Novidades do Twitter: veja o que tem de novo na plataforma em 2020!

Novidades do Twitter: imagem de um pássaro azul de óculos em um galho segurando um celular com a tela do twitter aberta

O Twitter é aquela rede social em que as pessoas passam o dia desabafando?

– Siiiim!

É aquela que volta e meia cai na boca do povo por causa de declarações polêmicas e notícias bombásticas?

– Siiiim!

Mas fique sabendo que não só de tretas™ vive o Twitter! Confira algumas estatísticas e fatos que comprovam a sua eficácia para o marketing:

  • 67% das empresas B2B usam essa rede como ferramenta de marketing digital;
  • em média, são exibidos 160 milhões de anúncios todos os dias;
  • 77% dos usuários ficam contentes com a marca quando seus tweets são respondidos.

Para manter tamanha popularidade, Jack Dorsey e os outros fundadores da rede social fazem updates na plataforma com novos recursos.

Só que a gente entende que às vezes falta tempo para acompanhar todos os lançamentos, né? Por isso, vamos atualizar este artigo com as novidades do Twitter que chegarem.

Não dá bobeira, volta aqui no texto a cada mês ou quantas vezes precisar para não perder nenhuma oportunidade de implementar recursos fresquinhos nas estratégias de MKT. 😉

Twitter anuncia novo formato de anúncio

Em 6 de janeiro de 2020, depois de meses testando, o Twitter lançou no Brasil e noutros 14 países o Twitter Spotlight, seu novo formato de anúncio.

O recurso coloca as marcas bem no topo da aba “Explorar”, na coluna “Para Você” – o que é excelente para aumentar a visibilidade das campanhas de reconhecimento de marca.

O usuário pode alterar o anúncio ao longo do dia e depois que o anúncio for exibido 2x naquele dia para cada usuário, a veiculação passa a ser feita pelos “Assuntos Promovidos”, cujo tempo de visualização é um pouco menor que o do Spotlight.

O que o Twitter Spotlight tem de legal?

  • dá para causar impacto e atrair a atenção do público com vídeos de até 6 segundos, GIF ou imagem estática;
  • joga sua marca no topo da aba “Explorar” aumentando as chances de ela ser vista por mais pessoas;
  • estimula os usuários a tuitarem sobre a campanha com o uso de uma #hashtag associada à marca ou à própria campanha.

Novidades do Twitter: imagem de um anúncio no twitter

Reações nas DMs também são novidades do Twitter

Duas semaninhas após o lançamento do Spotlight, o Twitter disponibilizou emojis de reações nas Mensagens Diretas, tanto no app quanto na versão web.

Agora, sempre que receber um inbox, você pode reagir com 😂,😲,😥,❤️,🔥,👍 ou 👎. Basta dar um duplo clique na mensagem recebida ou clicar 1x no coraçãozinho ao lado dela.

Tem gente perguntando se o Twitter copiou o Facebook ao adicionar reações às Direct Messages. Será?

O fato é que foi mais esperto ao incluir o botão de dislike – que todo mundo pede no Facebook – e passou na frente do Instagram, cuja funcionalidade ainda está em teste.

Melhor ficar esperto hein, Zuck!

Novidades do Twitter: imagem dos emojis de reações para mensagens diretas

Twitter permite que os usuários sigam Tópicos

Mais uma vez, o time de engenharia do Twitter mostrou do que é capaz! Agora, eles usaram os algoritmos para entender os interesses dos usuários com base nas suas curtidas, seguidores, compartilhamentos, buscas no Explorar etc.

Com base nisso, a plataforma sugere Tópicos para os seus usuários. A lista é bem variada, pois temas novos são adicionados semanalmente.

O recurso ficou disponível em novembro de 2019 nos EUA, mas só chegou por essas bandas 4 meses depois.

Desde então, todos os dias você pode receber na sua timeline sugestões de tópicos que variam de categoria como entretenimento, esportes, notícias e qualquer outro tema para acompanhar.

Para editar suas listas de tópicos, siga os seguintes passos:

  1. vá até a “Home”;
  2. toque nas 3 linhas acima da sua foto de perfil;
  3. caso queira outras opções além das sugeridas toque em “Tópicos”, em seguida, selecione a opção “Mais Tópicos” que aparece no final da tela.

Na versão web, clique em “Mais”, no lado esquerdo da página inicial, e em “Tópicos”.

Novidades do Twitter: imagem da tela do twitter mostrando as sugestões de tópicos

Twitter lança recurso de Stories, chamado de Fleets na plataforma

Curiosidade: sabia que brasileiros curtem tanto contar histórias e acompanhar seguidores que, dessa vez, a novidade chegou primeiro aqui, e não nos EUA?

Estamos falando dos Stories do Twitter, que foram rebatizados de Fleets quando chegaram no Brasil, em março de 2020.

Muitos usuários protestaram, dizendo que a rede estava se igualando ao Facebook, Instagram e YouTube (que têm Stories há mais tempo).

Mas, segundo o próprio Twitter, a ideia principal é apenas uma maneira de testar se o recurso promove diálogos profundos e pessoais. Humm…😏

Os Fleets também ficam disponíveis por 24h e são interessantes para as marcas que planejam divulgar promoções relâmpago, brindes diários, eventos ao vivo ou apenas interagir com seguidores.

Para criar Fleets com texto, imagem, gif ou vídeo basta ir até a home e clicar na sua foto de perfil. Escolher o texto, imagem da galeria do smartphone ou gravar um vídeo na hora.

Agora, para visualizar os Fleests criados pelas contas que você segue é mais simples ainda, eles aparecem automaticamente ao lado da sua foto de perfil.

Por enquanto, não dá para enviá-los pelo desktop, tá?

Novidades do Twitter: imagem de um fleet de texto no Twitter

Twitter permite escolher quem pode responder os tweets

Esse novo recurso do Twitter é excelente para quem quer se expressar na própria timeline, sem ter de lidar com gente aleatória metendo o bedelho.

Antes de publicar seu tweet (pelo app ou no desktop), clique em “Todos podem responder” e escolha quem terá autorização para comentar o post:

  1. todos (configuração padrão);
  2. apenas as pessoas que você segue;
  3. apenas as pessoas que você menciona.

Em agosto, a nova configuração ficou disponível só para alguns usuários, mas agora todo mundo tem acesso.

Quem não pode comentar ainda pode ver, retuitar, retuitar com comentários, compartilhar e curtir esses tweets. Mas só de não interromperem a conversa com respostas indesejáveis já é bom demais, né?

Novidades do Twitter: imagem de um comentário com limitação de resposta

Twitter lança recurso de áudio nos Tweets

Quantas vezes você escreveu uma mensagem, mas foi mal interpretado por causa do “tom”? Ou estava apressado e não tinha tempo para digitar toda a história?

Nesses casos, o que a gente faz? Recorre ao áudio, certo?

É isso aí, o Twitter está testando os tweets de voz para serem anexados ao tweet normal.

Se as marcas já tinham como expressar sua personalidade por vídeos, fotos, gifs e texto, agora poderão fazê-lo com a própria voz, literalmente!

O tweet de voz personalizado tem grandes chances de passar a mensagem clara e positiva para o público-alvo, já que o seu tom fica mais evidente.

Só um detalhe: o áudio do tweet tem limite de 140 segundos (quase 2min) e ainda não chegou ao Brasil. 😞 Talvez já terá chegado quando você voltar a este post 😉

Novidades do Twitter: imagem de um tweet com a opção de gravação de áudio nativo

Por ora é só! Assim que surgirem mais lançamentos incluiremos aqui na nossa lista de atualizações para você descobrir os recursos novos em primeira mão e já ir testando nas suas estratégias! 🔥

Se as novidades do Twitter 2020 mexeram com a sua cabeça, você precisa ler sobre como aproveitar o Twitter Trending Topics nas ações de marketing!

Boa leitura e até mais!

Facebook Comments
Quer mais conteúdo como esse? Inscreva-se na nossa Newsletter!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Posts relacionados