Como gerar leads pelo LinkedIn?

Como gerar leads pelo linkedin: imagem de uma mão segurando um cartão com o desenho de um perfil escrito leads

Quem entrou no LinkedIn uns anos atrás, no tempo que tudo era mato, poderia até pensar que a rede social só serviria para buscar emprego. Ledo engano!

Hoje em dia, saber como gerar leads pelo LinkedIn é uma excelente estratégia de marketing para as marcas.

A rede social possui um grande potencial para conectar pessoas com conteúdo de alta qualidade e, devido ao seu alcance orgânico – superior ao do Facebook e Instagram – ela é considerada uma das tendências do mercado digital 2020.

Ficou interessado em aprender como usar a rede social para gerar leads de qualidade? Continue a leitura e confira as dicas valiosas que separamos para você. Acompanhe!

Otimize seu perfil para a persona ideal

Se você não sabe o que é uma “persona”, sugerimos que dê uma lida rápida neste artigo e depois volte aqui.

Basicamente, a persona ideal é aquele perfil de cliente perfeito para o negócio!

Se a marca vende vestidos de noiva, por exemplo, sua persona ideal deve ser uma mulher que está fechando os detalhes do casamento e precisa adquirir um vestido.

Você provavelmente já deve ter em mente quem é a persona da marca. Então, é só trabalhar o seu posicionamento no LinkedIn para atingir este público de maneira eficaz.

Primeiro, complete o perfil. Quem preenche todas as informações requeridas ganha o selo de “perfil campeão”. Se você quer gerar leads pelo Linkedin, precisa ter esse selo.

Capriche na foto do perfil! Se você administra uma página para a marca, insira a logo da marca. Agora, se o perfil é pessoal escolha uma que pareça profissional, não vai colocar uma sem camisa na beira da praia tomando caipirinha, né?

Preencha a sua biografia de forma inteligente, explique o que você faz. Porém, evite aquele texto padrão, chato, pense que é por ali o primeiro contato que você vai ter com muitas pessoas. Este é o momento de conquistar!

Coloque uma capa que faça sentido para o seu negócio ou profissão e não esqueça de sempre atualizar as seções de experiência, formação acadêmica, conquistas e interesses.

Quanto mais completo e atualizado for o perfil, mais fácil será para que pessoas, futuros clientes ou parceiros de negócios te encontrem. 😉

Mostre o que você faz, crie, compartilhe, interaja!

Não basta apenas criar o perfil, deixar ele completinho e depois sumir da rede. O segredo do LinkedIn é criar conteúdo relevante e desenvolver conexões.

Portanto, defina como será seu posicionamento e crie um planejamento. Sobre quais assuntos pode falar, para qual persona é dirigido, quais melhores datas e horários para postar, etc.

A partir do momento que você definir tudo isso, conseguirá pensar estrategicamente em como colocar em prática as ações. E, por falar em ações, existem várias! São elas:

  • posts na própria timeline usando links, fotos e vídeos;
  • artigos, que são como um blogpost, onde não há limites de caracteres;
  • transmissões ao vivo para trabalhar engajamento, branding e conversões.

A dica aqui é apostar na criação de vídeos. Essa é uma tendência de marketing digital que tem sido incentivada pela própria plataforma que dá, cada vez mais, valor para vídeos criados especialmente para essa rede.

Além de produzir conteúdo, monitore os resultados para entender como o seu público está reagindo.

Personalize sua mensagem inicial de forma estratégica

Ninguém gosta de uma conversa quadrada, como se estivesse falando com um robô, certo? Por isso, é sempre bom fugir das mensagens padrões oferecidas pela rede social e criar uma mensagem inicial personalizada.

Ao receber uma nova conexão você pode criar uma mensagem inicial para agradecer o contato e se apresentar melhor, inclusive, pode até inserir links para outras redes sociais, site ou algum material especial.

Para não precisar escrever milhares de mensagens novas sempre que tiver uma nova conexão, você pode criar padrões para cada persona e otimizar seu tempo! 👊

Salve em um arquivo de texto e use sempre que precisar. Só tenha cuidado para não mandar a mensagem errada para alguém e queimar o seu filme.

Fique atento às notificações

Uma das vantagens do LinkedIn é que ele te mostra várias notificações das pessoas que estão na sua rede. Ao ativar as notificações, você fica sabendo, por exemplo, quando alguém está fazendo aniversário, mudando de cargo ou empresa, etc.

Ao visualizar uma dessas notificações, lembre-se daquela máxima: quem não é visto, não é lembrado. Então, prepare uma mensagem e parabenize o seu contato por sua nova conquista!

Saiba utilizar a ferramenta de busca

Uma das funções mais poderosas do LinkedIn é a sua busca. Por meio dela é possível realizar uma gama de opções, como:

  • encontrar uma pessoa específica;
  • pesquisar por cargos;
  • empresa para qual ela trabalha;
  • cidade ou região;
  • até mesmo hashtags e assuntos relacionados.

Existe ainda a busca por vagas, em que você pode encontrar uma oportunidade de emprego ideal, com base nos critérios de busca que deseja.

Ao entender qual persona ideal, você pode usar a busca para encontrar profissionais com o perfil, cargo ou empresa com a qual deseja estreitar laços.

Participe de grupos relacionados ao seu público-alvo

A rede social também permite ao usuário seguir hashtags e participar de grupos!

Incorporar as hashtags nas suas estratégias de marketing aumenta o alcance dos seus posts e facilita a busca por conteúdo relacionado ao seu nicho de atuação.

Se a marca para qual você trabalha é uma agência de marketing, por exemplo, seguir hashtags como #marketingdigital #redessociais #marketingdeconteudo é uma ótima opção para se inteirar desses assuntos!

Quanto aos grupos, eles são fundamentais para proporcionar interação com outros usuários, aprofundamento sobre temas em alta no mercado, além da prospecção de novos clientes e muita informação.

Crie o hábito de sempre monitorar o que está rolando por lá! Não esqueça também de contribuir divulgando assuntos interessantes.

Crie uma página para a empresa

Assim como existem as páginas para empresa no Facebook, existe também a possibilidade de criar uma página específica para empresa no LinkedIn.

Se você ainda não está familiarizado com elas, dá uma olhada na nossa página e tenha ideias para implementar na sua.😉

Como gerar leads pelo LinkedIn: imagem da página da mLabs no LinkedIn

Uma Company Page possui funcionalidades diferentes de um perfil pessoal!

Nela você pode incluir diversas informações sobre a marca , mostrar todos os colaboradores presentes na organização, divulgar vagas, criar anúncios e até analisar os resultados.

Não deixe de fazer publicidade

LinkedIn Ads é uma solução perfeita para atingir um público segmentado por cargos, profissões, empresas e até mesmo investidores que tenham a ver com o perfil da marca.

Além das diversas formas de segmentação de anúncios, também é possível enviar um InMail. Já ouvi falar sobre ele?

InMail é um recurso que direciona os anúncios direto para a caixa de mensagens do usuário, deixando um tom mais pessoal.

Uma opção bastante engajadora, já que os usuários geralmente leem as mensagens enviadas pelo InMail. Ou seja, conseguem alcançar até 100% de visualizações. Ótimo para enviar propostas e captação de leads.

Analise as métricas que importam para o negócio

Com uma página de empresa você tem acesso ao LinkedIn Analytics e, por meio dele, poderá analisar as métricas que realmente importam para a marca.

Você poderá fazer uma análise completa sobre o tráfego de usuários, perfil e comportamento do público, taxa de engajamento e, até mesmo, fazer comparação com concorrentes.

A dica aqui é: analise seus concorrentes de maneira estratégica. Veja os posts tiveram maior número de interação, confira as informações da página (layout, descrição, funcionários, etc).

Ao ter essa visão mais ampla, você conseguirá identificar os pontos fortes e fracos do seu competidor e criar estratégias de destacar a marca.

Saiba como gerar leads pelo LinkedIn com a ferramenta certa!

Se todas as dicas anteriores forem realizadas com sucesso, você provavelmente conseguirá gerar leads pelo LinkedIn de forma eficaz.

No entanto, você pode colocá-las em prática com ajuda de uma ferramenta “power” que vai fazer toda a diferença no seu dia a dia, o LinkedIn Sales Navigator!

Como gerar leads pelo LinkedIn: imagem da página inicial da ferramenta LinkedIn Sales Navigator

Essa ferramenta, disponibilizada pelo LinkedIn,  funciona de maneira muito semelhante a um software de CRM, programa que permite que as empresas acompanhem todas as interações com clientes atuais e futuro.

O Sales Navigator tem a função de filtrar, identificar e monitorar leads, estimulando o relacionamento contínuo dentro da base (são mais de 500 milhões de usuários que podem virar oportunidades de negócio).

Com ele você consegue fazer atividades específicas para estimular a geração de leads, como:

  • busca avançada;
  • recomendações automáticas de leads;
  • integração com softwares de CRM;
  • identificação de visitantes;
  • gerenciamento de funil;
  • mensagens InMail.

Se quiser conhecer mais a fundo todas as funções da ferramenta, leia o post específico sobre LinkedIn Sales Navigator e tire todas as suas dúvidas.

Agora, que você já sabe como gerar leads pelo LinkedIn, continue acompanhando o nosso blog. Você encontrará novidades sobre marketing digital e estratégias certeiras para bombar nas redes sociais!

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