Pesquisar

Veja agora quais são as Hashtags em alta no Instagram e como escolher as suas! 

Veja agora quais são as Hashtags em alta no Instagram e como escolher as suas! 
Avatar de Redator mLabs

Por

Publicado em

Um estudo recente produzido pela Global Web Index, revelou que a geração Z prefere utilizar as mídias sociais invés do Google para pesquisar por produtos e serviços. A diferença entre um e outro é de 9%.  

Esse dado nos leva – nós, eu e você, profissionais de marketing – a encarar uma crescente demanda nas mídias sociais: e essa demanda é referente aos conteúdos que estejam conectados, otimizados e prontos para atender à intenção de busca dos usuários.  

E para isso, é necessário estar atento a diversos fatores e um desses fatores será o protagonista deste post: as hashtags! Vamos entender qual é sua importância, as melhores práticas e as mais utilizadas no Brasil.  

O que são Hashtags? 

O nome “hashtag” vem da junção de duas palavras em inglês “hash” que é o mesmo que o “jogo da velha”(#) pra nós e “tag” que já utilizamos bastante no português e não precisa de muitas explicações.  

Por isso toda hashtag vem acompanhada do símbolo #. 😉 

Ou seja, a hashtag nada mais é do que uma espécie de tagueamento utilizado nas redes sociais.  

Hashtags em alta no Instagram no Brasil 

E se você deu um pulinho nesse post só pra saber quais são as Hashtags mais utilizadas no Instagram no Brasil, aqui vão as 10 principais.

Mas eu te aconselho a continuar lendo este post, pois essas hashtags podem mudar e aqui te explicamos como acompanhar esse ranking em tempo real.

#InstaLove  #DicaDoDia  #TBT  #InstaHappy  #VidaBelaa   
#MotivacaoDoDia  #Inspiração  #ExploreMais  #CompartilheAmor  #MomentoFeliz 

Como saber quais hashtags estão em alta no Instagram? 

Antes de sair por aí escolhendo qualquer hashtag para utilizar nos seus posts, é bom sim tentar surfar no que está sendo mais visto pela galera.  

Mas cuidado, não se esqueça da conexão do termo com o conteúdo e/ou marca.  

Para te ajudar, selecionamos algumas formas de você fazer essa busca por aí! 

1 – Top Instagram 

O Top Instagram é um site que fornece uma lista de hashtags populares do Instagram, atualizada regularmente. Ele classifica as hashtags com base em sua popularidade e uso recente na plataforma. 

hashtags-em-alta-instagram-2

2 – V-Tracker 

O V-Tracker é uma plataforma abrangente de análise de redes sociais que oferece várias ferramentas, incluindo recursos de análise de grafos. Essa função permite que você visualize e analise as conexões entre perfis de mídia social, identificando padrões e insights valiosos. 

hashtags-em-alta-instagram-3: ferramenta

3- Google Trends 

O Google Trends é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google que permite monitorar o interesse das pessoas por termos de pesquisa ao longo do tempo e em diferentes regiões geográficas. 

Pode ser uma ferramenta valiosa para acompanhar as tendências de pesquisa online.  

hashtags-em-alta-instagram-4

Ferramentas para gerar Hashtags 

Agora vamos revelar os segredos que muitos escondem, como facilitar e tornar o trabalho de pesquisa e geração de hashtags para sua estratégia de conteúdo!  

Com as ferramentas disponíveis, você pode descobrir a popularidade das hashtags, volume de uso e ter mais ideias do que apostar! 

All Hashtag 

O All Hashtag oferece várias opções para gerar hashtags, incluindo geradores de hashtags populares, relacionadas e de nicho. Além disso, você pode criar combinações de hashtags personalizadas. 

Ritetag  

O Ritetag analisa a eficácia das hashtags em tempo real e fornece sugestões sobre quais hashtags usar com base na sua postagem. Ele ajuda a identificar as hashtags que têm mais chances de aumentar o alcance do seu conteúdo. 

Seekmetrics  

O Seekmetrics é uma ferramenta que gera hashtags com base em palavras-chave que você fornece. Ela também fornece informações sobre o volume de postagens e o alcance potencial das hashtags. 

Hashtags.org  

Esta plataforma oferece análises de hashtags, incluindo métricas de tendências, popularidade e influência. Com o Hashtags.org você pode encontrar hashtags relevantes para seu nicho e estratégias de marketing. 

Display Purposes  

O Display Purposes gera hashtags com base em uma palavra-chave que você insere. Ele inclui uma opção de filtro para eliminar hashtags potencialmente inapropriadas. 

Qual é a importância das Hashtags para marcas no Instagram? 

De acordo com o próprio significado da palavra, as famosas hashtags funcionam como etiquetas virtuais que categorizam o conteúdo e facilitam sua descoberta por usuários interessados em tópicos semelhantes.  

Elas são tão importantes para as marcas nas redes sociais, pois quando a estratégia de hashtags é bem-feita, têm o poder de: 

  • Ampliar o alcance: aumenta a chance de seu conteúdo ser encontrado por pessoas que ainda não seguem sua conta. 
  • Aumentar o Engajamento: Hashtags populares geram interações, como curtidas, comentários e compartilhamentos, já que ao segmentar a publicação, o conteúdo pode gerar mais identificação com o público alcançado.. 
  • Conectar a Nichos: podem ser usadas para atingir públicos específicos interessados em nichos particulares, promovendo um engajamento mais direcionado. 
  • Fortalecer a Marca: ajudam a consolidar a identidade da marca e a criar uma comunidade de seguidores fiéis. 

Potencializar e aumentar vendas: com o aumento do uso das redes sociais como um meio de busca de produtos e serviços, as hashtags podem ajudar no aumento de vendas e conversões.  

11 Dicas de como usar Hashtag no Instagram da maneira certa para aumentar resultados!! 

A escolha das hashtags corretas é crucial para o sucesso da estratégia de social mídia.  

O nosso Fundador e CMO, Rafael Kiso, defende que é ideal utilizar até 10 hashtags e ao separar as hashtags mais estratégicas, ele utiliza uma lógica de categorias que são definidas pelas hashtags que estão mais próximas de nichos ou mais próximas de serem populares/abrangentes.  

hashtags-em-alta-instagram-1: como usar hashtag

Nosso CMO explica melhor sobre o uso de hashtags nessa aula exclusiva: 

Além dessas dicas incríveis em vídeo, separamos alguns pontos que serão importantes na hora de colocar a mão na massa!  

  1. Relevância é a Chave: Use hashtags relevantes ao conteúdo da sua postagem. Escolha aquelas que estejam relacionadas diretamente ao assunto, ao nicho e à mensagem que você está transmitindo. 
  2. Variedade e Quantidade: Misture hashtags populares e específicas para alcançar um público amplo e segmentado. O Instagram permite até 30 hashtags por postagem, mas a qualidade é mais importante do que a quantidade. Utilize um número significativo de hashtags, mas evite parecer spam. 
  3. Pesquisa de Hashtags: Pesquise quais hashtags são populares dentro do seu nicho e setor. Isso ajudará você a identificar as tendências atuais e a escolher as mais relevantes para suas postagens. 
  4. Uso de Hashtags de Tamanho Médio: É vantajoso usar hashtags de tamanho médio, que tenham um bom volume de postagens, mas não sejam excessivamente saturadas. Isso aumenta suas chances de aparecer nos resultados de pesquisa. 
  5. Hashtags de Localização: Se você está promovendo um negócio local ou evento, inclua hashtags de localização para atrair um público geograficamente relevante. 
  6. Hashtags da Comunidade: Use hashtags específicas da comunidade para se conectar com públicos que compartilham interesses semelhantes. Isso ajuda a construir relacionamentos e aumentar o engajamento. 
  7. Evite Hashtags Genéricas: Evite hashtags genéricas e excessivamente populares, como #love ou #happy. Essas hashtags têm muitas postagens e suas postagens podem ficar perdidas na multidão. 
  8. Crie Suas Próprias Hashtags: Criar uma hashtag exclusiva para sua marca ou campanha pode gerar engajamento e ajudar a construir uma comunidade em torno dela. 
  9. Análise de Desempenho: Acompanhe quais hashtags estão gerando mais alcance e engajamento. Isso permite ajustar sua estratégia conforme necessário. 
  10. Teste e Aprenda: Experimente diferentes combinações de hashtags e observe como elas impactam suas métricas. Aprenda com os resultados e ajuste sua estratégia ao longo do tempo. 
  11. Incorporação nas Legendas: Coloque as hashtags no final da legenda ou como um comentário na própria postagem. Ambas as abordagens funcionam, então escolha a que mais se alinha com a estética da sua marca. 

Afinal, quantas Hashtags usar por postagem? 

Saber quantas Hashtags usar por postagem é uma parte fundamental da estratégia de social mídia.  

Por isso, realize testes. Experimente diferentes quantidades de hashtags e monitore o engajamento de suas postagens para identificar o que funciona melhor para sua audiência. 

Considere o comportamento e as preferências da sua audiência. Não existe um número fixo que funcione para todas as situações, mas algumas diretrizes podem ajudar você a encontrar o equilíbrio perfeito.  

O Instagram permite o uso de até 30 hashtags por postagem, mas encher sua legenda com elas pode parecer excessivo e até mesmo spam. Em vez disso, considere: 

5 a 10 hashtags: Este é um número razoável para muitas postagens de topo de funil, cujo objetivo é ampliar o alcance. Permite que você alcance diferentes públicos sem sobrecarregar a legenda. 

3 a 5 hashtags: Para postagens mais focadas e específicas, usar um número menor de hashtags pode ser mais eficaz. 

14 Categorias de Hashtags do Instagram mais populares no Brasil  

Confira esses exemplos por categoria de hashtag e se inspire para escolher as suas!  

1. Hashtags de Nicho – Saúde e Bem-Estar: 

#VidaSaudavel#FitnessBrasil  
#VidaAtiva#SaudeMental  
#MenteSaudavel  #Veganismo  
#AlimentacaoBalanceada#CorpoESaude
#BemEstar  #Equilibrio  

2. Hashtags de Marca – Moda e Beleza: 

#Riachuelo #Natura  
#Colcci  #Eudora  
#OBoticoConfirma  #Arezzo  
#Cantao  #Hering  
#QuemDisseBerenice  #Lacoste  

3. Hashtags de Localização – Destinos Brasileiros: 

#NordesteBrasileiro  #RioDeJaneiro  
#AmazoniaBrasileira  #SulDoBrasil  
#Ceara  #CarnavalBrasil  
#SaoPaulo  #MinasGerais  
#PantanalBrasil  #Florianopolis  

4. Hashtags de Inspiração – Positividade e Crescimento Pessoal: 

#VaiDarCerto  #FocoNoPositivo  
#VidaComProposito  #AcrediteEmVoce  
#AutoConhecimento #MentePositiva  
#Gratidao  #DesenvolvimentoPessoal  
#MotivacaoPessoal  #CrescimentoInterior  

5. Hashtags de Humor – Leveza e Diversão: 

#RirMuito  #PiadaDoDia  
#Diversao  #Brincadeira  
#HumorBrasil  #Engracado  
#Comedia  #Zueira  
#Risos  #RisadaGarantida  

6. Hashtags de Comida – Delícias Culinárias: 

#ComidaGostosa  #GastronomiaBrasil  
#CulinariaBrasileira  #ReceitasFit  
#ReceitasCaseiras#ComidaDeVerdade  
#SaborBrasil  #ComerBem  
#CozinhaBrasil  #PratosDeliciosos  

7. Hashtags de Viagem – Explorando o Brasil: 

#TurismoBrasil  #ViagemDosSonhos  
#ExplorandoBrasil  #ViagemEmFamilia  
#DestinosNacionais  #PaisagensBrasileiras  
#LugaresIncriveis  #AventurasNoBrasil  
#ViajarFazBem  #BrasilSelvagem  

8. Hashtags de Arte – Expressões Criativas: 

#ArteBrasileira  #ArteEcultura  
#ArtistasBrasil  #ExpressaoArtistica  
#ArteVisual  #Criatividade  
#CulturaBrasil  #ArteContemporanea  
#ArteNacional  #ArteUrbana  

9. Hashtags de Fotografia – Capturando o Momento: 

#FotoBrasil  #FotografiaAmadora 
#FotosBrasil  #FotografiaCriativa 
#MomentosEspeciais #RegistroFotografico 
#ClickDoDia#ClicandoMomentos 
#FotografandoAVida #FotografandoMundo 

10. Hashtags de Tecnologia – Inovação e Gadgets: 

#TecnologiaBrasil  #Inovacao  
#DigitalLife #FuturoTecnologico 
#Gadgets #InovacaoBR 
#TechLovers #TecnologiaAvancada 
#TendenciasTecnologicas #SmartDevices 

11. Hashtags de Entretenimento – Música, Filmes e Séries: 

#MusicaBrasil #CinemaBrasil 
#FilmesBrasileiros #VicioEmSeries 
#SeriesTV #NoCinema 
#TrilhaSonora #ShowAoVivo 
#CulturaPop  #CantoresBrasileiros 

12. Hashtags de Educação – Aprendizado e Conhecimento: 

#EducacaoBrasil #Aprendizado  
#Educar #LeituraBrasil  
#Conhecimento #EducacaoInclusiva 
#CursosOnline  #EstudarFazBem 
#AprenderSempre  #SalaDeAula 

13. Hashtags de Natureza – Belezas Naturais do Brasil: 

#NaturezaBrasil #Biodiversidade 
#AventuraNaNatureza #PaisagensNaturais 
#Ecologia #BelezasNaturais  
#FaunaESFlora #MeioAmbiente  
#Conservacao  #VidaSelvagem  

14. Hashtags de Política e Ativismo – Engajamento Social: 

#PoliticaBrasil #Ativismo 
#EngajamentoSocial  #MudancaSocial 
#ParticipacaoPolitica  #VozCidadã  
#Igualdade #Cidadania 
#DireitosHumanos  

Precauções e Hashtags banidas no Instagram 

O Instagram proíbe o uso de hashtags que envolvam conteúdo inadequado, enganoso ou ofensivo. É crucial evitar o uso de tais hashtags para manter a integridade da sua conta.  

  • Evite Conteúdo Sensível: Além das hashtags banidas, evite postar conteúdo que possa ser considerado inadequado de qualquer forma. 
  • Verifique as Políticas: Familiarize-se com as diretrizes de comunidade e políticas de uso do Instagram para garantir que suas postagens estejam em conformidade. 
  • Varie suas Hashtags: Não use sempre as mesmas hashtags, pois isso pode parecer inautêntico e suspeito para o algoritmo

Aqui estão algumas hashtags banidas que você não deve usar: 

#drogas  #armas  #tráfico  #violência  #terrorismo  
#bullying  #suicídio  #automutilação  #hatecrime  #discriminação  
#extremista  #traição  #conspiração  #violador  #nazi  
#racista  #racismo  #homofobia  #xenofobia  #assassinato  
#estupro  #abusosexual  #sexo  #nudes  #pornografia  
#ódio  #bullying  #InstaSex  #NudeArt   

Lembre-se de que essa lista pode ser constantemente atualizada, portanto, verifique as políticas do Instagram regularmente. 

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis