WhatsApp anuncia o lançamento da sua ferramenta para empresas, o WhatsApp Business!

Slide2

Não é novidade que muitas empresas usam o WhatsApp para fazer negócios, certo? De acordo com o próprio Wapp, mais de 80% das pequenas empresas brasileiras já utilizam o aplicativo para se comunicar com seus clientes. Mas agora, com o lançamento oficial do WhatsApp Business – o anúncio foi feito no dia 18 de janeiro – isso vai ficar muito mais fácil e efetivo!

Entenda neste post o que é o WhatsApp Business, quais são suas funcionalidades, quem pode baixar o APP e, o melhor, como ele pode te ajudar a fazer marketing!

Vamos lá?

O que é WhatsApp Business?

De acordo com o Wapp:

“O WhatsApp Business é um aplicativo dedicado para Android, que é gratuito para download, e foi desenvolvido para atender as necessidades de uma pequena empresa. O WhatsApp Business facilita a interação com os clientes, fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens.”

Funcionalidades do WhatsApp Empresas

Respostas Rápidas

Com esta funcionalidade, você poderá criar e salvar as mensagens para responder clientes com mais agilidade.

A mensagem salva pode ser reutilizada para responder questionamentos frequentes, descrever produtos e serviços, fornecer explicações de entrega, termos de uso, funcionalidades e todas as perguntas frequentes dos clientes.

Perfil comercial

No perfil comercial você poderá adicionar uma descrição da sua empresa, horário de atendimento, localização, telefone, endereço de e-mail e link para site.

whatsapp business - perfil comercial e respostas rápidas

Mensagens Automatizadas

Criar mensagens instantâneas para enviar aos clientes quando estiver ausente é outra opção do WhatsApp Business. Da mesma forma, é possível automatizar uma mensagem de saudação ou mesmo uma breve apresentação da empresa.

whatsapp business - mensagens automatizadasEstatísticas do fluxo de mensagens

O WhatsApp Business também vai apresentar métricas importantes como:

  • número de mensagens enviadas com sucesso;
  • mensagens entregues;
  • mensagens lidas.

Quem pode baixar o WhatsApp para empresas?

Até o dia 23 de janeiro, o APP estava disponível para usuários dos Estados Unidos, México, Itália, Indonésia e Reino Unido.

Atualmente, já está disponível no Brasil (sim!), mas, por enquanto, apenas para Android. 

Link oficial para baixar.

Como fazer marketing com o WhatsApp Business?

Com o APP disponível, é mais do que hora de estruturar uma estratégia de marketing para aproveitá-lo da melhor maneira possível!

Como dissemos, acima, o APP vem com funcionalidades de análise que poderão te ajudar a medir alguns resultados por lá também. Veja nossas dicas para fazer marketing com o WhatsApp Empresas.

Invista no seu perfil comercial

Fazer uma descrição clara, objetiva e que, ao mesmo tempo, expresse o tom da marca é o primeiro passo para aproveitar o perfil comercial.

Aproveite esse espaço para ser simpático e convidar o usuário para a conversa! Se você pretende usar a plataforma para SAC social, deixe isso claro no perfil.

Crie uma lista de respostas rápidas antecipadamente

Aproveite essas semanas antes do lançamento no Brasil para criar suas respostas rápidas e mensagens automatizadas.

Faça um levantamento das principais dúvidas e perguntas de clientes e já deixe essas respostas prontas.

Otimize seu site para dispositivos móveis

Se o seu site / blog ainda não é responsivo a hora de resolver isso é agora. Lembre-se que boa parte do público que vem do WhatsApp estará acessando via dispositivos móveis.

Dedique-se à plataforma

Mais do que em outras redes sociais, as pessoas não gostam (mesmo!) de esperar respostas no WhatsApp.

Então, não cometa o erro de criar um perfil comercial e não dar atenção a ele. Para o público, a agilidade e facilidade de contato com as empresas é a maior vantagem do WhatsApp.

 

Para ficar sabendo em primeira mão das novidades (inclusive o lançamento no Brasil) do WhatsApp Business, curta nossa página no Facebook!

 

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!