Pesquisar

Como verificar uma conta no Instagram: guia completo! 

Como verificar uma conta no Instagram: guia completo! 
Avatar de Redator mLabs

Por

Publicado em

Ter uma conta verificada no Instagram é o sonho de muitos usuários da rede social. O selo azul garante credibilidade e prova que você é quem realmente diz ser. Mas, para conseguir a verificação, é preciso atender uma série de requisitos. 

Um dos principais pontos positivos da conta verificada no Instagram é o engajamento. Além disso, a verificação pode ser solicitada por qualquer tipo de perfil, seja ele comercial ou não.  

Quer saber mais sobre como ter uma conta verificada no Instagram? Continue com a gente! 

O que é uma conta verificada no Instagram? 

Uma conta verificada é aquela que recebeu o selo azul, semelhante a um check (✅).  

O símbolo alega que aquele perfil representa “a presença autêntica da figura pública, celebridade ou marca global que representa”, segundo o próprio Instagram.  

Em outras palavras, garante que aquele é o perfil oficial de uma determinada marca, como no caso abaixo, que é do streaming HBO e não um perfil falso ou de fã. 

como-ter-uma-conta-verificada-no-instagram-1: exemplo

Quais são as vantagens de ter uma conta verificada no Instagram? 

Existem diversas vantagens de ter uma conta verificada no Instagram. Confira as principais à seguir:  

Credibilidade 

Uma conta verificada foi autenticada pelo Instagram, ou seja, a plataforma verificou e validou que existe uma pessoa autêntica por trás daquele perfil. Isso aumenta a credibilidade e confiança do usuário perante seu público. 

O selo azul também é relevante para as contas de empresas, porque oferece uma segurança a mais para quem entrar em contato. 

Visibilidade   

Outro ponto positivo é que as contas verificadas podem ganhar mais destaques em pesquisas, o que afeta a taxa de engajamento.  

Existe até um estudo que demonstrou que perfis verificados têm um engajamento 30% maior que os demais perfis. 

como-ter-uma-conta-verificada-no-instagram-2: dados

Proteção contra perfis falsos 

A verificação da conta impede a criação de outros perfis com o mesmo nome do usuário, o que também garante exclusividade àquele perfil. 

Recursos exclusivos 

Se você tem uma conta verificada no Instagram, pode ter acesso a recursos exclusivos, como análise de dados, suporte prioritário e métricas avançadas. 

Possibilidade de parcerias 

Com o aumento da credibilidade, existe uma possibilidade maior do perfil realizar parcerias com marcas ou figuras públicas. 

Requisitos para ter sua conta verificada no Instagram 

Para conseguir o selo de verificação do Instagram, é preciso atender a uma série de requisitos. Dentre eles, um dos mais importantes é seguir os Termos de Uso e as Diretrizes da Comunidade.  

Além disso, a conta deve: 

  • Autenticidade: representar uma pessoa real ou empresa registrada, ou seja, deve provar ser quem diz ser.  
  • Exclusividade: ser a única conta que representa o perfil. Mas, há exceções como perfis para idiomas diferentes, como Netflix e Netflix Brasil.  
  • Integralidade: ter uma bio completa com foto de perfil e descrição, além de ser uma conta pública e ter, pelo menos, uma publicação. 
  • Notabilidade: representar uma marca ou alguém conhecido. Aqui, temos 2 dicas para você. A primeira é que dá para aproveitar momentos em que está saindo na mídia para solicitar a verificação (mas, nada de anúncios, conteúdos pagos ou patrocinados). E, a segunda, é dar um Google no seu nome para ver o que está sendo veiculado.  

Existem situações que podem dificultar o processo, como ter no um perfil links que direcionam para outras redes sociais ou ter mais de um perfil com o mesmo usuário (salvo às exceções). 

30-DIAS-GRATIS-MLABS: BANNER

Como ter uma conta verificada no Instagram: passo a passo 

Veja o que precisa ser feito para solicitar a verificação de conta no Instagram, seja em aparelhos Android ou iOS. 

  1. No perfil, clique nos três traços que aparecem no lado direito da tela. Em seguida, clique em Configurações
  1. Depois em Configurações, vá em Conta e em Solicitar Verificação.  
  1. Preencha todas as informações solicitadas nesta etapa.
como-ter-uma-conta-verificada-no-instagram-3: tela instagram
Foto: Instagram/ Reprodução retirada do site G1.com 
  1. Por último, clique em Enviar e aguarde o retorno da plataforma.  

Dicas para aumentar as chances de obter uma conta verificada 

Para te ajudar a conseguir a verificação, separamos 6 dicas. Confira:  

Deixe seu perfil completo 

É importante deixar a bio completa, com uma foto de perfil clara e que lhe represente ou sua marca. Por exemplo, se for uma empresa, dá para usar a logomarca como foto de perfil. 

Além disso, preencha todas as informações da bio, para que assim que entrar em seu perfil, o usuário saiba do que se trata e de que ele é autêntico. Ah, e inclua links relevantes.  

Construa uma presença forte 

Se você tem uma presença forte e seguidores mais engajados na rede social, é mais fácil ser verificado. Trabalhe bem o seu perfil e planeje bem seus conteúdos para entregar o que seu público procura.

Utilize tudo aquilo que a plataforma oferece a seu favor. 

Esteja em conformidade com as políticas do Instagram 

Existem situações que são passíveis de punição pelo Instagram, porque não estão de acordo com suas normas e diretrizes.

Evite comprar seguidores, utilizar hashtags proibidas, usar termos racistas ou promover discursos de ódio. 

Forneça informações adicionais 

Para comprovar quem você é quem diz ser, envie toda a documentação solicitada para o Instagram. A carteira de identidade pode provar sua autenticidade.  

Além disso, você pode usar táticas que provem ser notável. Uma dica é que você pode enviar arquivos como prints de matérias em que saiu para mostrar sua notabilidade para a plataforma. 

Solicite a verificação diretamente 

Evite usar de terceiros para solicitar a verificação, ela deve ser feita diretamente no aplicativo. Além disso, seja bem claro quanto aos motivos pelos quais acredita que o perfil deve ser verificado e certifique-se que sua conta é pública.  

Seja paciente 

Geralmente, o processo de verificação demora 30 dias para ter um retorno. Se depois do período, o pedido for negado, espere mais 30 dias para solicitar novamente que o perfil seja verificado. 

Possíveis riscos e como evitá-los ao verificar uma conta no Instagram 

Ao solicitar a verificação, a conta pode estar sujeita a alguns riscos. Esteja atento a questões como: 

Phishing: pessoas mal intencionadas podem se passar pelo Instagram, para enviar algum e-mail falso solicitando informações, usando como isca a verificação.  

Fique atento se realmente fez a solicitação! E, na dúvida, jamais clique em links suspeitos. Vale lembrar que a solicitação é solicitada diretamente na própria plataforma e o Instagram não envia e-mail a oferecendo. 

Falsificação de documentos: caso você forneça alguma informação errada ou duvidosa, também pode perder o selo azul, e em alguns casos, até ser excluído da plataforma.  

Desenvolvimento de uma falsa sensação de segurança: sua conta não está 100% protegida por ser verificada, é preciso ainda estar atento às medidas para proteger suas informações. Uma dica é não usar senhas óbvias, como data de nascimento e não deixar a senha exposta.  

Agora que já sabe tudo que precisa sobre como ter uma conta verificada no Instagram e sabe da importância de ter um perfil com conteúdo de qualidade e engajado, conheça uma ferramenta que facilita o planejamento para redes sociais.  

Com a mLabs, você não precisa se preocupar em acessar a plataforma todos os dias para publicar o conteúdo, a ferramenta oferece um serviço de agendamento, além de análise de dados e interação com o Instagram.  

Teste gratuitamente o mLabs por 7 dias e veja seus resultados alavancarem. 

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis