Pesquisar

O poder dos vídeos curtos no marketing  

O poder dos vídeos curtos no marketing  
Avatar de Mariana Cabral

Por

Publicado em

Você já se pegou rolando interminavelmente o feed do Instagram, assistindo a uma sequência de vídeos curtos sem nem perceber o tempo passar?  

Bem-vindo à era dos Reels, Shorts e TikTok, as principais plataformas de vídeos curtos da atualidade e que, com certeza, não serão as últimas! 

De acordo com o estudo Visual Networking Index: Forecast and Trends, da Cisco, até 2022, 82% de todo o tráfego da internet seria gerado por vídeos curtos. 

Se isso, de fato, aconteceu ainda não podemos dizer, mas uma coisa é certa: vídeos curtos são o formato favorito nas redes sociais! Eis alguns dados para te provar: 

  • Desde o seu lançamento, a visualização de vídeos no Reels aumentou em mais de 60%. 
  • O tempo de exibição de vídeos curtos no YouTube aumentou em mais de 100% em relação ao ano passado. 
  • Vídeos curtos têm uma taxa de conclusão 4 vezes maior do que os vídeos mais longos, o que indica que os espectadores estão mais propensos a assistir até o fim. 

E aí? Está convencido do poder desse formato em uma estratégia de marketing? 

Neste artigo, vamos mergulhar nessa tendência e descobrir por que os vídeos curtos são uma arma poderosa para conquistar o público e impulsionar negócios nas redes sociais. 

O que são vídeos curtos e por que todo mundo ama isso? 

Vídeos curtos são conteúdos audiovisuais de curta duração, geralmente variando de 15 a 60 segundos.  

Eles são projetados para capturar a atenção do público em um tempo limitado, oferecendo informações rápidas, entretenimento ou mensagens impactantes.  

Com a ascensão das plataformas como TikTok, Instagram Reels e Stories, os vídeos curtos se tornaram uma forma popular de compartilhar conteúdo de forma rápida e envolvente. 

E não é difícil entender por que esse tipo de conteúdo é tão poderoso.  

De acordo com um estudo da Microsoft, a duração média de atenção humana diminuiu de 12 segundos em 2000 para apenas 8 segundos em 2019.  

Ou seja, nós estamos cada vez menos dispostos consumir conteúdos longos, e os vídeos curtos são ideais para capturar a atenção do espectador rapidamente e transmitir a mensagem de forma concisa. (Fonte: Microsoft. “Attention Spans.” 2015) 

Vantagens dos vídeos curtos no marketing digital 

Quem ainda não investe no formato de vídeos curtos, não está só atrasado como está perdendo muitas oportunidades de se posicionar digitalmente.

De acordo com o relatório State of Video Marketing da Wyzowl, 89% dos profissionais de marketing que usam vídeos afirmam que os vídeos curtos são uma parte importante de sua estratégia e 83% desses profissionais planejam aumentar seu uso no futuro. (Fonte: Wyzowl. “The State of Video Marketing 2021.” 2021). 

E não é difícil entender por que isso acontece! Se liga: 

Captura rápida da atenção 

Em um mundo digital repleto de distrações, os vídeos curtos são ideais para capturar a atenção do público e transmitir sua mensagem de forma concisa e envolvente. 

Lembre-se: o maior desafio das marcas hoje, nas redes sociais, é parar o dedo frenético do usuário no scroll. 

Compartilhamento fácil 

Vídeos curtos são facilmente compartilháveis, o que amplifica o alcance e o potencial de viralização do conteúdo. 

Os usuários podem compartilhar esses vídeos com seus seguidores, amigos e familiares, aumentando a exposição da sua marca. 

Engajamento elevado 

Vídeos curtos engajam mais. Pelo menos, é o que afirmou o Facebook em seu estudo The Shorter the Better: Why Short Videos Are Winning the Internet, de 2019. 

De acordo com a rede social, usuários tendem a assistir vídeos curtos até o fim e são mais propensos a compartilhá-los, curtir ou comentar. 

Seja através de desafios, música, efeitos visuais ou storytelling criativo, vídeos curtos incentivam os usuários a interagir, comentar, duetar e até mesmo criar suas próprias versões do vídeo. 

Aumento da visibilidade da marca 

Ao criar vídeos curtos relevantes e impactantes, é possível fortalecer a presença de uma marca nas plataformas de mídia social.  

Isso resulta em maior visibilidade e reconhecimento, além de atrair novos seguidores e potenciais clientes.

4 Dicas para criar um vídeo curto incrível 

Ok, se você chegou até aqui, já entendeu que não tem como fugir desse formato.  

Mas, antes de sair postando vídeos curtos no Instagram, TikTok e YouTube, se liga em nossas dicas para criar conteúdo incrível nesse formato: 

1 – Conte uma história 

Use a estrutura narrativa para criar uma história envolvente dentro do curto espaço de tempo.  

Comece com um gancho impactante, desenvolva um enredo cativante e termine com uma conclusão memorável. 

Um perfil que faz isso muito bem é o do Raphael Viicente, que ficou famoso por suas produções que quebram a expectativa do usuário, aborda storytelling de forma impecável e alia tudo isso com humor.

2 – Seja criativo 

Explore e experimente diferentes recursos oferecidos pelos aplicativos, como música, efeitos especiais, filtros e legendas.  

Esses elementos adicionais podem tornar seu vídeo curto mais atraente e exclusivo. 

Eu acho que não dá para falar de criatividade e uso de recursos de edição sem falar do perfil do Pk no TikTok. Esse criador de conteúdo viralizou na rede após sua criatividade e habilidade de edição. É claro que você não precisa ser um mestre da edição como o PK, mas a inspiração é para te fazer entender como é possível explorar recursos para tornar o conteúdo excepcional, diferente e instigante.

@pkllipe

Acho que fomos um pouco curiosos KKKKKKK #GIGABYTE #fun #RTX

♬ som original - Pk

3 – Otimize para mobile 

Lembre-se de que a maioria dos vídeos curtos é assistida em dispositivos móveis.  

Certifique-se de que seu vídeo seja otimizado para uma visualização perfeita em telas menores, com texto legível e elementos visuais claros. 

O tamanho dos vídeos curtos é de proporção 9:16 o que corresponde a 1920px por 1080px.

videos-curtos-6

4 – Chame para ação 

Inclua uma chamada para ação no final do seu vídeo curto.  

Pode ser para curtir, compartilhar, comentar ou visitar seu site. Uma chamada para ação direciona o público a realizar uma ação desejada e maximiza o impacto do seu vídeo. 

Um exemplo disso, é esse vídeo que fizemos para divulgar um material de Black Friday. Nele, explicamos quais eram as vantagens de obter gratuitamente o conteúdo e fizemos uma CTA para usuários clicarem no link e baixarem.

@socialmlabs

Tá precisando de uma mãozinha para criar sua campanha de #BlackFriday? Clica na bio!😇 #mlabs #socialmedia #cursogratuito #marketingnotiktok #mkt

♬ som original - mLabs - mLabs

5 ideias de conteúdo para vídeos curtos e envolventes 

Para que você não trave na hora de decidir que tipo de vídeo curto fazer, comece testando uma (ou algumas), dessas ideias: 

Tutoriais rápidos 

Apresente dicas e truques úteis relacionados ao seu nicho de mercado.  

Mostre ao público como realizar uma tarefa específica, resolver um problema comum ou maximizar o uso de um produto.  

Esses vídeos curtos são valorizados pelo seu caráter prático e podem ajudar a estabelecer sua autoridade no assunto. 

Behind the scenes 

Leve seus seguidores para os bastidores do negócio.  

Mostre o processo de criação de um produto, a preparação para um evento, uma sessão de fotos ou um dia típico no escritório.  

Essa abordagem pessoal e transparente ajuda a construir conexões mais profundas com seu público e a humanizar sua marca. 

Perguntas e respostas rápidas 

Peça aos seus seguidores que enviem perguntas e selecione algumas para responder em vídeos curtos.  

Concentre-se em perguntas frequentes, curiosidades sobre sua empresa ou indústria e desafios comuns enfrentados pelo seu público-alvo.  

Esses vídeos demonstram que você valoriza a interação e está disposto a ajudar sua audiência. 

Desafios e tendências 

Aproveite as tendências e desafios virais nas redes sociais para criar vídeos curtos participativos.  

Por exemplo, você pode participar de um desafio de dança, criar um vídeo engraçado baseado em um meme popular ou fazer uma paródia relacionada ao seu nicho.  

Isso ajuda a manter sua marca relevante e a envolver seu público de maneira divertida. 

Dicas rápidas e curiosidades 

Compartilhe dicas rápidas e curiosidades relacionadas ao seu campo de atuação.  

Esses vídeos podem ser informativos, interessantes e inspiradores.  

Por exemplo, se você é especialista em marketing digital, pode compartilhar dicas de SEO, estatísticas recentes sobre o impacto das mídias sociais ou curiosidades sobre o comportamento do consumidor online. 

Bônus: melhores ferramentas para edição de vídeos curtos 

Criar o conteúdo perfeito pode exigir planejamento, roteirização e ferramentas de edição específicos. Por isso, separamos a lista com os principais editores para você usar na hora de criar um vídeo curto! Dá uma olhada:

Adobe Premiere Rush 

O Premiere Rush é uma ferramenta de edição de vídeo da Adobe projetada para criar vídeos curtos de alta qualidade.  

Possui recursos avançados de edição, trilhas sonoras personalizadas, animações, ajustes de cor e integração com outros aplicativos da Adobe Creative Cloud. 

videos-curtos-1

InShot 

O InShot é um aplicativo de edição de vídeo fácil de usar, que permite cortar, cortar, adicionar filtros, música, texto e efeitos aos vídeos.  

Também oferece recursos de edição para ajustar a velocidade, adicionar adesivos e emojis, além de suporte para criar vídeos verticais para histórias nas redes sociais. 

videos-curtos-2

CapCut 

O CapCut é um aplicativo de edição de vídeo gratuito com recursos avançados.  

Oferece recursos de edição intuitivos, como cortar, cortar, adicionar texto, filtros, transições, sobreposições e efeitos.  

Também suporta a edição de vídeos em diferentes proporções, incluindo vídeos verticais para mídias sociais. 

videos-curtos-3

Principais dúvidas sobre vídeos curtos 

Ainda não encontrou resposta para sua dúvida? Veja se ela está entre as principais perguntas dos usuários sobre vídeos curtos:

Como fazer TikTok com fotos? 

Para fazer TikTok utilizando apenas fotos, clique em no botão central inferior (+), depois em realizar upload e selecione as fotos da sua galeria e selecione o botão “avançar”.

Após seguir esse passo a passo, suas fotos estarão vídeo de forma automática, faça as edições necessárias e poste!

Como monetizar os vídeos curtos no YouTube e TikTok?

Para o TikTok, existe o Programa Criativo TikTok Beta, onde é considerado vídeos originais com mais de 1 minuto e com alta qualidade. Os critérios para participar do programa são:

  • conta com mais de 10K seguidores;
  • vídeos com mais de 100K de visualizações nos últimos 30 dias;
  • ter mais de 18 anos;
  • e criar vídeos com mais de 1 minuto.

Já para a monetização no YouTube, existe o programa de parceria da rede onde é preciso seguir as políticas de monetização de canais para ser qualificado.

Para atender aos critérios é necessário:

  • ter no mínimo 1K inscritos;
  • ter 4.000 horas de exibição públicas válidas nos últimos 12 meses ou ter 1K de inscritos e 10 milhões de visualizações públicas e válidas de Shorts.

Para se inscrever, basta ir no app do YouTube Studio, clicar em “ganhos” e depois em “aplicar”. Após isso, clique em “iniciar”, analise e aceite os termos de Base e clique em “iniciar” novamente para configurar uma conta do Google AdSense ou vincular uma conta ativa.

Como acessar vídeos curtos do YouTube Shorts? 

Como falamos anteriormente, além de aparecer na tela inicial da plataforma, os Shorts contam com uma aba dedicada a eles, que pode ser acessada aqui.  

Em aparelhos móveis, é possível baixar o YouTube (Android e iOS) para assistir aos vídeos curtos da plataforma.  

Como acessar vídeos curtos do Reels? 

Para acessar os reels do Instagram, é preciso baixar o aplicativo no aparelho móvel (Android e iOS) e clicar no ícone que remete ao vídeo, que fica do lado da foto do perfil (no caso do Android). Dessa forma, aparecerão as sugestões de Reels para você.  

Como acessar vídeos curtos do TikTok? 

Para visualizar os vídeos curtos do Tik Tok, é só baixar e acessar o aplicativo em dispositivos móveis (Android e iOS). 

O aplicativo também para ser acessado pelo computador, clicando aqui.  

Agora que você já está craque em vídeos curtos, que tal entender como trabalhar esse formato na jornada de compra do público?  

Com este Guia completo de como produzir um planejamento de redes sociais, você será capaz de entender mais sobre sua buyer persona, jornada de compra e os princípios básicos de uma estratégia para as redes sociais.  

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis