Pesquisar

Geomarketing no Instagram: use a localização a seu favor

Geomarketing no Instagram: use a localização a seu favor
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Para aplicar boas estratégias de marketing nas redes sociais e impactar mais pessoas com menos orçamento, investir em Geomarketing no Instagram é essencial!

Com essa estratégia as marcas conseguem alcançar o público certo na plataforma por meio da inteligência de localização – um recurso que permite extrair a localização dos usuários e otimizar o direcionamento das campanhas na rede social.

Ficou interessado? Continue lendo esse post e entenda como funciona Geomarketing no Instagtram. Veja, como colher melhores resultados com campanhas estratégicas na rede social.

O que é Geomarketing no Instagram?

Antes de explicar como funciona o Geomarketing no Instagram, vamos falar do conceito de Geomarketing em geral.

Geomarketing é uma estratégia que utiliza a localização como carro chefe. Essa estratégia usa o recurso de geolocalização, disponível em algumas ferramentas, para encontrar potenciais clientes em uma determinada localização.

Dessa forma, o conceito de Geomarketing pode ser aplicado a qualquer campanha de marketing nos mais diversos canais de comunicação, sendo um deles o Instagram.

O Geomarketing no Instagram pode ser utilizado para otimizar o alcance e a assertividade das campanhas na plataforma. Mas para que a estratégia funcione perfeitamente você precisa saber interpretar as informações do Social Analytics.

Afinal, é preciso compreender os dados para saber se a estratégia está funcionando bem ou se é preciso mudar a rota e buscar por um novo público.

Por que fazer Geomarketing no Instagram?

Agora, que você já entendeu como a estratégia de Geomarketing funciona no Instagram, veja porque ela é essencial para os seus resultados de marketing. Bora conferir?!

Atingir o público certo

O grande diferencial dessa estratégia é que ela tem o poder de atingir aquelas pessoas que realmente estão buscando pela solução que a marca está a oferecer.

Pense da seguinte maneira: é mais fácil atingir o objetivo quando você foca em apenas um projeto ou quando está trabalhando em vários ao mesmo tempo? A ideia aqui é basicamente a mesma.

Quando você tem um público-alvo definido e cria estratégias voltadas para ele fica mais fácil atingir as pessoas certas e aumentar as chances de fazer novos negócios. 

Ter planejamento estratégico

Com uso do recurso de localização, é possível identificar qual público está interagindo e demonstrando preferência pelos produtos ou serviços da marca.

Dessa forma, é possível fazer uma campanha direcionada com foco em um determinado público, de acordo com o que ele realmente gosta dentro do leque de opções que a marca tem a oferecer.

Conhecer o público da região

Quanto mais informações você tem de um determinado público, mais fácil será montar estratégias de comunicação que realmente consigam converter seguidores em clientes.

É possível saber, por exemplo, o que o público de uma determinada localização está falando sobre a marca, produtos, atendimento, entre outros.

Essas informações podem ser analisadas com ferramentas de monitoramento, por meio de pesquisas de hashtags e marcações.

Como usar o Geomarketing nas suas ações?

Tanto negócios online quanto lojas físicas podem utilizar o Geomarketing no Instagram. Confira, a lista que separamos de como colocar em prática esse valioso recurso!

Use a localização nos posts

Pode ser que você tenha deixado isso passar algumas vezes na hora de postar, mas saiba que identificar a localização é muito importante. Isso pode ser feito tanto nas postagens do feed quanto nos Stories e é bem simples de fazer.

Você, provavelmente, já viu no Instagram de alguma marca e nem se deu conta. Como nesse post da Coca-cola, por exemplo, a marca utilizou a localização do evento Rock in Rio para divulgação de sua campanha.

Geomarketing no Instagram: imagem de um post no Instagram da marca coca-cola

Monitore hashtags estratégicas

As hashtags são muito valiosas dentro do Instagram. Elas ajudam na localização do público-alvo e permitem que a marca seja encontrada pelos seus clientes potenciais.

Sabendo disso, faça um uso inteligente das palavras-chave nas hashtags. Além de incluí-las em seus posts (você pode criar uma lista das hashtags mais importantes para sua estratégia), siga todas elas e entenda como o seu público interage com cada uma!

Estimule a marcação

Além das opções anteriores, você também pode criar ações de incentivo para estimular a marcação por parte dos seguidores e daqueles que frequentam a loja ou usam a marca.

Uma marca que mandam muito bem com essas marcações é a Starbucks. Muitas pessoas não perdem a oportunidade fazer a marcação quando vão até uma de suas lojas nem que seja para tomar um simples café.

Essa ação é muito importante não só para otimizar campanhas de Geomarketing na rede social, mas também para a popularização da marca.

Mas lembre-se, quando se trata de marketing digital e redes sociais não existe receita de bolo, o ideal é fazer alguns testes para encontrar a estratégia que realmente vai trazer resultados para o seu objetivo de marketing.

Agora, que você já sabe como usar a estratégia de Geomarketing no Instagram, veja também como usar um outro recurso – ainda pouco explorado – para divulgar o perfil da marca, a Tag de nome no Instagram.

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis