Aprenda como vender pelo Instagram com 17 dicas que funcionam!

como vender pelo instagram

Você sabe como vender pelo Instagram?

Se a sua resposta for não, veja o porquê você deveria aprender agora mesmo: 

  • as pessoas não estão apenas interagindo com amigos e familiares na rede social90% dos usuários do Instagram segue uma empresa; 
  • em uma pesquisa encomendada pelo Facebook Inc. 81% dos entrevistados disseram que o Instagram os ajuda a pesquisar produtos e serviços; 
  • 50% dos usuários do Instagram fica mais interessados ​​em uma marca depois de ver um anúncio dela nplataforma; 
  • o número de usuários ativos da rede social já passou de 95 milhões no Brasil.  

Os dados comprovam que o Instagram se tornou um ambiente muito promissor para vendas. Mascomo fazer ofertas e vender produtos sem espantar os seguidores?  

É isso que você verá neste post! Segue com a agente e saiba mais. 

1 – Desenvolva uma estratégia de marketing para a persona 

Eu sei que a gente já deu essa dica em muitos posts, mas não é à toa!  

Saber quem é a sua buyer persona e desenvolver ações voltadas para ela é o primeiro passo pra ter sucesso em qualquer estratégia de marketing digital. 

Afinal, é ela quem direcionará a sua produção de conteúdo no Instagrame entendendo as dores da persona você terá mais argumentos para driblar as objeções na hora da compra. 

imagem de um banner publicitário com chamada para baixar gratuitamente o material produzido pela mLabs sobre Kit de Planejamento de Conteúdo para as redes sociais

2 – Tenha um perfil comercial 

Ter um perfil comercial no Instagram é essencial para empresas.  Ele disponibiliza uma série de recursos que as contas pessoais não oferecem, como fazer anúnciosextrair relatórios de performance, inserir link nos Stories etc. 

Essas e inúmeras outrafuncionalidades da conta business são cruciais para melhorar o seu resultado de vendas no Instagram. 

Inclusive, com a conta vinculada na mLabs, você consegue visualizar os dados de maneira organizada, fazer análises comparativas, entender a performance dos posts, descobrir os melhores horários para publicar e muito mais. 

Como vender pelo Instagram: gráfico com os melhores posts publicados disponibilizados pela ferramenta de gerenciamento da mLabs, os dados compilam os resultados de alcance e performance de todos os posts feitos na página.

 Complete a bio com informações do seu negócio 

A bio do Instagram é o primeiro contato que o usuário terá com o seu perfil, é nela que você deve falar sobre a marca. Porém, esse espaço é limitado.  

Nossa dica, para quem está buscando vender mais, é explorar os dados para contato, adicionar uma frase curta que resuma o que a empresa vende, inserir hashtags do seu nicho e um link para e-commerce ou WhatsApp. 😉 

Banner_Feed_Redes_Sociais: arte com convite para a pessoa testar gratuitamente a funcionalidade da mLabs.

 Configure a sua loja no Instagram 

Se você nunca usou essa funcionalidade, saiba que temos um post específico que ensina o passo a passo de como criar uma loja no Instagram.  

Com a loja criada, você consegue habilitar o modo de compras e o ícone da loja aparecerá automaticamente no seu perfil.  

Como vender pelo Instagram 2: tela do Instagram para acesso ao Instagram Shopping destacadas. A primeira entrada é um botão "View Shop" que está no topo do perfil e a outra maneira de entrar é no menu inferior, sendo a quarta opção.

Assim, você poderá mostrar os seus produtos e colocar etiquetas com os preços, para que os usuários façam a compra direto pela rede social. 

5 – Crie coleções de produtos na sua loja 

Personalize a sua loja classificando os produtos por categorias e temas. Ao organizar as coleções, você facilita o processo e faz com que os usuários encontrem o produto desejado mais rápido. 

Além disso, ao criar coleções você consegue personalizar a sua loja com imagens de capa e cores mais alinhadas com a sua identidade visual, deixando a sua loja com a sua cara! 

Confira o que você pode inserir/personalizar na sua coleção: 

  • nome; 
  • descrição; 
  • capa; 
  • 6 e 30 produtos. 
imagem de um banner publicitário com chamada para testar o recurso impulsionar da mLabs

6 – Use tag de compras no Instagram Shopping 

Ao fazer os seus posts, use a “tag de compras” para criar um atalho e direcionar o usuário para a página de descrição do produto, assim ele consegue fazer a compra em poucos passos, de forma simples e prática. 

O recurso é uma espécie de etiqueta com preço e pode ser usado na marcação de um ou mais produtos na mesma foto, tanto no Feed como nos Stories. 

Se você vende roupas femininas, por exemplo, pode tirar a foto de um look com vários produtos e marcá-los individualmente, assim quando o usuário “clicar” na foto ele verá os preços e poderá comprar o look completo ou uma peça a parte.

Como vender pelo Instagram 3: exemplo de publicação de conteúdo do Instagram Shopping. A imagem mostra as pernas de uma pessoa usando calça jeans com rasgados no joelho e um tênis, há uma marcação de preço sobre a calça jeans.

7 – Capriche na página de detalhes do produto 

Fazer uma boa descrição dos produtos é fundamental para passar todas as informações que os usuários querem saber, assim eles se sentem mais confiantes para fazer a compra e diminuem as chances de devolução ou troca do produto. 

A dica aqui é ser direto, descrever o máximo de detalhes possível e esclarecer as principais dúvidas sobre os seus produtos, como a matéria prima, as medidas etc. 

O ideal é que você responda as seguintes perguntas ao fazer a descrição do seu produto: 

  • O que é?; 
  • Quais problemas ele resolve?;
  • Por que ele é diferente dos outros?; 
  • Do que é feito e de onde ele vem?; 
  • Como pode ser usado? 

8 – Defina a sua estrutura de pagamentos 

Apesar de não parecer, essa é a parte mais fácil de se resolver. Você pode incorporar a sua loja a um sistema de pagamento completo que realiza o recebimento, emite boletos, faz o parcelamento no cartão de crédito e tudo mais. 

Para isso, é simples, basta criar uma conta em um intermediador de pagamentos, como o PagSeguro, PayPal, PicPay, entre outros. Criar um link de pagamento e usá-lo na sua loja do Instagram para realizar os pagamentos online.  

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9 – Publique fotos e vídeos com boa qualidade 

A qualidade das imagens e vídeos é inquestionável, então, capriche na hora de tirar e editar as suas fotos. A dica para esse momento é tomar cuidado com a iluminação e o enquadramento dos produtos. 

Como o Instagram é uma rede social de consumo rápido, as pessoas passam pelas publicações e selecionam visualmente as que mais chamam atenção, para que elas cliquem no produto, elas precisarão primeiro se sentir atraídas pelas suas imagens. 

Além disso, aplicar uma tipografia específica e trabalhar com um posicionamento regular dos elementos vai permitir identificar facilmente os posts da sua marca.  

Temos um post sobre social media design com dicas incríveis para te ajudar a criar posts profissionais! 

10 – Compartilhe o conteúdo gerado pelo usuário 

Este é, certamente, um dos tipos de conteúdo mais importantes para a sua estratégia de vendas. Afinal, o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é, na verdade, um endosso de satisfação, segurança e qualidade para as marcas. 

Peça permissão para os seguidores e compartilhe as fotos que eles geram relacionadas à marca sempre que ela for marcada ou citada (@), esses conteúdos são provas sociais valiosas elas comprovam que você entrega os produtos corretamente e que os seus clientes estão satisfeitos, assim fica mais fácil convencer o próximo a comprar. 

11 – Use o IGTV para dar dicas de como usar o produto 

As publicações no IGTV são excelentes para compartilhar dicas de “como fazer”. Independentemente do tipo de produto que você vende, dá para explorar a plataforma de vídeos e usar a criatividade para despertar interesse do público. 

Uma loja de aluguel de vestidos de festa, por exemplo, pode mostrar as opções de vestido por tema (cor, tamanho etc.), dicas de make e penteados, ensinando como fazer por conta própria. 

Como você pôde perceber, essa segunda dica não fala sobre o produto em si, mas permanece sendo um assunto de interesse do público-alvo e pode ser aplicada para outros nichos, fazendo com que os seguidores conheçam como o produto funciona, antes de comprar.  

12 – Crie destaques com feedback dos clientes 

Essa dica tem bastante relação com o que te contamos lá em cima sobre UGC – User Generated Content. Aproveite esse tipo de conteúdo e faça destaques no perfil da marca com os feedbacks dos clientes.  

Você passará credibilidade àqueles que chegaram até o perfil, mas não conhecem bem a marca. Afinal, nada melhor do que buscar a opinião de outras pessoas antes de comprar alguma coisa, né?  

Além disso, os destaques também podem servir como consultas rápidas e agrupamentos de determinados produtos, como os que estão em promoção, as novas coleções etc. 

13 – Use os Stories para se aproximar do seu público 

Os Stories do Instagram fazem o maior sucesso com os usuários e, é claro, com as marcas que precisam alcançar e engajar uma nova audiência. 

De acordo com dados divulgados pelo próprio Instagram:  

  • 58% das pessoas dizem que ficaram mais interessadas em uma marca ou produto depois de vê-lo nos Stories; 
  • 50% das pessoas visitaram um site para fazer uma compra depois de ver um produto ou serviço nos Stories. 

Parece ser simples, mas não é! Para ter sucesso com os Stories é preciso seguir algumas boas práticas, como não exagerar na sequência de frames: um estudo da Buffer e da Delmondo aponta que a medida ideal para os Stories seria de 1 a 7 frames.  

Dar atenção ao conteúdo do segundo frame também é importante, de acordo com o relatório da Conviva, a partir do segundo frame, é menos provável que o usuário tome uma ação de interrupção, como voltar, avançar ou sair do Story. 

Além disso, não deixe de investir em imagens de boa qualidade, usar técnicas de Storytelling e apostar nos stickers de interação para engajar a audiência, como as esquetes e perguntas. 

banner com chamada para inscrição no clube social media exponenciais com vagas limitadas

14 – Responda DMs e interaja nos comentários 

Você já sabe que interagir com os seguidores é essencial para aumentar o engajamento nas redes sociais, certo? Além de melhorar o engajamento elas afetam diretamente a jornada do cliente. 

Em uma loja física, se você não for bem atendido, é bem provável que desista da compra, nunca mais volte nela e ainda faça uma péssima recomendação dela para os seus amigos.  

No mundo on-line isso não é diferente! Então, uma dica para facilitar a sua rotina, é fazer o monitoramento da marca para responder de forma ágil todas as interações. 

15 – Invista em anúncios para alcançar pessoas qualificadas 

Já abordamos na introdução que 50% dos usuários do Instagram ficam mais interessados ​​em uma marca depois de ver um anúncio dela no Instagram. 

Então, não perca tempo explore todos os tipos de anúncios no Instagram: Stories, Feed, Coleção, Explorar, Instagram Shopping e por aí vai. 

Quando os anúncios são direcionados corretamente, eles funcionam de maneira altamente eficaz para atrair novos clientes. Por isso, é importante testar os recursos de segmentação para alcançar as pessoas certas. 

Confira a nossa seleção de posts para te ajudar a dar os primeiros passos com anúncios no Instagram: 

16 – Faça parcerias com influenciadores digitais 

Não é novidade que influenciadores digitais fazem muito sucesso no Instagram, eles ajudam a dar visibilidade para marcas e potencializam as vendas – já que são considerados a segunda maior fonte de influência em uma tomada de decisão na compra. 

Logo, ter uma parceria com alguns deles, que têm fit com a empresa e com os produtos comercializados fará com que os seus produtos sejam visualizados e desejados por mais pessoas. 

Mas é preciso se atentar às escolhas sobre o tipo de influenciador, afinidade com o produto, influencia no canal de atuação, tipo de parceria e, principalmente, como será realizado o acompanhamento dos resultados. 

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17 – Ofereça cupons, descontos exclusivos e promova sorteios 

Quer aumentar a sua base de seguidores de forma rápida? Faça sorteios no Instagram e ofereça prêmios ou descontos exclusivos como recompensa. 

Você pode pedir para os usuários marcarem mais pessoas na sua publicação e seguirem o seu perfil como pré-requisitos para concorrerem ao sorteio.  

Mas, antes de qualquer coisa, defina o objetivo, a duração, os parceiros, o prêmio e, principalmente, as regras de participação. Esses passos são fundamentais no planejamento da sua campanha. 

Para não ter problemas confira as diretrizes de promoção do Instagram e conheça as regras da Caixa Econômica Federal – que fiscaliza qualquer sorteio ou promoção em território nacional. 

Quer aprender mais maneiras de como vender pelo Instagram e em outras redes sociais? 

As boas práticas que compartilhamos aqui ajudarão a aumentar as suas vendas no Instagram, mas, para que isso aconteça de forma perene, é preciso ampliar o conhecimento de marketing digital para desenvolver as suas próprias estratégias. 

Afinal, não dá para sair por aí fazendo testes, “copiando” ideias de parceiros ou concorrentes a vida toda, né?  

Pensando nisso, nós da mLabs, em parceria com a Ton, lançamos o curso Venda Mais pelas Redes Sociais. A ideia é ajudar os profissionais de marketing, as “eugênicas”, os freelas e, principalmente, o pequeno empreendedor a aproveitar todo o potencial das redes sociais para vendas. 

O curso é totalmente gratuito, para saber mais informações acesse a página do curso e tire todas as suas dúvidas antes de fazer a sua inscrição!

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