Instagram Ads: guia completo de como anunciar no Instagram (passo a passo)

Instagram Ads: como planejar suas campanhas?

Você já sabe que o Instagram é indispensável em sua estratégia de marketing, certo? E, dentro desse pacote, um recurso é ainda mais importante: o Instagram Ads ou anúncios no Instagram.

Pense em uma rede social cujos anúncios têm todas as possibilidades de segmentação do Facebook, mas com um plus: custo menor e engajamento maior.🤩

Isso mesmo! O Instagram é a rede social perfeita para quem busca por visibilidade, atração e reconhecimento da marca!

O que é Instagram Ads

Instagram Ads é a plataforma do Instagram utilizada para veiculação de anúncios na rede social. Esses anúncios são exibidos em diversos locais como:

Pelo Instagram Ads, as marcas promovem suas publicações e aumentam o alcance dos seus posts para mais de 1 bilhão de usuários ativos na plataforma.

Mas, não pense que os anúncios no Instagram são como os que você costuma ver em outras redes sociais, existe uma grande diferença entre eles: a sua aparência.

Por ter aparência orgânica, muitas vezes, você passa por um anúncio e interage com ele sem nem perceber que se tratava de uma publicidade.

Essa vantagem colabora significativamente com o engajamento de cada anúncio, pois os usuários não costumam ter reação negativa aos anúncios com a frequência que fazem em outros canais.

Clássicos exemplos de anúncios são aqueles veiculados nos Stories do Instagram com o texto escrito “Arrasta para cima” ou os que são veiculados no Feed mesmo, com uma CTA (chamada para a ação) para direcionar o tráfego ou conversões.

Instagram Ads: imagem de um post patrocinado sobre aula grátis de Google Ads para pequenas verbas. No post aparece os rostos de uma mulher e de um homem com texto sobre o evento.

Por que anunciar no Instagram?

Você sabe quantas pessoas usam o Instagram atualmente?

Se você respondeu “muita gente”, provavelmente não venceria um programa de perguntas e respostas, mas também não está completamente enganado.

Digamos que uma resposta mais precisa seria numérica: mais de um 1.5 bilhão de usuários ativos por mês! Dá uma olhada, nesse gráfico da Statista, com a distribuição dos usuários do Instagram em todo o mundo a partir de janeiro de 2021, por faixa etária:

Com a ascensão meteórica do app, muitas marcas decidiram migrar para lá. E, claro, com o aumento da concorrência, fica cada vez mais complicado disputar o feed de notícia dos seguidores.

Por isso, investir em anúncios do Instagram passou a ser a melhor forma para ganhar espaço e falar com seus públicos.

Mas, se você ainda não se convenceu com o que dissemos até aqui, há diversas outras razões pelas quais você deve investir em mídia paga no Instagram.

  • A primeira delas é que todos os seus concorrentes (ou, pelo menos, a maioria deles) marcam presença por lá;
  • Por ter uma base de usuários tão ampla, você encontra potenciais clientes no Instagram, e eles estão de olho na concorrência 👀. Para se ter uma ideia, 90% das contas no Instagram seguem uma empresa na rede social;
  • O potencial de alcance dos Stories patrocinados é enorme – um dos recursos mais populares e que mais gera engajamento da rede – são mais de 500 milhões de usuários diariamente;
  • Não podemos nos esquecer de outro fator muito importante, a vasta possiblidade de segmentação do público, um verdadeiro oásis para os profissionais de marketing.

Há ainda a relação entre custo e benefício, com os ajustes corretos e estratégias de marketing assertivas, as campanhas no Instagram apresentam retorno positivo com valores menores comparado com outras plataformas de publicidade.

Nós mesmos, da mLabs, constatamos isso em nossas campanhas. 💪

Isso sem contar a diversidade de formatos e a aparência orgânica dos anúncios – os famosos anúncios “disfarçados” 🕵️ que mencionamos no tópico anterior que geram mais engajamento.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar o recurso impulsionar da mLabs

Condições para usar o Instagram Ads

O primeiro pré-requisito para veicular anúncios no Instagram é ter uma conta no Facebook. Mas não se preocupe, você não precisará fazer anúncios no Facebook se não quiser!

Se você ainda não tem uma conta no Facebook, basta acessar a página de cadastro e criar a sua. Lembrando que não precisa ser uma conta empresarial, pode ser normal mesmo.

Após criar sua conta, você precisa atender ao próximo pré-requisito que é criar a sua página no Facebook, um processo bem simples que você termina em alguns minutinhos. 😉

Após isso, basta vincular a página criada à sua conta do Instagram onde deseja veicular os anúncios e migrar para uma conta profissional no Instagram.

Para migrar para uma conta profissional, siga os seguintes passos:

  1. Acesse seu perfil e toque no canto superior direito;
  2. Toque em Configurações;
  3. Toque em Conta;
  4. Toque em Mudar para conta profissional;
  5. Escolha a opção empresas;
  6. Siga os passos para conectar sua conta a uma Página do Facebook associada à sua empresa;
  7. Adicione algumas informações da conta empresarial e pronto.

Para vincular sua conta à página do Facebook, siga o passo a passo:

  1. Dentro do seu perfil do Instagram, toque nas três linhas paralelas presentes no canto superior direito da tela e acesse as configurações no final do menu que aparecer;
  2. Dentro de configuração, acesse “Conta”;
  3. Em conta, toque em “Contas Vinculadas”;
  4. Selecione a opção “Facebook”;
  5. Basta logar na conta que ela será vinculada ao seu Instagram!

Agora que você já sabe o que é preciso para anunciar no Instagram, veja quanto isso pode custar?

Quanto custam os anúncios do Instagram?

Não há uma resposta certa para essa pergunta, pois os custos dependem de diversos fatores, mas já adiantamos que os anúncios no Instagram são acessíveis, e, por incrível que pareça, com 10 reais você já pode investir em anúncios na rede social!

Claro que o retorno é proporcional ao investimento, mas isso indica o quanto a plataforma é acessível para todos, desde pequenas até as maiores empresas.

Confira alguns fatores que influenciam nos custos dos anúncios no Instagram:

  • target audiência;
  • local onde será veiculado o anúncio;
  • formato do anúncio;
  • temporada do ano;
  • objetivo do anúncio.

O valor a ser gasto é você que escolhe no orçamento da campanha. Ou seja, anúncios serão veiculados dentro do orçamento delimitado por você, com total controle sobre os gastos.

Veja as especificidades de orçamento mínimo para anunciar no Instagram, divulgadas pela própria empresa e separadas por objetivo de anúncio.

banner com chamada para inscrição no clube social media exponenciais com vagas limitadas

Tipos de anúncios do Instagram

O Instagram conta com diversos formatos de anúncios, cada um adequado para os locais específicos onde será veiculado.

Isso porque a plataforma possui diferentes locais onde os anúncios podem ser exibidos como os Stories, Feed, IGTV, Explorar, Shopping e muito mais. Veja todos tipos de anúncios disponíveis no Instagram!

Anúncios nos Stories

Os Stories Ads contam com diversos recursos para montar anúncios que engajam a audiência, além de ter um ótimo alcance, afinal, é um dos locais mais vistos pelos usuários da rede.

Anúncios em imagens

Os clássicos anúncios de imagens podem ser veiculados em diferentes locais do Instagram. Aqui é importante prezar pela atratividade do anúncio (imagem + texto + CTA).

Anúncios em vídeos

Os anúncios em Vídeos são ótimos para contar histórias e engajar a audiência, podendo ser utilizados em diferentes locais também.

Mas lembre-se de ser breve e relevante, em uma rede tão concorrida, os usuários não querem perder tempo com vídeos monótonos.

Anúncios em carrossel

Os anúncios no formato de carrossel são muito utilizados pelas marcas no Instagram, devido aos diversos criativos que podem ser explorados nesse formato.

Desde apresentar um produto de diferentes perspectivas, até contar histórias para engajar o público e atrair sua atenção como em uma apresentação de slides.

Anúncios em coleção

Os anúncios de coleção são ótimos para empresas de moda e lar, por exemplo, exibirem suas coleções em um formato adequado e bonito ao usuário, como se fosse uma vitrine.

Anúncios no campo explorar

Esses anúncios são apresentados aos usuários no explorar do Instagram, ou seja, quando ele está em busca de novos conteúdos e perfis para visualizar.

O explorar apresenta publicações que tenham relação com os conteúdos que o usuário costuma interagir, sendo uma ótima oportunidade para empresas anunciarem;

Anúncios no IGTV

O IGVT é um recurso similar ao YouTube, mas com alguns diferenciais. Nesse local, os produtores de conteúdo podem divulgar vídeos na vertical sobre diferentes temas e com maior duração.

É um recurso que vem crescendo na rede social e se consolidando como uma boa oportunidade para anunciar.

Anúncios no Instagram Shopping

O Instagram Shopping é outro recurso muito interessante da rede social, que permite às empresas criarem suas lojas dentro da plataforma!

Por meio dele você pode cadastrar produtos e apresentar os preços aos usuários de forma intuitiva, direcionando o mesmo para a compra.

imagem de um banner publicitário com chamada para baixar gratuitamente o material produzido pela mLabs sobre Kit de Planejamento de Conteúdo para as redes sociais

Especificações dos anúncios do Instagram

Após conhecer todos os formatos e vantagens dos anúncios no Instagram, você já possui o mínimo de conhecimento para veicular campanhas.

Porém, não podemos esquecer dos requisitos básicos para que você crie anúncios de qualidade e adequados às especificações de anúncios de plataforma.

Anúncios nos Stories

Tipo de arquivo

  • .mp4 ou .mov (vídeo);
  • .jpg ou .png (foto).

Tamanho máximo do arquivo

  • 4 GB (vídeo);
  • 30 MB (foto).

Duração do vídeo

  • máximo: 120 segundos;
  • padrão: as imagens são exibidas por cinco segundos.

Dimensões

  • resolução recomendada: 1080 x 1920;
  • mínimo: 600 x 1067.

Codecs suportados

  • vídeo: H.264, VP8;
  • áudio: AAC, Vorbis.

Anúncios no Feed

Tamanho da imagem

Quadrado:

  • resolução mínima: 600 x 600 pixels;
  • resolução máxima: 1936 x 1936 pixels.

Paisagem:

  • resolução mínima: 600 x 315 pixels;
  • resolução máxima: 1936 x 1936 pixels.

Vertical:

  • resolução mínima 600 x 750 pixels;
  • resolução máxima 1936 x 1936 pixels.

Tamanho do vídeo

  • tamanho máximo: até 4 GB;
  • duração máxima: até 120 segundos.

Tamanho do texto

  • legenda do anúncio: até 2.200 caracteres;
  • texto da imagem: até 20% da área da imagem/foto usada, o chamado Text Overlay.

Taxa de proporção

  • quadrado – 1:1
  • paisagem – 1.91:1
  • vertical – 4:5
  • carrossel: esse formato permite adicionar de 2 até 10 imagens ou vídeos em um mesmo anúncio, cada um com seu próprio link.
imagem de um banner publicitário com chamada para baixar um guia gratuito de templates para as redes sociais da mLabs

Como anunciar no Instagram Ads – passo a passo

A administração de campanhas no Instagram também pode ser feita pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook.

O Gerenciador é uma ferramenta do Facebook onde você pode criar e administrar todas suas campanhas, tanto no Instagram quanto no Facebook.

É uma ferramenta completa, com uma interface intuitiva e fácil de usar!

Para te ajudar a criar sua primeira campanha, criamos um passo a passos sobre como planejar uma campanha para o Instagram pelo gerenciador de anúncios, confira!

1. Defina seu objetivo

Instagram Ads: imagem da tela de objetivos do Gerenciador de Anúncios do Faceboo

Para avaliar a performance das suas campanhas no Instagram Ads, a primeira coisa que você deve fazer é decidir qual é o seu objetivo de marketing.

Lembre-se de não exagerar, ou você pode se perder para acompanhar as métricas do Instagram.

A própria plataforma faz algumas sugestões de objetivos, que são:

  • Reconhecimento da marca;
  • Alcance;
  • Tráfego;
  • Envolvimento;
  • Instalações do aplicativo;
  • Visualizações do vídeo;
  • Geração de cadastros;
  • Mensagens;
  • Conversão;
  • Vendas do catálogo;
  • Tráfego para o estabelecimento.

Não há uma regra que defina qual deles é o melhor. É tudo uma questão estratégica e, dependendo do momento, ações e objetivos diferentes são requeridos.

Se você tem uma estratégia de Inbound Marketing estruturada, por exemplo, pode criar campanhas específicas para geração de leads ou tráfego para um site. Se a ideia é gerar vendas, você pode explorar os anúncios de remarketing no Instagram com foco nisso.

Lembre-se também de que o criativo e texto precisam estar alinhados a esse objetivo. 😉

2. Defina um nome para a campanha e o tipo de orçamento

Instagram Ads: imagem da tela de nome do conjunto de anúncios do Gerenciador de Anúncios do Faceboo

Após definir o seu objetivo, você já pode escolher um nome para a campanha que vai veicular, o valor e tipo do orçamento.

Existem dois tipos de orçamentos: o diário e o vitalício. No orçamento diário, você terá um valor médio por dia, porém esse orçamento pode variar conforme os dias, diferente do orçamento vitalício, que sempre manterá o valor, independente da variável.

3. Segmente a sua campanha

Instagram Ads: imagem da tela de nome direcionamento detalhado  do Gerenciador de Anúncios do Facebook

Como dito, o Facebook conta com uma grande quantidade de dados geográficos, demográficos e comportamentais acerca do usuário.

Logo, concentre-se em pessoas que realmente são clientes em potencial. Em um exemplo bem básico, se uma loja vende artigos femininos, provavelmente não quer atingir outros perfis em sua campanha, como homens e crianças por exemplo.

Apesar disso, existem muitas outras segmentações que transcendem o gênero, como idade, localização, interesses, idiomas e muito mais.

Tenha sempre em mente que, em campanhas pagas, quanto mais específico o público, melhores serão os resultados.

Afinal, você pagará por cliques ou visualizações, e não quer desperdiçar dinheiro com pessoas que não são seu público, certo?

banner publicitário sobre geração de relatórios dashgoo by mLabs

4. Escolha o posicionamento e modelo de otimização

Após definir seu público, está na hora de entrar em algumas especificações mais técnicas dos anúncios.

A primeira delas é em relação ao posicionamento deles, ou seja, em quais locais eles serão veiculados do Facebook e Instagram.

Aqui você tem duas opções:

Posicionamentos automáticos: o Instagram testa diferentes posicionamentos, considerando as posições que tenham melhor performance, dentro do seu orçamento;

Posicionamento manuais: você escolhe exatamente onde quer veicular seus anúncios.

Instagram Ads: imagem da tela de nome posicionamento dos anúncios do Gerenciador de Anúncios do Facebook

Após definir o posicionamento, você deve escolher a métrica de otimização para veiculação da campanha, são disponibilizadas as seguintes opções:

  • visualizações de página de destino;
  • cliques no link;
  • alcance único diário;
  • impressões.

Vale ressaltar que a exibição do anúncio dependerá do evento escolhido acima. Ou seja, se você selecionar a opção “Cliques no link” o seu anúncio será exibido para usuários que tem mais chances de realizar essa ação.

Instagram Ads: imagem da tela de otimização e veiculação do Gerenciador de Anúncios do Facebook

Escolha também a programação do conjunto de anúncios, podendo veicular eles continuamente a partir do dia de criação ou definir data e hora específicos de início e término para a veiculação.

Instagram Ads: imagem da tela do criativo do Gerenciador de Anúncios do Facebook

Diferente de outras plataformas de mídia on-line, o Instagram é audiovisual. Isso quer dizer que não há anúncios exclusivamente textuais. Todos os tipos envolvem imagens e vídeos.

Nessa hora, vale a pena investir em imagens que conversem com a sua persona, sejam chamativas e que façam o usuário parar de rolar o feed de notícias para observar o seu post.

Aqui na mLabs, apostamos em Gifs e vídeos curtos de humor para falar das nossas funcionalidades. Como nossa persona é jovem, descolada e antenada na cultura pop, os criativos são sempre um sucesso no Instagram.

Ah! Outra informação importante, não se esqueça de caprichar nas legendas e explorar recursos como os emojis e as hashtags para otimizar ainda mais os resultados das campanhas.

Por fim, insira a URL de destino ou a CTA (chamada para a ação), caso opte por esses formatos de anúncios.

6. Monitore os resultados

Nenhuma estratégia de marketing nas redes sociais funciona sem mensuração e com o Instagram Ads não é diferente.

Depois de ter todos os seus anúncios configurados e ativados, é preciso acessar o Gerenciador de Anúncios para acompanhar as métricas de performance.

Não se engane: avaliar e medir os resultados são as partes mais importantes de qualquer estratégia de anúncios online. E, é claro, realizar ajustes sempre que for necessário.

Ao investir no Instagram Ads, você também deve testar diferentes formatos, tipos, estilo de linguagem, peças visuais e outros elementos que o compõem seus anúncios.

Só assim será possível determinar quais são as características dos anúncios que melhor funcionam com a sua audiência.

Como criar seu anúncio dentro do aplicativo do Instagram

Uma das alternativas para criar anúncios no Instagram é realizar a ação direto pelo app.

Essa é uma alternativa pra quem não gosta ou ainda não sabe mexer no Gerenciador de Anúncios, sendo solução boa e rápida para veicular anúncios na rede.

Porém um tanto limitada, já que a função dentro do app permite apenas impulsionar o post, ou seja, faz com que as suas publicações apareceram no feed de notícias do público escolhido, e amigos dos seus seguidores.

Confira o passo a passo para impulsionar um post pelo Instagram.

Acesse seu perfil no Instagram e toque em “Promoções”.

Instagram Ads: imagem do menu principal do Instagram

Escolha a publicação que deseja promover e informe para onde deseja direcionar os usuários com os anúncios.

Instagram Ads: imagem do promoções do Instagram

Selecione o público-alvo. Aqui você pode solicitar um público automático, onde o Instagram usa como base seus seguidores para definir um público ou criar o seu do zero. E coloque o orçamento e duração da promoção que pretende seguir.

Instagram Ads: imagem das telas de público e orçamento do Instagram

Agora basta ver um resumo de sua promoção, com alcance estimado para o anúncio, escolher o método de pagamento e começar a veicular!

Simples, não é mesmo?

Algumas desvantagens de anunciar diretamente pelo Instagram são:

  • organização do ambiente: no Gerenciador de Anúncios do Facebook você consegue ter uma visão mais holística e organizada das campanhas;
  • não é possível criar anúncios do zero pelo app, é preciso selecionar uma publicação já existente e promovê-la;
  • você destaca apenas um post, não possui a opção de criar uma campanha de anúncios;
  • o anúncio aparece no Feed da marca, não é possível criar Dark Posts pelo aplicativo;
  • opções limitadas de segmentação de público e poucos objetivos de campanhas.

Já quando você cria uma campanha do zero, é disponibilizado uma série de objetivos e segmentações para você escolher.

Se você tem um objetivo específico, ou quer refinar sua estratégia, criar uma campanha pelo Gerenciador de Anúncios com certeza é a melhor opção!

👉 Veja mais sobre a diferença entre impulsionar e criar anúncios!

Regras para anunciar no Instagram Ads

Com a campanha toda preparada e ajustada para o Instagram Ads, é só colocá-la para rodar e ficar de olho no andamento dela!

Para que os resultados sejam positivos e você possa continuar investindo em anúncios no Instagram, precisa seguir algumas regrinhas básicas, ok? Vamos a elas!

Legendas

As legendas em uma campanha no Instagram precisam ter, preferencialmente, até 125 caracteres.

Se você ultrapassar esse número, sua legenda aparecerá com reticências, aqueles três pontinhos. Aí, a pessoa precisa clicar para ler mais.

Você até pode achar que isso vá ajudar na estratégia, mas é importante pensar que seu anúncio precisa chamar a atenção de primeira e se destacar entre tantos outros.

Por isso, passe logo a mensagem nas duas primeiras linhas!

Formato e tamanho das imagens

Antes de tudo, saiba que o Instagram só aceita imagens com até 30MB. Além disso, prefira os arquivos em formato .jpg ou .png para garantir a qualidade. Afinal, Instagram é pura imagem e as fotos precisam ser bonitas e chamativas!

Formato e tamanho dos vídeos

Os vídeos para serem usados no Instagram Ads precisam ser rápidos, curtos e objetivos. A duração mínima é de três segundos e a máxima de 60.

Tente atingir uma média de 30 segundos por vídeos. O formato aceito é até 4GB. Opte por .mp4, .mov ou .gif.

Você também pode patrocinar seus posts no Instagram pela mLabs

Para facilitar ainda mais a gestão das redes sociais e melhorar o alcance das publicações, fazendo com que elas apareçam no feed de mais pessoas, você pode contar com o recurso ADS, da mLabs.

Basta selecionar publicações realizadas no Facebook e indicar o interesse de promover os posts no Instagram. Eles serão veiculados como Dark Post, aumentando também o reconhecimento da marca para uma audiência segmentada. 🚀

O recurso está disponível para todos os clientes do plano Profissional. Mas, se você ainda não é cliente, é possível conhecer esta e outras funcionalidades realizando um teste grátis na mLabs por sete dias. 😉

E aí, bora começar a investir em Instagram Ads?

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