Como vender pelo Instagram? Dicas para impulsionar vendas

como vender pelo instagram

Que as redes sociais são ótimas para quem quer vender você já sabe, certo? O que pode ser uma novidade é que há uma nova “dona da rua”, muitas vezes se colocando acima do Facebook como ferramenta de vendas: o Instagram.

Pois é, existem diversos cases de negócios que apostam no Instagram como ferramenta de vendas. E, acredite, empresas dos mais variados nichos conseguem vender pelo Instagram engajando os seus seguidores.

Ainda duvida do poder de vendas do Instagram? Dê uma olhada nas seguintes estatísticas:

  • 500 milhões de usuários ativos diariamente;
  • 80 milhões de fotos compartilhadas por dia;
  • 70,7% das empresas marcaram presença no Instagram em 2017;
  • 80% dos usuários seguem, pelo menos, um perfil corporativo no Instagram;
  • 65% dos posts mais engajadores do Instagram têm produtos;
  • 60% das pessoas afirma descobrir novos produtos no Instagram;
  • Mais de 25 milhões de perfis comerciais na rede;
  • Mais de 2 milhões de anunciantes no mundo.

Tudo isso ainda é suportado pelo fato de que o Instagram apresenta engajamento corporativo 10 vezes superior ao Facebook e 84 vezes maior que o Twitter. E a tendência é que essa diferença cresça, já que a rede social dobrou o número de usuários nos últimos dois anos.

Então, está decretado: não há como fugir da rede social mais quente do momento para divulgar a sua marca! Se você quer vender pelo Instagram, acompanhe nossas dicas incríveis e transforme o seu negócio!

Como vender no Instagram?

Neste post, queremos te mostrar formas diretas e indiretas de vender no Instagram.

Muitas empresas já apostam na rede social para divulgar produtos/serviços, se relacionar com clientes em potencial, engajá-los e, consequentemente vender mais. E essa é uma ótima estratégia!

Mas, existe também a possibilidade de vender diretamente no Instagram. Isso mesmo. Você publica imagens, stories e vídeos dos seus produtos e vende por lá. Para isso, você precisará de um APP de vendas integrado ao Instagram. Se esse é o caminho que você quer seguir, vamos te dar boas dicas disso também!

Mas, antes de partir para isso, saiba exatamente o que vender Instagram.

O que vender no Instagram?

Se você acha que só dá para vender roupas no Instagram, está muito enganado!

Qualquer produto (e, por que não serviço?) que tenha uma identidade visual (ou possa ser explicado, exibido, detalhado, provado) através de imagens pode ser vendido pelo Instagram.

Roupas, acessórios, comidas, bebidas, itens de decoração, eletrônicos, gifts, pets, cursos online, serviços de assinatura e consultorias são algumas – das muitas – possibilidades.

Por ser uma rede social dinâmica e com cada vez mais adeptos, reúne públicos e clientes em potencial para os mais diversos nichos. O desafio aqui é se conectar e se relacionar com essas pessoas de forma efetiva por lá!

App de vendas no Instagram

Se você optou por vender no instagram, precisará instalar um app de vendas próprio para isso.

Claro que, antes de fazer isso você já deverá ter criado um perfil e configurado uma conta business na rede. Se quiser saber mais sobre o Instagram (e como fazer tudo isso), pare uns minutinhos, leia o post abaixo, e depois volte aqui:

Tudo sobre o Instagram! O guia definitivo da rede social

Feito isso, vamos a algumas boas opções de app de vendas no Instagram.

  • LikeStore

O LikeStore permite que você crie um e-commerce que funcionará dentro das redes sociais. Basta adquirir uma conta – os planos pagos são as melhores opções, e são bem acessíveis – cadastrar seus produtos e sincronizar, no caso, com o Istagram (você também pode fazer isso com o Facebook).

  • Like2Buy

Assim como o LikeStore, o Like2Buy te permite criar uma página de vendas, onde as imagens postadas no Instagram poderão ser linkadas com os produtos correspondentes na loja. Sim, você poderá inserir um link dentro da foto e, ao clicar, o usuário será direcionado para a compra. Sensacional, certo?

Outros apps de vendas para Instagram

·         Soldsie

·         Chirpify

·         Have2Have.It

Como usar o Instagram para vender? 9 dicas valiosas!

Se você não quer vender diretamente do Instagram este post também é para você!

Separamos 9 dicas para te ajudar a usar o instagram para impulsionar suas vendas onde quer que elas aconteçam! Veja abaixo!

1. Defina a sua persona

Eu sei que a gente parece uma maritaca gaga repetindo essa dica em muitos post, né? Mas, não é à toa! Definir (corretamente) personas é o básico pra ter sucesso em qualquer estratégia de social media.

Esse personagem semi fictício que representa o seu consumidor ideal servirá como um norte, uma guia para toda sua estratégia no digital. Tudo o quê fizer, inclusive no Instagram, será para ele!

No Instagram, a definição de uma persona te ajudará a direcionar suas ações de marketing e aumentará sua precisão. O conteúdo personalizado certamente engajará seus seguidores, trará visibilidade e será muito mais fácil alcançar os objetivos do negócio.

2. Configure uma conta business

Quando o Facebook adquiriu o Instagram, muitos especialistas previram que novidades para empreendedores surgiriam. E esse fato que foi confirmado algum tempo depois, com a criação das contas business.

Ter um perfil corporativo é uma vantagem porque permite a utilização de uma série de recursos que as páginas pessoais não oferecem, como a possibilidade de inserir links no stories – o famoso “arrastar para cima” – e enviar um usuário diretamente para suas landing pages, por exemplo.

O mais legal é que é possível conectar a sua fanpage diretamente ao seu perfil, alternando entre eles sempre que for necessário.

3. Conceda acesso ao seu perfil

Muitas empresas ainda cometem o erro de deixar o seu perfil privado, ou seja, liberar o conteúdo disponível somente para usuários que seguem a página. Esse equívoco pode ser evitado alterando a privacidade para público.

Afinal, muitas das pessoas gostam de conferir o que a empresa tem a oferecer antes de solicitar a presença dela em seu feed de notícias. Além disso, engajamento nunca é demais. Um perfil privado limitará, por exemplo, o uso de hashtags, já que muitas delas não aparecerão na área “Explorar” da plataforma.

4. Complete a sua bio

O espaço reservado para a biografia é onde você deve falar sobre a sua marca. Porém, ele é delimitado. Então, utilize sabiamente esse recurso para que as pessoas possam encontrá-lo de maneira simples e direta.

Não é recomendado inserir aqui textos muito longos, que incluam visão, valores e missão do negócio. Em vez disso, coloque os dados para contato que julgar necessários, como e-mail, telefone e endereço. Também é uma boa ideia aplicar o seu website ou blog, já que esse é o único local onde é possível clicar em links no Instagram.

5. Construa um padrão de imagens

O Instagram é uma rede social de consumo rápido. Isso significa que as pessoas passam pelas suas fotos rapidamente e selecionam visualmente algumas delas para lhes dar mais atenção.

Nesse sentido, ao criar um padrão de design, com cores que remetem à marca, tipografia protocolar e posicionamento dos elementos regular, ficará mais fácil saber quais são os posts da sua marca. Assim, as chances dos usuários interagirem com o seu conteúdo aumentam.

6. Crie – e divulgue – conteúdos épicos

Existem muitos objetivos para os quais o Instagram pode ser utilizado. É possível, por exemplo, educar a sua audiência com relação ao seu produto ou serviço, inspirar as pessoas e aumentar o alcance da marca ou simplesmente entreter o público para gerar engajamento.

Além, é claro, de metas mais objetivas, como as vendas ou outras conversões do funil de vendas (inscrever-se em uma newsletter, baixar um material gratuito etc.). Apenas lembre-se de que o Instagram não permite a criação de links clicáveis. Mas, nada te impede de lembrar os usuários de clicar no link da bio para acessar os conteúdos!

Produza posts incríveis para a sua persona e, certamente, os resultados virão. Para isso, tenha em mente: é preciso ser útil para ela, ou você pode perder alguns seguidores.

7. Elabore um calendário editorial baseado em dados

Assim como tudo na web, o Instagram também permite a utilização de dados analíticos para melhorar as ações de marketing.

Por isso, é extremamente recomendado que você abuse dos relatórios de plataformas sociais e do próprio aplicativo para desenvolver um calendário editorial que traga bons resultados.

Defina os melhores horários, a frequência de postagens, os tipos de conteúdo que geram mais engajamento, etc. Lembre-se também de identificar os seus seguidores mais engajados. Eles podem estar próximos do momento da compra e se tornarem advogados da marca — seja como for, eles têm muito a acrescentar ao seu negócio.

8. Abuse dos recursos disponíveis

Engana-se quem pensa que o Instagram é apenas uma aplicação para postagem de fotos. Ele também oferece diversos outros recursos que podem ser extremamente úteis para o seu negócio.

Alguns bons exemplos são os vídeos, montagens, colagens, apresentações, carrosséis, anúncios, hashtags, filtros, emojis, marcações… E, não se esqueça, é claro, do Instagram Stories, que permite uma comunicação mais informal com os usuários.

Por fim, mas não menos importante, aposte na seleção de locais em eventos, que recebem 79% mais engajamento que outros tipos de postagens.

Pois é, são muitos recursos! Por isso, é essencial que você descubra quais deles funcionam para a sua audiência.

9. Tenha uma ferramenta de gerenciamento de Instagram

Algumas ferramentas foram desenvolvidas especialmente para gerenciar as redes sociais. Elas são extremamente úteis, pois permitem a otimização do tempo e o aumento de desempenho em estratégias de marketing digital. Além do agendamento dos posts, é possível realizar ações como monitoramento, responder comentários e inbox, analisar resultados e muito mais.

Quando se fala em Instagram, isso é ainda mais sério! Já pensou ter que fazer tudo, todos os dias, pelo celular? Acredite, isso não é simples!

Uma das soluções disponíveis nesse sentido é a mLabs! Teste grátis e comece a colocar em prática sua estratégia para vender pelo Instagram!