Como o Branding nas Redes Sociais pode ajudar a alavancar suas vendas?

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Você já fez uma análise de como as marcas têm aplicado estratégias de branding nas redes sociais? O que elas estão fazendo que realmente as conecta com seu público?

De fato, as redes sociais ampliaram as possibilidades de construção de marca, mas também tornaram tudo muito mais desafiador. Diferente das mídias tradicionais, nas redes sociais a percepção que as pessoas têm de uma marca também é influenciada pelo que outros usuários dizem dela.

O ponto de contato com a marca pode vir de uma Fan Page, um Dark Post mas também de um comentário em um grupo, uma recomendação ou avaliação pública.

Então, para fazer branding nas redes sociais e ver o impacto disso nas vendas, é preciso ter consciência de que a chave da estratégia será o relacionamento com as pessoas.

Se tudo isso está parecendo muito teórico e pouco prático para você, calma! Nós preparamos esse post justamente para te ajudar a fazer branding nas redes sociais de forma prática. #camaradagem

Fique com a gente!

Branding nas redes sociais: a chave para aumentar vendas

Algumas ações nas redes sociais podem impactar no aumento de vendas de forma direta. Anúncios, posts patrocinados e promoções são exemplos disso.

Mas, não podemos dizer que ações como essa trazem vendas porque fortalecem a marca.

Fazer branding nas redes sociais é algo muito mais amplo, que acontece em todos os pontos de contato do público com a empresa. E o aumento nas vendas será, principalmente, uma consequência indireta e de longo prazo. A vantagem do branding é que ele é perene.

A não ser que a marca cometa um erro muito grotesco e perca sua credibilidade, ações de branding impactam resultados no longo prazo.

Abaixo, selecionamos algumas dicas práticas de como você pode fazer isso.

Lembre-se: quando você investe em construir e fortalecer sua marca, você vende mais. E, quanto mais você vende, mais forte sua marca é.

Invista nos criativos e fortaleça sua identidade

Vídeos e imagens reinam nas redes sociais. Seja em um post, na imagem de capa ou avatar, todos esses espaços são importantes.

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Além de aplicar a paleta de cores, tipografia e logo, os criativos são oportunidades mostrar, no tom da comunicação, uma série de aspectos da identidade da marca.

Nutra sua comunidade e proporcione boas experiências

Entender que uma marca tem mais que clientes em potencial nesses canais é um fator chave na hora de desenvolver estratégias de branding nas redes sociais.

Aqui, o conceito de comunidade deve ser amplamente praticado. E isso significa aproveitar todo conteúdo gerado espontaneamente pelo usuário de forma estratégica, como bem fez o McDonalds na campanha abaixo.

A rede de lanchonetes estimulou seus seguidores a compartilharem suas imagens e criou um menu no Instagram com fotos reais!

Além de gerar empatia e estimular seus seguidores a compartilharem imagens, a marca fortaleceu sua identidade e se aproximou do público no Instagram.

Aplicar o conceito de comunidade significa, acima de tudo, engajar fãs, clientes e lhes dar condições para ampliar o alcance da marca.

Faça parcerias com influenciadores

Uma marca não é aquilo que ela pensa e diz sobre si mesma. Ela é o que o público diz dela e como as pessoas a veem.

E algumas coisas tem muito poder sobre como o público vê uma marca. O que os influenciadores dizem sobre a empresa é uma delas.

De acordo com estudo realizado pela Qualibest, os influenciadores digitais são hoje a segunda fonte para tomada de decisão do público.

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Desde a desafortunada campanha de carnaval da Skol (onde a marca foi criticada por incitar a cultura do estupro), a empresa tem tentado reconstruir sua imagem com o público feminino.

Para isso, ela deu uma tacada certeira: selou parceria com a youtuber feminista Jout Jout, que lançou um vídeo patrocinado dando dicas para os homens no carnaval.

A repercussão do vídeo (veja os mais de 3000 comentários) são a prova do poder dos influenciadores.

Expresse seus valores e gere identificação

A identidade visual de uma marca é importante. Mas o que realmente tem o poder de despertar sentimentos e gerar empatia são os valores da marca aplicados em situações reais.

E as redes sociais podem ser canais para divulgar iniciativas que expressem esses valores e também o lugar para uma marca praticar isso.

Se uma marca tem como valor a transparência, ela não pode deixar de responder todas as dúvidas das pessoas nas redes sociais. Prestar atendimento e dar satisfações nesses canais é fundamental para expressar valores de forma coerente.

Foque em conteúdos viralizantes

A Netflix faz isso como ninguém. Além de aproveitar todas as oportunidades para imprimir sua identidade, a empresa investe em produções super bem-humoradas e que engajam seu público muito bem.

Na campanha de divulgação da série Stranger Things, a  Netflix Brasil deu um show de criatividade e alinhamento com o público.

Sério, não sei lidar com tanto alinhamento. Sou seu crush #Netflix!

Conte sua história e escolha os canais certos

Uma coisa são os canais onde seu público está e outra, bem diferente, é como seu público usa esses canais.

Você pode contar uma história de um jeito no Instagram Stories, e trazer outro foco se for contar no LinkedIn.

Ter esse cuidado é essencial.

Seja consistente e entregue valor

Ter consistência nas postagens e entregar valor é uma premissa para qualquer marca nas redes sociais.

A constância nas postagens aliada a um profundo conhecimento das dores e necessidades da persona faz com a que a marca consiga entregar conteúdo realmente interessante e, assim, se tornar referência para o público.

Aqui, só uma detalhe: entregar valor não é, necessariamente, ensinar algo pro público. Posts bem-humorados podem ser valorosos para determinadas personas. As ações do CEMI no Facebook são a prova viva – ou melhor, morta – disso.

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Faça SAC nas redes sociais

Se quiser fazer branding nas redes sociais, você precisará estar disposto a se relacionar com o público.

Então, esqueça a ideia de redes sociais como lugares para você jogar seus anúncios! As pessoas estão lá para se relacionar.

E, quando isso envolve marcas, você precisará estar disposto (e se preparar) para fazer SAC. Responder mensagens privadas com profissionalismo e empatia é fundamental.

Ter o atendimento ao público estruturado será um diferencial importante em sua estratégia de branding nas redes sociais. Quer mais dicas? Então siga nossa Página no Facebook!

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