Perguntas no Instagram Stories: saiba como funciona!

Perguntas no Instagram Stories: imagem de uma rua escura com um ponto de interrogação em neon no fundo

Engajar a audiência nas redes sociais é uma tarefa desafiadora que exige ações que estimulem a interação. Uma ótima forma de fazer isso é usando o sticker de perguntas no Instagram Stories.

A funcionalidade pode ser incluída em qualquer Story, nos formatos de foto ou vídeo, e você com certeza já viu por aí! São aquelas caixinhas com uma pergunta e um espaço para enviar uma resposta ao autor do post, sabe?

Para te ajudar a usar o recurso e aumentar o engajamento no Instagram, listamos, neste post, informações importantes sobre como usar as perguntas do Instagram Stories a favor da marca. Confira!

Como usar as perguntas no Instagram Stories?

O recurso de perguntas dos Stories é um sticker da rede social como qualquer outro: localização, menção, enquete, entre outros. Caso você não tenha usado nenhum sticker anteriormente, veja como usá-lo na prática!

1 – Encontre o adesivo de Perguntas nos Stories

Para usar o recurso, basta tirar uma foto ou gravar um vídeo Nos Stories e selecionar a opção das perguntas. Com isso, a caixinha de perguntas vai aparecer no seu post.

Perguntas no Instagram Stories: imagem de um Story da mLabs com o sticker de perguntas

2 – Componha sua pergunta

Assim como os outros stickers, você pode arrastá-lo para onde quiser e até mudar o tamanho. Em seguida, é possível personalizar a sua pergunta tocando na caixinha.

Perguntas no Instagram Stories: imagem de um Story da mLabs com o sticker de perguntas
A partir daí, você pode digitar a pergunta que deseja que seus seguidores respondam. Nessa hora, é importante se atentar com o limite de caracteres: são recomendados 40 no máximo.

Depois, é só dar aquela última revisada no post e publicar!

3 – Visualize as respostas enviadas

Assim que os seguidores começarem a responder a sua pergunta, você já pode conferir o que eles disseram acessando os dados de resultados do seu post.

Afinal, se você está fazendo uma pergunta é porque deseja interagir com sua audiência, certo? Então, não deixe de visualizar, responder e analisar os dados.

Você pode visualizar as respostas deslizando sobre o próprio Story. Ao selecionar o ícone com formato de um gráfico, você verá o total de interações do post, em grandes números.

Agora, para ver as respostas de maneira individual, você precisa selecionar no ícone ao lado com um olhinho junto com o número de visualizações.

Perguntas no Instagram Stories: imagem de um Story da mLabs com o sticker de perguntas
Para verificar a eficácia da ação você precisa analisar aspectos importantes que vão além da criatividade da pergunta.

O tom de voz utilizado, o dia e horário de publicação, a imagem ou o vídeo atrelado ao post, são fatores essenciais para determinar a sua taxa de engajamento.

4 – Compartilhe as respostas em novos Stories

Além de visualizar e responder as mensagens enviadas pelos seus seguidores, você também pode deve compartilhá-las em novos Stories.

Uma maneira bem legal de destacar o que seus seguidores dizem e eles, provavelmente, ficarão felizes de ganhar essa atenção extra. 😉

No entanto, lembre-se que o nome do usuário que enviou a mensagem não aparece quando você compartilha a resposta, ok?

Para realizar essa ação é só clicar na resposta que deseja compartilhar e selecionar a opção “Compartilhar resposta”.

Perguntas no Instagram Stories: imagem de um Story da mLabs com o sticker de perguntas

Como usar o recurso para o marketing?

Agora, que você já sabe como funcionam as perguntas no Instagram Stories, o próximo passo é entender como usar o recurso da melhor forma possível.

Então, está na hora de aprender a colocar em prática uma boa estratégia de marketing com o uso do adesivo.

Veja como fazer isso!

Peça opiniões aos seguidores

As pessoas gostam de emitir a própria opinião sobre os assuntos, especialmente em relação a produtos e serviços que utilizam.

Essa ação tem um poder gigantesco de persuasão para quem ainda está indeciso a respeito de uma compra — não é à toa que sites como a Amazon dão tanto destaque às avaliações deixadas pelos consumidores.

Que tal contar com essa estratégia no Instagram da marca? Para ampliar ainda mais o potencial de sucesso do ação, experimente compartilhar essas opiniões em novos Stories.

Traga um convidado

A marca não precisa ser a única a responsável por responder as perguntas enviadas pelo Instagram Stories.

O que você acha de direcioná-las a um convidado? Um especialista ou um influenciador digital do mesmo nicho?

Você pode fazer isso ao organizar um takeover de um influenciador no seu perfil. Incentive os seus seguidores a fazerem perguntas direcionadas a essa pessoa em um esquema de entrevista e veja o engajamento disparar!

Esclareça as dúvidas dos seguidores

Uma ótima maneira de incentivar o engajamento nas redes sociais é dar às pessoas a oportunidade delas tirarem dúvidas sobre a empresa e seus produtos. Já pensou em fazer isso no perfil da marca?

Poste uma questão como “Quais são as suas principais dúvidas sobre nossos produtos?” e aguarde as respostas. Na sequência, compartilhe as questões dos seus seguidores e esclareça os pontos levantados em novos Stories.

Inicie conversas

As marcas que têm mais facilidade para inspirar engajamento são aquelas que criam constantes conversas com seus seguidores. Você também pode experimentar fazer isso no seu perfil usando as perguntas no Instagram Stories.

Escolha um assunto que tenha identificação com o segmento da sua marca e os interesses do seu público-alvo. A partir daí, publique uma ou mais perguntas relacionadas a isso.

A partir dos compartilhamentos das respostas, dê continuidade à discussão e veja como as pessoas se sentem incluídas.

Não se esqueça do relatório

Usar as perguntas no Instagram Stories é uma ótima forma de incentivar o engajamento nessa rede social, mas essa ação precisa ser mensurada.

Não deixe de calcular as reações obtidas com as suas perguntas, como o número de respostas e as interações recebidas nos posts.

Assim, o seu relatório de redes sociais ficará mais completo e servirá como um registro fiel do impacto que a marca causou no ambiente digital naquele período.

Curtiu nossas ideias? Já conseguiu pensar em mais formas de usar as perguntas no Instagram Stories?

Agora é com você! Leve em conta as informações que listamos neste post e comece a experimentar diferentes abordagens. Fique de olho nos resultados e entenda quais opções geraram melhores retornos.

O que acha de aprender mais sobre outro recurso que está bombando no Instagram? Veja, como colocar música nos Stories e torne as suas postagens ainda mais interessantes!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 120 mil marcas!