Relatório do Instagram: como criar um e analisar os dados!

Relatório Instagram: imagem de algumas folhas de papel com gráficos impressos em cima de uma mesa de madeira, um celular e uma mão mexendo no celular

Quem entra na área de social media muitas vezes não imagina que vai ter que lidar com números, percentuais, tabelas e gráficos. Não é isso que se espera de uma área tão criativa, não é mesmo?

Só que os relatórios do Instagram cumprem um papel essencial. Com eles, você consegue acompanhar o desempenho da marca na rede social, saber se as estratégias estão dando certo, corrigir erros e mostrar ao cliente os resultados do seu trabalho.

A verdade é que números e a criatividade devem andar juntos no trabalho do social media. Por isso, goste ou não, você precisa saber criar relatórios de redes sociais.

Mas não precisa fazer a Nazaré confusa, não! Vamos ajudar você a montar um relatório de Instagram com as métricas que realmente importam para fazer uma apresentação impecável dos resultados.

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Quais métricas colocar no relatório do Instagram?

Ao olhar os relatórios das redes sociais, você pode até se perder — e o seu cliente também — em meio a tanta informação. Afinal, eles oferecem uma infinidade de dados sobre os seus perfis.

Por isso, vamos ajudar você a selecionar o que realmente interessa no relatório do Instagram. Veja agora quais são as principais métricas que você deve considerar:

Dados demográficos do público-alvo

Gênero, idade e localização, esses são os principais dados demográficos do seu público no Instagram! Com eles, você começa a entender o perfil da sua persona para ajustar a linguagem e os conteúdos direcionando as ações de comunicação e interagindo de maneira mais assertiva.

Além disso, os dados demográficos ajudam na segmentação do público para as campanhas de mídia paga, ou seja, quando estiver preparando sua próxima campanha você já saberá qual público se interessa mais pelo seu perfil e, com isso, causará maior impacto e terá mais chances de conversão.

Visitas ao perfil

É o número de usuários que chegou até o seu perfil. Nesse momento, eles veem o feed, os stories, as informações da marca e, se ainda não são seguidores, decidem se vão seguir ou não.

Acompanhar o crescimento de visitas mês a mês ajuda a entender, por exemplo, se o seu perfil está atrativo o suficiente para transformar usuários em seguidores.

Também é possível saber de onde eles vêm, como por busca, hashtags, sugestões, links externos etc. Assim, você consegue direcionar os esforços de marketing para os canais ou as ações que mais trazem seguidores.

Crescimento de seguidores mês a mês

O crescimento de seguidores ao longo do tempo mostra a rapidez com que você consegue aumentar a sua base. Se a velocidade diminuir, é preciso repensar as estratégias, pois pode ser que menos pessoas estejam se interessandas ou mais pessoas estejam dando unfollow.

Perceba que é bem diferente de analisar o número de seguidores por si só, que não diz muita coisa. O crescimento mensal, por sua vez, ajuda a entender se o conteúdo está interessante, se você está promovendo bem a sua página ou se há sazonalidades ao longo do ano.

Engajamento geral dos posts

Engajamento é uma das métricas que não pode ficar de fora do relatório do Instagram. Afinal, mostra se o público está interagindo com o perfil, que é um dos grandes objetivos das marcas nas redes sociais.

O engajamento geral dos posts mede o número de interações com as publicações do feed (curtir, comentar, salvar). É importante acompanhar o crescimento desse número para saber a evolução do engajamento da página e quando é preciso rever os conteúdos.

Postagens com melhor desempenho

Além do engajamento geral dos posts, também fique de olho no desempenho de cada publicação. O número de interações de cada post ajuda a perceber quais tipos de conteúdo agradam mais o seu público. É interessante fazer um período de testes para avaliar cada variável, como assuntos, formatos, linguagens etc.

Alcance

O alcance do perfil é o número de pessoas que viram alguma publicação da marca no Instagram. É diferente das impressões, que mostram o número de vezes que as publicações foram visualizadas, mesmo que um único usuário visualize várias vezes.

Quanto mais pessoas você alcançar, mais relevância o seu conteúdo tem e mais visibilidade a sua marca ganha na rede social.

Também é importante medir a taxa de alcance em relação ao número de seguidores da página, para saber quantos estão efetivamente recebendo o conteúdo.

Impressões

Se as impressões se referem ao número de vezes que as publicações foram visualizadas, mesmo que por um mesmo usuário, esse número sempre será maior que o alcance.

Muita gente acaba dando mais importância ao alcance. Mas um usuário que vê o post várias vezes tem mais chances de lembrar da marca e do conteúdo, certo? Então, vale a pena também acompanhar as impressões para entender a força da sua mensagem junto ao público.

Alcance dos Stories

Aqui estamos falando do número de pessoas que viu alguma publicação do seu perfil especificamente nos Stories do Instagram. Se o alcance dos Stories está aumentando, significa que o seu conteúdo está sendo relevante para os usuários e que o Instagram está dando mais visibilidade a ele.

Cliques em URL

Cliques em URL é o número de cliques dos usuários em qualquer link do seu perfil — em anúncios, no link da bio, nos links dos stories ou ainda do Instagram Shop.

O número de cliques mostra o interesse dos usuários em saber mais sobre os seus conteúdos. Para ter uma ideia mais precisa dos resultados que isso gera para o negócio, analise também os números de tráfego e conversão do site ou loja virtual cuja origem é o Instagram.

Hashtags mais engajadas

As hashtags mais engajadas são aquelas que são usadas nos seus posts de maior alcance, impressões e interações. Você pode usar hashtags próprias, que ajudam a reforçar a sua marca e engajar os usuários, ou utilizar algumas que já são tendência na rede social, para atrair mais usuários ao seu perfil.

Formatos de posts que mais fazem sucesso

Imagem, vídeo ou carrossel: qual desses formatos você acha que o seu público gosta mais? O relatório do Instagram deve trazer também essa informação para que você possa direcionar os esforços para os formatos que geram mais engajamento dos usuários.

Melhores horários para publicar

Os melhores horários para publicar são aqueles em que os seguidores mais interagem com as suas publicações. Por isso, é importante acompanhar os gráficos de interações dos seguidores por hora e por dia da semana para identificar quando eles estão mais propensos a se engajar.

Como fazer um relatório do Instagram?

Agora que você já conhece as principais métricas de um relatório do Instagram, veja como montá-lo da maneira correta

Mas não pense que você já vai começar coletando os dados e criando o layout, antes é preciso planejar o relatório, identificar os objetivos, público-alvo e saber como definir as informações de maneira organizada. Bora?

Qual é o objetivo do documento?

Para montar o relatório do Instagram e definir as métricas mais importantes, é preciso responder algumas perguntas.

Primeiramente, quais são os objetivos de campanha do cliente: aumentar brand awareness, engajar o público, gerar conversões? É isso que mostra quais são os KPIs da estratégia que devem ser selecionados entre as métricas.

Além disso, o próprio documento também cumpre algum objetivo. Você está fazendo um relatório de ações contínuas ou de uma campanha pontual? Ele será enviado por e-mail ou apresentado em uma reunião? Você quer apenas prestar contas ou pleitear mais orçamento para as ações?

Para cada objetivo, você pode montar o relatório com um foco diferente, com métricas e gráficos diferentes, que melhor se adequem ao contexto.

Para quem você vai apresentar o relatório?

O público-alvo do documento também é determinante. Apresentar o relatório ao seu gestor, ao analista de marketing do cliente e ao dono do negócio são coisas bem diferentes! Cada nível de atuação exige uma abordagem, um tom de voz e um aprofundamento diferente.

O dono do negócio, por exemplo, quer saber mais de retorno financeiro que detalhamentos de campanhas. Geralmente também exige mais formalidade e clareza, sem jargões e abreviações do marketing.

Além disso, com mais tempo de trabalho, você vai perceber o perfil de cada pessoa. Tem gente que gosta de explicações detalhadas, outros preferem ver dados resumidos e em destaque. É importante se adaptar para passar as informações da melhor forma.

Qual o melhor formato para o seu cliente?

Não existe um formato certo. De acordo com os objetivos do relatório e com o perfil do cliente, além da maturidade da equipe com cada ferramenta, você vai definir o formato ideal. O relatório geralmente pode ser feito em Excel, Word, PowerPoint, Google Slides ou ferramentas próprias.

Onde encontrar os dados do relatório na rede social?

Agora é hora de ir atrás dos dados para preencher o relatório. Mas onde encontrá-los? A própria rede social oferece uma ferramenta de monitoramento, o Instagram Insights.

Somente os perfis comerciais têm acesso a essa ferramenta. Depois de migrar para uma conta comercial, basta clicar em “Informações” no menu que você já vai encontrar vários dados, com algumas das principais métricas que apresentamos antes.

Relatório Instagram: imagem da parte de métricas do Instagram

Mas essa ferramenta serve mais para o acompanhamento do social media no dia a dia e menos para a montagem de relatórios, pois há uma limitação: você não pode extrair os dados em uma planilha.

Dessa maneira, se você quiser montar um relatório personalizado, precisa coletar as métricas e preencher o documento na unha, dado por dado. Nada produtivo, não é mesmo?

Como gerar um relatório de Instagram pela mLabs?

Relatórios personalizados demandam ferramentas específicas. Você quer montar um relatório com o crescimento de seguidores mês a mês? Ou quer saber quais formatos de posts têm melhor desempenho? No Instagram Insights, só dá para extrair esses dados manualmente e isso tomará um tempo precioso do seu dia.

Mas existem outras soluções que podem te ajudar, como a mLabs por exemplo. Essa ferramenta de gestão de redes sociais permite criar relatórios personalizados com as métricas que realmente importam para o cliente e gráficos simplificados que facilitam o entendimento.

Relatório Instagram: imagem da página de relatórios dos melhores posts

Relatório Instagram: imagem da página de relatórios indicando o melhor tipo de post

Os relatórios abrangem todo o histórico de desempenho do perfil, para você fazer análises comparativas e provar o valor do seu trabalho. Você também pode comparar com dados de perfis concorrentes para saber como está sua atuação em relação ao mercado.

Relatório Instagram: imagem da página de relatórios dos concorrentes

A ferramenta ainda destaca algumas informações que te ajudam a otimizar as publicações, como os melhores dias, horários, hashtags e formatos para postar, além de dados de influenciadores que podem ser potenciais parceiros.

Relatório Instagram: imagem da página de relatórios indicando o melhor dia para postar

Relatório Instagram: imagem da página de relatórios indicando o melhor hora para postar

Viu só como é prático!? Você não precisa procurar os dados no Instagram para saber de tudo isso, as informações já estão prontas para você.

Então, quer conhecer a plataforma da mLabs para montar relatórios personalizados do Instagram sem dor de cabeça? Faça um teste grátis para conhecer melhor as inúmeras as funcionalidades da ferramenta e conta pra gente o que achou!

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