Como vender pelo Instagram? Dicas para impulsionar vendas

como vender pelo instagram

Que as redes sociais são ótimas para quem quer vender você já sabe, certo? O que pode ser uma novidade é que há uma nova “dona da rua”, muitas vezes se colocando acima do Facebook como ferramenta de vendas: o Instagram.

Pois é, existem diversos cases de negócios que apostam no Instagram como ferramenta de vendas. E acredite, uma gestão de sucesso da rede social já faz com que empresas dos mais variados nichos consigam vender somente pelo engajamento de seus seguidores.

Neste artigo, explicaremos como vender pelo Instagram e garantir os melhores resultados. Confira!

Impulsione suas vendas pelo Instagram

Quer vender pelo Instagram, mas ainda duvida do poder de vendas da plataforma? Dê uma olhada nas seguintes estatísticas:

  • 500 milhões de usuários ativos diariamente;
  • 80 milhões de fotos compartilhadas por dia;
  • 70,7% das empresas marcaram presença no Instagram em 2017;
  • 80% dos usuários seguem, pelo menos, um perfil corporativo no Instagram;
  • 200 milhões de usuários visitam, ao menos uma vez ao dia, um perfil corporativo na rede;
  • 65% dos posts mais engajadores do Instagram têm produtos;
  • 60% das pessoas afirma descobrir novos produtos no Instagram;
  • mais de 25 milhões de perfis comerciais na rede;
  • mais de 2 milhões de anunciantes no mundo.

Tudo isso ainda é suportado pelo fato de que o Instagram apresenta engajamento corporativo 10 vezes superior ao Facebook e 84 vezes maior que o Twitter. Vídeos no Instagram, por exemplo, têm o dobro do engajamento das fotos de qualquer outra rede social. E a tendência é que isso tudo seja cada vez maior, já que a rede social dobrou o número de usuários nos últimos dois anos.

Então, está decretado: não há como fugir da rede social mais quente do momento para divulgar a sua marca! Se você quer vender pelo Instagram, acompanhe nossas dicas incríveis e transforme o seu negócio!

Como vender pelo Instagram?

Neste post, queremos te mostrar formas diretas e indiretas de vender pelo Instagram.

Muitas empresas já apostam na rede social para divulgar produtos/serviços, se relacionar com clientes em potencial, engajá-los e, consequentemente vender mais. E essa é uma ótima estratégia!

Mas, existe também a possibilidade de vender diretamente no Instagram. Isso mesmo. Você publica imagens, stories e vídeos dos seus produtos e vende por lá. Para isso, você tem dois caminhos:

  • usar um APP de vendas integrado ao Instagram, ou
  • usar o novo recurso da rede, o Instagram Shop.

Mas, antes de partir para isso, saiba se o que vai vender funciona na rede.

O que vender no Instagram?

Se você acha que só dá para vender roupas no Instagram, está muito enganado!

Qualquer produto (e, por que não, serviço?) que tenha uma identidade visual (ou possa ser explicado, exibido, detalhado, provado) por meio de imagens pode ser vendido pelo Instagram.

Roupas, acessórios, comidas, bebidas, itens de decoração, eletrônicos, gifts, pets, cursos online, serviços de assinatura e consultorias são algumas – das muitas – possibilidades.

Por ser uma rede social dinâmica e com cada vez mais adeptos, reúne públicos e clientes em potencial para os mais diversos nichos. O desafio aqui é se conectar e se relacionar com essas pessoas de forma efetiva por lá!

App de vendas no Instagram

Além do Instagram Shop, que exige alguns passos (um pouco burocráticos) para ser utilizado, existem outras opções para quem opta por vender pelo Instagram. Porém, será necessário instalar um app de vendas próprio para isso.

Claro que, antes, você já deverá ter criado um perfil e configurado um uma conta business na rede. Se quiser saber tudo sobre o Instagram (e como fazer isso), leia nosso guia completo (e atualizado!) da rede social.

Feito isso, vamos a algumas boas opções de app de vendas na rede.

LikeStore

O LikeStore permite que você crie um e-commerce que funcionará dentro das redes sociais. Basta adquirir uma conta – os planos pagos são as melhores opções, e são bem acessíveis – cadastrar seus produtos e sincronizar, no caso, com o Instagram (você também pode fazer isso com o Facebook). Você também pode fazer a conexão com um e-commerce que você já tenha.

Like2Buy

O Like2Buy (em inglês) é o pioneiro quando o assunto é vendas pelo Instagram. O app te permite criar uma página de vendas, onde as imagens postadas no Instagram poderão ser linkadas com os produtos correspondentes na loja. Sim, você poderá inserir um link dentro da foto e, ao clicar, o usuário será direcionado para a compra. Sensacional, certo?

Outros apps de vendas para Instagram:

  • Have2Have.It — mais focado em retornar tráfego para o site por meio de links na bio da rede;
  • Chirpify — oferece opções que incluem chatbot;
  • Bagy — espelha as fotos do instagram em seu shopping online na plataforma.

Instagram Shopping: o recurso de vendas nativo do Instagram

Essa funcionalidade era ansiosamente esperada por quem já sabe o potencial de vendas do Instagram! Com o recurso, é possível marcar produtos em imagens de posts, e, quando o usuário clicar no produto, será encaminhado para a página de compra: uma verdadeira loja na rede!

Como vender pelo Instagram? Dicas para impulsionar vendas

Imagem: Divulgação Instagram

Porém, para poder usar o recurso, é preciso:

Como usar o Instagram para vender? 9 dicas valiosas!

O Instagram também é ótimo para impulsionar suas vendas, você sabia?

Se você não quer vender diretamente do Instagram, confira estas nove dicas e veja como a rede pode te ajudar!

1. Defina a sua persona

Eu sei que a gente já deu essa dica em muitos posts, né? Mas, não é à toa! Saber porque as buyer personas são tão importantes e defini-las corretamente é o básico pra ter sucesso em qualquer estratégia de social media.

Este personagem semi fictício que representa o seu consumidor ideal servirá para direcionar toda sua estratégia no digital. Tudo o que fizer, inclusive no Instagram, deve ser pensado para ela!

A definição de uma persona te ajudará a direcionar suas ações de marketing e aumentará sua precisão. O conteúdo personalizado certamente engajará seus seguidores e trará visibilidade. Dessa maneira, será muito mais fácil alcançar os objetivos de sua estratégia.

2. Configure uma conta business

Quando o Facebook adquiriu o Instagram, muitos especialistas previram que novidades para empreendedores surgiriam. Logo veio a criação da ferramenta para empresas do Instagram.

Como vender pelo Instagram? Dicas para impulsionar vendas

Imagem: Presidential Ideas

Ter um perfil corporativo é uma vantagem enorme. Isso porque ele permite a utilização de uma série de recursos que as páginas pessoais não oferecem, como a possibilidade de inserir links no stories – o famoso “arrastar para cima” – e enviar um usuário diretamente para suas landing pages, por exemplo. Porém, a rede exige que você tenha mais de 10 mil seguidores para isso, infelizmente.

O mais legal é que você nem precisa criar outra conta na rede! É possível conectar a sua fanpage diretamente ao seu perfil e alternar sempre que for necessário.

3. Conceda acesso ao seu perfil

Como vender pelo Instagram se ninguém vir o que você posta?

Muitas empresas ainda cometem o erro de deixar o seu perfil privado, ou seja, liberar o conteúdo disponível somente para usuários que seguem a página. Esse equívoco pode ser evitado alterando a privacidade para público.

Ninguém gosta de ficar com o feed lotado de conteúdos irrelevantes. Por isso, muitas pessoas gostam de conferir o que a empresa tem a oferecer antes de seguir o perfil. Além disso, melhorar o engajamento é essencial. Um perfil privado limitará, por exemplo, o uso de hashtags, já que muitas delas não aparecerão na área “Explorar” da plataforma.

4. Complete a sua bio

O espaço reservado para a biografia é onde você deve falar sobre a sua marca. Porém, ele é limitado. Então, utilize sabiamente esse recurso para que as pessoas possam encontrá-lo de maneira simples e direta.

Não é recomendado inserir aqui textos muito longos, que incluam visão, valores e missão do negócio. Em vez disso, coloque os dados para contato que julgar necessários, como e-mail, telefone e endereço. Você pode também adicionar algum slogan ou frase curta que mostre a “cara” da sua empresa.

É uma boa ideia aplicar o seu website ou blog, já que esse é o único local onde é possível clicar em links no Instagram.

5. Construa um padrão de imagens

O Instagram é uma rede social de consumo rápido. Isso significa que as pessoas passam pelas suas fotos rapidamente e selecionam visualmente algumas delas para dar mais atenção.

Nesse sentido é uma boa criar um padrão de design, com cores que remetem à marca. Além disso, aplicar uma tipografia específica e trabalhar com um posicionamento regular dos elementos permitirá identificar facilmente os posts da sua marca. Assim, as chances dos usuários interagirem com o seu conteúdo aumentam.

6. Crie – e divulgue – conteúdos épicos

As redes sociais fazem com que seja possível educar a sua audiência com relação ao seu produto ou serviço, inspirar as pessoas e aumentar o alcance da marca ou simplesmente entreter o público para gerar engajamento.

O Instagram se destaca por permitir isso de maneira simples e direta, além de oferecer uma experiência agradável e fluida ao usuário. Os stories são um exemplo disso, e muitas empresas já sabem o que postar para otimizar ainda mais a estratégia.

Também é possível estabelecer e bater metas mais objetivas, como as vendas ou outras conversões do funil de vendas (inscrever-se em uma newsletter, baixar um material gratuito etc.). Apenas lembre-se de que o Instagram não permite a criação de links clicáveis. Mas, nada te impede de lembrar os usuários de clicar no link da bio para acessar os conteúdos.

“Clica no link na bio…” Lembra? Você com certeza já viu!

Produza posts incríveis para a sua persona e, certamente, os resultados virão. Para isso, tenha em mente: é preciso ser útil ou ao menos divertido para ela, ou você poderá perder alguns seguidores.

7. Elabore um calendário editorial baseado em dados

Assim como tudo na web, o Instagram também permite a utilização e visualização de dados para melhorar as ações de marketing. Por lá, assim como em outros meios, existem métricas nas quais você precisa estar de olho.

Por isso, é extremamente recomendado que você abuse dos relatórios de plataformas sociais e do próprio aplicativo para desenvolver um calendário editorial que traga bons resultados.

Defina os melhores horários para postar, a frequência, os tipos de conteúdo que geram mais engajamento, etc. Lembre-se também de identificar os seus seguidores mais engajados. Eles podem estar próximos do momento da compra e se tornarem advogados da marca — seja como for, eles têm muito a acrescentar ao seu negócio.

8. Abuse dos recursos disponíveis

Engana-se quem pensa que o Instagram é apenas uma aplicação para postagem de fotos. Ele também oferece diversos outros recursos que podem ser extremamente úteis para o seu negócio.

Alguns bons exemplos são os vídeos, montagens, colagens, apresentações, carrosséis, anúncios, hashtags, filtros, emojis, marcações… E, não se esqueça, é claro, do Instagram Stories, que permite uma comunicação mais informal com os usuários e agora tem as incríveis enquetes, que você pode usar a seu favor e podem trazer dados valiosos de seus consumidores!

Por fim, mas não menos importante, aposte na seleção de locais em eventos, que recebem 79% mais engajamento que outros tipos de postagens.

Pois é, são muitos recursos! Por isso, se você quer descobrir como vender pelo Instagram de maneira eficiente, é essencial que você descubra quais deles funcionam para a sua audiência.

9. Tenha uma ferramenta de gerenciamento de Instagram

Algumas ferramentas foram desenvolvidas especialmente para gerenciar as redes sociais. Elas são extremamente úteis, pois permitem a otimização do tempo e o aumento de desempenho em estratégias de marketing digital.

Além de programar postagens, é possível realizar ações de monitoramento, responder comentários e inbox, analisar resultados e muito mais.

Quando se fala em Instagram, isso é ainda mais sério! Já pensou ter que fazer tudo, todos os dias, pelo celular? Acredite, isso não é simples!

Uma das soluções disponíveis nesse sentido é a mLabs! Teste grátis e comece a colocar em prática sua estratégia para vender pelo Instagram!

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