Instagram for business: saiba tudo sobre a ferramenta do Instagram para empresas!

Instagram for business - instagram para empresas

Não é à toa que o Instagram é uma das redes sociais mais importantes para quem quer construir uma presença digital. De acordo com a própria plataforma, 80% dos usuários seguem algum perfil comercial na rede. Foi pensando nisso que, em 2016, foi desenvolvido o Instagram para empresas. 

Com mais de 1 bilhão de contas ativas em todo o mundo, a rede social conta com uma característica peculiar — e muito interessante para o marketing: seu público é aberto à presença dos negócios por lá. 

Até a criação do Instagram para empresas, muitas acabavam usando perfis pessoais para se relacionar com o público, mas acabavam limitadas na hora de implementar estratégias de marketing mais assertivas.

Mas isso mudou. Uma nova ferramenta, o Instagram for Business, foi criada com o intuito de permitir perfis comerciais e, é claro, facilitar os anúncios e o monitoramento na rede.

Se você ainda não está tão familiarizado assim com isso, este post é para você! Vamos te explicar o que é e como pode utilizá-lo para melhorar a performance das marcas na plataforma.

O que é o Instagram para empresas? 

Desde a compra do Instagram por Mark Zuckerber, dono do Facebook, algumas atualizações já eram esperadas.

Diante do potencial de monetização da rede, não faria muito sentido o pai da maior rede social do mundo não lançar features que permitissem o uso empresarial e, é claro, os anúncios no Insta. E isso aconteceu.

O lançamento do Instagram for Business deu às marcas:

Quais são as funcionalidades do Instagram for Business? 

Para te ajudar a entender como aproveitar os recursos do Instagram para empresas, vamos, primeiro, listar as principais funcionalidades dele. No final deste post, daremos três dicas para você começar a usar a ferramenta!

Como dissemos lá em cima, o Instagram for Business trouxe às marcas a possibilidade de ter um perfil comercial dentro do Instagram. Até pouco tempo atrás, muitas delas acabavam usando contas tradicionais para fazer marketing, o que limitava sua atuação e resultados.

Ao migrar sua conta pessoal para perfis comerciais, elas passaram a ter a possibilidade de incluir informações como telefone, endereço e e-mail diretamente no perfil. 

Essas informações aparecem para os usuários como um botão de contato ao lado da foto do avatar. E, acredite, isso aumenta  – e muito – as chances de conversão de clientes por lá.

Aqui, um lembrete: para migrar sua conta pessoal para um perfil comercial do Instagram, você precisará ter uma página empresarial ativa no Facebook. Isso porque seus anúncios serão publicados por meio do Gerenciador de Anúncios do Facebook. Então, essa sincronização é essencial.

Como converter o perfil pessoal em perfil comercial no Instagram? 

  1. acesse as configurações do seu perfil no Instagram;
  2. escolha a opção “Alternar para o perfil comercial”;
  3. marque a Fan Page do Facebook que deseja associar ao perfil comercial. Para não ter problemas na sincronização, configure seu perfil como “público”;
  4. em “Configurar seu perfil comercial”, insira seus contatos empresariais.

Pronto. Perfil comercial no Instagram criado com sucesso!

Agora, você já pode acompanhar e ter acesso a uma série de dados que vão te ajudar bastante na gestão de suas marcas! Veja:

Métricas 

Visualizações, curtidas e comentários eram as únicas métricas acessíveis aos perfis da plataforma antes da ferramenta do Instagram para empresas. Felizmente, isso mudou.

Com o Instagram for Business, é possível acessar diferentes métricas e indicadores de performance, o que é ótimo para as empresas que querem otimizar sua estratégia na rede social.

Entre as métricas possíveis de serem acompanhadas no Instagram for Business, estão:

Alcance 

Assim como no Facebook, o alcance é o número de contas únicas que viram algum de seus posts. Essa métrica diz muito sobre como o algoritmo do Instagram vê a sua página. 

Isso porque, quanto maior for seu alcance orgânico, maior a indicação de que a página é realmente interessante para os seus seguidores.

Vale sempre otimizar posts, imagens, melhorar legendas e usar hashtags para aumentar esse indicador.

Impressões 

Esta métrica se refere ao total de vezes em que as publicações de uma página foram vistas.

Ela pode te ajudar a entender, por exemplo, se o seu perfil está mesmo interessante para o público. Lembrando que, quanto mais compatíveis com sua persona seus posts forem, maior será o seu alcance e mais impressões você terá.

Visualizações do perfil 

Essa métrica diz quantas vezes seu perfil foi visto. Quanto maior for, melhor!

Cliques no site

Eis uma valiosa métrica de conversão do Instagram para empresas.

Por indicar quantos usuários você conseguiu efetivamente levar ao site por meio do Instagram, essa métrica é capaz de te dizer se sua estratégia está ou não dando os resultados esperados.

Principais publicações

Com base no número de impressões do seu post, essa métrica indica quais são as suas principais publicações.

Seguidores 

Essa métrica pode te ajudar muito na hora de descobrir os melhores horários para postar no Instagram.

Isso porque ela pode te dizer quando seus seguidores estão mais ativos na rede. Além disso, dará informações como número de seguidores novos, gênero, faixa etária predominante, localidades, etc.

Anúncios no Instagram para empresas

Uma das melhores funcionalidades do Instagram para empresas são os anúncios, que estão disponíveis até mesmo dentro do Instagram Stories!

Para anunciar por lá, você precisará usar o Gerenciador de Anúncios do Facebook. Temos um e-book que pode te ajudar a aprender como utilizar o gerenciador para criar anúncios altamente segmentados no Instagram (e no Face também!).

Como usar o Instagram for Business para aproveitar todo o potencial do Instagram?

Veja abaixo nossas dicas de como aproveitar todo o poder do Instagram para empresas!

1. Tenha um perfil comercial

Com tudo o que dissemos até aqui, essa dica pode parecer meio óbvia, né?

Mas, ainda sim, muitas empresas seguem utilizando perfis não-comerciais.

E, como o Instagram for Business veio para melhorar a performance das marcas na rede social, migrar para um perfil comercial é obrigatório.

 2. Otimize suas estratégias

Quem atua com marketing digital sabe que a melhor forma de otimizar suas estratégias e gerar mais resultados é entender o que dá certo e o que não funciona em seu trabalho de divulgação. 

Essa análise só pode ser feita de maneira eficiente com ajuda das métricas de resultados. E, como isso não é mais um problema no Instagram, mensure!

Além de acompanhar as métricas, faça testes A/B e entenda o que impacta em seus números! A vantagem de acompanhar isso é justamente a possibilidade de otimizar a estratégia e saber o que pode ser melhorado.

3. Anuncie

Anúncios pagos são uma alternativa para alcançar mais pessoas e gerar mais visibilidade para o negócio.

As propagandas no Insta podem ser feitas por meio de publicações tradicionais — como as que aparecem na timeline da rede social —, com a utilização de vídeos curtos ou explorando recursos novos, como o Stories, por exemplo!

Pronto para começar a usar o Instagram para empresas? Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários!

Se você quiser saber tudo sobre o Instagram, confira também nosso post épico sobre o assunto! E continue acompanhando o blog da mLabs para se manter sempre atualizado. 

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