LinkedIn Sales Navigator: aprenda a encontrar potenciais clientes com essa ferramenta!

Sales Navigator: imagem de uma mão segurando um celular com a tela do LinkedIn aberta.

Muitas pessoas ainda acham que o LinkedIn é apenas um canal para se fazer networking, recrutar pessoas ou encontrar vagas de emprego. E muitas marcas ainda não conhecem o potencial do LinkedIn para empresas. Mas, a verdade é que essa rede social apresenta um poder incalculável, especialmente para realizar negócios. Graças ao LinkedIn Sales Navigator,  a rede social tornou-se o cenário perfeito para a aquisição de leads extremamente qualificados.

Quando observamos o status do marketing B2B no Brasil, podemos perceber que a geração de leads é o principal objetivo de marketing das organizações. Porém, está cada vez mais complicado para as empresas alcançarem suas metas. A dificuldade de encontrar técnicas eficientes de prospecção é uma das principais barreiras.

Pensando nisso, o LinkedIn lançou o Sales Navigator – uma ferramenta incrível que ajuda as empresas a encontrar potenciais clientes e gerar leads qualificados de maneira efetiva e organizada.

Ficou curioso para saber mais sobre essa ferramenta? Então, continue a leitura, vamos mostrar tudo que você precisa saber para encontrar potenciais compradores com o LinkedIn Sales Navigator!

Mas, afinal, o que é o LinkedIn Sales Navigator?

O Sales Navigator é uma ferramenta, disponibilizada pelo LinkedIn, ideal para empresas que estão à procura do ICP (Ideal Customer Profile ou Perfil do Cliente Ideal). Ela funciona de maneira muito semelhante a um software de CRM, programa que permite que as empresas acompanhem todas as interações com clientes atuais e futuro.

Em uma rede social como o LinkedIn, o Sales Navigator tem a função de filtrar, identificar e monitorar leads, estimulando o relacionamento contínuo dentro da base (são mais de 500 milhões de usuários que podem virar oportunidades de negócio).

Quais são as principais funções da ferramenta de vendas do LinkedIn?

O LinkedIn Sales Navigator apresenta uma série de vantagens para as empresas que querem fazer negócios na plataforma. Afinal, quem se inscreve e usa a rede social ativamente está em busca de novos negócios, não é mesmo? A seguir, vamos mostrar quais são as principais funcionalidades da ferramenta. Confira!

Busca Avançada

Com esse recurso é possível realizar uma pesquisa avançada de potenciais clientes.

Aqui, você pode criar múltiplos filtros que incluem empresas, níveis de conhecimento, graus hierárquicos específicos e até palavras-chave.  Desta forma, segmentação fica mais precisa e a empresa tem mais chances de encontrar o cliente ideal.

Recomendações automáticas de leads

Aqui, o LinkedIn Sales Navigator traz, de bandeja, uma seleção de profissionais que estão propensos a fazer negócios com a empresa, ou seja, a ferramenta identifica, com base na sua própria atividade, os leads mais qualificados disponíveis na rede social.

Assim, as chances de erros diminuem, você vai adicionar e interagir com as pessoas certas, aquelas que realmente têm interesse nos produtos e serviços da marca.

Integração com softwares de CRM

O LinkedIn Sales Navigator permite a integração entre a base de contatos do LinkedIn e os contatos cadastrados no seu sistema de CRM. Assim, você pode exportar informações valiosas com apenas um clique, do Sales Navigator para o software de relacionamento, ou vice e versa.

Observações e marcadores

Aqui, você pode criar listas utilizando os marcadores disponíveis na ferramenta. É possível, por exemplo, listar as oportunidades em: leads frios, qualificados para marketing (MQL) e qualificados para vendas (SQL). Se preferir, você também pode criar tags específicas para leads de um determinado local, profissão ou empresa.

Identificação de visitantes

Essa funcionalidade mostra quem visitou o seu perfil nos últimos três meses e permite que você conheça as pessoas que possuem o mínimo de intenção de fazer negócios. Ao saber dessa informação, você pode iniciar um diálogo e alimentar o lead até chegar ao momento de oferecer seu produto ou serviço diretamente.

Mudanças internas

Com o LinkedIn Sales Navigator você pode monitorar as principais mudanças que ocorrem dentro das empresas em que seus leads ou clientes se encontram. Informações como promoções, demissões, migração de setor serão reportadas diretamente pela ferramenta.

Gerenciamento de funil

Essa funcionalidade ajuda na gestão do funil de vendas, também conhecido como pipeline no setor. Ela serve para facilitar a vida de vendedores e gerentes, que podem acompanhar detalhadamente cada oportunidade dentro do funil. Com essas informações é possível identificar o quão próximo o lead está do fechamento do negócio.

Mensagens de InMail

Pela ferramenta você consegue enviar mensagens privadas para potenciais clientes, mesmo que não esteja conectado com eles. Ou seja, uma oportunidade de se relacionar, via inbox, com mais de 500 milhões de usuários da base.

Claro que, antes de interagir é preciso filtrar os perfis que mais te interessam.

Apresentações visuais

Com o Sales Navigator você tem acesso ao LinkedIn PointDrive – recurso que permite aos profissionais de venda preparar e compartilhar conteúdo com seus compradores. Cada conteúdo poderá ser visualizado mesmo sem ser baixado, e ainda é possível acompanhar quem os visualizou. Assim, as apresentações corporativas ficam mais práticas e profissionais, facilitando o acompanhamento e causando uma ótima impressão sobre o negócio!

Encurtador de conexões

A ferramenta ainda incorpora um recurso para encurtar as conexões, também conhecido como TeamLink, que indica quais são os contatos em comum entre você e o seu potencial cliente.

Dessa maneira, você pode solicitar que um terceiro faça o intermédio da conexão e facilite a criação de novas oportunidades de negócios.

Como tirar o máximo proveito do Sales Navigator?

Veja, agora, algumas dicas que separamos para você aproveitar o melhor que o LinkedIn Sales Navigator pode oferecer:

  • fique de olho nos updates e notificações dos seus contatos;
  • interaja com os seus leads usando o recurso de apresentações visuais;
  • atualize regularmente os seus dados integrados com o software de CRM;
  • publique conteúdo, regularmente, para atrair, educar e engajar os seguidores;
  • monitore Company Pages de interesse e observe o comportamento de outras empresas;
  • prefira as mensagens InMail para abordagens de negócios;
  • foque no tomador de decisão, mesmo que não seja o CEO da empresa.

Por fim, o principal benefício do LinkedIn Sales Navigator é a possibilidade de vender sem passar a sensação de estar vendendo. Se você já usa o LinkedIn com foco em vendas e segue o caminho tradicional de priorizar grupos e usar anúncios conforme interesses, pode deixar a impressão de que só está com o propósito de vender.

Já com o Sales Navigator, você tem chances de potencializar seu processo, estreitar o relacionamento, aumentar a confiança dos usuários e consequentemente impulsionar as vendas de uma maneira mais natural.

Agora, se você ficou interessado em aproveitar todo potencial de marketing que o LinkedIn tem para oferecer, leia também nosso post sobre LinkedIn Ads e saiba mais como investir em anúncios na plataforma.

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