Facebook Insights: a ferramenta perfeita para conhecer sua audiência e ter mais resultados no Facebook! Saiba como usá-la!

facebook insights ilustração de gráfico

Tudo o que acontece em sua página do Facebook pode ser medido. Para isso, existe o Facebook Insights, uma ferramenta nativa e gratuita do Facebook, que te ajuda a entender o desempenho dos seus posts, o comportamento e o perfil do público da sua página.

Sem nenhum exagero: é uma mina de ouro do marketing.

Com o Facebook Insights você poderá entender quem é realmente o seu público no Facebook, quais conteúdos estão trazendo os resultados esperados, como está a evolução da sua página ao longo do tempo, como está o desempenho das páginas dos seus concorrentes e muito mais!

Se você ainda não conhece a ferramenta, este post definitivamente é pra você!

E se você já conhece, mas quer destrinchar esse assunto com a gente e ficar craque, vem comigo também!

O que é o Facebook Insights?

Como eu disse acima, o Facebook Insights é uma ferramenta que disponibiliza dados sobre o desempenho de uma Fan Page no Facebook.

Lá, você conseguirá ver métricas simples e avançadas sobre o comportamento do seu público, a evolução e crescimento da sua página, e o desempenho orgânico e pago e de cada um de seus posts.

A partir da análise dessas informações, você poderá otimizar sua estratégia, produzir conteúdo ainda mais relevante e valioso para o seu público.

Como acessar o Facebook Insights?

Para ter acesso aos Insights do Facebook você terá que ser administrador da Fan Page. Neste post, ensinamos passo a passo como criar uma página comercial no Facebook.

Feito isso, acesse sua página e clique, no menu superior, na opção “Informações”.facebook insights acessar Pronto, você está dentro!

Funcionalidades do Facebook Insights

Em linhas gerais, as Informações do Facebook trarão dados sobre:

  • Promoções
  • Total de seguidores (dados sobre ganho e perda de seguidores)
  • Curtidas na Página
  • Alcance orgânico e pago dos posts, interações
  • Visualizações da Página
  • Prévias da Página
  • Ações na Fan Page (cliques em botões e campos específicos)
  • Alcance e envolvimento com os posts
  • Conteúdo de Marca
  • Eventos
  • Métricas de vídeos
  • Métricas de Stories
  • Dados sobre o público
  • Estatísticas sobre conversas do inbox

Muita coisa, certo?

Você pode estar se perguntando: será que eu preciso acompanhar mesmo tudo isso?

Bom, a resposta é: depende dos seus objetivos. Nossa missão, com este post, é te dar um panorama de cada gráfico para te ajudar a descobrir isso! E, claro, te ensinar o jeito mais fácil de acompanhar as métricas do Facebook que realmente importam para você.

Vamos aos gráficos.

Visão Geral

A primeira tela que você verá no Facebook Insights é uma visão geral da sua página. Aqui, temos um grupamento dos principais gráficos do Facebook Insights. Você poderá selecionar períodos específicos para avaliar: dados do dia, de ontem, de uma semana atrás ou dos últimos 28 dias. Caso selecione “hoje”, verá que o Facebook mostra dados do dia anterior – um delay básico.

facebook insights acessar

Esta aba traz uma espécie de resumo – ou apresentação simples – das principais informações o Facebook Insights. Você verá dados sobre as ações na página, visualizações, prévias da página, curtidas, alcance, recomendações, envolvimento, vídeos, seguidores, pedidos, posts recentes, e etc. Cada um desses dados pode ser destrinchado e, ao clicar neles, você será redirecionado para uma outra aba do Facebook Insights (falaremos delas adiante).

O mais interessante nesta aba é a possibilidade de visualizar um comparativo com a semana anterior de cada um desses dados.

Dica: escolha um período de análise e sistematize isso. Por exemplo: toda segunda feira você irá acessar o Facebook Insights para fazer um comparativo com a semana anterior (já sabe que é simples, certo?). Uma vez por mês você fará a mesma análise, só que mensal. Lembrando que você também pode exportar alguns tipos de dados, como os da página, dos posts e vídeos.

Uma parte muito importante desta aba é a de “Páginas para Acompanhar”. Nela você poderá comparar o desempenho da sua página com outras. Além de adicionar páginas específicas de concorrentes (ou benchmarks para sua estratégia), você poderá ver dados como número de curtidas de cada uma dessas páginas, o crescimento delas em relação ao período anterior, a quantidade de posts e o envolvimento dentro dessas páginas no período.

facebook insights páginas para acompanhar

Esses dados podem te ajudar a entender como as ações dos seus concorrentes trazem resultado e a otimizar sua própria estratégia.

Promoções

Na aba promoções você terá acesso aos dados das suas campanhas do Facebook Ads. Essas informações podem ser vistas com mais detalhes no Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Lembrando que esta aba apresentará apenas os anúncios criados pelo administrador da página. Caso a página seja gerenciada por mais administradores o um deles seja o responsável pelas campanhas, é melhor que ele acesse os dados diretamente do Gerenciador de Anúncios.

Neste post, explicamos como usar a ferramenta para criação de anúncios do Facebook.

Seguidores

Na aba “Seguidores” você verá o total de seguidores da sua página e poderá comparar a média com o período anterior. Lá no topo da página você poderá selecionar o período para análise.

facebook insights total de seguidores

Em seguida, você verá um gráfico de “Seguidores Líquidos”. Nele, o Facebook mostra o saldo de seguidores da página, considerando os que deixaram de te seguir no período. Você também poderá saber quantos seguidores ganhou de forma orgânica e quantos deles vieram a partir de mídia paga.

facebook insights seguidores líquidos

Ainda nesta aba do Facebook Insights, você verá um gráfico que mostra de onde (e em quais dispositivos) vieram os seus seguidores. Aqui, as informações são separadas por fontes como: diretamente na página, anúncios, pesquisa do Facebook, computadores e laptops não categorizados e outras fontes.

facebcook-insights-onde-as-pessoas-começaram-a-seguir-sua-página

Curtidas

Essa aba é praticamente um clone da anterior. Mas com uma diferença importantíssima: aqui você não verá os dados daqueles que curtiram sua página, mas marcaram na opção de “não seguir a página”.

Como o Facebook dá aos usuários a opção de curtir uma página e não a seguir, é bom você acompanhar isso também. O ideal é o que os números dessa aba sejam bem próximos à de seguidores. Caso contrário, você precisará analisar porque tem tantos seguidores que preferem não ver o conteúdo da sua página.

Ou seja, você excluirá da análise os fãs que não recebem os conteúdos da Fan Page no feed mas que podem ver seus posts ao acessarem a página.

Alcance

Na aba “Alcance” você poderá entender qual foi o número pessoas alcançadas de maneira paga e não paga por seus posts no período selecionado. Assim como nos gráficos anteriores, você poderá fazer a comparação dos resultados com o período anterior.

facebook insights alcance das publicações

Se você tem testado alguma estratégia específica para aumentar seu alcance orgânico no Facebook, este gráfico te ajudará a analisar se ela está mesmo dando certo!

Na sequência, você verá um gráfico de recomendações. Ele mostra quantas vezes sua página foi recomendada por algum usuário do Facebook no período selecionado. Lembra que o Facebook agora tem uma ferramenta de pedir recomendações? Pois é, esse gráfico avalia isso!

O próximo painel é superimportante para quem tem como meta engajamento! Isso porque ele mostra os números de comentários, compartilhamentos, respostas, reações e reivindicações dentro da sua página naquele período!

facebook insights gráfico engajamento

Nossa dica aqui é: analise os picos de interações importantes como comentários, compartilhamentos, likes e reactions e tente entender o que você fez nesses períodos para gerar mais engajamento. Pode ser uma alteração no tom do post, na imagem, ou mesmo o tema, que é mais relevante. Tente entender se o conteúdo desses picos é nativo, se tem links, se cita uma marca, enfim, estude esse gráfico com muita atenção e replique a estratégia. Ter esse comportamento data driven e testador é o que diferencia o social media expert de um mediano.

Abaixo, você verá um gráfico de reactions. Há quem não dê muita bola pra elas, mas eu não faria isso se fosse você. Isso porque um “Amei” vale mais do que um simples Like para o algoritmo do Facebook. E um “Grr” pode dizer muito sobre o que seu público não quer ver na sua página.

facebook insights gráfico reações

O próximo painel também é de grande valor. Nele você verá ações como: ocultar publicação, ocultar todas as publicações da página, denunciar como spam e discutir página. Sim, este é o gráfico do terror. Aquele que dói o coração de ver e, o pior, que impacta diretamente na redução do alcance orgânico dos seus posts.

Mas, é preciso entender o comportamento do público para reduzir esses feedbacks negativos o máximo possível.

facebook insights ocultar, spam, descurtir

O último gráfico desta aba, “Alcance Total”, é bem parecido com o primeiro. A diferença é que ele mostra o alcance total dos seus conteúdos considerando não apenas o que vêm dos seus posts, mas de ações como marcações de terceiros e check-ins por exemplo.

facebook insights alcance total

Visualizações da Página

A partir deste gráfico, você começará a entender, de fato, como as coisas realmente acontecem DENTRO da sua página. Isso porque, até então, o Facebook considerava o alcance externo da sua página e as reações que vinham disso também.

No primeiro gráfico, “Total de visualizações”, você vai entender quantas vezes o perfil da sua página foi visto pelos usuários do face. Isso inclui pessoas que, efetivamente, chegaram à sua página. Neste gráfico, você também saberá quais seções da sua Fan Page tiveram mais visualizações. São elas: página inicial, fotos, publicações, aba “sobre”, vídeos e outros.

facebook insights total de visualizações
O segundo painel mostra o total de usuários que visualizaram qualquer seção da sua página e separa essas pessoas por seção, por faixa etária e gênero, por país, por cidade e por dispositivo. Aqui, você começa a ter dados demográficos sobre potenciais seguidores e pode entender também quais são as seções mais e menos visualizadas da sua página.

facebook insights número total de pessoas que visualizaram

Este gráfico será muito útil caso queira testar novas descrições para a seção “sobre”, novas imagens, etc. Observe os picos de visualizações, procure entender o que aconteceu no período e repita o comportamento.

No gráfico “Principais Fontes” você verá de onde vêm os usuários que visualizaram sua página. Isso inclui o próprio Facebook, sites, motores de busca e email. Se você quer aumentar o alcance da sua página, pense em maneiras para ampliar o acesso a ela a partir de outras fontes. Isso inclui botões de acesso eu seu próprio site, em suas campanhas de e-mail marketing, nas outras redes sociais, etc.

facebook insights principais fontes

Prévias da Página

Este painel mostra quantas vezes algum usuário do Facebook posicionou o mouse sobre a imagem ou nome da página para ver a prévia da mesma. Não significa que o usuário tenha acessado a Fan Page. Você poderá ver o número total de prévias da página no período e como essas pessoas estão distribuídas por idade e gênero.

facebook insights prévia da página

Ações na Página

Aqui você poderá entender o quê os usuários fazem na sua página. No painel “Número total de ações na Página” você verá a quantidade de ações executadas pelos usuários na sua página. São mostrados número de cliques em: “como chegar”, “site”, “número de telefone”, “botão de ação”.

facebook insights número total de ações na página

Em seguida, o Facebook Insights te mostrará em gráficos separados, qual é a faixa etária, gênero, localização e dispositivo usado pelos usuários que clicaram nos itens citados acima.

A prévia da página significa o número de vezes que um usuário colocou o mouse sobre o nome ou foto de perfil de sua página para ver uma prévia do conteúdo da mesma.

Publicações

Este é o meu painel preferido do Facebook Insights! Isso porque ele me mostra o resultado de cada uma das minhas publicações.

facebook insights todas as publicações enviadas

Além de te fornecer informações relacionadas ao alcance pago e orgânico de cada post, você poderá entender o engajamento de cada um deles. O gráfico também sinaliza o tipo do post (se é link, apenas imagem, vídeo, carrossel, etc).

Essas informações te ajudarão a entender, por exemplo, quais tipos de post envolvem mais pessoas, quais viralizam e ampliam o alcance, em quais dias e horários você teve o melhor desempenho, etc.

Eu sei que visualizar isso por aqui não é tão simples. Você precisaria ser um gênio do Excel para lidar com tantos números, datas e informações e relacionar todas elas. E essa não seria nem de longe a forma mais simples de lidar com isso. Mas, calma! No fim desse post eu vou te mostrar um jeito muito mais fácil de lidar com todos esses dados e extrair inteligência deles.

Nesta aba você também poderá ver as principais publicações das páginas que você acompanha (concorrentes e benchmarks) e o sucesso dos seus posts por tipos (vídeos, links, imagens, etc).

facebook insights principais publicações das páginas que você acompanha

Conteúdo de marca

Aqui você terá acesso aos dados de todos os posts categorizados pelo Facebook como “conteúdo de marca”.

Eles são posts feitos por terceiros, como influenciadores, empresas de mídia, ou marcas parceiras e anunciantes que citem sua marca.

Assim como nos gráficos de publicações, aqui você verá o tipo do post, o alcance, o engajamento e dados relacionados à mídia paga.

Eventos

Quem tem uma Fan Page também pode criar páginas para divulgar eventos específicos. E, claro, o Facebook Insights mensura o que acontece nessas páginas também.

No gráfico “eventos” você entenderá o alcance, o envolvimento do público, o número de visualizações e de ingressos efetivados pela página.

Vídeos

Aqui você entenderá o desempenho dos vídeos da sua página!

Para estes gráficos o Facebook une dados de todos as publicações com vídeo ativas na sua página (incluindo as que foram retiradas do ar – desde que tenham sido visualizadas no período selecionado).

O gráfico mostra o número total de minutos de visualização dos vídeos da página e compara com o período anterior.

Facebook insights vídeos

Você também pode acompanhar o desempenho dos vídeos do período individualmente.

facebook insights principais vídeos

Stories

O Facebook também apresenta estatísticas sobre o desempenho das suas Stories. Os dados de Stories ficam disponíveis por 14 dias.

Pessoas

Se você quer conhecer mesmo seu público, esta é a aba mais importante do Facebook Insights.

Aqui, você terá acesso aos dados demográficos como gênero, localização e idade de todos que, dos seus fãs, seguidores (inclui fãs que marcaram não receber seus conteúdos), pessoas alcançadas e envolvidas com a sua página.

facebook insights pessoas

Além de te ajudar a entender o perfil do seu público, esses dados são imprescindíveis para a construção das suas buyer personas.

Mensagens

Por fim, mas não menos importante, temos o painel de Mensagens.

Aqui, você verá quantas conversas ativas possui na página (em comparação com o período anterior), quantas foram excluídas, quantas foram marcadas como spam e quantas foram bloqueadas.

facebook insights mensagens

Se você faz SAC social ou usa o inbox do Facebook para atender clientes, vender e prestar algum tipo de suporte, é muito importante acompanhar essas estatísticas.

Como usar o Facebook Insights na sua estratégia de marketing digital?

Transformar dados em inteligência para aplicar em uma estratégia não é uma tarefa simples.

Além do volume de dados e da capacidade analítica do profissional, é preciso ter noção de quais dados são realmente importantes para os seus objetivos. Mas, calma, existem ferramentas que podem te ajudar nisso.

E a mLabs é uma delas.

Além de apresentar (e relacionar) todos esses dados de forma simples, a ferramenta te ajuda a gerar relatórios customizados de cada um deles.

Métricas do Facebook Insights: transforme dados em inteligência

Além de dados básicos, como número de seguidores, likes, crescimento da página e perfil dos fãs, a mLabs te ajudará a relacionar dados para entender a efetividade da sua página, seus melhores posts, os melhores horários para publicar e muito mais!

Efetividade da Página

O gráfico de efetividade da página apresentado pela mLabs mostra o quão efetivo você está sendo em engajar e alcançar as pessoas que já curtem sua página. Além de mostrar o alcance orgânico e pago da sua página, mostramos qual percentual deste alcance está realmente se envolvendo com seu conteúdo.

gráfico efetividade da página

Interações

O Facebook te mostra dados por um período limitado. Mas, já pensou pode analisar, por exemplo, as interações dos seus posts em um semestre inteiro?

No gráfico de interações da mLabs você conseguirá este feito.gráfico de interações mlabs

Melhores conteúdos

Entenda quais foram seus melhores posts em número de interações e engajamento pelo gráfico de melhores conteúdos da mLabs.

gráfico melhores conteúdos

Selecionando o filtro “Melhores por Interações” você verá quais foram os posts com maior número de curtidas, comentários, compartilhamentos, cliques e reações no período.

Com o filtro “Melhores por Engajamento” você entenderá quais foram seus melhores posts considerando o percentual de engajamento do post, ou seja, o número de interações recebidas sobre o “Alcance Total” de cada post.

Além disso, veja na mesma tela o dia e o horário dos seus melhores posts.

A mLabs também te fala qual foi seu melhor post do período pelos critério “engajamento” ou “quantidade de interações”.

Total de posts, interações e média de interações por post

Precisa apresentar os resultados do trabalho?

A mLabs faz um compilado e te mostra o número total de posts do período, o total de interações recebidas e a média de interações por post.

gráfico número de posts e interações

Mostramos também a quantidade de interações de cada post do período.

gráfico mllabs quantidade de itnerações de posts do período

Descubra o melhor horário para postar no Facebook

Você não precisará sequer abrir uma planilha de excel para saber isso.

A mLabs extrai os dados para você e analisa qual é o melhor período para você postar. Para isso, analisamos dados de interação e alcance e descobrimos o melhor dia e hora da semana para você postar.

melhor dia e hora para postar

Hashtags

Você sabe quais são as suas hashtags mais usadas? E as que estão relacionadas aos seus posts com maior interação? Eis um dado que o Facebook Insights não te dá e a mLabs sim.

gráfico hashtags mlabs

Estes são apenas alguns dados que você pode obter pela mLabs. Para ter acesso a todos, faça um teste grátis e conheça a plataforma!

Ficou alguma dúvida sobre Facebook Insights? Pode perguntar!

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