Destaques Instagram Stories: saiba como personalizá-los!

destaques instagram

Que o Instagram Stories é fundamental em sua estratégia você já sabe. O formato é campeão em views e a rede não pára de lançar recursos para aumentar seu potencial de engajamento. Para quem achava que 24 horas era pouco para uma história, a rede social lançou um recurso que dá vida longa a elas: os destaques do Instagram.

 destaques instagram

Também conhecido como Instagram Highlights, o bom uso desse recurso pode trazer inúmeros benefícios para uma marca. Seu posicionamento privilegiado chama a atenção dos seguidores e permite às marcas aproveitarem suas melhores Stories por muito mais tempo.

Se você não conhece esse recurso e ele não está nos seus planos, entenda como ele pode ser usado em suas estratégias de Instagram!

Como funcionam os destaques Instagram?

Ao contrário dos stories normais – que desaparecem após 24 horas – os destaques do Instagram podem permanecer no seu perfil até que você decida tirá-los. Ou seja, eles são como coleções de stories selecionados para que seus seguidores, antigos e novos, possam acessar e assistir no momento que quiserem.

Além disso, por causa da sua localização privilegiada no layout, bem abaixo da biografia do perfil e acima do feed, ele é perfeito para direcionar os seguidores para seus conteúdos mais valiosos e interessantes.

Pense nos destaques do Instagram como um trailer do seu feed.

Por que utilizar os Highlights do Instagram?

Você já parou pra pensar quem nem todos os usuários do Instagram terão o primeiro contato com um marca através de suas postagens do feed oúltimos stories?

Algumas vezes, eles acessam o perfil em busca de informações específicas como lançamentos, dicas, descontos ou até mesmo um caminho para comprar um produto. E os destaques podem te ajudar nisso!

Veja abaixo como aproveitar esse recurso!

Passo a passo para criar destaques do Instagram

O primeiro passo é ativar a função de salvar os stories nos itens arquivados. É bem simples. Basta ir no seu perfil, acessar as configurações, selecionar “Privacidade e Segurança”.

Destaques Instagram: imagem da tela do Instagram.

Na opção de “Controles de Story”, habilitar a função “Salvar em itens arquivados”.

Destaques Instagram: imagem da tela do Instagram.

Com essa função ativa, suas fotos e vídeos dos stories ficam salvos e você somente poderá visualizá-los, após passarem as 24 horas da postagem. Para visualizar suas postagens arquivadas é só tocar no ícone “relógio” no canto superior direto do seu perfil do Instagram.

Destaques Instagram: imagem da tela do Instagram.

Feito isso, você pode criar seus primeiros destaques do Instagram. Vá até seu perfil e clique no botão para adicionar destaques — um símbolo de “+” logo abaixo da biografia. Você será direcionado a todos os stories postados, desde que a função de arquivamento tenha sido ativada. Selecione aquelas que farão parte da coleção e clique em avançar.

Destaques Instagram: imagem da tela do Instagram.

Como personalizar as imagens de capa dos destaques do Instagram?

Agora que você já criou seus destaques do Instagram de forma estratégica, é hora caprichar nas capas desses Highlights. Esse cuidado por parecer bobo mas é fundamental para sua estratégia de branding.

Para criar a imagens da capa para seus destaques do Instagram, sugerimos que você use o Canvas ou outro aplicativo de edição de imagem de sua preferência. Se você for designer ou tiver um exemplar desses no seu time, investe mais aí! :) Mas, se não der, vai de Canvas que dará certo!

Dicas de criação

  • escolha o tamanho 1080 × 1920 px;
  • escolha uma cor de background que tenha a ver com a marca;
  • escolha uma imagem que representa a sua coleção, por exemplo ofertas, clientes, eventos;
  • posicione a imagem no centro da arte;
  • salve a imagem na galeria de imagens do seu celular.

Dicas de postagem

Você pode adicionar uma capa personalizada a um destaque que já existe, basta abri-lo e clicar em “Editar Destaque“, depois “Editar Capa“e adicionar a imagem de capa na coleção.

Destaques Instagram: imagem da tela do Instagram

Informações importantes:

  • sua descrição pode conter no máximo 15 caracteres, por isso use-os com sabedoria;
  • a capa pode ser uma imagem ou um ícone, escolha aquela que represente o conteúdo da coleção;
  • existe um limite de 100 stories para cada destaque. Pense estrategicamente em quais você irá incluir em cada um.

Como usar os destaques para favorecer sua marca?

Para te ajudar a tirar o máximo proveito dos destaques do Instagram, separamos algumas dicas práticas super simples de implementar! Se liga.

Evidencie produtos

As marcas que vendem produtos no Instagram podem utilizar os destaques para segmentar os produtos. Por exemplo, de acordo com seções, como ‘novidades’, ‘mais vendidos’ ou ‘produtos que estão acabando’. Seus seguidores encontrarão todas as informações de forma fácil e organizada.

@lojasrenner, por exemplo, tem seus destaques segmentados de acordo com suas seções: infantil, perfumes, novidades, beleza, além de um highlight com as coleções que estão disponíveis na loja. Quando você entrar no perfil da loja, note as descrições, eles não utilizaram texto, mas emojis. #ficaadica

Destaques Instagram: imagem do perfil das Lojas Renner no Instagram.

Destaque stories com tutoriais

Hoje, para conseguir atrair clientes não basta fazer propagandas ou “empurrar” um produto para eles. Você precisa conquistar as pessoas. Uma das melhores maneiras de fazer isso é entregando um conteúdo de qualidade para ganhar a confiança do seu cliente e mostrar que você entende do assunto.

Nos destaques você pode dar dicas, fazer tutoriais, mostrar truques e ideias que tirem as dúvidas do seu público. A @maybelline, por exemplo, tem um destaque em que todas as quintas-feiras são apresentadas dicas de como fazer algum tipo de make. Já deixando o público feminino preparado para arrasar na balada do final de semana.

Destaques Instagram Mabelline: Imagem do perfil da Mabelline no Instagram.

Destaque sorteios e ofertas especiais para os seguidores

Sorteios são uma uma ótima maneira de engajar seus seguidores. Você pode criar um destaque do Instagram para, por exemplo, divulgar um sorteio.  Conte através das stories todas as regras do sorteio, utilize recursos como enquetes, perguntas e contagem regressiva para gerar engajamento. No final de todo processo, você pode, inclusive, fazer uma transmissão ao vivo para bombar ainda mais!

Outra dica é inserir uma oferta especial “escondida” nos destaques. As pessoas que encontrarem a oferta poderão tirar um print ou serem direcionadas para a loja online. Essa é uma estratégia interessante que a @rappibrasil usa para mostrar as lojas que estão com ofertas especiais.

Destaques Instagram: imagem do perfil do Instagram da Rappi

Ressalte depoimentos e comentários positivos

Quando você recebe uma recomendação ou lê algum comentário positivo sobre uma marca, você se sente mais seguro em comprar seus produtos, não é mesmo? Então, aproveite esses comentários, vídeos e depoimentos deixados pelos seguidores e faça uma coleção deles nos destaques do Instagram.

@leadlovers, por exemplo, tem um destaque com todos os depoimentos carinhosos de seus clientes. Além de, estimular os clientes a deixarem seus comentários, mostra a outros seguidores as experiências que os atuais clientes estão tendo.

Destaques Instagram: imagem do perfil do Instagram do Leadlovers

Viu como os destaques do Instagram podem ser valiosos em sua estratégia de marketing digital? Destacando os conteúdos que fazem sentido para o público de uma marca, fica muito mais simples conquistar novos seguidores, fãs e clientes.

Quer saber mais? Baixe grátis nosso guia e conheça outros recursos incríveis do Instagram Stories para marcas!

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