Loja no Instagram: saiba tudo sobre essa novidade!

loja no instagram

Se você acompanha o blog da mLabs sabe que já fizemos um post sobre como vender pelo Instagram. Indicamos, inclusive, uma série de APPs para isso.

Mas, o cenário mudou e agora, a própria rede social dá os recursos para quem quer vender por lá.

O Instagram acaba de lançar uma nova feature: o SHOP ou LOJA. Com ela, é possível, literalmente, fazer vendas a partir dos posts na rede social – algo parecido com o que acontece hoje no Pinterest.

Para as marcas, o lançamento representa a incrível possibilidade de usar o APP para vender a partir de posts orgânicos!

Quem já utilizava a rede para promover seus produtos, pode acender uma vela para o Zuckerberg.

A novidade já era esperada pelo público, uma vez que o Instagram já testava sua parceria com a Shopify nos EUA – dando a possibilidade da compra integrada por lá.

Com a nova feature é possível criar posts com links que encaminham para a loja e, o melhor: sem pagar por isso!

Fica com a gente para entender mais sobre a loja do Instagram.

Shop: como vender pelo Instagram?

É simples: o lojista posta uma imagem com seu produto (ou um cenário onde ele está incluso) e insere informações + link para compra do mesmo. Simples e SENSACIONAL ao mesmo tempo.

O recurso fica visível em uma nova aba (chamada “loja”) e, ao clicar nele, o usuário acessa um novo feed, só que com posts da loja da marca no Instagram.

loja no instagram

Foto: loja AMARO, Instagram

Nesse feed, o usuário poderá abrir imagens e clicar nos produtos da mesma, vendo detalhes e informações comerciais como nome do produto e preço. Há também uma seta clicável, onde o usuário acessa informações mais detalhadas do produto e um botão de “Comprar Agora” que o levará para o e-commerce da marca.

Loja no Instagram: uma evolução para as marcas na rede social

Quem usa o Instagram sabe que a rede permite, apenas, um link na biografia e, para contas comerciais verificadas ou com mais de 10 mil seguidores, links no Stories.

Essa limitação obrigava marcas a investirem em anúncios sempre que quisessem divulgar links de produtos ou conteúdos em seus sites. A “loja do Instagram” traz mais uma possibilidade de links para as empresas na rede.

Como criar uma “Loja do Instagram”?

Antes de começar, você terá que se certificar de:

Tendo os itens acima, você está pronto para criar sua loja no Instagram. Para isso você terá que:

  1. Clicar em e seu perfil
  2. Clicar em “Começar”na parte superior do seu perfil
  3. Se não houver o alerta “Começar, clique em
  4. Vá em “Produtos”
  5. Toque em “Continuar”
  6. Escolha um catálogo de produtos para vincular ao seu perfil comercial
  7. Clique em “Concluir”

Feito, isso, você conseguirá marcar produtos em seus posts do Instagram. Caso você ainda não visualize essas opções, é possível que sua conta ainda esteja sendo analisada para liberação da feature ou ainda não tenha sido aprovada para isso. Caso ela ainda não tenha sido aprovada, veja aqui o que fazer.

Outro motivo provável é que você ainda não tenha alguma das premissas listadas acima, como: ter um perfil comercial, ter uma loja ou catálogo no Facebook ou ter sua conta do Instagram vinculada à essa Página.

Verifique todos esses aspectos antes de começar.

Boas práticas para o Shopping no Instagram

De acordo com o Instagram for Business, existem uma série de boas práticas que quem pretende aproveitar a feature deve seguir. Veja:

  • Crie, no mínimo, 9 posts na loja do seu perfil comercial para ativar a guia de compra
  • Marque o máximo de produtos possível nas imagens. Isso ajudará o público a navegar.
  • DIVULGUE sua loja no Instagram! Use o Stories para isso (faça um tutorial ensinando a navegar pelo feed da loja)
  • Use os diferentes formatos para vender: imagem única ou carrossel
  • Tenha certeza de que as marcações estejam corretas! Isso garante a qualidade da experiência dos usuários na sua loja no Instagram e também na sua loja virtual.

Neste link, você acessa o passo a passo criado pelo próprio Instagram para usar a ferramenta.

Mas não basta configurar sua loja no Instagram!

Para que essa novidade converta em vendas, você precisará, cada vez mais, ter:

Faça um teste e conte pra gente como estão seus resultados com a loja do Instagram!

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