[Infográfico] Tendências e apostas para o mercado digital 2020

Mercado Digital 2020

O que está por vir no mercado digital em 2020?

Alguns futurólogos afirmam: é impossível prever o futuro. Mas se você observar as tendências e as novidades, começará a ver os sinais.

Afinal, se você deseja ter sucesso nas suas estratégias de marketing, incluindo as redes sociais, é preciso conhecer o que tem de novo no mercado – e o quanto você antes você descobrir isso, melhor!

Pesquisa “Perspectivas para o Mercado Digital 2020”

Nós aqui da mLabs, em parceria com a Social Media Week SP, realizamos uma pesquisa sobre as perspectivas para o mercado digital, em que foram analisadas as grandes tendências e apostas dos profissionais de marketing para 2020.

Ela foi realizada entre os dias 24/09 e 19/11 de 2019, e contou com a resposta de 337 participantes do evento SMWSP 2019 (líderes, tomadores de decisões a cargos operacionais) sobre quais canais, metodologias, estratégias e tecnologias eles pretendem utilizar.

Neste post, você acompanhará os resultados da pesquisa e algumas análises que te ajudarão a planejar melhor os investimentos para a sua estratégia digital.

Nomeamos de “Tendências”os recursos que apresentaram a maior soma de interessados em “Investir Mais” e “Começar a Usar”. E, como “Apostas” os recursos que correspondem ao maior número de respondentes na opção “Começar a Usar”.

Veja quais são eles!

Canais

Como já sabemos, existem muitos canais com enorme potencial para as marcas explorarem. Cada um tem sua particularidade e, principalmente, sua audiência.

Porém, se você está começando do zero, além de acompanhar as apostas e tendências, é recomendável fazer pesquisas junto à sua base de clientes e acompanhar a movimentação dos concorrentes para tomar decisões. 😉

Agora, confira o ranking geral dos canais mais votados.

Mercado Digital: imagem de um gráfico com a descrição dos canais para apostar em 2020
Em “Tendências” e “Apostas” temos alguns gigantes que já se consolidaram no mercado. Veja quem são eles!

Mercado digital: imagem dos top 3 canais que são tendência em 2020. São eles: LinkedIn com 73%, Instagram com 70% e YouTube com 68%.
Sabemos que o Instagram foi um dos canais mais dinâmicos em 2019. Isso se deve a vários fatores como o desenvolvimento de novos recursos, o potencial de retorno dos anúncios nos Stories com menor custo e maior engajamento, além do trabalho em parceria com influenciadores digitais.

Mas apesar do “Insta boom”, quem está à frente no ranking é outro canal menos popular, mas em grande ascensão: o LinkedIn. A rede social, antes vista para relações de trabalho, se consolidou como ambiente para conectar pessoas e marcas interessadas em conteúdo de alta qualidade e é, atualmente, considerada a melhor plataforma para geração de leads e alcance orgânico, devido ao seu algorítimo.

Na sequência vem o YouTube! O canal está em terceiro na categoria, mas é o número um na preferência de quem assiste vídeos online. Sabia que 95% da população brasileira online acessam a rede social pelo menos uma vez por mês? E que, desses, 60% afirmam ter considerado comprar produtos depois de vê-los no YouTube? Uma ferramenta poderosa na jornada de compra dos consumidores.

Mercado digital: imagem dos top 3 canais que são apostas em 2020. São eles: Tik Tok com 26%, Podcast com 21% e Pinterest com 20%.
Já entre as apostas de canais para 2020, o líder do ranking é o Tik Tok. Com sua capacidade de viralizar “desafios”, a rede social chinesa promete muito para 2020. Ela caiu no gosto popular e já ultrapassou a marca de um bilhão de downloads. Inclusive, sua popularidade já chega a ser maior que a do Instagram e do Facebook em alguns países.

Em segundo lugar, mas não menos importante, vem o Podcast. Sabia que quatro entre cada dez internautas brasileiros já ouviram algum programa de podcast, e mais da metade destas 56 milhões de pessoas fazem isso mensalmente? A audiência no formato vem crescendo tanto que a previsão de investimentos em publicidade no canal pode chegar a 1 bilhão de dólares em 2021.

Por fim, em terceiro lugar, vem o PinterestA maioria dos usuários dessa rede social pesquisa e publica pins com a intenção de encontrar algo para comprar. Dados divulgados pela própria plataforma comprovam que 52% dos usuários criam wishlists de produtos de decoração, 49% querem descobrir espetáculos, filmes e livros para consumir e 46% procuram acomodações para as suas próximas férias por lá. Você sabia disso?

Estratégias

Quando falamos em estratégias, é importante lembrar que elas são compostas por um conjunto de fatores que vai além do canal certo, da metodologia ideal e da escolha da tecnologia.

No gráfico abaixo, podemos enxergar a variedade delas e como compõem o cenário de tendências e apostas para 2020!

Mercado Digital: imagem de um gráfico com a descrição das estratégias para apostar em 2020
Agora, veja as estratégias de peso que entraram no TOP 3 de “Tendências” e “Apostas” de grande sucesso.

Mercado digital: imagem dos top 3 estratégias que são tendências em 2020. São elas: SEO com 69%, Brand Content com 67% e Social Ads com 60%.
Em primeiro lugar temos o bom e velho SEO (Search Engine Optimization). Se você ficou surpreso com essa classificação, saiba que não estamos parados no tempo. Pelo contrário: vivemos uma nova fase em que as pessoas, finalmente, entenderam a importância de otimizar conteúdo para os buscadores. TKS GOD! 🙏

Logo em seguida vem Branded Content: uma estratégia que está diretamente ligada ao SEO e ao Inbound Marketing. De fato, produzir conteúdo é fundamental para ter uma presencial digital forte. Porém, não basta apenas produzir. É preciso realizar testes, acompanhar os resultados e “investir em mídia paga” para impulsionar o alcance das publicações.

Social Ads aparece na terceira colocação. Com as constantes mudanças dos algoritmos e com o potencial de alcance nessas mídias, investir em anúncios nas redes sociais se torna mais que necessário. Mas para que a estratégia traga bons frutos, é preciso fazer testes em mais de uma plataforma, analisar e otimizar a performance ao longo do tempo.

Mercado digital: imagem das top 3 estratégias que são apostas em 2020. São elas: Gamificação 15%, Omnichannel 14% e Marketing de causas 12%.
Já na análise das apostas, a Gamificação fica em primeira posição. A prática de envolver pessoas através de jogos vem ganhando força no mercado nacional, visto que 75,5% dos brasileiros jogam algum jogo eletrônico. Mas não se trata apenas de dar pontos e prêmios. É preciso entender o fator motivacional da sua audiência. O que motiva os usuários? Pense nisso antes de investir na estratégia!

Em seguida, temos uma nova experiência de consumo:o Omnichannel. Integrar todos canais que ligam o cliente à marca é uma grande aposta, que traz um retorno sobre investimento fantástico. E, com o avanço dos assistentes de voz e do Google Shopping, ser Omnichannel é fundamental.

Marketing de causas aparece em terceiro lugar. A busca pela conexão emocional, por meio de ações de marketing voltadas não só para o lucro, mas também para o propósito do negócio, pode transformar a identidade da marca.  Marcas mais humanas e próximas do consumidor conseguem fidelizar clientes com mais facilidade.

Metodologias

Sabemos que a escolha de uma boa metodologia impacta diretamente nos resultados de marketing digital. Afinal, organizar o trabalho a um nível de complexidade que envolve várias decisões (canais, formatos, frequência, público, tecnologias e estratégias) exige um método consistente.

Veja quais metodologias foram escolhidas para serem trabalhadas em 2020!

Mercado Digital: imagem de um gráfico com a descrição das metodologias para apostar em 2020
Confira quem ficou em primeiro, segundo e terceiro lugar no ranking de “Tendências” e “Apostas”.

Mercado digital: imagem das top 3 metodologias que são tendências em 2020. São elas: Acessibilidade Digital com 70%, Inbound Marketing com 68% e Design Thinking com 66%.
No topo do ranking está a Acessibilidade Digital. Temos 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil. Dessas, mais de 6,5 milhões são deficientes visuais. Em contrapartida, apenas 1% dos sites do Brasil estão estruturados para receber essa audiência. Ou seja, um oceano azul para as marcas atuarem!

Inbound Marketing aparece em segundo lugar. A arte de atrair clientes potenciais por meio de conteúdo relevante traz vários benefícios para a marca, como educar o mercado, gerar leads e se tornar referência em determinado assunto. Mas não pense que a mesma fórmula usada há 2 anos vai trazer os mesmos resultados. É preciso acompanhar a transformação digital da metodologia!

Por último, temos o Design Thinking. Essa “nova” maneira de encontrar soluções para os problemas traz inúmeros ganhos para as marcas, como a implantação de projetos mais certeiros, melhor relação custo-benefício no desenvolvimento de produtos e serviços, além de fomentar uma cultura de inovação. 

Mercado digital: imagem das top 3 metodologias que são apostas em 2020. São elas: Growth Hacking com 21%, Design Thinking com 17% e Acessibilidade Digital com 16%.
Growth Hacking aparece em primeiro lugar no ranking das apostas. A prática de encontrar “gatilhos” ou “oportunidades” em busca de resultados rápidos de crescimento deve ser uma aposta eterna. Porém, é preciso inovar e ir além da automação, integração de processos, análise de dados, testes A/B, etc. O grande lance é sair da caixinha e criar os seus próprios hacks.

Na sequência, temos Design Thinking e Acessibilidade Digital em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Mas como já falamos dessas duas metologias entre as tendências, não vamos repetir o discurso, ok? 😉

Tecnologias

Muitas tecnologias estão ganhando maturidade no mercado digital, e como consequência algumas se tornaram “Tendências” e “Apostas” para uso estratégico dos profissionais de marketing.

Veja, as principais tecnologias que devem ganhar relevância em 2020!

Mercado Digital: imagem de um gráfico com a descrição das tecnologias para apostar em 2020
Agora, confira as tecnologias que ficaram no TOP 3 de “Tendências” e “Apostas”.

Mercado digital: imagem das top 3 tecnologias que são tendências em 2020. São elas: Monitoramento com 69%, Inteligência Artificial 66% e Apps Mobile com 61%.
Aqui, quem conquistou o topo foi o Monitoramento. Mais importante do que descobrir o quanto estão falando de você e do seu concorrente, é saber o que está sendo falado para agir sobre os pontos que demandam melhorias. O monitoramento não mede apenas a repercussão da marca no mercado digital como também dá Insights para o direcionamento estratégico. É preciso se basear, cada vez mais, em dados!

E, falando em dados, eles nos levam à Inteligência Artificial, que ocupa a segunda posição do ranking. Não tem como negar que essa tecnologia melhora a experiência do usuário. Seja por meio de Chatbots para atendimento ao consumidor, assistentes de voz, dentre outros formatos. O uso da Inteligência Artificial no mercado digital vem se consolidando – e promete crescer 133% no Brasil em 2020.

Em terceiro lugar temos os Apps Mobile. De fato, os aplicativos móveis facilitam a vida consumidor e já viraram mais do que tendência. São uma realidade! Na contramão, o número de aplicativos desinstalados também é considerável – em média a desinstalação ocorre 5,8 dias após o último acesso. Portanto, é preciso ter planejamento, estudo e estratégia para oferecer uma boa experiência para o usuário.

Mercado digital: imagem das top 3 tecnologias que são apostas em 2020. São elas: IOT com 22%, Realidade Virtual / Aumentada com 20% e Wearables com 20%.
IOT é a número um das apostas, o que não é uma surpresa, né? Só de pensar que teremos 10 bilhões de “coisas” conectadas até o final de 2020, e que este número aumentará para 22 bilhões até 2025, já dá para sentir o peso dessa tecnologia. Tudo está conectado de alguma forma, cabe às marcas aproveitarem essa conexão como interface para se comunicar com os clientes.

Em seguida temos a Realidade Virtual/Aumentada (VR/AR). Essas tecnologias ajudam a converter usuários que estão na jornada de experimentação. Um bom exemplo de seu uso é o lançamento do Facebook Horizons em 2020: canal imersivo por meio da utilização de óculos VR. Agora, sobre Realidade Aumentada, o Facebook já disponibiliza há algum tempo filtros nos Stories e, inclusive, já permitiu a criação de anúncios em AR.

Por fim, temos a tecnologia Wearables. O nome parece complicado, mas seu significado é simples. Wearables é a junção das palavras, já traduzidas, “vestível” e “ tecnologia”. Ou seja tudo que envolve tecnologia e que o usuário pode vestir, carregar ou usar como acessório. Vide os smartwatches, que podem ser grandes aliados no acompanhamento da rotina de seus adeptos.

Confira os dados do infográfico na íntegra!


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Você também pode baixar aqui a opção em PPT para utilizar os gráficos em apresentações na empresa ou para clientes.

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As Perspectivas do Mercado Digital 2020 ajudam a enxergar tendências e apostas para auxiliar no planejamento estratégico, mas elas devem ser alinhadas de acordo com os objetivos de marketing da marca.

Além disso, tanto o posicionamento quanto o propósito do negócio deverão ser considerados na hora de definir onde concentrar os investimentos em suas ações de marketing.

Quer saber mais sobre as tendências e apostas de 2020? Aproveite para assistir ao nosso Webinar gratuito  com as análises que os especialistas Rafael kiso (Founder e CMO aqui da mLabs) e Edney Souza, o Interney, fizeram sobre os resultados da pesquisa!

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Este texto foi escrito por Aline Carvalho, Analista de Inbound Marketing da mLabs.

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