Como ganhar seguidores no Instagram: 12 dicas que nos levaram a 100 mil followers!

Ganhar seguidores no Instagram: imagem de uma mão segurando o celular com a tela do Instagram aberta

Ganhar seguidores no Instagram é sinal de que você está fazendo um bom trabalho! O perfil cresce, os posts engajam mais pessoas, a marca se torna mais conhecida.

Aqui na mLabs fazemos vários experimentos para ver o que funciona melhor para o nosso público e traz mais resultados.

Ao longo de 2020 aumentamos de 57 mil para 102 mil seguidores, uma taxa de crescimento de 79%.

Se você pensa que conseguimos essa performance porque já somos conhecidos, te afirmo que não!

O nosso crescimento foi consistente, resultado de muitos testes, análises e paciência, dentro das boas práticas e políticas do Instagram e sem qualquer esquema de compra de seguidores.

Confira as estratégias que praticamos no nosso perfil e que se aplicam para qualquer negócio!

Banner_Agendamento: arte de CTA para conhecer mais sobre a ferramenta da mLabs.

1. Tenha uma bio completa e atrativa

A bio do Instagram representa o perfil da marca. Ela é a porta de entrada da rede social e tem o poder de atrair usuários que se interessam pelo seu conteúdo.

Afinal, a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?

Por isso, o nome que estará no perfil deve conter a palavra-chave relacionada ao nicho de atuação. Já o nome de usuário deve ser o mesmo usado em outras redes sociais para facilitar a vida das pessoas que buscam pela marca no Instagram.

Você ainda pode incluir um link na bio e adicionar, por exemplo, o site da marca. Caso você tenha outros links que queira compartilhar com os usuários, é só usar ferramentas de agrupamento de links, como o Linktree.

A foto do perfil também é muito importante. Ela deve ter as cores da marca para gerar uma identificação rápida.

Na descrição da bio, explique o que os seus seguidores vão encontrar por ali. Faça uma descrição objetiva que passe as informações principais do negócio.

Dá uma olhada em como organizamos todas as informações do nosso perfil:

ganhar seguidores no instagram: imagem da bio da mLabs no Instagram

2. Crie conteúdo de qualidade e prenda a atenção do público

Criar conteúdo relevante para os seguidores é essencial. Afinal de contas, para ser seguida, a marca precisa oferecer algo que eles tenham interesse.

Por exemplo: se a marca para a qual você trabalha é uma academia, dar dicas de como cuidar melhor da saúde e os benefícios da prática de exercícios é uma boa ideia.

No nosso perfil, nós trazemos dicas de gestão de redes sociais que é a nossa expertise. Temos um conteúdo divertido, mas que também informa e educa a persona para agregar conhecimento à sua vida.

No post abaixo, por exemplo, oferecemos algumas dicas sobre o que aprendemos com o Reels:


 

 
 
 
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Acredite, produzir conteúdo de qualidade é um dos principais fatores para ganhar seguidores no Instagram!

3. Use hashtags relevantes e amplie o alcance dos seus posts

As hashtags no Instagram têm grande apelo e ajudam na performance das estratégias de marketing nas rede sociais.

Elas são palavras clicáveis do seu texto. Servem para agrupar conteúdo e, por isso, representam oportunidades para que a marca seja encontrada na plataforma.

Dá uma olhada nesse post em que usamos algumas hashtags estratégicas para o nosso nicho de mercado:


 

 
 
 
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Aproveitamos a trend das retrospectivas do Spotify para entrar nas conversas dos usuários.

Para isso, usamos hashtags como #retrospectiva2020, #spotifymeme e #socialmedialife, com a intenção de atrair pessoas que estavam navegando por esses assuntos. E a postagem teve um ótimo engajamento em comentários e curtidas! 👌

A dica aqui é usar entre três e sete hashtags relacionadas ao nicho da marca e à imagem correspondente nas suas legendas. Elas ampliarão o alcance das suas postagens e farão com que outras pessoas encontrarem a marca com mais facilidade no Instagram.

legenda: ads-mlabs

4. Mantenha a frequência nas postagens

Ser constante é algo essencial nas redes sociais. Por isso, manter a frequência de postagens fará com que o público tenha sempre a presença da marca no feed.

Isso mostra também a consistência da marca, algo que gera confiança e credibilidade. Em um mercado tão concorrido essas características são muito importantes.

Depois de muitos testes, chegamos a uma frequência média de 5x por semana no feed e no mínimo 4x por dia nos Stories. Veja bem, essa é a nossa frequência ideal, mas isso varia de perfil para perfil, ok?

Além disso, seguimos o princípio de Pareto nas publicações em 80% dos posts, oferecemos conteúdos educativos, informativos e divertidos. Nos outros 20%, falamos sobre os nossos serviços.

É isso que torna os conteúdos mais interessantes para quem nos acompanha, em vez de só fazer propaganda.

5. Use ferramentas que facilitem o seu dia a dia

Já pensou em todos os dias ter que acessar a plataforma para fazer um novo post? Além do seu tempo ser muito corrido, difícil vai ser lembrar desse detalhe com tantas responsabilidades durante o dia.

Para evitar esse esquecimento, você pode contratar uma plataforma para agendar os posts e deixar a publicação já programada. Isso pode ser feito com o feed, com os Stories e com o IGTV. Assim, você não precisa se preocupar com horários.

Quer mais facilidade? Para ter bons resultados nas suas postagens, que tal ter acesso aos relatórios automatizados das redes sociais sem precisar pegar os dados na unha pelo Instagram Analytics.

Para você ver como confiamos no que vendemos, aqui usamos a nossa própria plataforma para criar posts, fazer agendamentos, impulsionar publicações e analisar as métricas.

Essa ajuda é valiosa para o nosso dia a dia. Temos mais tempo para analisar os dados e entender quais conteúdos ajudam a ganhar mais seguidores.

Veja dois modelos de gráficos personalizados que olhamos muito para entender quando e o que devemos postar para atrair e engajar mais seguidores.

Relatório Stories Instagram: imagem do gráfico de Stories por Tipo da mLabs
Relatório Instagram: imagem da página de relatórios indicando o melhor tipo de post

6. Interaja com os usuários na plataforma

Aqui não cola muito essa de “venha a nós o vosso reino”. Dentro do Instagram existem relacionamentos de troca. Por isso, você também precisa participar das interações se quiser ganhar seguidores no Instagram.

Olhe o feed para interagir nos comentários dos seguidores, curta, marque parceiros, compartilhe em outras redes sociais e assim por diante.

Na nossa equipe temos um Community Manager, profissional dedicado para interagir com os seguidores nos posts do feed, Stories e DMs.

E a nossa plataforma facilita muito esse trabalho ao reunir todas as redes sociais em uma só lugar. Dá para responder com agilidade, em apenas uma tela, os seguidores do Instagram, Facebook, LinkedIn e outras redes que você usar.

Como usar mLabs: imagem da tela de inbox

7. Promova seu conteúdo, não dependa só do alcance orgânico

Cada vez mais as redes sociais, inclusive o Instagram, estão diminuindo o alcance orgânico dos posts. Isso era algo já esperado, afinal, as redes sociais vivem de publicidade.

Hoje é necessário ter um foco maior em promover as suas publicações de forma paga — ou seja, com anúncios, o que chamamos de Instagram Ads.

Dependendo do seu nível de conhecimento na área, você pode contratar um especialista ou pode começar por conta própria, aos poucos.

Mas antes de começar entenda os conceitos fundamentais, como a diferença entre impulsionar e criar anúncios, para não dar um tiro no pé e matar os seus objetivos. Vale a pena também separar um valor fixo por mês para fazer os testes!

Nós fazemos nossos posts patrocinados dentro da própria plataforma, e também criamos anúncios para atingir os diferentes objetivos de marketing que traçamos de acordo com cada campanha.

Em alguns casos, fazemos Dark Posts para públicos segmentados, como o remarketing para pessoas que já visitaram nosso site, m     as não adquiriram um plano.

Em outros criamos anúncios convidando para Lives e webinars, por exemplo. Assim conseguimos aumentar o alcance e o engajamento dos conteúdos.

8. Invista no formato Reels para ganhar seguidores no Instagram

Reels é o formato de post que o Instagram criou para rivalizar com o TikTok.

Para não dizer que é igual ao concorrente, o Reels tem alguns recursos específicos e ainda tem o diferencial de estar dentro do Instagram, com a grande base de usuários que a rede social já possui.

Por ser uma feature nova, o algoritmo do Instagram está priorizando a entrega desse formato. Então, ao usar o Rells você aumenta o seu alcance e as suas chances de conseguir mais seguidores.

Os Reels também podem ser exibidos na guia Explorar. Assim você consegue obter mais visualizações em suas postagens e quem sabe atrair novos seguidores.

Para aproveitar esse formato, é preciso ter um toque de criatividade. Você pode informar, ensinar, entreter, divertir, mas precisa sempre ser original e criativo para envolver a audiência e entregar algum valor à marca.

Veja como informamos no Instagram o desconto para o evento da Social Media Week São Paulo. Aproveitamos a linguagem do formato para deixar o anúncio muito mais envolvente:       View this post on Instagram

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9. Poste nos melhores horários e alcance mais pessoas

Você sabia que os primeiros minutos depois que um post é publicado são determinantes para aumentar o seu alcance?

Pois é, de maneira simplificada funciona assim: o Instagram analisa se o post agradou os usuários logo que foi publicado para saber se vale a pena exibi-lo para mais pessoas.

Isso vale para quem já segue o perfil ou para quem está navegando na aba Explorar. Quanto melhor for o desempenho inicial do post, mais chances ele tem de aparecer nas sugestões do Instagram.

Mas o que isso significa para as suas estratégias? Que você deve priorizar as publicações nos dias e horários em que os seus seguidores estão ativos no Instagram. Assim, eles veem os posts na hora e já curtem, comentam e compartilham.

Nós já fizemos vários testes para saber se isso é verdade ou não. E funciona mesmo! Quando publicamos nos horários em que os seguidores estão online, os posts tendem a ter maior alcance.

Então, aproveite que temos um relatório prontinho para você saber os melhores dias e horários para postar no Instagram. É só verificar as sugestões da plataforma e já deixar os posts agendados!

Relatório Stories Instagram: imagem do gráfico de Stories por dia e hora da mLabs
Relatório Stories Instagram: imagem do gráfico de Stories por dia e hora da mLabs

10. Faça lives com parceiros e atraia nova audiência

As lives do Instagram já faziam sucesso antes de 2020. Mas a pandemia do coronavírus foi responsável por popularizar esse formato, que já caiu no gosto das marcas e dos usuários.

O Instagram sabe que as lives fazem sucesso e aumenta a entrega desse tipo de conteúdo. Quando o perfil entra ao vivo, a rede social envia notificações aos seguidores e faz de tudo para que mais pessoas acompanhem a transmissão.

Mas como usar esse formato para ganhar mais seguidores? A dica é fazer lives com parceiros e especialistas.

Quando vocês entrarem ao vivo, os seguidores dos dois perfis vão ser notificados. Então, você consegue atrair a audiência do parceiro para a sua conta.

Nós fazemos muito isso, no início da pandemia, nosso BIGO BOSS Rafael Kiso, bateu um papo com o Rodrigo Noll, que compartilhou suas dicas de Marketing de Indicação para superar tempos difíceis. Dá uma olhada!       View this post on Instagram

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11. Crie Stories estratégicos todos os dias

Stories também ajudam a ganhar seguidores no Instagram!

Pessoas que não seguem o seu perfil podem dar uma olhada nos Stories que você publicou no dia ou que estão nos Destaques para saber que tipo de conteúdo você publica — e saber se vale a pena seguir ou não.

Além disso, eles podem aparecer na aba Explorar da rede social para usuários que buscam posts de determinadas hashtags ou localizações.

Mas, para criar stories eficientes, não adianta fazer publicações aleatórias só para cumprir a frequência diária. Os stories devem ter uma estratégia por trás.

A sequência de stories deve ser bem pensada. Você pode publicar quantos frames quiser, mas o indicado é utilizar de 1 a 7 frames. Depois disso, a taxa de quem assiste a sequência até o final diminui bastante.

ganhar seguidores no instagram: gráfico que mostra as visualizações por números de Stories na sequência

O segundo frame é determinante para o usuário seguir assistindo aos seus stories ou não. Então, pense bem nesse conteúdo também.

ganhar seguidores no instagram: gráfico que mostra o percentual de interações nos Stories sequenciais

Priorize também o uso de imagens em vez de vídeos, que têm mais chances de fazer os usuários desistirem de assistir aos stories. Eles podem demorar mais a carregar e exigem mais atenção, enquanto as imagens são consumidas rapidamente. 😉

12. Teste, refaça e teste de novo

Podemos falar de todos os formatos, horários, anúncios e conteúdos que funcionaram para a mLabs. Mas o que importa mesmo é o que funciona para a sua audiência.

Então, não tenha medo de fazer experimentos no seu perfil. Pegue as nossas dicas e comece a testar nas suas publicações.

Crie conteúdos sobre diferentes assuntos e verifique quais agradam o seu público. Publique com diferentes frequências em diferentes períodos e veja qual funciona melhor — e qual a sua equipe é capaz de cumprir.

Experimente fazer algumas lives e identifique quantos seguidores você ganhou. Depois, otimize sua atuação para melhorar o desempenho.

Por aqui, já fizemos inúmeros testes e experimentos para chegar ao número de seguidores que temos hoje. Não demos um salto no número de seguidores em 2020 por acaso, fizemos muitas análises e otimizações para isso.

Então, analise as respostas dos seguidores às suas estratégias e faça otimizações que melhorem seus resultados cada vez mais.

E experimente também a plataforma de gestão de rede sociais que nos ajuda a alcançar esse sucesso. Cadastre-se agora no site da mLabs para ganhar 7 dias grátis de teste. Aproveite!

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