7 dicas para criar uma bio do Instagram que desperta a atenção dos usuários

como-otimizar-a-bio-do-instagram-da-sua-empresa

Você certamente já leu muitos conteúdos para desenvolver uma estratégia eficiente nas redes sociais, não é mesmo? Mas, existe um elemento que você talvez não esteja dando tanta atenção assim e que é fundamental para um bom gerenciamento de redes sociais: a bio do Instagram.

Preparamos este post para explicar a importância de ter uma biografia completa no perfil do Instagram e para dar dicas de como otimizá-la para desertar a atenção dos seguidores!

O que é a bio do Instagram

A bio do Instagram pode ser considerada o primeiro contato que o seu seguidor terá ao acessar o perfil. Assim, podemos dizer que ela é crucial, pois a partir dessa leitura é que o visitante decide se seguirá ou não o seu perfil, além de ser o único local dessa rede social que permite um link clicável.

bio do instagram: imagem da biografia do instagram do perfil da mlabs

Essa área ainda possibilita que o usuário utilize outros recursos, como emojis, hashtags e breves informações sobre a empresa.

Imagine que a página seja de um fotógrafo que deseja divulgar o seu trabalho. Na bio, ele pode colocar telefone para contato, a sua área de atuação e o endereço de seu estúdio. Informações muito úteis, concorda?

Há disponibilidade para 150 caracteres para mostrar aos visitantes quem é você, o que oferece e por quais motivos eles devem seguir e se importar com aquele perfil. Então, vale a pena investir um tempinho para que ela fique bem elaborada e encante de cara os seus visitantes!

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

O que colocar na biografia do Instagram

Antes mesmo de começarmos a desenvolver uma ideia de como otimizar a bio do Instagram, vamos entender um pouco como é o “esqueleto” dessa área e o que é possível fazer por lá.

Nome

O texto inserido por você nesse campo aparece em negrito no topo de sua biografia. É necessário, obviamente, incluir o nome de sua marca. Mas não é só isso! Ele oferece 30 caracteres para que você possa trabalhar de maneira mais eficiente, colocando informações além do próprio nome (uma palavra-chave, por exemplo).

Este campo é o que está incluído nas pesquisas que o usuário faz no Instagram. Fique de olho nele!

bio do instagram: imagem da biografia do instagram do perfil da mlabs indicando onde se localiza o nome

Nome de usuário

Pode parecer a mesma coisa que o item anterior, mas não é! Essa é a sua identidade no Instagram e faz parte da URL do seu perfil. Ou seja, escolha com cuidado. Ele deve ser condizente com o seu identificador em outros perfis, de modo a facilitar que o seu seguidor marque sua página em mais de uma rede social.

bio do instagram: imagem da biografia do instagram do perfil da mlabs indicando onde se localiza o nome de usuário

Website

Lembra que dissemos que esse é o único local onde colocamos um link clicável? Pois é. Sabe aquele seu blog, site ou até mesmo outra rede social? Pode colocar como forma de divulgação. E o melhor de tudo: você pode alterá-lo quando quiser!

Tente usar um encurtador de URL para que não fique com uma aparência poluída, ok? Se quiser utilizar um código de acompanhamento, melhor ainda! Assim, torna-se possível obter estatísticas sobre os seus visitantes do Instagram.

bio do instagram: imagem da biografia do instagram do perfil da mlabs indicando onde se localiza o website

Para aproveitar ainda mais o potencial do espaço do Website para inserir vários links, utilize uma ferramenta como mLabs Pages. Ela permite que você insira nesse espaço uma espécie de Landing Page com diversos links para suas páginas.

mLabs pages é o criador de landing pages nativo da mLabs. Com ele, você pode construir páginas web para usar como link na bio do Instagram ou divulgar produtos e serviços.

Além disso, a ferramenta também permite criar landing pages para captar leads ao inserir um dos modelos de formulário prontos, disponíveis na plataforma, ou personalizados, apoiando campanhas de mídia paga ou a de divulgação de materiais ricos, como e-books, webinars, entre outros.

O recurso está disponível para clientes do Plano Profissional, mas você pode testar a mLabs grátis por sete dias e conhecer todos os outros recursos da ferramenta! Aproveita e dá uma olhada no link da nossa bio do Instagram feito pela mLabs Pages, ficou lindão!

Como montar uma biografia no Instagram

A biografia de uma marca precisa explicar quem você é, o que faz, além de transmitir uma personalidade única. Uma ótima pedida para um curto espaço (como dito, 150 caracteres).

Assim como você considera os outros elementos do seu perfil para uma estratégia eficiente, está na hora de focar em como otimizar a bio do Instagram.

1. Utilize emojis

Às vezes, você pode considerar os emojis muito fofos para usar na maior parte da comunicação de sua marca. Mas é interessante que você adicione nessa caixa de ferramenta do Instagram.

O emoji escolhido (rostos, animais, símbolos mais contidos ou cartas), cria certa personalidade para a sua página. Como são poucos os caracteres, um emoji pode valer mais do que mil palavras! Aquele utilizado de maneira correta pode dizer aos seus visitantes mais sobre a sua empresa e o que representa. Demais, não é?

2. Utilize palavras-chave

As palavras-chave são utilizadas para melhorar a rastreabilidade do perfil. Por isso, elas costumam ser encontradas em biografias no Instagram.

Pense nos termos para os quais você deseja ser encontrado quando os usuários o digitarem na barra de buscas.

Por exemplo, se você tem um escritório de advocacia que é especializado em impostos, pode ser uma boa ideia aplicar a keyword “direito tributário” nesse espaço.

3. Divida as informações com espaçamento ou quebra de linhas

Colocar todas as informações em um bloco de texto pode deixar a página poluída e cansativa de chegar até o fim dessa leitura, mesmo que pequena. Por isso, divida as informações em quebra de linhas ou espaçamento.

Já ouviu falar em escaneabilidade? Podemos utilizar esse conceito aqui. Um texto precisa ser bem apresentável e mostrar as principais informações de forma clara e objetiva (isso é um texto escaneável).

Na bio do Instagram não é diferente! Apresente tudo o que for de interesse do seu visitante (nome, site, endereço, telefone) com clareza e precisão.

4. Utilize hashtags

As hashtags são ferramentas poderosíssimas para qualquer estratégia. Com elas, é possível coletar conteúdo gerado pelo usuário. Nada cria uma história mais interessante da marca do que o próprio usuário interagindo, não é?

O jeito mais fácil de ter acesso a essas interações é por meio de hashtags! Coloque-as em sua bio para que seus usuários as reconheçam e compartilhem o conteúdo da sua marca no próprio feed. A partir delas, você terá fácil acesso a esses compartilhamentos e pode, inclusive, participar da interação.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar o recurso impulsionar da mLabs

5. Inclua CTAs

Como em qualquer boa comunicação e marketing, os CTAs (call to action) são fundamentais para a eficiência da estratégia.

O que você deseja que seus leads façam após visitarem o seu Instagram? Que acessem o blog da sua empresa? Que leiam um conteúdo imperdível recém-publicado? Que confiram algum produto lançamento? Aproveite o momento e o local para incluir esse link.

Uma boa dica é lembrar os seus seguidores com postagens esporádicas no feed e a famosa frase para que eles acessem: “link na bio”.

6. Liste seus interesses

Como você sabe, o Instagram é uma rede social, uma praça virtual para encontrar e interagir com pessoas com gostos semelhantes.

Portanto, listar os seus interesses é um ótimo ponto de partida para atrair pessoas com ideias parecidas e aumentar o seu círculo social.

7. Use Diferentes Fontes

O uso de fontes diferenciadas é um ótimo meio de chamar a atenção do usuário.Para isso, é necessária a utilização de ferramentas externas.

Mas adote a estratégia com moderação, escolhendo um tipo de letra que combine com o estilo do seu público.

Viu só o tanto de possibilidades que a bio do Instagram oferece? Assim como a estratégia de postagens, essa área do seu perfil não pode, de modo algum, ser negligenciada. Ela é parte fundamental para o sucesso de qualquer negócio nas redes sociais.

Agora que você já sabe como otimizar a bio do Instagram, aprenda a utilizar todos os recursos do Instagram para Empresas!

Facebook Comments
Quer mais conteúdo como esse? Inscreva-se na nossa Newsletter!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Posts relacionados