7 dicas para construir estratégias para o Instagram!

dicas para construir estratégias para o Instagram

O Instagram é uma excelente rede social para divulgar produtos, marcas e, especialmente, para empresas que querem se relacionar com seu público. Mas para aproveitar todo o potencial da plataforma, é necessário ter estratégias para o Instagram eficientes.

E boas estratégias são um complexo de fatores. Além do formato certo, frequência ideal e melhores dias e horários para postar, para construir uma estratégia efetiva no Instagram você precisará:

  • Alcançar as pessoas certas;
  • Entregar valor através de conteúdos relevantes;
  • Interagir com o público.

Para te ajudar nessa construção, trouxemos 7 dicas fundamentais, que devem ser consideradas em tudo o que você fizer no Instagram!

Fique com a gente e bora transformar seus resultados!

Principais estratégias para o Instagram

Poderíamos fazer uma lista enorme de dicas para otimizar suas estratégias no Instagram. Mas, às vezes, quando a gente tem muitas boas práticas para seguir, o trabalho parece muito mais difícil e, claro, a tendência é desistir.

Então, separamos 7 dicas fundamentais (sim, elas devem FUNDAMENTAR tudo o que você fizer) para te ajudar a construir as melhores estratégias no Instagram.

1. Varie o formato de postagens

Varie seus posts com fotos, vídeos, gifs e carrossel (os álbuns de fotos em que você pode agrupar várias imagens em um mesmo post).

Sabia que, em uma pesquisa feita pela Quintly em 2018, constatou-se que os vídeos geram 21% mais interações no Instagram?

Testar diferentes formatos é fundamental para que você explore todo o potencial do Instagram. Nós, aqui da mLabs, estamos sempre testando diferentes formatos. Até notamos, recentemente, que o Carrossel tem uma performance muito melhor pra gente, por exemplo.

O mesmo vale par aos os vídeos do IGTV. Com a possibilidade de ter uma prévia no feed, o formato ficou muito mais interessante e quem está investindo nele já está vendo resultados!

Você também pode usar a mLabs para descobrir os melhores formatos para postar no Instagram. À medida que você vai agendando diferentes formatos de posts pela mLabs, a própria ferramenta te fala (na aba Acompanhamento) os melhores formatos pra postar.

Porém, além da variação, é importante ter também uma periodicidade e frequência de postagens. Não fique muito tempo sem produzir, ok?

2. Invista na legenda

Ainda segundo a pesquisa da Quintly, postagens com menos caracteres geram mais engajamento, sabia?

Mas, não existe uma regra geral de tamanho para legendas dos posts.

O importante é ser objetivo, sucinto e direto. Mas, sem deixar faltar informações importantes. O Instagram foi criado como uma rede de imagens e segue até hoje mantendo esse padrão. Aquele ditado que uma imagem vale mais do que mil palavras, né?

Uma dica que ajuda bastante é fazer as chamadas com perguntas para instigar a interação.

Caso seja um perfil vendedor, com o recurso de Instagram Shopping ativo, tenha fotos produzidas e use o recurso marcação de produtos em fotos e vídeos. Além de marcar seus produtos você poderá inserir o link do seu e-commerce dentro das fotos, a pessoa só precisa clicar para fechar a compra.

3. Insira hashtags

Você já deve saber que as hashtags são essenciais para construir boas estratégias para o Instagram. Mas será que você está fazendo direito?

Aqui na mLabs, costumamos usar, em média, 5 hashtags, distribuídas da seguinte forma:

Mas, não há uma regra geral, o importante é que seu post contenha #s que tenham o potencial de atrair as pessoas certas.

Porém, uma coisa é importante: não adianta sair colocando milhares de hashtags em seu post. A pesquisa mostrou que a maioria das publicações com mais engajamento tinham de uma a três hashtags. Interessante, né?

Outro recurso bacana dentro desse assunto é usar as #s interativas. Elas proporcionam um envolvimento instantâneo ao incentivar as pessoas a publicarem suas próprias fotos em seus feeds usando a sua hashtag.

É até mesmo uma forma de conseguir que façam uma “propaganda gratuita” e, ao mesmo tempo, se sintam parte da marca.

4.Tenha um perfil comercial

O perfil comercial traz muitas vantagens para marcas. Além da credibilidade e segurança que passa ao público, você ainda pode ter acesso ao Instagram Analytics e, o mais importante: poderá criar campanhas de anúncios no Instagram.

Se você ainda usa um perfil pessoal, vá até as configurações e clique na opção “Alternar para o perfil de negócios”. Depois, é só preencher os campos de acordo com seu segmento e objetivo.

Neste post, a gente aprofunda no passo a passo de como mudar para perfil comercial  no Instagram e te explica porque isso é tão vantajoso.

Não se esqueça de incluir as informações de contato, como telefone, e-mail e endereço e garanta que sua bio esteja otimizada.

Com essa mudança, você poderá analisar as métricas do Instagram, acessando estatísticas de posts, stories e da sua página, como impressões, alcance, visualizações, etc.

Você pode ter acesso também aos dados demográficos de seus seguidores, traçando um perfil com informações de idade, gênero, localização e horário em que estão mais ativos.

Além disso, também consegue saber quais foram suas melhores postagens e pode entender mais como funciona os interesses de seus seguidores.

5. Poste nos melhores dias e horários de acordo com a sua audiência

Se você for no Google e fizer uma busca por “melhores dias e horários para postar no Instagram” vai encontrar um monte de resultados. Porém, a maioria deles se baseia no comportamento da massa de usuários do Instagram.

Quando falamos que por trás das boas estratégias para Instagram existe esse cuidado com os melhores dias e horários para postar, estamos falando dos melhores dias e horários de acordo com o comportamento dos seus seguidores.

Para isso, você precisa saber quando esses seguidores estão usando o Instagram e, mais importante ainda, em quais desses horários eles estão realmente predispostos a interagir.

Para acertar nessa dica, acompanhe os Insights da mLabs. No gráfico de Melhores dias e horários para postar, a ferramenta já te mostra alguns picos de horário.

Logo abaixo dele, a mLabs te dá o melhor dia e horário. Tudo calculado de acordo com o comportamento do seu público.

6. Anuncie

Essa é mais uma das estratégias para o Instagram que vai mudar seus resultados. Aliás, ela também é um fundamento. Apesar do alcance orgânico do Instagram ser muito melhor que do Facebook, por exemplo, se você puder promover todos os seus posts terá resultados ainda melhores.

Tanto no feed quanto nos stories é possível criar posts patrocinados e anúncios. A vantagem disso, além de alcançar mais gente, é poder chegar exatamente no seu público, e nos momentos certos!

O Instagram permite, por exemplo, que você crie campanhas de remarketing e alcance pessoas que já visitaram seu site, já interagiram com seu perfil ou posts, e outras opções também.

7. Faça Stories

O Instagram Stories é um formato incrível para marcas.

Nós já fizemos até uma pesquisa só para provar o potencial desse formato, especialmente para empresas. Descobrimos, por exemplo, que as Stories de perfis comerciais têm até 30% mais visualizações que Stories de contas pessoais.

Mas, não é só isso! O Instagram Stories é um formato super legal para alcançar mais pessoas e tem interações genuínas, como respostas de enquetes, perguntas, etc.

Os Stickers e Gifs do Instagram Stories ampliam o potencial criativo da marca, o que facilita a entrega de conteúdos e apresentação de produtos. Além disso, as Stories têm recursos exclusivos como o Boomerang, o Time Lapse e inúmeros filtros.

Viu só quantas dicas importantes para construir suas estratégias para o Instagram? Se você quer aprender também a construir um planejamento completo de conteúdo para o Instagram (e outras redes sociais), veja nossa aula gratuita com a especialista, Liliane Ferrari.

 

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!

Posts relacionados