Quer ganhar seguidores no Instagram? Veja 7 dicas matadoras!

Ganhar seguidores no Instagram: imagem de uma mão segurando o celular com a tela do Instagram aberta

Quer ganhar seguidores no Instagram? Aqueles verdadeiros que realmente gostam da marca e querem interagir com ela pelas redes sociais? Então, a primeira coisa que você não deve fazer é comprar seguidores!

Eles não estão envolvidos com a marca, não vão recomendá-la e não vão compartilhar as suas publicações com ninguém. Esses usuários não geram engajamento e, consequentemente, também não geram alcance.

Além disso, eles não convertem em vendas já que são seguidores falsos e não se interessam pelo produto ou serviço que o seu negócio tem para oferecer.

Quer mais um último motivo para não comprar seguidores? O perfil pode sofrer o shadowban e ser bloqueado pelo próprio Instagram. Dessa forma, nenhuma outra pessoa além dos seus seguidores poderá ver, curtir e comentar nas suas postagens.

Por tudo isso, a melhor forma de ganhar seguidores reais na rede social é usar estratégias que funcionam. Confira abaixo as principais dicas para ajudar o perfil da marca a crescer e fazer um grande sucesso!

1. Tenha uma bio atrativa para ganhar seguidores no Instagram

A bio do Instagram representa o perfil da marca. Ela é a porta de entrada da rede social e tem o poder de atrair usuários que se interessam pelo seu conteúdo. Afinal, a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?

Por esse motivo, o nome que estará no perfil deve conter a palavra-chave relacionada ao nicho de atuação. Já o nome de usuário deve ser o mesmo usado em outras redes para facilitar a vida das pessoas que buscam pela marca no Instagram.

Você ainda pode incluir um link na bio e adicionar, por exemplo, o site da marca. Caso você tenha outros links que queira compartilhar com os usuários, é só usar ferramentas de agrupamento de links, como o Linktree, por exemplo.

A foto do perfil também é muito importante. Ela deve ter as cores da marca para uma identificação rápida.

Na descrição da bio, explique o que os seus seguidores verão por ali. Serão dicas ou produtos? Faça uma descrição objetiva que passe as informações principais do negócio.

2. Crie conteúdo de qualidade e prenda a atenção do público

Criar conteúdo relevante para os seguidores é essencial. Afinal de contas, para ser seguida, a marca precisa oferecer algo que eles tenham interesse. Por exemplo: se a marca para qual você trabalha é uma academia, dar dicas de como cuidar melhor da saúde é uma boa ideia.

Outra dica interessante é testar diferentes recursos e até mesmo formatos de posts. Coloque vídeos, imagens em carrossel, use o IGTV, faça Stories e Lives. Utilize todos os recursos que o Instagram tem para oferecer e entenda qual desses formatos engaja mais o seu público.

Acredite: o conteúdo é um dos fatores mais importantes para ganhar seguidores no Instagram!

3. Use hashtags relevantes e amplie o alcance dos seus posts

As hashtags no Instagram têm grande apelo e ajudam você em sua estratégia de marketing. Elas são palavras clicáveis do seu texto. Servem para agrupar conteúdo e, por isso, representam oportunidades para que a marca seja encontrada na plataforma.

Portanto, sempre use entre três e sete hashtags relacionadas ao nicho da marca e à imagem correspondente nas suas legendas. Elas ampliarão o alcance das suas postagens e farão com que outras pessoas encontrarem a marca, com mais facilidade, no Instagram.

4. Mantenha a frequência nas postagens

Ser constante é algo essencial nas redes sociais. Por isso, manter uma determinada frequência de postagens fará com que o público tenha sempre a presença da marca no feed.

Isso mostra também a consistência da marca, algo que gera confiança e credibilidade. Em um mercado tão concorrido quanto esse, essas características são muito importantes.

5. Use ferramentas que facilitem o seu dia a dia

Já pensou em todos os dias ter que acessar a plataforma para fazer um novo post? Além do seu tempo ser muito corrido, difícil vai ser lembrar desse detalhe com tantas responsabilidades durante o dia.

Para evitar esse esquecimento, você pode contratar uma plataforma para agendar os posts e deixar a publicação já programada. Isso pode ser feito com o feed, com os Stories e com o IGTV. Assim, você não precisa se preocupar com horários.

Quer mais facilidade? Para ter bons resultados nas suas postagens, que tal ter acesso aos relatórios automatizados das redes sociais? Você pode consultar esses relatórios por meio de ferramentas específicas ou pelo próprio Instagram Analytics.

6. Interaja com os usuários na plataforma

Aqui não cola muito essa de “venha a nós e ao vosso reino”. Dentro do Instagram existem relacionamentos de troca. Por isso, você também precisa participar das interações se quiser ganhar seguidores no Instagram.

Olhe o feed para interagir nos comentários dos seguidores, curta, marque parceiros, compartilhe em outras redes sociais e assim por diante.

7. Promova seu conteúdo, não dependa só do alcance orgânico

Cada vez mais as redes sociais, inclusive o Instagram, estão diminuindo o alcance orgânico dos posts. Isso era algo já esperado, afinal, as redes vivem de publicidade.

Por isso, hoje é necessário ter um foco maior em promover as suas publicações de forma paga —  ou seja, na forma de anúncios. Você pode fazer isso pelo Instagram Ads.

Dependendo do seu nível de conhecimento na área, você pode contratar um especialista ou pode começar por conta própria, aos poucos. Nesse caso, vale separar um valor fixo por mês e começar fazendo testes!

Entenda o que está ou não funcionando pela análise das métricas oferecidas pela própria rede social.

Na hora de promover as publicações, dê preferência ao conteúdo que performou melhor tendo maior alcance. Como?

  • Vá no perfil da sua empresa;
  • clique nas 3 barras do canto superior direito em “Informações”;
  • vá em “Publicações do feed” e clique em “Ver tudo”.

A lista de publicações mostrada aparece de acordo com o alcance e, quanto maior ele for, maior será a possibilidade de você conseguir bons resultados com o seu anúncio.

Se liga no passo a passo pela imagem:

Ganhar seguidores no Instagram: imagem da página de configurações do instagram da mlabsComo você viu, existem muitas formas de ganhar seguidores no Instagram e aumentar a repercussão da marca nas redes sociais. Inclusive, esses novos seguidores podem ser convertidos em clientes e ainda indicar o perfil da marca para os amigos.

Agora, se você tem interesse em conhecer mais estratégias para aumentar o reconhecimento da marca, vale também ler nosso post com 5 dicas para promover o perfil da marca na rede social.

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