Como vender pelo Instagram? Dicas infalíveis para impulsionar as vendas

como vender pelo instagram

Você sabe como vender pelo Instagram?

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (Ibramerc), 41% das empresas que adotaram o uso das redes sociais alegaram aumento nas vendas.

Sem sombra de dúvidas, o Instagram tem grande representatividade nos resultados.

É essa a conclusão que podemos chegar se considerarmos que, segundo uma pesquisa da Rock Content, a rede social é a prefererida por 47% dos donos de negócio, representando 18% a mais que a segunda posição: o Facebook.

Além disso, é preciso considerar que o Insta já tem mais de 64 milhões de usuários no Brasil! :O

São muitas as oportunidades possíveis na plataforma.

Para te dar mais certeza disso, dá uma olhadinha nesses dados da pesquisa de 2019 sobre o comportamento dos usuários brasileiros no Instagram, realizada pelo Opinion Box:

  • dos 2035 entrevistados, 48% alegaram já ter comprado algum produto ou serviço que conheceram pela plataforma;
  • além disso, 83% disseram que seguem alguma empresa ou marca no Insta; 
  • e 35% afirmaram que já compraram algum produto ou serviço após clicarem em anúncios na plataforma. 

O cenário mostra números bem consideráveis, né?

Por isso, quem ainda não realiza estratégias para vender no Instagram, está perdendo tempo!

Imagem de um banner publicitário com a frase: kit campanha de redes sociais por nicho de mercado.

Como vender pelo Instagram?

Existem várias formas de vender na plataforma.

É importante conhecer todas as opções para entender quais se adequam melhor ao seu negócio e sua capacidade produtiva. Isso permitirá a tomada de decisões de forma mais estratégica!

Pelo feed

Pelo feed do Instagram, é possível postar fotos de produtos para compra.

Nesse formato, a divulgação da imagem e da informação que você julgar relevante são os únicos recursos para o estímulo de interesse na aquisição pelos seus seguidores.

Invista na qualidade e produção das imagens, para conseguir divulgar os produtos e chamar atenção no feed! Afinal, o Instagram tem um apelo visual beemm forte. 

Na descrição, seja envolvente. Inclua as principais informações do produto e não se esqueça de incluir uma chamada para ação orientando como adquirir o item: o famoso “link na bio” ou a forma de contato!

Pelo Instagram Stories

Os Stories do Instagram são um recurso bem dinâmico que caiu bastante no gosto dos usuários. 

Você pode divulgar os produtos por lá enquanto se comunica com a audiência, o recurso disponibiliza de algumas etiquetas que funcionam para apoiar uma estratégia de vendas.

Por exemplo, é possível anunciar que uma nova coleção de roupas está chegando com a “Contagem Regressiva”, um “sticker” que poderá informar aos clientes quando a data estipulada chegar — caso o recurso seja ativado ao ser visualizado .

O espaço também pode ser usado para interagir com os seguidores.

Na situação abordada, podem ser feitas enquetes ou utilizadas as caixinhas de perguntas para explicar a coleção, ver quais produtos mais agradaram e até mesmo o que os consumidores gostariam de ver em detalhes.

Isso ajudará a aumentar a interação nos seus Stories.

Além disso, caso o perfil tenha mais de 10 mil seguidores e seja uma conta verificada, é possível divulgar o produto incluindo o link direto para o canal ou página decompra. O tão sonhado “arrastar pra cima” 👆.

Existe ainda a opção de vender pelo Instagram Stories e pelo feed, que falamos anteriormente, por meio do Instagram Shopping. Mas falaremos disso mais abaixo. Pera um pouquinho!

Fazendo anúncios

Os anúncios são velhos conhecidos quando o assunto é saber como vender pelo Instagram! Eles dão bastante resultado, pois é possível trabalhar de forma bastante segmentada.Com isso, você atinge a pessoa certa e tem mais chances de fechar negócio!

Uma prova disso é o dado da pesquisa do Opinion Box, a mesma que te contamos lá no comecinho deste post. 

Nela, 60% dos entrevistados disseram que os anúncios do Insta que aparecem para eles têm muito a ver com seus gostos pessoais! 

É possível veicular anúncios tanto nos stories quanto no feed. 

Pelo Instagram Shopping

O Instagram Shopping é o melhor recurso para quem deseja aprender como vender pelo Instagram. 

Isso porque, como o próprio nome diz, a plataforma é voltada totalmente para esse fim: as vendas!

Ela é um grande facilitadora nessa tarefa, já que o usuário não precisa ir até a bio do perfil para entrar no link de compra nem esperar um anúncio aparecer para ele para ser redirecionado . 

E como a gente bem sabe, reduzir as etapas de compra para o consumidor pode aumentar consideravelmente os resultados nas vendas!

Com esse recurso, basta colocar os produtos para venda com as etiquetas de valor e link do produto no site, seguindo as diretrizes de cadastro da ferramenta, que ele aparecerá na aba do feed direcionada para o Shopping. 

Além disso, é possível vender por ele também nos stories. Basta usar a tag de venda que, assim que o seguidor clicar, já será direcionado para a página de compra do produto!

A boa notícia é que, além de esse já ser um recurso facilitador para os negócios e seus clientes, ele também é para você com uma ajudinha da mLabs.

SIM, você consegue agendar suas publicações já com as tags de preço usando a mLabs

Há muitas outras opções para serem exploradas no Shop da rede social que ainda estão em fase de teste. Se você quer saber AINDA mais sobre o assunto, corre lá no post que tem tudinho sobre os outros recursos do Instagram Shopping. 🎉 

Fazendo parcerias com influenciadores

Gif-content-creator-influencer

Os influenciadores fazerm muito sucesso no Insta. Por isso, ajudam bastante a impulsionar a visibilidade das marcas que são vinculados.

Ter uma parceria com alguns deles, que têm fit com a empresa e com os produtos comercializados, é uma das formas de vender mais. 

Isso porque, dessa forma, é possível atingir mais pessoas, levando os produtos e a marca para quem ainda não a conhece, contando com a reputação do influenciador. 

Ou seja, quando o seguidor vê que aquela pessoa usa e recomenda um produto, é bem mais fácil confiar que ele dê certo, pois a recomendação está sendo feita por alguém que ele admira! 

Para ter uma ideia, ainda falando dos dados daquela mesma pesquisa do Opinion Box, 40% dos usuários afirmaram que são influenciados pela opinião das personalidades famosas que seguem no ato da compra. 

O legal do trabalho com influenciadores é que, dependendo do porte deles, você pode trabalhar por meio de relações de permuta: produto em troca de divulgação.

Além disso, também é possível negociar pagamentos mediante resultados, o que mostra a diversidade de opções para trabalhar com os influencers.

O que vender no Instagram?

É possível vender DE TUDO pelo Instagram: roupas, acessórios, comidas, produtos de decoração, cursos, pacotes de beleza, etc. 

Porém, de acordo com o estudo do Opinion Box, há alguns segmentos bem fortes que se destacam na rede social:

  1. moda (51%);
  2. saúde e fitness (49%);
  3. humor (49%);
  4. música (48%),
  5. maquiagem e estética (46%);
  6. cinema e TV (42%);
  7. viagens e turismo (41%).

Como impulsionar as vendas de forma estratégica!

Para te ajudar ainda mais sobre como vender no instagram, separamos algumas diquinhas que devem fazer parte da estratégia: 

1. Tenha uma persona

Eu sei que a gente já deu essa dica em muitos posts, né? Mas não é à toa! 

Saber que as buyer personas são importantes e defini-las direitinho é o básico pra ter sucesso em qualquer estratégia de marketing digital.

Afinal, é ela quem te direcionará nas decisões sobre canais de atuação, entendimento sobre as dores dos clientes e como driblar objeções comuns na hora da compra – e não tem informações mais valiosas que essas para saber exatamente como vender no Instagram, né?

2. Configure uma conta business

Ter um perfil corporativo traz muitas vantagens. 

Isso porque ele permite a utilização de uma série de recursos que as páginas pessoais não oferecem, como a possibilidade de inserir links no stories, acessar relatórios, entre outros dados que te mostrarão como melhorar as vendas pelo Insta.

Inclusive, com a conta vinculada na mLabs, você consegue visualizar esses dados de maneira organizada e prática, além de conseguir realizar análises comparativas e até mesmo informações exclusivas! 

Nossos relatórios permitem que você entenda a performance dos posts no feed e nos Stories, confira alcance, engajamento, melhores horários para publilcar e muito mais.

Assim, você pode identificar e analisar padrões que levarão à melhora do resultado!

3. Mantenha o seu perfil público

 Não vá cometer o erro de deixar o perfil da marca privado, hein? 

Como ninguém quer ficar com o feed lotado de conteúdo irrelevante, muitas pessoas gostam de conferir o que a empresa tem a oferecer dando aquela espiadinha antes de seguir o perfil. 

Mesmo que a pessoa não te siga, a visibilidade e interação só têm a contribuir.

Além de ajudar a melhorar o engajamento, sua marca é reforçada. Com isso, indicações e vendas podem ocorrer em maior escala.

Sabe aquela história que likes não pagam contas? Número de seguidores também não!

Um perfil privado limita, por exemplo, o que recursos como hashtags e a aba “explorar” têm a oferecer. Ou seja, perde-se a chance de novos possíveis clientes encontrarem a marca para comprar algum produto!

4. Complete a sua bio

O espaço reservado para a biografia é onde você deve falar sobre a marca. Porém, ele é limitado.

Utilize esse recurso para que as pessoas possam encontrar e entender o perfil rapidamente.

Não é recomendado inserir textos muito longos, que incluam visão, valores e missão do negócio. A gente não tá no “quem somos” do site, né? 

Nossa dica para quem está buscando aprender sobre como vender mais no Instagram é explorar os dados para contato e adicionar algum slogan ou frase curta que resuma a empresa causando impacto.

Você também pode jogar palavras que resumem o que a marca faz, colocar #s e vincular o link do site ou do que o perfil está divulgando no momento.

Por exemplo, quando ocorre algum lançamento de uma campanha e você quer que as pessoas assistam o vídeo, é possível mudar temporariamente o link da bio do Insta para ajudar a ganhar mais visualizações!

5. Formate um padrão de imagens e explore fotos reais

O Instagram é uma rede social de consumo rápido. Isso significa que as pessoas passam pelas publicações e selecionam visualmente algumas delas para dar mais atenção.

Ou seja: para que as pessoas se disponham a ler o seu texto, elas precisarão primeiro se sentir atraídas pelas suas imagens.

Nesse sentido, é uma boa criar um padrão de design, com cores que remetem à marca.

Além disso, aplicar uma tipografia específica e trabalhar com um posicionamento regular dos elementos vai permitir identificar facilmente os posts da sua marca. 

Isso dá aquele ar de profissionalismo, sabe?

Um outro tipo a ser explorado são as fotos reais. Afinal, a plataforma é nativamente direcionada para esse tipo de imagem.

Por isso, sempre que possível, explore produtos ilustrados em seu uso, seja por você, um terceiro pago para isso, um criador de conteúdo ou pelos seus clientes — já vamos falar mais sobre isso. Guentaê!

Assim, as chances dos usuários interagirem com o seu conteúdo aumentam bastante.

6. Crie conteúdo épico

As redes sociais fazem com que seja possível divulgar produtos ou serviços, inspirar entreter pessoas, aumentar o alcance da marca e, consequenemente, seu reconhecimento. 

[ PAUSA por motivos de ♥m♥mos o Insta!!]

como-vender-pelo-instagram

Para aproveitar ao máximo essa rede social, o segredo está em criar conteúdo incrível para quem está nela! 

Além do apelo visual que já comentamos aqui — com imagens bem atraentes —, considere legendas bem elaboradas, o uso de hashtags e chamadas para ação (CTA)

 

Você pode também criar uma # própria. Assim, quando o seguidor postar alguma foto relacionada à sua marca, utilizando a hashtag, você conseguirpa interagir e até mesmo repostar o material!

Isso valerá tanto para gerar mais proximidade do seu cliente quanto para compartilhar uma prova social de satisfação em relação aos produtos ou serviços da marca.

Outras formas de conteúdo interessantes a serem exploradas são: 

IGTV para compartilhar provador de produtos

Este é umexcelente formato para compartilhar vídeos sobre “como fazer”.

Independentemente do tipo de produto ou serviço que você compartilha, é possível utilizar o IGTV para mostrar como usar o que você comercializa ou outros itens relativos ao universo que você trabalha.

Por exemplo, uma loja de aluguel de vestidos de festa pode criar conteúdo para:

  • Mostrar as opções de vestido por tema (cor, tamanho etc.), trabalhando com foco nos produtos;
  • Dar dicas de make e penteados, ensinando como fazer por conta prória.

Como você pôde perceber, essa segunda dica não fala sobre o produto em si, mas permence sendo um assunto de interesse do público que aluga vestidos para uma festa.

Essa mesma lógica pode ser aplicada para outros assuntos e também nichos, como fazer um bolo usando determinados utensílios, experimentar um novo produto tecnológico, dentre outros. 

Isso facilita a venda das mercadorias, pois os seguidores terão a chance de ver como o produto funciona na prática. Mas também contribui para retenção desse potencial cliente na página, já que aborda informações de seu interesse, além dos produtos à venda.

UGC conteúdo gerado pelo usuário como prova social

Já falamos sobre esse assunto em alguns outros tópicos deste texto e não foi em vão.

Este é, certamente, um dos tipos de conteúdo mais importantes para a estratégia. Afinal, o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é, na verdade, um endorso de satisfação, segurança e qualidade para as marcas.

Peça permissão para os seguidores e compartilhe as fotos que eles geram relacionadas à marca sempre que ela for marcada ou citada (@).

Essa é uma forma de prova social, ou seja, prova que sua marca entrega os produtos corretamente e que os clientes estão satisfeitos, sendo mais fácil convencer o próximo a comprar. 

7. Responda os comentários públicos e privados

Você já sabe que interagir com os seguidores é essencial para aumentar o engajamento nas redes sociais, certo?

E como vender pelo Instragram usando as interações? Você sabe como elas afetam o ciclo de vendas?

Em uma loja física, se você não for bem atendido, é bem provável que nunca mais volte nela, desista da compra e ainda recomende seus amigos a não comprar nela. 

No mundo on-line isso não é diferente! 

Quando algum seguidor comentar alguma dúvida sobre o produto, política de troca, sugerir algo ou mesmo reclamar, RESPONDA!

Seja simpático, use a voz da marca, adeque o tom à necessidade e demonstre empatia sempre. 

Uma dica para facilitar a rotina, monitorar e responder de forma ágil todas as interações no feed e nos Stories do Instagram é centralizar as respostas em um único local, que é mais uma das vantagens em utilizar a mLabs na gestão das redes sociais. 

Você consegue, inclusive, taguear conversas privadas (inbox), salvar respostas rápidas e frequentes para utilizá-las de forma mais rápida e ainda atribuir a tarefa de SAC para outro responsável. 

Uma mão na roda, não é mesmo?

8. Crie destaques com feedback dos clientes

Essa dica tem bastante relação com o que te contamos lá em cima sobre UGC!

Aproveite o conteúdo gerado pelos seguidores e faça destaques no perfil da marca com os feedbacks dos clientes. 

Isso ajudará a passar credibilidade àqueles que chegaram até o perfil, mas não conhecem bem a marca. Afinal, nada melhor do que buscar a opinião de outras pessoas antes de comprar alguma coisa, né? 

Além disso, os destaques também podem servir como consultas rápidas e agrupamentos de determinados produtos. Por exemplo, os que estão em promoção, os de destaque, as coleções novas, separação por tipo etc. 

 

Gostou de saber como vender pelo Instagram? 

Se você tem alguma dúvida sobre como utilizar esses recursos, aproveite os comentários abaixo para esclarecê-las! 😉

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 120 mil marcas!

Posts relacionados