Pesquisar

WhatsApp Business: conheça essa ferramenta para empresas!

WhatsApp Business: conheça essa ferramenta para empresas!
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

O aplicativo de mensagens instantâneas mais famoso do mundo conta agora com uma poderosa ferramenta para empresas: o WhatsApp Business.

Você já entende como ele funciona? Sabe como ele pode ser te ajudar alavancar os resultados de marketing?

Além de melhorar a comunicação com o cliente, o aplicativo ainda oferece chances de estreitar esses laços e criar um vínculo ainda mais forte!

E você já sabe que a aproximação é uma das armas mais incríveis para melhorar os negócios, né?

Por isso, com o WhatsApp Business, será possível gerenciar ainda melhor a forma como empresa e cliente se relacionam.

Veja mais sobre o app a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Neste artigo, você vai entender:

  • o que é WhatsApp Business;
  • como ele funciona;
  • quais são suas funcionalidades;
  • como fazer marketing com o WhatsApp Business.

O que é WhatsApp Business?

De acordo com o próprio APP, o WhastApp Business é:

“Um aplicativo dedicado para Android, que é gratuito para download, e foi desenvolvido para atender as necessidades de uma pequena empresa. O WhatsApp Business facilita a interação com os clientes, fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens.”

Ou seja, a ferramenta foi desenvolvida focada nos negócios, para proporcionar uma melhor experiência aos clientes e ainda facilitar a comunicação com eles.

E isso é sério. Já são mais de 1,5 bilhão de usuários ativos do WhatsApp e uma constatação quase unânime: as pessoas preferem falar por whats do que por telefone.

E realmente, vamos combinar que o aplicativo é um grande facilitador, né? É rápido, prático, você digita ou grava uma mensagem e pronto, nada de se preocupar em ficar esperando na linha por uma ligação.

Com o APP é possível responder clientes, tirar dúvidas, enviar ofertas e vender mais! Mas, para isso, é preciso ter uma boa gestão de WhatsApp! Timing é tudo nesta rede e as respostas devem ser rápidas, assertivas, objetivas e claras. #ficaadica

Como funciona o WhatsApp Business?

Se você já se convenceu que o aplicativo pode ser um grande facilitador no dia a dia e ótimo para seu marketing de relacionamento, temos notícias ainda melhores para você!

Com o WhatsApp Business é possível criar respostas rápidas, ter estatísticas do fluxo de mensagens, acessar métricas e outras funcionalidades que vamos listar mais abaixo.

Para começar a usá-lo, baixe o aplicativo de mensagens para empresas no Google Play – sim, por enquanto é restrito a Andoid. Você pode também usar o recurso WhatsApp Web, na versão desktop ou gerenciar tudo isso pela mLabs!

Depois de instalar e abrir o app, é só permitir acesso aos seus contatos, fotos e arquivos e cadastrar um número de celular comercial para começar seu perfil. No celular, o WhatsApp Business vai aparecer como “WA Business”.

Caso você já tenha o WhatsApp Messenger, pode continuar utilizando os dois. Porém, um mesmo número de telefone não pode estar vinculado em ambos os APPS.

Feito isso, chegou a hora de criar seu perfil comercial, inserindo informações como:

  • horário de funcionamento;
  • endereço do site/redes sociais/e-mail;
  • segmento;
  • descrição da empresa;
  • endereço físico (é possível até indicar diretamente com link para um mapa).

WhatsApp Business — perfil

Funcionalidades

Além da opção de criar a conta do perfil comercial, há também outras funções que o WhastApp Business oferece.

  • respostas rápidas: neste recurso, é possível criar mensagens instantâneas e salvá-las para usar posteriormente. Faça isso com as mais usadas, por exemplo, caso o cliente mande um “oi”, você pode deixar já registrado um texto de boas vindas. Também é muito útil para quando você estiver ausente ou ocupado;

WhatsApp Business — respostas rápidas

  • etiquetas: elas ajudam a organizar contatos ou conversas com etiquetas de identificação. Cada etiqueta terá uma cor diferente. Exemplos de etiquetas são “novos contatos”, “pago”, “pendente”, etc;

WhatsApp Business — etiquetas

  • estatísticas: aqui você tem acesso a métricas como número de mensagens enviadas, entregues, abertas e lidas, o que ajuda a ter um panorama de suas ações no WhastApp Business.

WhatsApp Business — estatísticas

Como fazer marketing com o WhatsApp Business?

Agora que você entendeu o que é WhatsApp Business e suas vantagens e funções, chegou a hora de saber como ele pode ajudar em suas campanhas de marketing. Certamente o recurso será um de seus grandes aliados!

Vamos pensar em uma comparação com o e-mail. Ainda que ele também seja um dos principais canais para atingir o público na web, o acesso dos clientes ao WhatsApp é muito mais fácil, rápido e prático.

Fazer com que eles abram um e-mail pode ser mais difícil do que uma mensagem no celular, concorda?

Não estamos dizendo que você deva deixar outras estratégias de lado. Nem pensar! Mas o WhastApp Business certamente te ajudará a otimizar resultados.

Até porque, se você tem o número de celular do cliente significa que ele passou por algumas etapas do funil, certo?

Mas também é preciso ter cautela e cuidado, uma vez que a rejeição via whats para fazer marketing pode ser maior. Nem todos querem ser incomodados em seu perfil pessoal de mensagens com ações de marketing.

Portanto, analise muito bem em quais momentos e conteúdos você deve inserir um campo solicitando telefone. Nossa dica é: faça isso em conteúdos de fundo de funil e em ações pontuais, como cadastros físicos com campo de autorização para envio de mensagens pelo WhatsApp. Lembre-se: a ideia não é incomodar, mas se relacionar! ? .

Veja abaixo nossas dicas de como fazer marketing com o WA Business.

Divulgue o número em outros canais

O primeiro passo para para aproveitar o potencial do WhatsApp para empresas é fazer com que o público saiba que existe a possibilidade de contatar a empresa via WhatsApp.

Então, divulgue o número em seu site, redes sociais, materiais físicos, etc.

Pergunte!

Saiba se seus clientes querem entrar em sua lista de contato para receberem as novidades, promoções e outras informações que deseja enviar.

Começar a relação pedindo licença é metade do caminho para uma boa taxa de engajamento neste canal.

Segmente

O recurso de etiquetas não existe à toa!

Ele permite organizar e segmentar seus contatos e atendimentos no WhatsApp! Use-o de forma estratégica!

Tenha clareza

Deixe claro no perfil para qual uso será o WhastApp Business: apenas atendimento para tirar dúvidas? Vendas também? SAC? Agendamento? Envio de boletins informativos e promoções?

Otimize seu site para dispositivos móveis

Lembre-se de que você está usando uma plataforma que a maioria das pessoas usam via smartphone. Então, caso vá enviar links pelo app, é importante apostar em um site responsivo. Essa continuidade da experiência precisa ser igualmente satisfatória.

Dedique-se à plataforma

Mais do que em outras redes sociais, as pessoas não gostam – mesmo – de esperar respostas no WhatsApp.

Então, não cometa o erro de criar um perfil comercial e não dar atenção a ele. Para o público, a agilidade de contato com as empresas é a maior vantagem do APP.

Quer aprender mais sobre WhatsApp para empresas? Curta nossa página no Facebook, marque para “ver primeiro” e não perca nenhum post do blog da mLabs!

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis