Stories no Instagram

  • Tamanho padrão: 1080 x 1920 px.

Vídeo dos Stories do Instagram

  • Resolução: 1080 x 1920 px;
  • Limite: 15 segundos na proporção de 9:16;

GIF nos Stories do Instagram

  • Mesmas medidas de vídeo, porém, arquivo salvo na extensão .GIF;
  • Tamanho do arquivo: até 1,5 MB;
  • Duração de 3 segundos.

Tamanhos de imagens para Twitter

Social Ads: imagem de um anúncio no Twitter

Dá uma olhada no guia de que preparamos com o tamanho ideal para publicar imagens, vídeos e GIFs.

Imagem do perfil no Twitter

  • Tamanho padrão: 400 x 400 px.

Imagem da capa no Twitter

  • Tamanho padrão: 1500 x 1500 px.

Imagem do feed no Twitter

  • Quadrada sem link: 1200 x 1200 px na proporção 1:1;
  • Quadrada com link 800 x 800 px na proporção 1:1;
  • Retangular sem link: 600 x 335 px na proporção 16:9;
  • Retangular com link: 800 x 418 px na proporção 1.91:1.

Imagem dos fleets no Twitter

  • Tamanho padrão: 1080 x 1920 px.

Recomendações para imagens, vídeos e gifs no Twitter

  • Formatos aceitos de imagem: JPEG e PNG;
  • Formatos aceitos de vídeo: MP4 ou MOV;
  • Duração do vídeo: de 2 minutos e 20 segundos no máximo;
  • Tamanho do vídeo: 512 MB;
  • Duração do GIF: até 140 segundos (40 frames por segundo);
  • Tamanho do GIF: até 5 MB no mobile e 15 MB para web.

Tamanhos de imagens para LinkedIn

Social Ads: imagem de um anúncio no LindkedIn

Confira as medidas certas para realizar publicações ou para atualizar as imagens do Perfil Pessoal, Company Page e Showcase Page.

Imagem de perfil e capa no LinkedIn (Perfil Pessoal)

  • Tamanho do avatar: 300 x 300 px;
  • Tamanho da capa: 1584 x 396 px (até 8MB);

Imagem de perfil e capa no LinkedIn (Company Page ou Showcase)

  • Tamanho do avatar ou logo: 300 x 300 px (até 2MB);
  • Tamanho da capa: 1536 x 768 px (até 4MB).

Imagem do feed no LinkedIn

  • Tamanho recomendado: 1200 x 627 px
  • Tamanho de vídeo na horizontal: 1920 x 1080 px;;
  • Tamanho de vídeo na vertical: 1080 x 1920 px;

Recomendações para imagem e vídeo no LinkedIn

  • Tamanho mínimo de 75KB e máximo até 5 GB;
  • Proporção do vídeo 1:2,4 – 2,4:1;
  • Duração mínima de 3 segundos e máxima de 10 minutos;
  • Extensões aceitas: ASF, FLV, MPEG-1, MPEG-4, MKV, WebM, H264/AVC, MPEG-4, VP8, VP9, WMV2 e WMV3;
  • A largura mínima para posts é de 200 px. Se ela for inferior a isso, não será exibida em formato de imagem maior, mas sim como uma miniatura à esquerda da publicação;

Tamanhos de imagens para YouTube

Ganhar visualizações no YouTube: imagem do final de um vídeo do YouTube mostrando as indicações de mais vídeos para assistir.

Assim como todas as outras redes sociais, o YouTube tem suas especificações de tamanho, extensões, tempo e resolução. Veja mais!

Imagem do perfil no YouTube

  • Tamanho padrão: 800 x 800 px.

Imagem da capa no YouTube

  • Tamanho mínimo: 2048 x 1152 px na proporção 16:9.

Vídeo para Youtube

  • Duração: 15 minutos;
  • Resolução: até 3840 X 2160 px na proporção 16:9;
  • Tamanho: até 128 GB;
  • Extensões: .MOV, .MPEG4, .MP4, .AVI, .WMV, MPEGPS, .FLV, .3GPP, .WebM;
  • Limites para textos para título em desktop e mobile: 73 caracteres.

Recomendações para imagem e vídeo no YouTube

  • Formatos: JPG, GIF, BMP ou PNG (não são permitidos GIFs animados);
  • Na capa: a área de segurança para textos e logotipos (em dimensões mínimas): 1235 x 338 pixels. Imagens maiores poderão ser cortadas em determinados dispositivos ou visualizações;
  • Na TV a imagem da capa é exibida integralmente, no desktop terá um corte para 2560 x 423 e, no mobile, de 800 x 800 px;
  • Tamanho do arquivo em imagem: até 6MB;
  • Resolução: pelo menos 150 DPI.

Tamanhos de imagens para Pinterest

O que é Pinterest 2: a imagem ilustra o processo de salvar um Pin no Pinterest, há uma série de imagens de gatinhos, uma está selecionada e no cantinho superior direito dela está escrito "salvar".

Confira o tamanho ideal para publicar imagens no Pinterest para turbinar os seus resultados na plataforma.

Imagem do perfil no Pinterest

  • Tamanho padrão: 165 x 165 px na proporção de 1:1;
  • Tamanho padrão (miniatura): 49 x 49 px.

Imagem da capa no Pinterest

  • Tamanho padrão: 800 x 450 px na proporção de 16:9;
  • No caso de vídeo: recomenda-se duração de 4 segundos até 5 minutos, tamanho máximo 2 GB, codificação H.264.

Imagem da capa da pasta no Pinterest

  • Tamanho padrão: 217 X 147 px.

Imagem do pin, board e feed no Pinterest

  • Pin: 1.000 x 1.500 na proporção de 2:3;
  • Board thumbnail (na linha do tempo): 222 x 150 px;
  • Feed: 235 px de largura, a altura é ajustável conforme a imagem, proporcionalmente.

Recomendações para imagens no Pinterest

  • Tipo de arquivo: PNG ou JPEG;
  • Tamanho máximo do arquivo: 32 MB;
  • Dê preferência para imagens na vertical;
  • Evite imagens abstratas ou de fotografias que não remetam à marca específica.

Recomendações para textos no Pinterest

  • Título: limite máximo de 110 caracteres;
  • Descrição: o limite máximo de 500 caracteres.

Tamanhos de imagens para WhatsApp

Pagamento pelo whatsapp

Veja as indicações de tamanhos de imagem, vídeo e texto para garantir uma relação mais profissional com o seu público!

Imagem do perfil no WhatsApp

  • Tamanho padrão: 192 x 192 px.

Imagem do status no WhatsApp

  • Tamanho recomendado: 1080 x 1920 px.

Imagem do Thumbnail no WhatsApp (Conversa)

  • Tamanho recomendado: 600 x 600 px.

Vídeo no WhatsApp (Conversa)

  • Assim como nas imagens, os arquivos de vídeo possuem um limite de 16 MB, entretanto, a plataforma oferece a opção de cortar o vídeo antes do envio.

Texto no WhatsApp

  • Limite de 500 caracteres.

Recomendações para imagem e vídeo no WhatsApp

  • Além das demais funcionalidades, o WhatsApp permite o envio de arquivos e documentos, no tamanho máximo de 100 MB;
  • Desde 2017, o app também oferece a possibilidade de enviar até 30 mídias (fotos e vídeos) em uma única mensagem. Anteriormente, o mesmo limite era de apenas 10 mídias;
  • Para que a imagem fique totalmente quadrada, o recomendável é utilizar a resolução de 1080 x 1080 px na proporção 1:1.

Tamanhos de imagens para TikTok

TikTok Marketing: imagem do app indicando como marcar vídeos que você não tem interesse

Muitas marcas já estão criando estratégia de marketing no TikTok para desbloquear um novo público e ampliar o seu alcance. Veja as medidas de imagem e vídeo da rede social!

Imagem do perfil no TikTok

  • Tamanho padrão: 200 x 200 px.

Vídeo do feed no TikTok

  • Tamanho padrão: 1080 x 1920 pixels; proporção 9:16.

Recomendações para imagem e vídeo no TikTok

  • Os vídeos precisam ter 60 segundos, no máximo;
  • Os arquivos que podem ser subidos na rede social são: MP4 ou WebM;
  • A rede social também aceita vídeos na horizontal, mas é recomendado fazer conteúdos na vertical. A proporção mínima para subir um vídeo é: 720 x 1080 pixels, respeitando a proporção 9:16. 

Tamanhos de imagens para Google Meu Negócio

Como alterar endereço no Google Meu Negócio: imagem da tela inicial do Google Meu Negócio

Confira as indicações de tamanhos de imagem e vídeo no Google Meu Negócio.

Imagem do perfil no Google Meu Negócio

  • Tamanho mínimo: 250 x 250 px.
  • Tamanho recomendado: 720 x 720 px.

Publicação em imagem no Google Meu Negócio

  • Tamanho mínimo: 720 x 720 px;
  • Tamanho máximo: 3.000 x 3.000 px.

Recomendações para imagem e vídeo no Google Meu Negócio

  • O Google Meu Negócio recomenda o tamanho do arquivo de imagem de 10 KB a 5MB, nos formatos JPG ou PNG;
  • A foto precisa estar nítida e com boa iluminação, além de evitar alterações e aplicação de filtros em excesso;
  • Os vídeos têm duração de até 30s, com arquivo de no máximo 75 MB.

Influencer digital: como usar influenciadores na sua estratégia 

Qualquer pessoa que consegue fazer alguém tomar uma ação a partir da sua opinião, pode ser considerado um influenciador. No ambiente digital, esses criadores de conteúdo utilizam das redes sociais para impactar os seguidores. 

Segundo o Qualibesta opinião de um influenciador já se tornou a segunda maior fonte para tomada de decisão na hora de compra dos brasileiros. Por isso é válido incluí-lo na estratégia de marketing da empresa. 

Há níveis diferentes de influências, conforme a veracidade e credibilidade. Uma pessoa, por exemplo, tende a confiar mais em seus amigos e familiares do que em desconhecidos. 

Por isso, os influenciadores digitais precisam ser pessoas que geram conteúdos relevantes e se consolidem como referências para o público.  

Há diferentes tipos de influenciadores: 

  • macroinfluenciadorpodem ser chamados também de “top celeb”, elas alcançam milhões de pessoas e normalmente falam sobre assuntos genéricos; 
  • especialistas: são celebridades também, mas diferente dos “top celebs”, eles têm uma identificação com a marca, produto ou segmento. Podem ser chamados de “Fit Celeb; 
  • micro influenciadores: pessoas que, de fato, consomem o produto da marca, passando por uma experiência pessoal com a empresa;  
  • nano influenciadores: um verdadeiro promotor, que tem uma identificação genuína e se torna um defensor da marca.  

Os clientes da empresa também podem ser utilizados como influenciadores. Por meio de Case de sucesso, a marca pode utilizá-los como prova social, mostrando a qualidade do serviço e atendimento. 

Abaixo, mostramos um gráfico de como é possível criar estratégia para usar os influenciadores digitais na jornada de compra:

redes sociais imagem de uma pirâmide com as etapas da jornada de compra

Mas não adianta pensar no tipo de influenciador e na jornada de compra, se você não considerar alguns fatores importantes na hora da escolha. 

Afinal, a sua marca estará associada a essa pessoa, por isso, é fundamental cuidados como: 

  • verificar se há fit entre a pessoa e a marca; 
  • considerar quais os canais de atuação dessa pessoa; 
  • determinar qual será o modelo da parceria. 

Depois que pontuadas essas questões, a tendência de sucesso para a parceria aumenta. Afinal, imagina fechar contrato com uma pessoa que não representa os ideais da marca? Isso afetaria a reputação da empresa e todo o branding. 

Para saber se há sucesso nessa parceria, é fundamental acompanhar os seguintes KPIs: 

  • AVM (Average Views Per Month): média de visualizações mensal; 
  • AEM (Average Engagement Per Month):média de Engajamento Mensal 
  • ER (Engagement Rate):taxa de Engajamento; 
  • AA (Audience Authenticity): autenticidade da Audiência. 

Utilizar URLs parametrizadas é importante para rastrear o tráfego gerado do perfil do influenciador para a página de destino, ajudando a perceber, por exemplo, se há impacto dessa pessoa nas vendas da empresa. 

O que faz um analista de mídias sociais e como é sua rotina de trabalho?

analista de midias sociais: imagem de duas meninas olhando para a tela de um notebook conversando entre si

Para alcançar os seus objetivos de marketing dentro das redes sociais é fundamental contar com um profissional dedicado para essa área. 

Não, não estou falando daquele parente que entende muito de Internet. Estou falando de uma pessoa que realmente é qualificada para atuar na área como analista de mídias sociais e fazer com que a sua presença nas redes sociais seja um sucesso. 

social media é um profissional que vai muito além da produção e publicação de conteúdo para as redes sociais. Ele atua com compreensão analítica desses canais, conseguindo ter Insights e decisões que aumentam as vendas e trabalham o branding. 

A rotina de trabalho é bem dinâmica, com muitas coisas que precisam ser feitas em pouco tempo. Além de se envolver em toda a elaboração do planejamento estratégico, o social media desempenha atividades diárias que são importantes de destacar: 

Elaborar o cronograma de postagens das redes sociais 

O controle de publicações nas redes sociais não é simples. Uma marca pode ter perfil no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter, no YouTube e no Pinterest ao mesmo tempo — dependendo da sua estratégia.  

calendário editorial é uma maneira de tentar manter a organização e acompanhar todas as redes sociais simultaneamentePara ter esse controle é preciso atenção diária, a fim de certificar de que nada fique atrasado.  

Os profissionais usam diferentes estratégias para conseguir manter essa organização. Alguns fazem planilhas no Excell com o dia e as informações detalhadas dos conteúdos que serão publicados. Outros, contam com a tecnologia para centralizar as informações, automatizar processos e deixar tudo mais dinâmico.   

Produzir conteúdo em diversos formatos 

Além de ter controle sobre o que será publicado, é preciso explorar todas as possibilidades que as redes sociais oferecem. 

Atualmente, há diferentes formas de fazer uma publicação: vídeos, imagens, GIFs, Stories, ReelsFleets etc… Ufa… São tantos que é quase impossível não se perder. 

Um bom analista de mídias sociais além de conhecer todos esses formatos, sabe quais oferecem as melhores performances de engajamento junto ao seu público. Por isso, está sempre testando e inovando no conteúdo. 

Para produzir conteúdo em diversos formatos, é preciso encaixar na sua rotina de atividades elaboração de roteiros, produção de artescriação dos copys que acompanharão a legenda de cada um desses conteúdo. 

Viu como não é algo tão simples assim? Por isso, ter organização é fundamental! Assim é possível criar um fluxo de trabalho coerente para que nada fique atrasado.  

Manter a frequência de postagens 

Para ter resultados nas redes sociais, além de organizar o cronograma de postagens e pensar nos diferentes formatos, é fundamental saber QUANDO postar para manter uma frequência de postagens ideal! 

O comportamento das pessoas varia de acordo com as redes sociais e, nem sempre o que funciona para uma marca vai funcionar para outra.  

Ou seja, se você pensar que os seus seguidores estarão online no Instagram no período das 14 às 15 horas, porque viu que uma marca concorrente que publica conteúdos nesse horário, você pode dar com os burros n’água! 

O melhor horário para publicar, assim como a frequência de postagens é algo que precisa ser estudado e analisado junto à persona da marca. 

O analista de redes sociais acompanha o comportamento do público diante dos conteúdos que são colocados nas redes sociais e realiza vários testes para descobrir quantas vezes postar e em qual horário e dia. 

Preparar relatórios de desempenho por canal 

Para chegar até o seu objetivo, é preciso ter conhecimento do caminho que será percorrido, certo? 

Afinal, para quem não está monitorando os dados, qualquer resultado pode ser considerado positivo — ou negativo, quando se tem uma ideia megalomaníaca. 

Os relatórios das redes sociais ajudam a mensurar os números de alcance, engajamento, tráfego, entre outras métricas para que o social media saiba se a sua estratégia está sendo assertiva ou não. 

Cada rede social oferece informações detalhadas em seus AnalyticsFacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube 

Sem querer puxar sardinha para o nosso lado, mas aqui na mLabs temos relatórios inteligentes que centralizam os dados de várias redes sociais em uma única plataforma, assim, você não tem a necessidade de ir em cada rede social para coletar os dados. 👊 

Quais os cursos de redes sociais fazer para se especializar na área? 

Se você quer se especializar na área e começarou ganhar ainda mais força, na sua carreira, é importante buscar atualização e conhecimento. 

Confira a lista de cursos que selecionamos a dedo para ajudar na sua especialização! 

Curso Social Media Quickstarter da Constant Contact 

O curso da Constant Contact é básico, indicado para quem está iniciando a sua carreira profissional no marketing digital. 

Ele é todo em inglês, então se você dá aquela arranha e consegue entender o idioma, é uma ótima escolha para aprender sobre as principais redes sociais e táticas de marketing específicas para cada uma. 

No curso Social Media Quickstarter, você aprende sobre Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Pinterest, YouTube e SnapChat. O verdadeiro paraíso para os profissionais de mídias sociais, hein! 

Curso de gestão de mídias sociais da Rock Content 

No curso de gestão de mídias sociais da Rock Content, você aprende como gerenciar as diferentes redes sociais consolidando o nome da marca no mercado, fechando negócios e estreitando os relacionamentos com clientes e potenciais consumidores. 

Nas três horas de duração, você passará por diferentes disciplinas sobre redes sociais aprendendo:  

  • criar uma estratégia de sucesso para as redes sociais; 
  • definir quais os canais que são mais adequados para a marca estar presente; 
  • como promover conteúdos no Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram e Youtube e muito mais. 

Facebook Ads Training da Hubspot 

Este é um outro curso que vai exigir um nível de conhecimento da língua inglesa, pelo menos para conseguir entender o que está sendo abordado. 

No Facebook Ads Training, a Hubspot ensina você a gerar leads e fazer o negócio crescer por meio do Facebook Adsensinando como desenhar e criar campanhas de sucesso e com alta efetividade — ou seja, pouco gasto e grande performance. 

É um curso que exige certo conhecimento na área de social media, pois vai abordar especificamente a parte de anúncios e publicações pagas no Facebook. 

12 passos para montar uma estratégia de marketing nas redes sociais 

Agora, que você entendeu os porquês de fazer marketing nas redes sociais, é importante conhecer os passos que precisam ser dados para ter uma estratégia bem elaborada e robusta. 

1. Defina a sua personas

O conceito de persona é diferente do de público-alvo. A Buyer persona é uma definição específica com base em dados reais do seu cliente ideal. 

Essa elaboração é feita por meio de estudos e análises dos dados das pessoas que interagem com a sua marca e compram os seus produtos. Por isso, na descrição de uma persona há detalhes sobre hábitos, consumos, trabalho, lazer, entre outros. 

2. Escolha os seus objetivos 

Não ter estratégias em seus objetivos é extremamente prejudicial. Afinal, como saber qual caminho seguir, se não sabemos aonde queremos chegar, não é mesmo? 

A escolha dos objetivos é importante para servir como um norteador nas suas estratégias. Existem diversas metas para definir: 

  • aumentar o reconhecimento da marca; 
  • transformar a marca em referência no mercado; 
  • conseguir mais conversão nos materiais produzidos; 
  • aumentar o tráfego do site ou blog. 

3. Elabore a sua brand persona 

Brand persona é a personificação dos valores da marca, um personagem que representa o tom, a linguagem e a voz da empresa nas redes sociais. 

Os elementos da Brand persona vão servir como guia para toda a equipe de marketing na hora de estabelecer um relacionamento com o público, seja pelas redes sociais, pelo SAC, pelo e-mail ou em eventos. 

4. Escolha as redes sociais para atuar 

Como vimos até aqui existem várias plataformas e canais de redes sociais variadas. Estar presente em todas, simultaneamente, não é sinônimo de sucesso e, inclusive, torna o gerenciamento mais desafiador. 

É preciso estar onde a sua persona está, afinal é com ela que você quer estabelecer uma comunicação e um contato.  

Não adianta ter um perfil no TikTok para a sua empresa, se as pessoas que vão fazer negócio com a sua marca não utilizam essa rede social. Por isso, é importante conhecer as particularidades dos canais para escolher os perfis que fará da sua marca. 

5. Defina as métricas e as KPIs 

Na elaboração da estratégia de marketing digital, as métricas e os indicadores-chave de qualidade são importantes.   

As métricas estão relacionadas a receita e vendas, conversão e retenção e algumas especificamente para as redes sociais. 

Dentre os indicadores que ajudam a mensurar as métricas de redes sociais estão: 

  • alcance;
  • engajamento; 
  • crescimento do perfil; 
  • taxa de abertura de links;
  • menções à marca etc. 

6. Elabore uma estratégia de produção de conteúdo 

O conteúdo é muito importante para estabelecer o relacionamento nas redes sociais e potencializar os objetivos e as metas que a estratégia de marketing digital definiu. 

Uma estratégia de conteúdo é elaborada a partir da perspectiva da jornada de compra, com o interesse de fazer com que a persona avance no funil de compras e de um seguidor, torne-se um cliente. 

É importante conhecer as datas e os horários em que o seu público está online na rede social. Dessa forma, você aumenta as possibilidades de interação coma publicação, fortalecendo o engajamento. 

6.1. Pense na frequência das postagens 

Não adianta postar com alta frequência, se o conteúdo não estiver relacionado ao seu público ou não considere os horários em que essas pessoas estão ativas nas redes. 

Em contraponto, manter uma frequência também ajuda os algoritmos das redes sociais a perceberem que você está presente e ativo na rede social, aumentando a entrega dos seus conteúdos.  

7. Planeje o calendário editorial 

Elaborar um calendário editorial é fundamental, pois é partir dele que as redes sociais conseguem ser, de fato, efetivos em seus objetivos.  

Nessa estratégia, considere os dias da semana e separe os seus conteúdos por editoria, formatos e canais. O cronograma de postagem garante a frequência e se tornam atrativos para o seu público, educando sobre quando terá conteúdo novo nas suas redes sociais. 

Com essa organização, a interação com o público tem tudo a ganhar. 

8. Gere leads para o time de vendas 

As redes sociais são ferramentas que podem ser utilizadas para gerar leads 

O Facebook, o Instagram, o Twitter, o YouTube e o LinkedIn, por exemplo, já contam com versões de “Ads” — anúncios. Por meio deles é possível ofertar conteúdos em troca de informações dos clientes. 

Outra forma de gerar leads a partir das redes sociais é incluí-las na divulgação das iscas digitais produzidas pelo time de Inbound marketing.  

Essa distribuição de materiais ricos pelas redes, potencializa a estratégia de conversão — e os dados de conversão podem ser, inclusive, acompanhados em relatórios dos Social AnalyticsInvista em estratégias de SAC 2.0 

serviço de atendimento ao cliente é fundamental para fortalecer o relacionamento com aqueles que já fizeram algum negócio com a sua empresa. 

Fazer o monitoramento das menções da marca nas redes sociais ajuda a acompanhar o sentimento das pessoas em relação aos produtos e serviços prestados. 

Além disso, a caixa de inbox das redes sociais são ideais para estabelecer um contato próximo, humano e facilitador com os clientes que estão precisando de ajuda e solução para alguma questão.

10. Monitore as redes sociais (Social Listening)

monitoramento das redes sociais — também conhecido como Social Listening — não é importante apenas para o SAC 2.0. 

Esse monitoramento ajuda o social media a entender como o seu trabalho pode ser, de fato, estratégico e oferecer resultados positivos e reais para a empresa. 

Ao monitorar dados, como o sentimento das pessoas em relação à marca, fica mais fácil estabelecer metas de crescimento para as redes sociais e ter Insights que elevem a qualidade das publicações. 

O que pode ser monitorado: 

  • as palavras-chaves relacionadas ao core business da empresa; 
  • os comentários e mensagens diretas nos canais oficiais da marca; 
  • as pessoas influentes no mercado, assim como os clientes chaves e os críticos; 
  • as imagens para identificação visual da marca ou elementos de interesse do core business. 

11. Invista em anúncios 

Não dá para apostar apenas no crescimento orgânico das suas redes sociais para conseguir resultados.  

Por isso, os canais oferecem opções de anúncios em suas ferramentas e dão vantagens como: 

  • autonomia para escolher o orçamento; 
  • aumento do reconhecimento da marca; 
  • geração de tráfego para outros canais da marca; 
  • segmentação de anúncios para alcançar o público certo; 
  • mensuração de resultados para futuras melhorias. 

12. Analise os resultados 

Esse é um passo fundamental para toda a estratégia de marketing digital. Acompanhar os resultados é uma coisa, agora fazer uma análise apurada sobre os pontos positivos e negativos de toda a estratégia é outra. 

Em todos os passos anteriores, é importante incentivar a cultura dos testes. Variar a construção do copy e imagem de um anúncio ou publicação, por exemplo, é uma maneira de perceber qual abordagem terá melhor performance com o seu público. 

Com um estudo aprofundado em dados você consegue obter Insights para ampliar as possibilidades e alterar a rota da sua estratégia para atingir o seu objetivo de marketing nas redes sociais. 

O que é e por que fazer o gerenciamento das redes sociais? 

gerenciamento de redes sociais é um trabalho que envolve mais do que a publicação regularmente nas plataformas, ele requer estudo acompanhamento de todas as atividades realizadas dentro e fora das redes sociais. 

Uma boa gestão das redes sociais permite criar estratégia para diferenciar uma marca da concorrência e despertar a atenção do público, dando mais visibilidade para o negócio. 

Além de produzir conteúdo que dialogue com as necessidades e as dores da persona para gerar engajamento — e encantamento — incentivando o próximo passo na jornada de compra. 

Afinal, um dos principais objetivos de investir em marketing nas redes sociais é ampliar as possibilidades de negócios, não é mesmo? 

O pensamento precisa ser macro: desde o planejamento, execução até a análise de resultados. Isso considerando cada um dos perfis e clientes atendidos.  

Deu para entender a dimensão do trabalho? Por isso, contar com uma ferramenta de redes sociais, como a mLabs, facilita o gerenciamento das atividades e alivia a rotina exaustiva de trabalho! 

Como fazer a gestão de redes sociais com a mLabs?  

Em um cenário com tantas demandas, contar com uma ferramenta como a mLabs é essencial.

Ela concentra as informações de todos os clientes e facilita as etapas do trabalho: agendamento de post, elaboração do calendário editorial, controle do fluxo de trabalho, extração de relatórios etc. 

Na primeira tela da plataforma — após efetuar o login — você adiciona os perfis da sua marca que vai administrar nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Google Meu Negócio, Pinterest, LinkedIn, YouTube e Google Analytics. 

redes sociais: imagem da tela de dashboard da mlabs

Já na tela de agendamento de post, você poderá selecionar o perfil do cliente, o canal onde será feita a publicação, criar a imagem pelo mLabs Studio, adicionar a legenda, acrescentar o grupo de hashtags que vão acompanhar o conteúdo, escolher a data e o horário para publicar.

tela de agendamento mlabs

Se o conteúdo precisar da aprovação do cliente, antes de ser publicado, é só encaminhar uma prévia do post por e-mail ou por WhatsApp e aguardar a validação. Assim que o cliente der o ok, a publicação seguirá o fluxo automaticamente (agendamento ou publicação).

Na aba Calendário, você tem uma visão completa do seu cronograma mensal e acompanha as publicações por datahorário e canal. Você ainda pode adicionar notas, como lembretes para realizar atividades específicas em algum dia. 

imagem da tela de calendário da mLabs

Em Ads, você otimiza o seu tempo impulsionando as suas publicações no Facebook e no Instagram de uma só vez! Inclusive, você já pode impulsionar a publicação na hora do agendamento encurtar ainda mais as etapas. 

Quer saber mais? Veja o passo a passo de como fazer post patrocinado com a mLabs e quais as vantagens! 

Outro trabalho importante no gerenciamento das mídias sociais está na interação com os seguidores. Responder as mensagens de inbox é muito importante para fortalecer a relação e pela aba Inbox da mLabs, você responde todas as mensagens diretas em múltiplos canais. 

redes sociais: imagem da tela de inbox da mlabs

Ainda tem a tela de Workflow onde você adiciona toda a sua equipe de trabalho, estabelece as funções de acesso e cria um fluxo de entregas para garantir agilidade e segurança em todo o processo de produção. 

Para garantir que a estratégia está caminhando de forma desejada, as abas de Acompanhamento e Relatórios disponibilizam dados personalizados de como está a performance de cada perfilem que você decide as métricas que deseja visualizar – aquelas que realmente importam para o seu negócio. 

Como usar mLabs: imagem da tela de relatórios
Como usar mLabs: imagem da tela de relatórios

Como administrar vários perfis simultaneamente nas redes sociais? 

Nem sempre o profissional que gerencia as mídias sociais trabalha para apenas uma empresa. Social media freelancers ou agências de marketing digital costumam prestar serviço para diferentes clientes. 

Quando há muitas contas para gerenciar, é comum que aconteçam algumas falhas — às vezes até porque a conta fica logada automaticamente no celular do profissional.  

Erros como o de confundir a conta pessoal com a do cliente e publicar alguma coisa pode afetar a imagem da marca e trazer muitos prejuízos. 

Ter uma plataforma que ajuda na administração de redes sociais com vários perfis e clientes não é apenas uma necessidade, como também prevenção de cenários críticos para a gestão.  

Com a mLabs, publicar nas em diferentes contas fica mais fácil e seguro, pois cada marca tem uma conta específica na plataforma. Ou seja, para acessar todas as redes sociais de um cliente é preciso selecionar o nome dele na barra superior do menu.

redes sociais: imagem do sistema mlabs

Bora colocar a gestão das redes sociais em prática!? 

Há muitos cuidados e pormenores em uma estratégia que utiliza as redes sociais para conseguir alcançar objetivos como reconhecimento da marca, posicionamento como especialistas e, até mesmo, o aumento nas vendas.  

Com tantos recursos oferecidos pelas redes sociais, fica difícil executar as ações sem se perder — imagina a quantidade de abas abertas no navegador para conseguir publicar os conteúdos de todos os clientes? 😥 

A mLabs quer ajudar você a fazeo seu trabalho da melhor maneira possível, com segurança e agilidade🧡 Aproveite para fazer um teste grátis na plataforma e conhecer todas as funcionalidades do plano profissional – já adianto que vai mudar a sua vida! 

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