5 dicas para utilizar a enquete do Instagram Stories a seu favor

enquete instagram stories

Se você precisa de uma solução efetiva para melhorar seus resultados e ter mais engajamento nas redes sociais, deve começar a aproveitar todas as funcionalidades que o Instagram Stories tem. E, entre as mais legais, temos a possibilidade de inserir enquetes nas Stories do Instagram!

Com mais de 250 milhões de usuários ativos diariamente, o Instagram Stories se tornou uma febre!

E essa popularidade não se restringe somente às pessoas físicas. As empresas e anunciantes já sacaram que vídeos e propagandas criativas são um maneira incrível para engajar o público e, claro, vender mais! Neste estudo, mostramos alguns dados sobre visualizações do Instagram Stories que provam isso. Outras vantagens do Instagram Stories são:

  • maiores taxas de conversão (Stories ficam em lugar privilegiado em relação ao feed! As chances de serem vistas pelo público é maior!);
  • interações (O Instagram Stories é um formato interativo! Para ver uma história é preciso uma ação!);
  • humanização da marca (Empresas podem mostrar o dia a dia da sua equipe e aproximar o público); entre outros.

Neste ebook gratuito, damos um panorama completo e atualizado sobre o Instagram Stories.

Agora, voltando ao tema do post, veja abaixo nossas dicas de como utilizar as enquetes do Instagram ao seu favor!

Como utilizar a enquete do Instagram Stories?

A enquete é um tipo de sticker do Stories que não surgiu há tanto tempo e é mais um dos jeitos de interagir com os contatos do app de forma leve e divertida!

Atualmente, existem duas formas de fazer enquetes no Instagram Stories. A primeira, e mais tradicional, é através da inserção de pergunta + duas opções de resposta customizáveis.

Depois de compartilhar a enquete, os usuários poderão escolher uma resposta (e ver qual é o percentual de votos de cada opção) depois que votarem.

 

enquete instagram stories

A segunda, e mais recente, é a enquete de intensidade. Com esse sticker é possível inserir uma pergunta e uma barra de intensidade, com um emoji customizável. A ideia é dar ao usuário a possibilidade de responder percentualmente qual é a sua opinião a respeito de algo. A solução perfeita para aqueles que não se sentiam atendidos com apenas duas opções de resposta, certo?

Assim como na enquete tradicional, o usuário que responder a enquete de intensidade, poderá ver qual é o percentual médio das respostas àquela pergunta.

enquete instagram intensidade

Você também poderá visualizar o resultado da enquete, inclusive quem votou e como votou.

Aumentar a sua proximidade com os leitores, descobrir o interesse dos clientes por produtos ou serviços e dar mais visibilidade à marca são alguns dos seus benefícios.

A seguir, elaboramos uma lista com as 5 dicas de como você deve utilizar essa ferramenta a seu favor. Venha com a gente!

1. Proporcione a interação entre a marca e seguidores

Deseja melhorar o relacionamento com seus clientes? Então, investir no engajamento dos seus seguidores com a marca é indispensável. E para a sua sorte, este é o principal objetivo da ferramenta de pesquisa: a interação.

Dar a oportunidade do usuário opinar sobre o seu conteúdo é uma arma poderosa! Isso dará a chance de você descobrir os assuntos mais “bombásticos” do momento, o que vai facilitar seu planejamento de conteúdo, reduzindo, inclusive, suas taxas de rejeição.

2. Conheça a sua persona e suas preferências

A persona é essencial para qualquer estratégia de sucesso.

No entanto, como vamos criar conteúdos ou vender os produtos focados no nosso consumidor ideal, se não temos nem noção de quem ele é ou quais são suas preferências?

Meio difícil, certo? Essa ferramenta do aplicativo pode te auxiliar nesse propósito! Lembra do primeiro item da lista?

3. Peça opinião sobre um produto, serviço ou atendimento

Agora você vai poder pedir feedbacks para o público!

Esse contato direto vai permitir que você tenha noção do que funciona ou não para o  negócio, além de criar uma aproximação ainda maior com o público.

Vai lançar um novo produto? Faça uma enquete! Quer melhorar algo? Faça uma enquete!

Simples, não?

4. Crie sentimento de FOMO (Fear of Missing Out)

Medo de estar perdendo algo, eis o conceito de FOMO.

Essa sigla se tornou muito forte com a chegada das redes sociais. E nós somos a prova disso, não é mesmo?!

Pare e pense: quanto tempo você consegue deixar de olhar suas mensagens do wapp? Ou verificar a menção que seu amigo acabou de fazer do seu nome no Facebook?

Isso acontece pela necessidade que temos de estar sempre conectados e nunca ficarmos por fora de um “acontecimento”.

Essa sensação pode ser facilmente usada na hora de fazer uma enquete do Stories!

Pergunte aos seguidores se eles já têm tal lançamento superpopular da empresa, por exemplo. Isso criará ansiedade no leitor que selecionar “não” e, em seguida, senso de urgência para obter tal coisa.

5. Faça com que os seguidores conheçam mais a empresa

Os seguidores realmente conhecem o negócio? Eles sabem identificar o logo ou falar o ramo em que a empresa que seguem atua?

É muito importante que as pessoas tenham isso claro. É assim que se dá a construção de uma marca, um passo um pouco negligenciado hoje em dia, mas fundamental para qualquer estratégia de marketing digital.

Enquetes são ótimos recursos para fazer quizzes sobre a empresa!

Você pode fazer questionários básicos sobre o negócio, como: “você sabia que nossa empresa tem uma loja online?’, “sabia que damos desconto em compras acima de XXX?.

Como colocar enquete no Stories do Instagram?

Para inserir enquete no Instagram Stories, siga os seguintes passos:

  1. Abra o aplicativo e entre no Stories clicando na imagem da câmera acima da sua foto de perfil ou arrastando a tela da esquerda para a direita;
  2. tire uma foto, grave um vídeo, faça um boomerang, o que desejar;
  3. arraste a tela para cima e clique na opção “enquete”;
  4. escolha um título (aqui entra a pergunta a ser respondida pelos seus leitores);
  5. caso queira, edite as opções “sim” e “não”, de acordo com o item acima;
  6. por fim, clique na opção “sua história”, logo abaixo.

Pronto! Você acabou de fazer a sua primeira votação!

Sempre que quiser checar os resultados, basta voltar na sua tela e deslizar com o dedo para cima.

Lá, será mostrado o que cada pessoa selecionou e qual resposta está ganhando. Lembre-se que, assim como as outras histórias, a duração da pesquisa é de 24h, então analise as estatísticas antes de o tempo acabar!

Agora que você já entendeu quais são as funcionalidades da enquete do Instagram e, principalmente, como utilizá-las da melhor maneira possível na sua empresa, não perca tempo! Comece a aplicar seus aprendizados agora mesmo!

Para fazer uma enquete de intensidade, siga os mesmos passos anteriores e, na hora de escolher o sticker de enquete, opte pelo ícone da barra deslizável com emoji para enquete de intensidade. Edite sua pergunta, escolha qual emoji usar e pronto!

Como colocar enquete no Instagram Stories pela mLabs?

Se você usa a mLabs, já sabe que é possível agendar Instagram Stories, certo? E, claro, você também consegue inserir as enquetes tradicionais (pergunta e duas opções de respostas) nas Stories que agendar pela nossa ferramenta.

Para isso, você terá que acessar nossa área de agendamento de posts, selecionar a rede social “Instagram” e a opção “Instagram Stories”. Depois, terá que fazer o upload do arquivo (pode ser vídeo ou imagem) e, então, seguir os passos abaixo:

  • Abaixo da prévia do arquivo, selecione a opção “Configurar Story”.

 

agendar enquete instagram stories mlabs

 

  • Escolha a opção “Enquete” (você também pode inserir hashtags, marcar pessoas, colocar links (se tiver mais de 10 mil seguidores ou uma conta verificada, ok?) e marcar sua localização.

 

enquete instagram stories mlabs

 

  • Insira sua pergunta e edite as respostas, se quiser.

 

enquete instagram stories mlabs

 

  • Clique em “Continuar” e prossiga com seu agendamento!

 

enquete instagram stories (4)

Quer ver como isso funciona, na prática?

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Além do agendamento, a mLabs te mostra dados e relatórios completos sobre Instagram Stories, te permite responder o direct e acompanhar seu feed pelo desktop!

 

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