Instagram Ads: como planejar suas campanhas?

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Pense em uma rede social cujos anúncios têm todas as possibilidades de segmentação do Facebook, mas com um plus: custo menor e engajamento maior.

Uou! Eis o Instagram, a rede social perfeita para quem quer resultados com Ads.

E, para te ajudar nessa missão, fizemos esse post para te ensinar como fazer o planejamento de suas campanhas do Instagram Ads. Fique com a gente!

Mas antes, por que utilizar o Instagram Ads?

Você sabe quantas pessoas usam o Instagram atualmente? Se você respondeu “muita gente”, provavelmente não venceria um programa de perguntas e respostas, mas também não está completamente enganado.

Mas uma resposta mais precisa seria numérica: mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente.

Com a ascensão meteórica do aplicativo, muitas marcas decidiram migrar para lá. E, claro, com o aumento da concorrência, fica cada vez mais complicado disputar o feed de notícia dos seguidores. Para as empresas na rede, investir em Instagram Ads passou a ser a melhor forma para ganhar espaço e falar com seus públicos.

Mas, se você ainda não se convenceu com o que dissemos até aqui, há diversas outras razões pelas quais você deve investir em mídia paga no Instagram.

A primeira delas é que todos os seus concorrentes (ou, pelo menos, a maioria deles) marcam presença por lá. Para se ter uma ideia, o número de empresas que usam o Instagram dobrou de 2016 para 2017, e os números continuam crescendo.

Não podemos nos esquecer de outro fato muito importante: a vasta base de dados, um oásis para segmentação. Lembre-se que o app faz parte do poderoso império de Mark Zuckerberg e conta com a grande quantidade de informações acerca dos usuários do Facebook.

Como se não bastasse, há ainda a relação entre custo e benefício, que com os ajustes corretos em campanhas apresentam valores mais módicos que em outras plataformas de publicidade, como o Google Adwords e o Facebook Ads, por exemplo. Nós mesmos, da mLabs, constatamos isso em nossas campanhas.

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Há ainda outros benefícios, como a diversidade de formatos e a aparência orgânica dos anúncios. Mas ficamos por aqui, pois, a seguir, vamos aprender planejar campanhas para o Instagram Ads.

Como fazer Instagram Ads?

A administração de campanhas no Instagram é feita pelo próprio Facebook Ads. Isso quer dizer que, para começar a investir, é preciso vincular a página do Instagram a uma fanpage.

Feito isso, você precisará logar no Facebook e acessar o Gerenciador de Anúncios normalmente – clicando na engrenagem no canto superior direito e selecionando a opção “Criar anúncios”.

Mas, antes disso, é necessário planejá-la. Para tal, siga os seguintes passos!

Defina seu objetivo

Para avaliar a performance das suas campanhas, a primeira coisa que você deve fazer é decidir qual é o seu objetivo de marketing. Lembre-se de não exagerar, ou você pode se perder entre as métricas.

A própria plataforma faz algumas sugestões, que são:

  • conversões;
  • alcance;
  • tráfego para um site;
  • instalações de um aplicativo;
  • engajamento;
  • reconhecimento da marca;
  • visualizações em um vídeo;
  • geração de leads;
  • vendas;
  • visitas ao estabelecimento.

Não há uma regra que defina qual deles é o melhor. É tudo uma questão estratégica e, dependendo do momento, ações e objetivos diferentes são requeridos.

Se você tem uma estratégia de Inbound Marketing estruturada, por exemplo, pode criar campanhas específicas para geração de leads ou tráfego para um site. Se a ideia é gerar vendas, faça remarketing com foco nisso.

Lembre-se também que o criativo e texto precisam estar alinhados a esse objetivo.

Segmente sua campanha

Como dito, o Facebook conta com uma grande quantidade de dados geográficos, demográficos e comportamentais acerca do usuário.

Logo, concentre-se em pessoas que realmente são clientes em potencial. Em um exemplo bem básico, se uma loja vende artigos femininos, provavelmente não quer atingir os homens em sua campanha.

Apesar disso, existem muitas outras segmentações que transcendem o gênero, como idade, localização, interesses, idiomas e muito mais.

Tenha sempre em mente que, em campanhas pagas, quanto mais específico o público, melhores os resultados. Afinal, você pagará por cliques ou visualizações, e não quer desperdiçar dinheiro com pessoas que não são seu público, certo?

Crie seus anúncios

Diferente de outras plataformas de mídia online, o Instagram é audiovisual. Isso quer dizer que não há anúncios exclusivamente textuais. Todos os tipos envolvem imagens e vídeos.

Nessa hora, vale a pena investir em imagens que conversem com a sua persona, sejam chamativas e que façam o usuário parar de rolar o feed de notícias para observar o seu post.

Aqui na mLabs, apostamos em Gifs e vídeos curtos de humor para falar das nossas funcionalidades. Como nossa persona é jovem, descolada e antenada na cultura pop, os criativos são sempre um sucesso no Instagram. O custo por clique das nossas campanhas no Instagram, especialmente Stories, chegam a ser 5 vezes menores que em outras plataformas, como o Facebook.

Não se esqueça de caprichar nas legendas e explorar recursos como os emojis e as hashtags para melhorar ainda mais os resultados das campanhas. Por fim, insira a URL de destino ou a chamada para a ação, caso opte por esses formatos de anúncios.

E vale a pena ficar atento aos principais tipos de anúncios para o feed. São eles:

  • anúncios em foto: imagem única;
  • anúncios em vídeo: vídeo único;
  • anúncios em slideshow: até 10 imagens e música;
  • anúncios em carrossel: dois ou mais imagens e vídeos.

Configure sua campanha

Bom, agora chegamos à parte um pouco mais técnica do Instagram Ads. Aqui, você deverá configurar a sua campanha. Isso significa que serão definidos alguns detalhes.

O primeiro deles é o orçamento, que pode ter um limite diário ou um valor máximo que será gasto durante a ação. A seguir, será necessário estabelecer a duração. Ela pode ser contínua (formato no qual a campanha avança sem limite de tempo) ou ter uma data de início e término.

Também é possível definir o modelo de otimização: por cliques, impressões ou visualizações da página de destino. Há ainda outras opções mais avançadas, caso você queira personalizar ainda mais o seu conjunto de anúncios.

Monitore os resultados

Nenhuma estratégia de marketing digital funciona sem mensuração. E, com o Instagram Ads, não é diferente. Depois de configurados e ativados todos os anúncios, é preciso acessar o Gerenciador de Anúncios para acompanhar as métricas de performance.

Não se engane: avaliar e medir os resultados são as partes mais importantes de qualquer estratégia de anúncios na internet. E, é claro, realizar ajustes sempre que for necessário.

Ao investir no Instagram Ads, você também deve testar diferentes formatos, tipos, estilo de linguagem, peças visuais e outros elementos que o compõem seus ads. Só assim será possível determinar quais são as características dos anúncios que melhor funcionam com a sua audiência.

E aí, bora começar a investir em Instagram Ads? Neste post, te ensinamos também como anunciar no Instagram Stories!

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