Conheça as diferenças entre as principais redes sociais

diferenças entre redes sociais

A cada nova rede social que surge, você fica perdido… Será que minha empresa deve entrar? Será que saberei mexer? Será que meu público estará lá? Antes de ir se atirando em todas as redes sociais que surgem, é importante fazer essas perguntas e descobrir quais dessas redes sociais realmente fortalecerão sua presença digital.

Para ajudar, vamos mostrar as principais redes sociais do momento e suas características.

Facebook: a mais popular

É difícil pensar em um negócio que não encontre seu público no Facebook – só no Brasil, são mais de 60 milhões de usuários cadastrados. Se sua empresa ainda não está lá, com certeza seu público está! Você pode aproveitar esta plataforma para divulgar seu negócio, construir a imagem da sua marca, gerar relacionamento com os consumidores e publicar sobre lançamentos, ofertas e promoções.

Depois de criar uma página (e não um perfil!) para a sua empresa, comece preenchendo o cadastro da empresa com todos os detalhes. Depois, você pode publicar fotos, vídeos e textos, compartilhar conteúdos, promover concursos culturais, interagir com pessoas e outras empresas e, assim, envolver os fãs em volta da sua marca.

Se estiver disposto a investir financeiramente, existem os Anúncios, com um sistema cada vez mais aprimorado, e as Ofertas, para oferecer benefícios aos seus fãs e atrair clientes para o seu estabelecimento. Há diversas possibilidades de segmentação – dessa forma, é possível apresentar a mensagem certa para a pessoa certa no momento certo, e, assim, atingir suas metas.

Google+: na carona das buscas

O Google+ oferece quase tantas ferramentas quanto o Facebook: é possível compartilhar links, imagens, vídeos, textos e interagir com consumidores. Mas, por ainda ter menos usuários, esta rede possui menos força na construção de marca e no relacionamento com o público.

Um grande diferencial é a união com outros serviços do Google. Devido à integração com o mecanismo de pesquisa, publicar no Google+ garante melhor posicionamento nos resultados das buscas orgânicas. Também, por estar integrado ao YouTube, o Google+ permite a realização de Hangouts, vídeos ao vivo (privados ou abertos) que podem ser usados para reuniões ou para apresentar algum conteúdo exclusivo para o publico, por exemplo.

Twitter: tudo em tempo real

Os 140 caracteres são a marca do Twitter e tornam a rede extremamente dinâmica! É preciso publicar com frequência para ser lido e estar antenado nos últimos acontecimentos do mundo e do seu mercado. Além disso, a rede funciona muito bem como um canal direto entre empresas e consumidores – servindo muitas vezes como um SAC. Utilize o Twitter para publicar conteúdo atualizado e original, para mostrar que você está ligado nos assuntos do momento e para interagir com seus seguidores.

YouTube: gigante dos vídeos

Atrás apenas do Facebook, o YouTube é a segunda rede em número de usuários ativos. Existem vídeos para todos os gostos, e há espaço também para a sua empresa! Você pode publicar entrevistas, palestras, depoimentos, criar uma série sobre determinado assunto para engajar o público e até mesmo fazer vídeos mais espontâneos e engraçados. Pode ser mais trabalhoso criar conteúdo audiovisual mas, se for bom, o potencial de viralização é grande.

LinkedIn: rede corporativa

A proposta é totalmente voltada para o mundo profissional. Por isso, este é o lugar ideal para falar sobre o seu negócio, publicar conteúdo educativo e mostrar que você entende tudo da sua área. Sua empresa pode usar o LinkedIn para interagir em grupos com usuários interessados no seu mercado e, assim, tornar-se uma referência.

Instagram: o dia a dia em fotos

Fotógrafos amadores viram profissionais! Ok, não é para tanto, mas parece que é assim que se sente qualquer usuário do Instagram ao publicar uma foto com um dos filtros disponíveis. A temática das imagens é o cotidiano: uma comida, uma rua, um animal de estimação. Por isso, se a sua empresa estiver nesta rede, procure publicar fotos do dia a dia, que mostrem como é o seu trabalho por trás das cortinas – isto aproximará os clientes e a marca.

Pinterest: painéis de imagens

A regra aqui é investir em boas imagens! Assim como o Instagram, o Pinterest tem um apelo visual. Os usuários criam painéis com imagens sobre determinados temas. Assim, sua empresa pode criar painéis com seus produtos ou usar imagens que representem o estilo de vida do seu público, gerando afinidade com a marca. Porém, a rede é indicada para negócios com público feminino, pois cerca de 80% dos usuários são mulheres.

Você não precisa ficar preocupado se não está em todas as redes sociais! Mas é importante estar informado para não perder nenhuma oportunidade. Depois de avaliar e selecionar as mais relevantes para o seu negócio, mantenha-se ativo e utilize a linguagem certa para cada rede social, pois em cada uma você estará lidando com um público diferente.

Lembre-se também de monitorar o seu público, para saber o que estão falando sobre a empresa, e acompanhar as suas publicações para saber o que foi bem sucedido e o que não foi, e assim melhorar a sua presença digital.

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco e saiba como a mLabs pode te ajudar a gerenciar sua marca online!