Guia de anúncios para Facebook Ads

Guia de anúncios para Facebook Ads

Anunciar no Facebook é simples, mas é preciso ficar ligado para fazer as melhores escolhas, afinal, existem MUITAS possibilidades na plataforma. Escolher o formato errado, ou comer bola na segmentação pode reduzir drasticamente a performance potencial de um anúncio do Facebook Ads.

Para te ajudar a entender todas as possibilidades, decidimos criar esse guia de anúncios do Facebook! Aqui, você vai encontrar informações como:

  • os tipos de anúncios possíveis dentro do Facebook;
  • especificações e requisitos técnicos;
  • como criar um anúncio.

Bora lá?

Quais os tipos de anúncios para Facebook?

Para começar nosso guia de anúncios do Facebook, vamos te mostrar quais são os tipos possíveis.

Escolher o formato ideal vai depender do seu objetivo com aquela campanha, do que pode trazer mais impacto para o seu público e, claro, de como é a identidade da marca.

Imagem

Guia anúncios - imagens no Facebook

Esse é o tipo mais básico dos anúncios de Facebook, mas também muito eficiente.

Aqui na mLabs, por exemplo, temos uma performance bem legal nas versões estáticas (imagens) dos nossos anúncios. Mas, um ponto fundamental nesse formato é: a qualidade e poder de atração da imagem. Para que o anúncio performe ele precisa, em primeiro lugar, ser notado!

O formato imagem é ideal para quando você precisa direcionar as pessoas para o seu site ou então aumentar o reconhecimento de um produto com destaque. E lembre-se: quanto menos texto, melhor.

Vídeo

Guia anúncios - vídeo no Facebook

O vídeo é ainda mais chamativo e ajuda a prender a atenção das pessoas.

Os mais curtos costumam ser vistos até o final com mais frequência. Aqui, também é possível usar os famosos gifs que estão em alta!

Coleção

Guia anúncios - coleção no Facebook

Nesse tipo de anúncio do Facebook é usado o formato de grade, em que você coloca uma imagem ou vídeo principal em destaque e os demais ficam em tamanho menor.

Eles são ótimos para mostrar catálogos de produtos e aumentar a conversão.

Carrossel

Guia anúncios - carrossel no Facebook

No carrossel você consegue colocar 10 imagens ou vídeos em um mesmo anúncio e, o melhor, cada uma delas pode ter seu link próprio!

Assim, você pode agrupar produtos diferentes ou então usar o formato para apresentar detalhes/recursos de um único produto ou serviço, dar informações adicionais, explicar processos, etc.

Apresentação multimídia ou slideshow

Guia anúncios - slideshow no Facebook

Atraindo ainda mais os usuários do Facebook, você pode usar movimento, som e texto para contar uma historinha! É como se fosse um vídeo, mas sem precisar ter uma mega produção.

É ideal para quem quer impactar o público de forma breve, mas mais profunda, simplificando algo de maneira dinâmica.

Experiência Instantânea ou Canvas

Guia anúncios - Canvas no Facebook

Neste modelo é possível criar anúncios que ficam em tela cheia! É um jeito diferente e oferece outro tipo de experiência ao usuário. Porém, ele só funciona em dispositivos móveis, ok?

Anúncios de geração de cadastros ou Lead Ads

Você também pode captar leads por meio de um anúncio no Facebook! Assim, é possível coletar informações do lead nele mesmo.

O botão usado leva o usuário a um formulário que será preenchido automaticamente com os dados de contato da conta da pessoa do Facebook.

Para não deixar o processo cansativo, faça perguntas diretas e solicite primeiro as informações mais importantes.

Você pode também usar a integração com seu CRM, ou seja, os cadastros gerados serão sincronizados automaticamente! Assim, você não perde tempo na hora de começar o contato com esses leads!

Envolvimento com a publicação

Se você acha que um post merece ser impulsionado e tem potencial para isso, pode promovê-lo para anúncio, para que ganhe mais visibilidade, curtidas, compartilhamentos, visualizações, cliques, etc.

Por exemplo: se a página que você cuida é uma confeitaria, está em época de Páscoa e você publica um vídeo montando um ovo de chocolate, pode anunciar esse post para que tenha o alcance de outras pessoas e não só daquelas que seguem sua página.

Curtidas na página

Aqui, você promove a sua própria página para que outras pessoas a conheçam. Assim, ganha mais seguidores e visibilidade.

Dark Post

O Dark Post é aquele formato em que o anúncio não aparece na sua página, apenas para quem é impactado por ele. Ele fica escondido, quase que como um segredo!

É ideal para promover ações específicas de datas comemorativas ou promoções por tempo limitado.  

Especificações para os anúncios do Facebook

Antes de saber os passos para criar sua campanha no Face, você precisa entender alguns requisitos. Então, segure a ansiedade!

Para que seu anúncio funcione e comece a rodar, existem alguns detalhes que são exigidos com relação à formatação, tamanho de imagem, entre outros.

Por isso, listamos as principais regras de Facebook Ads neste guia. São elas:

Imagem

  • tipo de arquivo: jpg ou png;
  • proporção da imagem: 9:16 a 16:9;
  • texto: recomendado 125 caracteres (se tiver mais, aparecerá a opção “ver mais) e até 20% de texto na imagem. Imagens com mais de 20% de texto podem alcance reduzido.

Quando constar link:

  • proporção da imagem: 1,91:1 para 1:1;
  • resolução recomendada: pelo menos 1080 x 1080 px;
  • título: 25 caracteres;
  • descrição do link: 30 caracteres.

Vídeo e Apresentação multimídia

Os vídeos precisam ser carregados com a maior resolução possível e sem faixas laterais livres ou barras pretas (formato letterbox).

  • compressão H.264;
  • pixels quadrados;
  • taxa de quadros fixa;
  • varredura progressiva;
  • compactação de áudio AAC estéreo a partir de 128 kbps;
  • tamanho do arquivo: 4 GB no máximo;
  • duração mínima: um segundo;
  • duração máxima: 240 minutos;
  • legendas do vídeo: é opcional, mas recomendado. Assim, caso a pessoa não queira ouvir o som naquela hora ou não possa, consegue ler e entender o conteúdo do vídeo mesmo assim;
  • áudio do vídeo: opcional, mas recomendado;
  • texto: 125 caracteres.

Quando constar link:

  • título: 25 caracteres;
  • descrição do link: 30 caracteres.

Coleção

  • imagem ou vídeo: o primeiro arquivo deve ser aquele que irá ser a capa do carrossel;  
  • título: 25 caracteres
  • texto: 90 caracteres.

Carrossel

  • número mínimo de imagens/vídeos: dois;
  • número máximo de imagens/vídeos: 10;
  • tamanho máximo do arquivo de vídeo: 4 GB;
  • duração do vídeo: até 240 minutos;
  • tamanho máximo do arquivo de imagem: 30 MB;
  • resolução: pelo menos 1080 x 1080px;
  • proporção recomendada: 1:1;
  • texto: 125 caracteres;
  • título: 40 caracteres;
  • descrição do link: 20 caracteres.

Experiência Instantânea ou Canvas

Para uso de imagens:

  • largura: de 1080 px em 3x.1;
  • altura: de 1920 px em 3x;
  • quantidade imagens: até 20;
  • tamanho: pode ser ajustada de acordo com a largura (a altura varia, mas a largura preenche a tela) ou altura (tela preenchida de cima para baixo e é possível transportar para a lateral, tendo a opção de inclinar para a panorâmica);
  • tipo de arquivo: png e jpg.

Para uso de vídeos:

  • resolução: mínimo 720p;
  • tipo de arquivo: formato mp4 ou mov;
  • duração: não há limite sobre o número de vídeos, mas a duração combinada não pode exceder dois minutos;
  • proporção: criado para retrato eles podem ser redimensionados para a paisagem com pillarbox;
  • miniatura: o primeiro quadro de cada vídeo serve como a miniatura;
  • legendas: não é recomendável usar legendas com vídeos de experiência instantânea.

Anúncios de geração de cadastros ou Lead Ads

  • possibilidade de usar imagens, vídeos ou carrossel;
  • texto de fora: até 300 caracteres;
    título: até 25 caracteres sem descrição e até 24 caracteres com descrição;
  • descrição do título: até 36 caracteres;
  • imagem: 1200 x 628 px.

Curtidas na página

  • página com vídeo ou imagem mascarados a uma proporção de 1.91:1;
  • texto de fora: até 120 caracteres;
  • imagem: 1200 x 444 px.

Dark Post

  • texto de fora: até 300 caracteres;
  • título: até 48 caracteres sem descrição e até 30 caracteres com descrição;
  • descrição do título: até 30 caracteres;
  • imagem: 1200 x 628 px.

Como anunciar no Facebook?

Pronto! Você já tem todas as informações em mãos para criar um anúncio, certo? Então agora já podemos explicar o passo a passo para que sua campanha na plataforma do Zuck nasça e comece a trazer muuuitos resultados! :)

Vamos lá:

  1. entre no Facebook Ads e clique em “Criar Anúncio”;
  2. escolha o objetivo da campanha: impulsionar publicação, promover página, fazer as pessoas obterem uma oferta, aumentar conversões no seu site, etc;
  3. depois, defina o público que será impactado por seu anúncio. Pode ser feito por meio de segmentação por interesse, páginas que curtem, grupos que participam, idade, cidade, gênero, lista de clientes, entre outros;
  4. defina qual será a verba utilizada;
  5. escolha o formato ideal e crie seu anúncio!

Temos certeza que você criará campanhas incríveis agora que já tem tudo o que precisa e pode começar a colocar a mão na massa!

Se surgir alguma dúvida, pode perguntar pra gente nos comentários.

E sempre que precisar lembrar de algum detalhe, esse guia de anúncios do Facebook Ads estará aqui (atualizado) pra dar uma força!

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