Descubra como aumentar o engajamento no Instagram com 15 dicas que funcionam!

engajamento no instagram

Uma das maiores dificuldades das marcas é descobrir a receita perfeita para aumentar o engajamento no Instagram.

De fato, ter um bom engajamento é sinal de que o seu trabalho na rede social está trazendo resultados, tanto em termos de relacionamento e branding, quanto em melhorias do ROI (Retorno Sobre o Investimento).

Porém, mais do que estimular o envolvimento das pessoas com as suas publicações, é preciso compreender o comportamento do público, criar estratégia para que a interação seja duradoura e entender como mensurá-la!

Continue lendo para saber mais sobre engajamento no Instagram!

O que é engajamento?

Quando falamos de engajamento, estamos nos referindo ao “nível de lealdade” do seu público aos seus conteúdos, nesse caso, dentro do Instagram.

Não se trata do número de seguidores, mas do grau do envolvimento, interesse e interação que as pessoas demonstram em relação aos seus posts, independente do formato (imagens, carrosséis, vídeos, Stories etc).

No Instagram, existem várias maneiras de interação, como:

  • curtir a publicação;
  • comentar na publicação;
  • salvar a publicação;
  • enviar a publicação (para alguém ou compartilhar nos Stories);
  • enviar mensagem direta;
  • responder e interagir nos Stories (responder enquete, abrir um link etc);
  • enviar Stories;

Esses sinais são interpretados pelo algoritmo do Instagram como uma forma de interesse no conteúdo do seu perfil.

banner com chamada para inscrição no clube social media exponenciais com vagas limitadas

A importância do engajamento para o marketing

taxa de engajamento nas redes sociais

O engajamento é o fator principal para o algoritmo entregar o seu conteúdo. Quanto maior o engajamento, mais provável é que o seu post apareça no feed e desperte a atenção de mais pessoas.

Além disso, o engajamento potencializa outras ações de marketing indiretamente, como ampliação do alcance da marca, aproximação da marca com o público, inclusive, o aumento no número de vendas.

O engajamento é um termômetro que mostra se você está fazendo um bom trabalho em termos de conteúdo, e como o público está respondendo a isso. Mas, tenha sempre em mente que ele é uma métrica de acompanhamento e não um KPI!

Um KPI, de verdade, deve ser a taxa de conversão, número de vendas, avaliação de NPS (Net Promoter Score), ou seja, a sua capacidade de fazer negócio e criar promotores da marca dentro do Instagram.

imagem de um banner publicitário com chamada para baixar gratuitamente o material produzido pela mLabs sobre Kit de Planejamento de Conteúdo para as redes sociais

Como medir a sua taxa de engajamento?

Antes de explicar como medir a sua taxa de engajamento no Instagram, saiba que existem dois tipos: a taxa pública e a taxa real. Veja a diferença entre elas!

Taxa pública de engajamento

As taxas públicas são aquelas que não levam em consideração o alcance do post. Como, por exemplo, o engajamento apresentado nos “Stories anteriores”, ele é calculado com base no número de seguidores e não no alcance do post.

Taxa real de engajamento

São as fórmulas que levam em consideração o alcance do post. Então, ao calcular a sua taxa de engajamento real, faça a conta do número de interações divido pelo alcance, e não pelo número de seguidores.

Interações (reações + compartilhamentos + comentários + cliques) / Alcance.

Imagine um total de 184 reações em um post, com alcance de 8.774 pessoas, em um perfil que tem 3.100 seguidores. A taxa real de engajamento é: 184 / 8.774 = 0,0209 x 100 = 2,09%.

Agora, se você considerar apenas os seguidores, em vez do alcance, o seu engajamento aumenta, porém ele não é real: 184 / 3.100 = 0,059 x 100 = 5,93%. Percebe a diferença?

Em resumo, você pode usar diferentes maneiras de avaliar a taxa de engajamento. O importante é obter Insights que ajudem a definir a sua estratégia para obter os melhores resultados.

Como ter mais engajamento no Instagram? Veja 15 dicas que funcionam!

Confira 15 dicas de como aumentar o engajamento no Instagram sem forçar a barra!

1 – Interaja com seus seguidores e com potenciais seguidores também!

Pode ser básico para você, mas essa é a ação que trará mais resultados em termos de engajamento no Instagram.

Então, se você recebe um comentário, uma pergunta, um direct ou uma crítica, precisa responder! Com empatia, sendo útil e relevante e, acima de tudo, de forma rápida e eficaz. #semrobôs

Pela mLabs, por exemplo, é possível gerenciar comentários e responder mensagens privadas do Facebook, Instagram e Google Meu Negócio na mesma tela, otimizando o seu tempo!

Banner_Feed_Redes_Sociais: arte com convite para a pessoa testar gratuitamente a funcionalidade da mLabs.

2 – Use hashtags estratégicas

O poder que uma hashtag tem no Instagram não pode ser subestimado. Quando bem utilizadas, elas se transformam em uma alavanca para a sua publicação alcançar ainda mais pessoas, incluindo aquelas que não seguem seu perfil.

Descubra quais são as que funcionam melhor para o seu público-alvo, mas evite ser genérico demais, seja mais específico para atingir a audiência certa, que realmente tem potencial para engajar com seus posts.

Para saber quais são as hashtags certas, faça pesquisas, estude as hashtags dos concorrentes e filtre através de ferramentas de hashtags. Para te ajudar nessa escolha, lançamos um Kit de Campanha de Redes Sociais com as principais hashtags para incluir no seu post!

3 – Faça um roteiro para os seus posts

Para potencializar o engajamento no Instagram, ter um roteiro de postagens é muito importante. Ele garante manter a frequência de publicações e faz com que você ganhe pontos com o algoritmo do Instagram.

Para esse roteiro, existem dois fatores-chave: cronograma e storytelling. O cronograma permite que você estruture o dia, a hora e o conteúdo das postagens e evita o imprevisto da falta de conteúdo.

Já o storytelling faz com que as suas publicações ganhem vida e “conversem” com os seguidores, seguindo um padrão estético ao contar uma história, assim engajando a audiência.

4 – Aproveite o potencial do Instagram Stories

Nada melhor do que o Instagram Stories para manter sua audiência atenta ao que você quer mostrar. Lá, você pode contar histórias que envolvam um produto e criar gatilhos mentais para a realização de ações.

Fazer uma sequência de publicações que falem sobre um mesmo conteúdo e que tenha uma chamada para ação no fim é uma ótima ideia para manter a sua audiência engajada.

Mas cuidado para não exagerar, segundo um estudo da Buffer e da Delmondo a quantidade ideal de Stories é de 1 a 7 frames. Isso porque até o sétimo frame, a taxa de conclusão é de 70% — a partir daí, ela tende a cair.

Quer mais dicas precisas para bombar nos Stories? Leia o nosso post Como criar Stories no Instagram: 7 dicas para engajar e reter o público!

imagem de um banner publicitário com chamada para testar função de relatórios personalizados da mLabs

5 – Poste nos melhores dias e horários para sua audiência

Postar conteúdo que interesse aos seus seguidores é básico. Mas não basta só isso! É preciso postar na hora em que ele realmente está na rede social, pronto para interagir.

Para isso, nada de se basear nos horários de pico da rede social. É preciso analisar como a SUA audiência se comporta lá! Pela mLabs, você consegue descobrir os melhores dias e horários para postar no Instagram de acordo com o comportamento da sua base de seguidores.

Para otimizar esse Insight, utilize a ferramenta para agendar post em diferentes dias e horários e vá analisando pelos relatórios. A própria plataforma te dará o dado de forma precisa.

engajamento no instagram: imagem da tela da mLabs indicando o melhor dia e horário para publicar

6 – Poste conteúdo em vídeo

Conteúdos no formato de vídeo são envolventes e, segundo uma pesquisa realizada pela Hootsuite, as postagens com vídeo recebem cerca de 38% mais engajamento do que imagens no Instagram.

Aproveite que os vídeos passaram a ganhar mais relevância no feed, tanto nos posts orgânicos quanto nos pagos e crie conteúdo que desperte a atenção do seu público. O formato Reels do Instagram é o que está bombando no momento!

Por ainda ser uma novidade, a plataforma está priorizando a entrega do conteúdo nesse formato e o seu alcance tem sido aos outros tipos de vídeo no IGTV ou no Feed. Veja um exemplo de Reels que postamos no nosso perfil para se inspirar!

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by mLabs – Mídias Sociais (@socialmlabs)

banner publicitário de divulgação do material rico gratuito sobre mídia paga no Facebook e Instagram

7 – Poste conteúdo no formato carrossel

Os carrosséis no Instagram – posts com várias imagens ou vídeos –  são uma ótima maneira de construir engajamento!

Isso porque, ao fazer um conteúdo do tipo carrossel e um seguidor rolar seu post com a primeira imagem, o Instagram mostrará a mesma postagem uma segunda vez, normalmente com a segunda foto ou vídeo do carrossel (segundo slide).

O segredo é criar posts em carrossel com mais de 8 slides para que o engajamento aumente significativamente. Enquanto carrosséis com 2 slides trazem taxas médias de engajamento de 1,90%, carrosséis com 8 ou mais slides apresentam um desempenho ainda melhor, passando de 2%.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Rafael Kiso (@rkiso)

8 – Escreva legendas com CTAs envolventes

Postagens de qualidade envolvem assuntos interessantes, informações úteis e linguagem próxima ao público. Mas, convenhamos, não dá para falar tudo com uma simples imagem, por mais atrativa que ela seja.

Por isso, legenda é um elemento essencial ela ajuda a atrair, informar e complementar a imagem. Para criar uma legenda atraente não vá com sede ao pote, explore os caracteres da rede social, use emojis e CTAs (chamadas para ação)!

As legendas nos vídeos também são uma ótima estratégia, já que de acordo com o próprio Instagram, 60% das histórias são vistas com som, o que significa que 40% delas precisam de legendas para serem entendidas.

banner publicitário sobre geração de relatórios dashgoo by mLabs

9 – Faça lives

Fazer lives no Instagram é uma ótima maneira de se conectar diretamente com o público, compartilhar informações e aumentar o engajamento.

Isso porque, 80% do público prefere assistir a uma transmissão ao vivo do que ler um artigo no blog. Sem contar que com vídeo ao vivo, você pode responder perguntas, interagir com os usuários de maneira mais íntima e envolvente.

Quando você inicia a transmissão ao vivo, os seus seguidores recebem uma notificação informando que o seu vídeo começou o que potencializa a geração de tráfego e engajamento para o seu perfil!

Ficou interessado? Veja nesse post 7 boas práticas para ter sucesso com a sua live no Instagram!

10 – Faça sorteios e concursos no Instagram

Segundo levantamento da Tailwind, contas que fazem sorteios e concursos no Instagram conseguem aumentar o número de seguidores 70% mais rápido do que contas que não fazem.

O mesmo estudo comprovou que posts relacionados a promoções no Instagram têm aproximadamente 64 vezes mais comentários e 3,5 vezes mais curtidas comparados à posts tradicionais.

Além disso, a pesquisa constatou que 91% de todos os posts que alcançaram mais de 1.000 comentários no Instagram são posts de promoções. O fato é que, ao oferecer um benefício, você entrega valor e conquista mais interações!

banner publicitário: minicurso grátis Facebook e Instagram ADS

11 – Crie stickers e filtros personalizados

Os stickers são muito úteis para gerar mais engajamento no Instagram. Ao usá-los de maneira estratégica, você consegue chamar a atenção dos seguidores e promover mais comentários e respostas nos Stories.

Eles ampliam o seu potencial criativo, deixam o conteúdo mais interessante e personalizado! Dentre todas as opções de stickers, os que mais se destacam são os geostickers (adesivos que marcam a posição atual do usuário) e os personalizados (com o nome ou imagem da marca).

Ao criar figurinhas e filtros personalizados você espalha a imagem da marca nas publicações de outros usuários. Quanto aos stickers de localização, posts com geotag tem até 79% mais engajamento comparado aos que não tem.

Instagram Stories: imagem do sticker emoji deslizável

12 – Faça perguntas para os seguidores

Tanto no feed quanto nos Stories, você pode perguntar aos seus seguidores o que eles pensam sobre o seu produto ou a sua marca, qual conteúdo eles gostariam de receber, entre outras perguntas relevantes.

Compartilhe a resposta positivas nos seus Stories, aproveite para criar um Destaque personalizado para esse tipo de assunto.

Essa ação tem um poder gigantesco de persuasão para quem ainda está indeciso a respeito de uma compra — não é à toa que sites como a Amazon dão tanto destaque às avaliações deixadas pelos consumidores.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar o recurso inbox da mlabs de forma gratuita

13 – Crie conteúdo que as pessoas queiram salvar

Uma das melhores maneiras de aumentar o envolvimento dos usuários com as suas publicações é criar conteúdos incríveis que incentivem o seu público a tocar no botão “Salvar”.

O conteúdo salvável pode ser qualquer informação que você saiba que o seu público vai querer revisitar mais tarde.

Por exemplo, nós compartilhamos esta publicação sobre como turbinamos em 111% o alcance de Stories no Instagram. É uma boa prática que interessa aos profissionais de marketing digital e que estimula o “salvamento” do post.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by mLabs – Mídias Sociais (@socialmlabs)

14 – Compartilhe dados interessantes do seu nicho

Outro exemplo de publicação que gera engajamento e muitas marcações entre os usuários é o conteúdo com dados interessantes, seja sobre o produto, segmento, mercado etc.

Aqui, o segredo é criar conteúdo que o seu público pode usar como fonte de pesquisa ou de análise na estratégia de negócio. Além de querer salvar, as pessoas tendem a compartilhar e marcar outros usuários na publicação.

Pense em infográficos, dados que podem acrescentar informações valiosas na vida dos seus seguidores. Veja, como exemplo, esse post do nosso CMO, Rafael Kiso!

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Rafael Kiso (@rkiso)

15 – Poste com frequência

Manter a frequência de postagens no Instagram ajuda a melhorar a sua taxa de engajamento. Lembra daquela frase “quem não é visto, não é lembrado”? Então, ela se encaixa muito bem nesse caso.

Sem contar que os seus seguidores estão esperando pelos seus conteúdos. Ao postar com frequência você gera brand lift, ou seja, amplia o interesse deles pela marca.

Mas, qual seria o número de postagens ideal para uma marca? Não existe um padrão. Tudo depende do tamanho da jornada de compra, por isso a importância de conhecer o comportamento do consumidor e criar conteúdo para cada etapa da jornada!

Uma boa gestão do Instagram ajuda a aumentar o engajamento!

Depois de testar as dicas que mais se encaixam no seu perfil, chega o momento de entender quais performaram melhor, como o público se comportou, o dia e horário mais indicado para publicar etc.

Com base nessas informações você poderá planejar ações futuras que realmente farão a diferença para o seu negócio. Para isso, fazer uma boa gestão do Instagram é fundamental.

Afinal, aumentar o engajamento do Instagram vai além de seguir dicas, você precisa entender onde, quando e como fazer as publicações. Veja como uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais pode te ajudar nessa tarefa!

Facebook Comments
Quer mais conteúdo como esse? Inscreva-se na nossa Newsletter!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Posts relacionados