7 dicas para ganhar seguidores no TikTok!

Ganhar Seguidores no TikTok header: Um celular está jogado no gramado, em sua tela é possível ler "TikTok".

TikTok está tão famoso, em agosto de 2020, ele foi o líder de downloads nas lojas de aplicativos da Apple e Google.  

Já são mais de 2 bilhões de downloads em todo o mundo e mais de 800 milhões de usuários mensais ativos!  

Com tanta gente acessando a plataforma, criando conteúdo e ganhando dinheiro, o TikTok se torna uma mina de diamantes, prontinha pra ser explorada por marcas inteligentes, as quais buscam criar um relacionamento duradouro com seus fãs e clientes.  

A rede social dos vídeos curtos já se tornou um dos principais canais de marketing de marcas como NetflixGuaraná AntarticaDesincháEstadão, dentre várias outras.   

Se você também quer aproveitar todo o potencial dessa rede social pra alavancar seus negócios, vamos dar algumas dicas essenciais pra você bombar seus vídeos e ganhar seguidores no TikTok 

1. Crie conteúdo original da marca

Tudo bem que no TikTok tem muita dancinha, dublagens em cima de outros vídeos e sons e desafios, mas isso não significa que você não deva prezar pela originalidade.   

Você pode se inspirar em outros vídeos, mas sempre tente colocar a sua cara, sua ideia, seu estilo! Sendo original você tem mais chances de viralizar. Copiando outras ideias você será apenas mais um no meio da multidão.  

Seja original também entre as suas plataformas. Não adianta reutilizar vídeos do instagram e facebook para o TikTok. Ele tem um público diferente, um layout diferente, formas diferentes de interação.  

Os vídeos do TikTok precisam ser original ao máximo, considerando as particularidades da plataforma e do público. 

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

2. Proponha desafios para ganhar seguidores no TikTok 

Os desafios (ou challenges, se você curte falar em inglês) são tão famosos e importantes para a rede e para os usuários.

Mas vamos resumir aqui:   

Os desafios do TikTok são propostas que os usuários lançam na plataforma para instigar a comunidade a criar vídeos sobre alguma temática ou com alguma orientação, que é sempre identificada por uma hashtag.  

O desafio pode pedir para contar uma história (ex.: #historiasdetiktok), compartilhar dicas (ex.: #secuida), participar de uma campanha (ex.: #agostolaranja), fazer uma brincadeira (ex.: #lookolhosvendados) e vários outros desafios.  

Quando você acessa a aba “descobrir” encontra diversas hashtags e desafios por lá. Todo mundo gosta de ver e reproduzir os desafios que surgem e, por isso, quem emplaca um vídeo nesta seção consegue muitas visualizações e curtidas no TikTok 

Fazer a sua versão de um desafio existente — ou criar um próprio — é uma das melhores formas de bombar, ganhar seguidores, curtidas e visualizações.  

3. Faça parceria com influenciadores digitais

marketing de influência é um dos pontos fortes do TikTok.   

Como esta rede social permite criar conteúdo de forma fácil, muitas pessoas acabam viralizando e se tornando conhecidos. E as marcas, claro, podem embarcar nessa onda.  

Foi o que a Pantene fez recentemente no desafio #MeuCabeloDiz, que contou com a apresentadora Maísa. Em 24 horas, já eram mais de 1 milhão de views na hashtag e milhares de pessoas fazendo suas versões deste challenge 

E você não precisa fazer parceria com famosos da televisão. Dá pra apostar em microinfluenciadores, usuários com relevância regional ou em um nicho específico.  

TikTok tem até uma plataforma que te ajuda a encontrar o melhor influenciador para suas campanhas: TikTok Creator Marketplace 

imagem de um banner publicitário com chamada para baixar gratuitamente o material produzido pela mLabs sobre Kit de Planejamento de Conteúdo para as redes sociais

4. Estimule e compartilhe o UGC (Conteúdo Gerado pelo Usuário)

É importante ficar com o radar ligado para ver o que as pessoas falam sobre a marca e, principalmente, dar voz, estimular e compartilhar o conteúdo gerado pelo usuário.  

Duas marcas de moda que fazem muito bem isso são a Riachuelo e a Amaro. As empresas aproveitam os conteúdos criados por outros usuários e celebridades para enriquecer seus perfis e gerar interação.  

5. Use hashtags estratégicas nos seus vídeos

Falamos anteriormente sobre os desafios e você notou que eles são encontrados por meio das hashtags, certo?  

Elas são muito importantes, pois são a principal forma de organização de temas e desafios na plataforma. Quer encontrar alguma coisa específica no TikTok? Basta digitar uma hashtag!  

Portanto, saber utiliza-las, levando em conta aquelas que tem a ver com seu nicho e, principalmente, aquelas que estão bombando, pode te render vários seguidores novos.  

6. Mantenha a frequência de publicação

Você quer ganhar seguidores no TikTok, não é mesmo? Então, mantenha a frequência nas publicações, assim a plataforma identifica que você é um usuário ativo e passa a mostrar seus vídeos pra outras pessoas que não seguem o seu perfil.  

Manter a  frequência ajuda a mostrar para o algoritmo do TikTok que você é relevante e, claro, mostra sua marca mais vezes para novos usuários.  

7. Invista em anúncios, não dependa só do alcance orgânico

Como qualquer rede social também dá pra anunciar no TikTok e aumentar o alcance de suas publicações, ganhando mais seguidores.  

Porém, nem tudo são flores. O TikTok for Business só está disponível em alguns países. Aqui no Brasil, para conseguir anunciar é necessário preencher um formulário e aguardar a análise e liberação da plataforma.  

ganhar seguidores TikTok 1

Mas enquanto os anúncios na plataforma não ficam liberados para todos, você pode aproveitar as dicas anteriores, conseguir novos seguidores e até mesmo ganhar um bom dinheiro com o TikTok 

Ah, vale lembrar que comprar seguidores nunca é uma boa prática. Assim como em outras redes sociais, conseguir seguidores é um trabalho que investe trabalho para conquistar o engajamento. 

E não esqueça do mantra para todos que usam o TikTok: Divirta-se! 

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