Vale a pena criar uma lista de close friends no Instagram?

Close Friends: imagem de uma mão segurando um celular com a tela do Instagram aberta.

Todo mundo tem um grupinho de amigos mais próximos, aquelas pessoas com quem você se sente à vontade para compartilhar momentos. 

Percebendo essa situação, os desenvolvedores do app mais querido do Brasil decidiram criar uma funcionalidade exclusiva: o Close Friends no Instagram.

Apesar do recurso ter sido criado como um estímulo para perfis pessoais, marcas e influenciadores digitais podem extrair grandes benefícios dele. 

Quer saber mais? No post de hoje, vamos mostrar como usar a lista de melhores amigos do Instagram nas suas estratégias de marketing.  Vem com a gente!

O que é o recurso close friends do Instagram?

Close friends é um recurso do Instagram que permite o usuário selecionar uma quantidade de seguidores para criar uma lista de compartilhamento de Stories.

Ao publicar um Story, o administrador tem três opções de envio: 

  • compartilhar para um usuário específico;
  • compartilhar para todos os amigos;
  • compartilhar somente para os melhores amigos.

É exatamente esse o objetivo do recurso, fazer com que os posts divulgados nos Stories fiquem visíveis somente para uma parcela selecionada dos seguidores. 

Isso funciona muito bem, por exemplo, para pessoas com muitos seguidores que desejam que apenas pessoas próximas tenham acesso ao conteúdo.

Ao montar a sua lista e publicar, o círculo do Story ganhará uma cor de contorno diferente, ele ficará verde. E, todos os seus seguidores poderão perceber que você criou uma lista para os melhores amigos.

No início, apenas usuários de perfis pessoais segmentavam seus públicos. Mas, com o tempo, muitas marcas perceberam que poderiam usar a novidade para o marketing.

Como usar o recurso nas suas estratégias de marketing?

Por que utilizar o recurso de Melhores Amigos em estratégias de marketingEssa pergunta pode ter várias respostas! Como estreitar relacionamentos com clientes, gerar autoridade para a marca e direcionar o conteúdo para o público certo. 

A questão principal é como fazer isso? Para responder à essa pergunta, selecionamos algumas práticas que mostram como o recurso pode ser utilizado para o marketing.

Compartilhe conteúdo exclusivo

Foi-se o tempo em que todos os seguidores tinham o mesmo peso. A verdade é que existem usuários super engajados, que interagem e compartilham seus posts e outros que passam direto por suas publicações. 

Que tal dar um tratamento VIP para quem realmente é leal à marca?

Você pode, por exemplo, postar novidades exclusivas para esse grupo de pessoas. Há ainda a possibilidade de realizar campanhas para quem está na lista.  

Dê recompensas aos seguidores

Como você pode perceber o recurso funciona como uma maneira de distinguir seguidores. Então, nada melhor que presentear aqueles que merecem uma atenção especial. 

Se você tem uma loja virtual, por exemplo, pode divulgar cupons de descontos exclusivos para sua lista de close friends.

Recompensar as pessoas que estão na lista de close friends transmite a sensação de exclusividade e faz com que mais usuários queiram pertencer ao grupo.

Ofereça ofertas especiais (cursos, Webinars, consultorias)

Outro ponto a ser levado em consideração é que o Story permite diversos formatos de publicação, inclusive a inserção de links externos. Então, aproveite para oferecer conteúdo aprofundado por lá, como cursos, Webinars, consultorias, entre outros.

Veja o exemplo a seguir:

Jonatas é professor de um curso online. Ele divulga várias dicas úteis em seu perfil do Instagram. Porém, para o publico em geral ele divulga somente dicas parciais. Apenas aqueles que compraram as lições têm acesso ao conteúdo mais aprofundado, divulgado por meio da lista de Melhores Amigos.

Viu só, como fazer o usuário se sentir privilegiado na lista privada no Instagram? Isso é muito importante, pois gera aproximação com os consumidores e aumenta a chance de fidelizá-los.

Aproxime-se do seu cliente

Uma das maiores vantagens de usar os Stories nas suas estratégias de marketing é estreitar o relacionamento com o público. Porém, à medida em que o seu perfil cresce e ganha muitos seguidores — o que, afinal de contas, é o seu objetivo — é comum que você dê menos atenção a eles.

Isso é algo natural, já que fica difícil ser solícito com todo mundo. Então, o close friends torna-se uma maneira e tanto de escolher quais clientes merecem uma atenção especial.

Pense pelo ponto de vista comercial: todo mundo faz isso, e saber separar os consumidores com maior potencial e cultivar uma proximidade com eles é fundamental para a saúde do seu negócio.

Isso permite um tipo de relação vantajosa para ambas as partes, já que você pode:

  • convidar essas pessoas a testarem um novo produto antes das outras;
  • coletar as opiniões delas a respeito, já que elas materializam o seu “consumidor ideal”;
  • enviar mimos da marca;
  • mandar vouchers e descontos de produtos.

Em outras palavras, é uma chance de ouro de selecionar um grupo e compreender do que eles gostam, agradando essas pessoas e, por que não, transformando-as em promotores da marca por aí. #brandlovers ❤️

Preste suporte e atendimento ao cliente

E por falar em proximidade, se tem uma coisa que cativa qualquer consumidor é suporte rápido e humanizado.

Os melhores amigos do Insta vão ajudar muito nisso. Se você atribui um valor diferenciado para alguém no seu perfil, pode se colocar à disposição dele para ajudar no uso dos seus produtos ou serviços.

Infelizmente, se você tentasse oferecer essa opção para todo mundo, dependendo da quantidade de clientes que tem, ia enlouquecer! 😱

São muitas as situações em que a lista de amigos próximos serve para personalizar e aproximar, cabe a você escolher as que melhores se encaixam no escopo do seu negócio.

Dá para ganhar dinheiro com a lista de close friends?

Sim! A sua lista de close friends pode ser fonte de monetização, mas isso deve ser planejado nos mínimos detalhes para que possa dar certo, ok?

Se você tem uma página que comercializa cosméticos, por exemplo, você pode dar dicas especiais para cabelo, pele e maquiagem utilizando o recurso. Assim, é possível incluir apenas compradores de determinados produtos na lista.

Mas o material ou conteúdo oferecido em troca precisa ser algo solucionador que faça a diferença na vida das pessoas, caso contrário a marca poderá sofrer críticas negativas por gerar frustração no público – aquela famosa propaganda enganosa, sabe?

Porém, se realizado da maneira correta, a oferta de conteúdo para a monetização gera uma sensação de pertencimento no grupo e instiga outros seguidores a consumir os produtos que permitem o acesso a essa lista seleta.

É uma mão na roda também para aumentar o senso de urgência nas pessoas. Afinal, a ideia de um grupo de amigos próximos é que seja para poucas pessoas, e é aí que entram as divulgações do tipo “últimas vagas”. 😉

Como criar uma lista de melhores amigos no Instagram? 

Agora que você já viu várias ideias de marketing para aplicar à sua lista, aprenda como criá-la! Abaixo, fizemos um passo a passo de como começar!

Faça login no aplicativo do Instagram. Certo, certo. A gente sabe que você já tá logado. Mas é sempre bom começar do começo, concorda?

Vá ao seu perfil, toque nos três tracinhos, no canto inferior direito da tela e selecione a opção “Amigos Próximos”. Hoje em dia, é assim que o Insta chama essa lista, mas ela já foi conhecida como “Melhores Amigos”.

Close Friends: imagem da tela do Instagram indicando onde se localiza o recurso Close Friends

Na sequência, defina quem vai fazer parte da lista. Para isso, vá ao campo “pesquisar” ou clique na aba “sugestões” e encontre um amigo para adicionar.

Close Friends: imagem da tela do Instagram apresentando a lista selecionada de amigos no recurso close friends

Vale lembrar que faz um tempo que o Instagram não notifica mais as pessoas quando elas passam a fazer parte da sua lista.

Para remover seus amigos do Close Friends, você pode clicar em “Remover” ao lado da foto e do nome do perfil ou, se quiser apagar a lista toda de uma vez, tocar em “Remover tudo”.

Como compartilhar Stories com a lista de close friends? 

Agora, é hora de saber como compartilhar conteúdo somente para seus amigos mais próximos! Para compartilhar Stories com a lista de close friends siga os seguintes passos:

  1. Faça login no aplicativo do Instagram;
  2. Clique no ícone de câmera no canto superior esquerdo da tela;
  3. Crie o seu Story normalmente, em foto, vídeo ou o formato de sua preferência;
  4. Na hora de enviar, clique no ícone verde com uma estrela branca na parte inferior da tela.

Close Friends: imagem da tela do Instagram indicando onde tocar para compartilhar o story com a lista de close friends

Assim, o seu Story será enviado para a sua lista de Melhores Amigos. 

Compartilhe Stories com a sua lista de melhores amigos pela mLabs

E, se a gente disser que pela mLabs você também consegue compartilhar Stories na lista de close friends? Você acharia a coisa mais prática do mundo, né? Porque a gente acha! 😉

Olha só como é fácil: clique em Agendar Post, ou vá até o seu Calendário para agendar um post a partir dele.

Close Friends: imagem da tela da mLabs mostrando como clicar em agendar post

Na tela de agendamento, selecione Stories do Instagram como canal e depois clique no ícone de engrenagem na parte de cima da pré visualização acima da postagem.

Close Friends: imagem da tela da mLabs mostrando onde clicar para escolher o canal e onde fica o botão de configurações

No menu que vai se abrir na sequência, escolha “Melhores Amigos” e confira a pré visualização, se estiver tudo certo, clique em “salvar e voltar”.

Close Friends: imagem da tela da mLabs mostrando onde se localiza o recurso de close friends

Em seguida, escolha a data e o horário do agendamento ou faça a publicação direta, sem agendar.

Close Friends: imagem da tela da mLabs mostrando onde ficam os botões de data, hora e agendamento de post

Pronto! O seu post será compartilhado com a sua lista de close friends e, sem contar que, usando uma ferramenta de gestão redes sociais, como a mLabs você ainda pode escolher os melhores dias e horários para postar e ter mais engajamento!

Agora, você já sabe todas as informações necessárias para começar a usar o recurso dentro e fora da mLabs. Se ainda não teve a oportunidade de testar a funcionalidade na nossa plataforma, essa é a hora!

Faça um teste grátis e confira todos os recursos da maior gestão de redes sociais do Brasil, depois conta pra gente o que achou!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 120 mil marcas!