Vale a pena criar uma lista de close friends no Instagram?

Close Friends: imagem de uma mão segurando um celular com a tela do Instagram aberta.

Todo mundo tem um grupinho de amigos mais próximos, aquelas pessoas com quem você se sente à vontade para compartilhar momentos. 

Percebendo essa situação, os desenvolvedores do app mais querido do Brasil decidiram criar uma funcionalidade exclusiva: o Close Friends no Instagram.

Apesar do recurso ter sido criado como um estímulo para perfis pessoais, marcas e influenciadores digitais podem extrair grandes benefícios dele. 

Quer saber mais? No post de hoje, vamos mostrar como usar a lista de melhores amigos do Instagram nas suas estratégias de marketing.  Vem com a gente!

O que é o recurso close friends do Instagram?

Close friends é um recurso do Instagram que permite o usuário selecionar uma quantidade de seguidores para criar uma lista de compartilhamento de Stories.

Ao publicar um Story, o administrador tem três opções de envio: 

  • compartilhar para um usuário específico;
  • compartilhar para todos os amigos;
  • compartilhar somente para os melhores amigos.

É exatamente esse o objetivo do recurso, fazer com que os posts divulgados nos Stories fiquem visíveis somente para uma parcela selecionada dos seguidores. 

Isso funciona muito bem, por exemplo, para pessoas com muitos seguidores que desejam que apenas pessoas próximas tenham acesso ao conteúdo.

Ao montar a sua lista e publicar, o círculo do Story ganhará uma cor de contorno diferente, ele ficará verde. E, todos os seus seguidores poderão perceber que você criou uma lista para os melhores amigos.

No início, apenas usuários de perfis pessoais segmentavam seus públicos. Mas, com o tempo, muitas marcas perceberam que poderiam usar a novidade para o marketing.

Como usar o recurso nas suas estratégias de marketing?

Por que utilizar o recurso de Melhores Amigos em estratégias de marketingEssa pergunta pode ter várias respostas! Como estreitar relacionamentos com clientes, gerar autoridade para a marca e direcionar o conteúdo para o público certo. 

A questão principal é como fazer isso? Para responder à essa pergunta, selecionamos algumas práticas que mostram como o recurso pode ser utilizado para o marketing.

Compartilhe conteúdo exclusivo

Foi-se o tempo em que todos os seguidores tinham o mesmo peso. A verdade é que existem usuários super engajados, que interagem e compartilham seus posts e outros que passam direto por suas publicações. 

Que tal dar um tratamento VIP para quem realmente é leal à marca?

Você pode, por exemplo, postar novidades exclusivas para esse grupo de pessoas. Há ainda a possibilidade de realizar campanhas para quem está na lista.  

Dê recompensas aos seguidores

Vimos que o novo recurso funciona como um meio para distinguir seguidores. Então, nada melhor que presentear aqueles que merecem uma atenção especial. 

Se você tem uma loja virtual, por exemplo, pode divulgar cupons de descontos exclusivos para sua lista de close friends.

Recompensar as pessoas que estão na lista de close friends transmite a sensação de exclusividade e faz com que mais usuários queiram pertencer ao grupo.

Ofereça ofertas especiais (cursos, Webinars, consultorias)

Não devemos nos esquecer que Story permite diversos formatos de publicação, inclusive a inserção de links externos. Então, aproveite para oferecer conteúdo aprofundado por lá, como cursos, Webinars, consultorias, entre outros.

Veja o exemplo a seguir:

Jonatas é professor de um curso online. Ele divulga várias dicas úteis em seu perfil do Instagram. Porém, para o publico em geral ele divulga somente dicas parciais. Apenas aqueles que compraram as lições têm acesso ao conteúdo mais aprofundado, divulgado por meio da lista de Melhores Amigos.

Viu só, como fazer o usuário se sentir privilegiado na lista privada no Instagram? Isso é muito importante, pois gera aproximação com os consumidores e aumenta a chance de fidelizá-los.

Como criar uma lista de melhores amigos no Instagram? 

Agora, que você já viu várias ideias de marketing para aplicar na sua lista, aprenda como criá-la!

Para criar uma lista de melhores amigos siga os seguintes passos: 

  1. Faça login no aplicativo do Instagram;
  2. Clique na aba “perfil” no canto inferior direito da tela;
  3. Clique no menu superior à esquerda e selecione “melhores amigos”;
  4. Vá no campo “explorar”  ou clique na aba “sugestões” e encontre um amigo para adicionar na lista. Ao fazer isso, o usuário será notificado sobre a sua inclusão na lista;
  5. Para remover alguém do close friends, clique em “remover” ao lado da foto e do nome do perfil.

Close Friends: imagem de prints de tela do menu configurações do Instagram

Como compartilhar Stories com a lista de close friends? 

Agora, é hora de saber como compartilhar conteúdo somente para seus amigos mais próximos! Para compartilhar Stories com a lista de close friends siga os seguintes passos:

  1. Faça login no aplicativo do Instagram;
  2. Clique no ícone de câmera no canto superior esquerdo da tela;
  3. Crie o seu story normalmente, em foto, vídeo ou o formato de sua preferência;
  4. Na hora de enviar, clique no ícone verde com uma estrela branca na parte inferior da tela.

Close Friends: imagem de prints de tela do menu configurações do InstagramAssim, automaticamente o seu post será enviado para a sua lista de Melhores Amigos. 

Bom, agora você já sabe todas as informações necessárias para começar a usar o recurso. Se quiser saber mais maneiras de usar o Instagram nas suas estratégias, leia também nosso post sobre Como usar o Direct do Instagram para Marketing?

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