[Infográfico] Investimentos e apostas para o mercado digital 2021

mercado digital header: imagem com um fundo branco e um texto escrito perspectivas mercado digital 2021

Quais serão as estratégias mais promissoras para o mercado digital em 2021? 

Se você fez essa análise no final de 2019 com planejamento para 2020, provavelmente, se deparou com muitas mudanças devido ao surto do novo Coronavírus e seu impacto no mundo. 

Mas, em 2021, vistamos os primeiros sinais de uma pós-pandemia no horizonte. O “novo normal” surge como um ano híbrido em que as estratégias online tendem a aumentar em paralelo a retomada das atividades presenciais.

Ao mesmo tempo que tudo parece arriscadoimplementar novas práticas é fundamental para impulsionar a recuperação econômica – e o quanto antes você descobrir onde apostar as suas fichas, melhor!

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

Pesquisa “Perspectivas para o Mercado Digital 2021”

Nós da mLabs, em parceria com a Social Media Week SP FuTeCH, realizamos uma pesquisa sobre as perspectivas para o mercado digital, em que foram analisadoos grandes investimentos e apostas para 2021. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 09/11 a 28/11 de 2020, e contou com uma base de 2.392 respondentessendo 95% líderes que participam diretamente do processo de decisão de compra, 74% agências e 27% empresas. 

Nomeamos de “Investimentos os recursos que já fazem parte das estratégias de marketing atuais, que podem ser mantidos ou acrescidos. E, como “Apostas” os recursos novos prometem bombar no próximo ano. 

Confira quais são eles! 

Contratações

Graças a aceleração da transformação digital, os profissionais de marketing digital e tecnologia ganharam destaque no plano de contratações de muitas empresas e agências de maneira direta ou terceirizada. 

mercado digital: imagem do gráfico indicando as opções de contratações para 2021

Canais 

Existem muitos canais com enorme potencial para as marcas explorarem em 2021. Cada um tem sua particularidade e, principalmente, sua audiência. 

Se você está começando do zero, além de acompanhar os resultados da pesquisa, é recomendável fazer pesquisas junto à sua base de clientes e acompanhar a movimentação dos concorrentes antes de tomar decisões. 😉 

mercado digital: imagem do gráfico de canais que serão trabalhados em 2021

Em “Investimentos” e “Apostas” temos alguns gigantes que já se consolidaram no mercado. Veja quem são eles! 

mercado digital: imagem dos top 3 investimentos em canais: Instagram, WhatsApp e Facebook

O Instagram foi um dos canais mais dinâmicos em 2020. A plataforma lançou novos recursos  como o Reels para competir com o TikTok , aumentou o potencial de retorno dos anúncios nos Storiesliberou compras de produtos diretamente no app, entre outras novidades da rede social. 

Na sequência vem o WhatsApp! O canal está em segundo na categoria, mas é o número um entre os apps de mensagens. Entre anovidades da rede social estão o catálogo de produtos para pequenas empresas e o WhatsApp Pay, ainda em aprovação pelo Banco Central. 

Em terceiro lugar temos o FacebookUé mas ele não está morrendo? Não, ele é mais resiliente do que você imagina, e aparece no ranking pelo seu potencial de gerar engajamento nos Grupospelas ferramentas de criação de anúncios e pela facilidade de criação da loja virtual. 

mercado digital: imagem das top 3 apostas de canais: Tik Tok e Spotify, Telegram e Comunidade

Já nas apostas de canais para 2021 temos uma dobradinha no topo do ranking com Tik Tok e Spotify! 

Com seu potencial de alcance e viralizaçãoTik Tok promete muito para 2021A rede social chinesa caiu no gosto dos brasileiros e deixou de ser uma brincadeira para virar um canal de marketing sério com monetização, anúncios e parcerias com influenciadores. 

Já o Spotify surge no ranking pelo crescimento dos Podcasts junto com sua audiência qualificada. Como o público escolhe o que quer ouvir, as marcas conseguem fazer uma imersão e entregar um conteúdo mais profundo. 

Em segundo lugar, temos o TelegramO app de mensagens instantâneas aparece como um canal promissor para o marketingUma prova disso é o crescimento dos Grupos do Telegram com funcionalidades diferenciadas que permitem ampliar o alcance de novos usuários. 

As Comunidades aparecem em terceiro lugar com o propósito de fortalecer o relacionamento com os usuários e mantê-los engajados em torno da marca. Elas são valiosas e se usadas da forma correta ajudam diminuir o CAC (Custo por Cliente) aumentar o LTV (Lifetime Value ou Valor ao Longo da Vida) 

Estratégias 

Quando falamos em estratégias, estamos nos referindo ao conjunto de fatores que vai além do canal certo, da metodologia ideal e da escolha da tecnologia. 

mercado digital: imagem do gráfico de estratégias que serão trabalhados em 2021

Agora, veja as estratégias de peso que entraram no TOP 3 de “Investimentos” e “Apostas” de grande sucesso. 

mercado digital: imagem dos top 3 investimentos em estratégias: Social Ads, Links patrocinados e SEO, Branded Content

Social Ads aparece como líder do ranking e não é por menos! Com as constantes mudanças dos algoritmos e com a redução do alcance orgânico, investir em anúncios nas redes sociais se torna mais que necessário. Mas para que a estratégia traga bons frutos, é preciso fazer testes em mais de uma plataforma, analisar e otimizar a performance ao longo do tempo. 

Em segundo lugar temos Link Patrocinados e SEO (Search Engine Optimization). Se você ficou surpreso com essa classificação, saiba que não estamos parados no tempo. Pelo contrário: vivemos uma nova fase em que as pessoas, finalmente, entenderam a importância de otimizar conteúdo para os buscadores. TKS GOD! 🙏 

Por último surge Branded Content: uma estratégia que está diretamente ligada ao SEO e ao Inbound Marketing, que pode fazer com que o investimento em Ads fique ainda menor. Porém, não basta apenas produzir conteúdo, é preciso realizar testes, acompanhar os resultados e impulsionar o alcance das publicações. 

mercado digital: imagem das top 3 apostas de estratégias: Gamificação, Onminichanmel, Marketing das Causas

Já na análise das apostas, a Gamificação fica em primeiro lugarA prática de envolver pessoas por meio de jogos vem ganhando força no mercado nacional, visto que 75,5% dos brasileiros jogam algum jogo eletrônico. Mas não se trata apenas de dar pontos e prêmios. É preciso entender o fator motivacional da sua audiência. 

Na sequência temos o Marketing de causas. A busca pela conexão emocional, por meio de ações de marketing voltadas não só para o lucro, mas também para o propósito do negócio, pode transformar a identidade da marca.  Marcas mais humanas e próximas do consumidor conseguem fidelizar clientes com mais facilidade. 

Por último temos uma nova experiência de consumo: o Omnichannel. Integrar todos os canais que ligam o cliente à marca é uma grande aposta, que traz um retorno sobre investimento fantástico. Com o avanço dos assistentes de voz junto com o isolamento social, ser Omnichannel tornou-se uma questão de sobrevivência. 

Metodologias 

A escolha de uma boa metodologia impacta diretamente nos resultados de marketing digital. Afinal, organizar o trabalho a um nível de complexidade que envolve várias decisões (canais, formatos, frequência, público, tecnologias e estratégias) exige um método consistente. 

mercado digital: imagem do gráfico de metodologias que serão trabalhados em 2021

Veja quem ficou em primeiro, segundo e terceiro lugar no ranking de “Investimentos” e “Apostas”. 

mercado digital: imagem dos top 3 investimentos em metodologias para 2021: Inbound Marketing, Acessibilidade Digital, Customer Experience

Inbound Marketing lidera o ranking. A arte de atrair clientes potenciais por meio de conteúdo relevante traz vários benefícios para a marca, como educar o mercado, gerar leads e se tornar referência em determinado assunto. Mas não pense que a mesma fórmula usada há 2 anos vai trazer os mesmos resultados! 

Customer Experience aparece na segunda posição. Em tempos de pandemia valorizar a experiência do cliente é fundamental para aumentar a receita do negócio e ganhar clientes promotores. Mas, para isso, é preciso deixar de pensar  nos prospects e focar nos clientes para que eles falem bem da marca nas redes sociais. 

Em terceiro lugar está a Acessibilidade DigitalTemos mais 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil. Dessas, mais de 6,5 milhões são deficientes visuais. Em contrapartida 1% dos sites do Brasil estão estruturados para receber essa audiência. Ou seja, um oceano azul para as marcas atuarem!   

Algumas plataformas já tomaram iniciativas, como o Instagram que liberou o texto alternativo em imagenslegendas e libras em vídeos e hashtags #PraCegoVer e #PraTodosVerem. 

mercado digital: imagem das top 3 apostas de metodologias para 2021: Inovação Aberta, Growth Hacking, Design Thinking e Acessibilidade Digital

O líder das apostas é a Inovação abertaAabrir o conceito de inovação colaboração acontece entre empresas e indivíduos externos. Alguns exemplos que têm dado certo no mercado são hackathon para contratações de talentos, concurso de ideias com premiações, open source para criação de códigos. 

Em segundo lugar temos o Design Thinking. Essa “nova” maneira de encontrar soluções para os problemas traz inúmeros ganhos para as marcas, como a implantação de projetos mais certeiros, melhor relação custo-benefício no desenvolvimento de produtos e serviços, além de fomentar uma cultura de inovação. 

Growth Hacking aparece em terceiro lugar no ranking das apostas. A prática de encontrar “gatilhos” ou “oportunidades” em busca de resultados rápidos de crescimento deve ser uma aposta eterna. Porém, é preciso inovar e ir além da automação, integração de processos, análise de dados, testes A/B etc. 

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Tecnologias 

Muitas tecnologias estão ganhando maturidade no mercado digital, e como consequência algumas se tornaram “Investimentos” e “Apostas” para uso estratégico dos profissionais de marketing. 

mercado digital: imagem do gráfico de estratégias que serão trabalhados em 2021

Agora, confira as tecnologias que ficaram no TOP 3 de “Investimentos” e “Apostas”. 

mercado digital: imagem dos top 3 investimentos em tecnologias para 2021: Monitoramento de Redes Sociais, SAC Social/Social CRM, Automação de Marketing

Quem conquistou o topo dos Investimentos foi o MonitoramentoMais importante do que descobrir o quanto estão falando de você e do seu concorrente, é saber o que está sendo falado para agir sobre os pontos que demandam melhorias.

O monitoramento não mede apenas a repercussão da marca no mercado digital como também dá Insights para o direcionamento estratégico! 

Automação de marketing aparece em segundo no ranking. De fato, automatizar ações e processos de marketing ajuda a reduzir trabalhos manuais e aumenta a eficiência das ações. Ela é a principal ferramenta para nutrir e avançar os leads até o momento da compra, seja nas redes sociais, e-mail ou outras plataformas. 

Na sequência temos SAC Social/Social CRMCom a pandemia da COVID-19 ficou evidente o quanto as marcas precisam utilizá-los. Se uma determinada empresa passou a vender mais online, os consumidores esperam que ela preste o atendimento online também seja pelas redes sociais ou outros canais. 

mercado digital: imagem das top 3 apostas de tecnologias para 2021: Chatbos, Apps e Inteligência Artificial, Realidade Virtual/Aumentada

Os Chatbots encabeçam o ranking de apostas para 2021. Devido ao avanço da inteligência artificial e do processo de digitalização das empresas, os robôs digitais tornaram-se mais eficazes na resolução de problemas. Em 2020, mais de 100 mil bots já foram criados, o que aponta um crescimento de 68% em comparação a 2019. 

Na sequência estão os Apps e a Inteligência ArtificialNão tem como negar que eles melhoram a experiência do usuário. Seja por meio de chatbots, assistentes de voz, entre outros formatos. O uso da Inteligência Artificial vem se consolidando e pode gerar crescimento de até 4,2 pontos percentuais ao PIB do Brasil até 2030.  

Por último temos a Realidade Virtual/Aumentada (VR/AR). Essas tecnologias ajudam a converter usuários que estão na jornada de experimentação. O ano de 2020 foi muito bom para quem investiu em Realidade Aumentada e pode aumentar confiança dos consumidores durante a compra online 

Os filtros das redes sociais também são uma maneira da marca se comunicar e interagir com o público para entregar capital do produto. 

Práticas de Negócios 

Alguns hábitos da quarentena vieram para ficar, em 2021 as viagens a trabalho vão diminuir e reuniões, treinamentos e eventos online vão se manter em níveis superiores aos pré-pandemia. Confira o ranking das melhores práticas para 2021. 

mercado digital: imagem do gráfico das melhores práticas de negócios para 2021

Saiba quem ficou em primeiro, segundo e terceiro lugar no ranking de “Investimentos” e “Apostas”. 

mercado digital: imagem dos top 3 investimentos em práticas de negócios para 2021: Webmeetings, Treinamentos Online, Webinars e Eventos Online

Webmeetings/Reuniões online se destacam no rankingÉ nítido como o surto do novo Coronavírus acelerou a transformação digital de muitas empresas e as Webmeetings são um retrato disso, elas facilitaram a reunião de pessoas de diferentes empresas e conectaram colaboradores em home office. 

Em segundo lugar estão os Treinamentos online que cresceram 65% durante a pandemia da COVID 19. Quem não quer executar os projetos de forma mais enxuta, integrar setoresaproximar equipes e oferecer valor de forma mais rápida? Os treinamentos online otimizaram processos, evitaram desperdícios e trouxeram ganhos de produtividade em 2020. 

Na sequência temos Webinars/Eventos online que possuem um potencial de alcance gigantesco comparados a eventos presenciais. Como mais pessoas participados eventos onlineos patrocinadores conseguem expor suas marcas para um público maior com menos custo. Cabe às marcas aproveitar a oportunidade e criar novas experiências!

mercado digital: imagem das top 3 apostas de apostas para 2021: Coworking, Webinars/Eventos Online, Home Office/Reuniões Online

No topo das apostas está o Coworkinguma provável solução para os escritórios que diminuíram de tamanho, ou deixaram de existir fisicamente, mas cujas práticas ainda não migraram para um modelo 100% home office. 

Na sequência, temos Webinars/Eventos online e Reuniões online em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Mas como já falamos dessas práticas entre os investimentos, não vamos repetir o discurso, ok? 😉 

Confira os dados do infográfico na íntegra!

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Você também pode baixar aqui a opção em PPT para utilizar os gráficos em apresentações na empresa ou para clientes.

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As Perspectivas do Mercado Digital 2021 ajudam a enxergar tendências e apostas para auxiliar no planejamento estratégico, mas elas devem ser alinhadas de acordo com os objetivos de marketing da marca. 

Além disso, tanto o posicionamento quanto o propósito do negócio deverão ser considerados na hora de definir onde concentrar os investimentos em suas ações de marketing. 

Quer saber mais sobre os investimentos e apostas de 2021? Aproveite para assistir ao nosso Webinar gratuito com as análises que os especialistas Rafael Kiso (Founder e CMO aqui da mLabs) e Edney Souza, o Interney, fizeram sobre os resultados da pesquisa! 

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