Confira as últimas novidades do Facebook para usuários e marcas!

Ultimas novidades do Facebook: imagem de um notebook aberto com a página do Facebook na tela e uma xícara de café

A rede social mais usada do mundo não para! Todo mês você precisa se atualizar sobre as últimas novidades do Facebook, porque sempre tem uma funcionalidade nova, uma mudança no layout ou uma atualização no algoritmo para melhorar a experiência do usuário.

Acompanhar essas novidades é essencial para testar os novos recursos, aproveitar os resultados e mostrar que a marca está antenada. O problema é que o social media passa um perrengue para se manter informado.

Tem que acompanhar blogs da área, seguir profissionais de marketing digital nas redes sociais, ler o blog do Facebook, percorrer um labirinto infinito até descobrir o que o Mark Zuckerberg está trazendo de novidades.

Afinal, com tanta fake news por aí, não dá para confiar em qualquer portal de notícias sem checar a fonte da informação, não é mesmo? E, sabemos que para fazer tudo você tem que dispor do seu precioso tempo.

A gente entende a sua dor e por isso que criamos este post: aqui vamos reunir as principais notícias sobre a rede social e atualizar o texto sempre que tiver novidade. Então, dá uma passadinha aqui todo mês para ficar em dia! 😉

Últimas novidades do Facebook em 2021

Tem muita coisa nova rolando na rede social do tio Mark Zuckerberg. Dá uma olhada na seleção que fizemos sobre as últimas atualizações de 2021 e aproveite para conferir se elas já chegaram pra você! 

Facebook lança novo design das páginas comerciais 

c

Logo no início do ano, o Facebook anunciou uma mudança no design das páginas. O objetivo é que o layout seja mais intuitivo e fácil de navegar. 

Se liga nas alterações que foram feitas: 

  • acesso a Insights e notificações mais simples e relevantes sobre a audiência; 
  • modificações nas publicações, que agora podem ter o formato de FAQ, com perguntas e respostas; 
  • flexibilização do gerenciamento de páginas. Agora, é possível conceder acesso total ou parcial a outras pessoas, para que ajudem a gerenciar a página; 
  • facilidade para transitar entre a página e o perfil pessoal; 
  • desenvolvimento de um feed de notícias dedicado para que os moderadores possam criar conversas, acompanhar assuntos relevantes e interagir com outras páginas e fãs. 
imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

Facebook disponibiliza novas integrações do Oculus Quest com o Messenger

Em 2014 o Facebook comprou a Oculus, empresa de realidade virtual, e afirmou que, aos poucos, a plataforma se integraria à rede social. 

Essa previsão tem se concretizado e a companhia de Mark Zuckerberg anunciou algumas novidades para quem tem os óculos Quest 1 e Quest 2. Os usuários que fizerem login na plataforma Oculus usando a conta do Facebook terão acesso a uma experiência diferenciada. 

Agora, é possível conversar com qualquer amigo no Messenger (mesmo que ele não tenha o serviço da Oculus) usando os óculos de VR, digitar em um teclado virtual ou usar a função para transformar texto em fala.  

Caso todos os participantes do chat estiverem usando os óculos, é possível criar uma Oculus Party, uma sala privada para que todos joguem juntos. Chique, né? 

Facebook otimiza descrições de fotos para usuários com deficiência visual

ultimas novidades do facebook: imagem de um celular mostrando as integrações do Oculus Quest com o Messenger

Com o objetivo de tornar a rede social mais inclusiva, o Facebook fez atualizações no recurso de Alt Text Automático para otimizar as descrições dos posts.  

Com a novidade, a ferramenta de inteligência artificial usada pela plataforma está mais robusta e consegue descrever as imagens em som de forma mais específica, oferecendo mais detalhes sobre o cenário e a composição das fotos.  

Essa medida fará com que usuários com deficiência visual tenham uma melhor experiência no Facebook, independentemente de usarem a versão para desktop ou mobile. 

imagem de um banner publicitário com chamada para testar o recurso impulsionar da mLabs

Facebook faz integração entre o Messenger e o Direct do Instagram  

Tudo junto e misturado! Com a integração do Messenger ao Direct do Instagram, os usuários podem trocar mensagens e participar de videochamadas com amigos das duas redes sociais, usando qualquer um dos aplicativos. 

A novidade também acompanha novos recursos, e agora existe a possibilidade de: 

  • criar e enviar figurinhas de selfies em uma conversa;  
  • responder a mensagens específicas, como acontece no WhatsApp; 
  • enviar mensagens com efeitos animados; 
  • definir quem pode ou não enviar mensagens diretamente para você; 
  • usar o modo temporário, que deleta a mensagem do chat assim que ela é visualizada pelo contato; 
  • usar a função “Assistir Juntos” durante uma chamada de vídeo. O recurso sincroniza vídeos do Facebook WatchIGTVReels e programas de TV, permitindo que amigos acompanhem juntos em tempo real. 

A atualização acontece de forma automática para todos os usuários do Facebook. 

Facebook libera atualizações na monetização de vídeos, Stories e lives  

O Facebook anunciou que todos os tipos de vídeo poderão gerar receita dentro da plataforma. A novidade vale para influenciadores digitais, empresas de diversos portes, gamers, instituições culturais e outros segmentos. 

Em vídeos curtos, com até um minuto de duração, os anúncios serão inseridos aos 30 segundos da reprodução. Vídeos mais longos, com 3 minutos ou mais, terão a publicidade exibida nos primeiros 45 segundos do conteúdo.  

A plataforma também alterou os critérios para que os usuários tenham acesso à monetização. Agora, as páginas precisam ter 600 mil minutos totais de visualização nos últimos dois meses e 5 ou mais uploads de vídeo ativos ou lives gravadas previamente. 

Já em relação aos Stories, testes estão sendo feitos nos Estados Unidos e a previsão é que anúncios semelhantes a figurinhas sejam inseridos nas publicações. Vamos aguardar para ver! 👀 

Facebook lança medidas para tornar os grupos mais seguros  

ultimas novidades facebook: imagem de uma mensagem do facebook sobre proteção de grupos na plataforma

Para diminuir a disseminação de conteúdo prejudicial, como incitação ao ódio e as fake news, foram divulgadas diversas medidas para tornar os grupos do Facebook mais seguros. 

Grupos que frequentemente violarem as regras da comunidade serão excluídos permanentemente, e aqueles potencialmente prejudiciais não serão recomendados aos usuários, para que menos pessoas os descubram. 

Além disso, quando alguém estiver prestes a ingressar em um grupo que viola os padrões da rede social, o Facebook exibirá um aviso informando sobre as práticas daquela comunidade, para que o usuário possa repensar se deseja ou não participar. 

Em relação aos membros que fizerem comentários ou postagens que vão contra as regras, o Facebook informou que vai impedir que o usuário poste ou comente por um determinado tempo em qualquer grupo. Os infratores também não poderão criar grupos na plataforma.  

banner publicitário sobre geração de relatórios dashgoo by mLabs

Facebook cria ações para incentivar a vacinação contra o Coronavírus  

ultimas novidades facebook: imagem da central de informações do facebook alertando sobre os fatos da covid-19

O Facebook implementou uma campanha global para conscientizar e incentivar a população a se vacinar contra a covid-19 

No Instagram e no Facebook, por exemplo, existe uma central de informação sobre o coronavírus em que é possível acessar atualizações e dicas de prevenção à doença. 

Em posts sobre covid e vacinação são adicionadas, automaticamente, tarjas brancas que direcionam o usuário para mais informações da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Nos Estados Unidos, a plataforma também lançou uma ferramenta no feed de notícias que, por meio de uma pesquisa rápida, permite que o usuário saiba quando e onde ele pode se vacinar.  

Facebook libera novidades no feed de notícias  

A rede social lançou duas atualizações no feed de notícias que darão aos usuários um maior controle sobre suas contas. 

Agora, é possível visualizar os posts em ordem cronológica, fugindo do padrão definido pelo algoritmo do Facebook. Para ativar a função, basta acessar o menu de configurações, no aplicativo, e selecionar “Mais recentes”. 

Outra novidade é a possibilidade de gerenciar comentários, que dá ao usuário mais controle sobre quem comenta seus posts públicos.  

Funciona assim: no menu do post, clique nos três pontinhos e selecione suas preferências. As opções variam entre “Todos”, “Apenas Amigos” e “Perfis e páginas marcados”. 

Facebook lança ferramentas para administração de grupos

ultimas novidades facebook: imagem de dois celulares mostrando como funciona a função de administração de grupos do facebook

Para facilitar e otimizar a moderação de comunidades dentro da plataforma, o Facebook lançou algumas ferramentas, que estarão disponíveis em breve.  

Um novo sistema, chamado de “alerta de conflitos”, usará inteligência de máquina para identificar discussões tóxicas nos grupos, notificando as ocorrências aos administradores. 

O moderador também poderá limitar temporariamente o número de postagens dos membros, diminuindo o ritmo das conversas em momentos em que se sinta sobrecarregado e impossibilitado de acompanhar os comentários. 

Além disso, será possível restringir comentários de determinados usuários, filtrar conteúdo promocional, proibir a divulgação de certos links e acessar uma página de resumo sobre cada membro do grupo e suas atividades. Demais, né?  

Facebook cria medidas que penalizam contas que propagam fake news  

ultimas novidades facebook: imagem de dois celulares mostrando alertas do facebook contra fake news 

O Facebook vai mudar a forma como notifica os usuários sobre contas e páginas que publicam conteúdo enganoso. O objetivo é frear a disseminação de notícias falsas na rede social.

Antes, o sistema sinalizava apenas publicações individuais que continham fake news, mas a novidade é que a plataforma aplicará punições mais severas aos autores que publicarem conteúdos falsos com frequência.

Agora, ao visitarem páginas penalizadas, os usuários serão notificados com um aviso explícito, informando que aquela conta compartilha informações falsas. Além disso, tais páginas terão o alcance das publicações reduzido significativamente. 

Os autores dos posts serão notificados pelo Facebook e a plataforma enviará um artigo correspondente ao publicado, mas com as informações corretas. O usuário também será informado sobre as consequências, caso repita a infração.  

Facebook lança Live Audio Rooms, salas de áudio ao vivo 

Lançado nos Estados Unidos, o Live Audio Rooms é um recurso de salas de áudio ao vivo no Facebook. O lançamento promete acirrar a competição com o Clubhouse. 

Com a funcionalidade, é possível transmitir áudios em tempo real pelo aplicativo do Facebook. Não há limites de número de ouvintes e até 50 palestrantes podem falar ao mesmo tempo. Os anfitriões das salas podem convidar pessoas para conversar com eles. 

A novidade poderá ser encontrada no topo do feed de notícias, acima dos Stories, e permitirá que os criadores de conteúdo ganhem dinheiro dos ouvintes, recebendo “estrelas” da moeda virtual do Facebook. 

Por enquanto, o recurso está restrito para figuras públicas norte-americanas e alguns grupos de usuários, mas já estamos aguardando sua chegada por aqui! 

imagem de um banner publicitário com uma chamada para teste do recurso calendário da mlabs

Novidades mais aguardadas do Facebook em 2021

A seguir, veja quais são os recursos mais aguardados do Facebook para 2021! As novas funcionalidades prometem aumentar a interação entre os usuários por meio de áudios. Se liga! 👀 

Facebook lançará o Soundbite, plataforma de áudios curtos  

Nos próximos meses, o Facebook deve lançar o Soundbite, uma plataforma de áudios curtos dentro da rede social.

Com o recurso será possível navegar em um feed semelhante ao do TikTok e Reels, que mostrará apenas áudios curtos criados por outros usuários. Os áudios poderão conter, por exemplo, piadas, pílulas motivacionais e pequenas reflexões. 

A ideia é que os criadores possam aplicar efeitos sonoros, transcrições e outros recursos em seus conteúdos. 

Facebook disponibilizará podcasts dentro da plataforma  

ultimas novidades facebook: imagem de um celular mostrando como serão inseridos os podcasts dentro da plataforma

Mark Zuckerberg está de olho na ascensão das experiências com áudio na internet. Por isso, o Facebook anunciou que, em breve, será possível escutar podcasts dentro da rede social. 

A ideia é que apresentadores possam vincular seu programa de podcast ao Facebook. Após essa integração, os novos episódios serão compartilhados automaticamente em um feed personalizado e aparecerão em uma aba chamada “Podcasts”. 

A rede social também vai permitir que os criadores façam pequenos cortes, de até um minuto, para divulgar os episódios na plataforma. 

Os usuários poderão ouvir os programas sem sair do aplicativo do Facebook e reproduzi-los em segundo plano, enquanto navegam pela rede social.  

Principais novidades do Facebook em 2020 

Confira, a seguir, quais foram as principais novidades anunciadas pela rede social em 2020. Tem muita coisa bacana na lista, viu? 

Facebook adiciona novos adesivos e efeitos para o mês do orgulho LGBTQ

Junho é o mês do orgulho LGBTQ. É o mês de lembrar Stonewall, que marca a reação da comunidade LGBTQ diante da ação policial em um bar de Nova Iorque, em 1969. É o mês de celebrar as lutas e conquistas, mas também lembrar que ainda há muito para avançar.

Por isso, o Facebook anunciou alguns recursos para ajudar as pessoas a expressarem seu orgulho e apoio neste mês. São adesivos, molduras, backgrounds, hashtags e efeitos de arco-íris para Facebook, Instagram e Messenger. Mostre que a sua marca também está engajada.

Ultimas novidades do Facebook: imagem de vários adesivos sobre LBT com arco=íris colorido e coração

Facebook anuncia o próprio sistema de pagamentos no Brasil, o Facebook Pay

Facebook Pay é o serviço de pagamentos eletrônicos do Facebook. Lançado em 2019, o sistema permite fazer compras, enviar dinheiro para outras pessoas e fazer doações. Mas não estamos falando de um novo aplicativo — tudo isso é feito nas próprias plataformas da empresa (Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger).

Lançado em 2019, o Facebook Pay chega agora ao Brasil. A plataforma foi oficializada no país com a chegada do WhatsApp Pay, cujos pagamentos são habilitados pelo Facebook Pay (logo mais vamos falar sobre ele). O sistema está sendo liberado gradualmente para os usuários.

Ultimas novidades do Facebook: imagem de três telas de celulares mostrando o app Facebook Pay

Facebook lança WhatsApp Pay no Brasil

O WhatsApp Pay é o sistema de pagamentos eletrônicos para o aplicativo de mensagens. Em junho de 2020, ele foi lançado no Brasil e será liberado, por enquanto, apenas para clientes do Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. Os pagamentos são habilitados pelo Facebook Pay e processados pela Cielo.

O Brasil é o primeiro país a receber a novidade, mas também o primeiro a criar empecilhos. Logo após o lançamento, o Banco Central e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) suspenderam o WhatsApp Pay, com a justificativa de que deveriam antes avaliar os possíveis riscos à competição, eficiência e privacidade de dados.

O Cade já revogou sua medida, mas a liberação do serviço ainda  da avaliação do Banco Central. Vamos aguardar.

Today we’re starting to launch payments for people using WhatsApp in Brazil. We’re making sending and receiving money as…

Publicado por Mark Zuckerberg em Segunda-feira, 15 de junho de 2020

Facebook anuncia a compra da Giphy e integrará serviço ao Instagram

Quem não gosta de usar um GIF para expressar um sentimento ou descontrair uma conversa?

O Facebook sabe que a Internet ama GIFs e não perdeu tempo: em maio de 2020, anunciou a compra da Giphy, que possui uma das maiores bibliotecas de GIFs da internet.

Embora tenha comprado a plataforma agora, o Facebook já usa a API da Giphy há anos para disponibilizar os arquivos aos seus usuários. Mas, a partir dessa aquisição, a Giphy será incorporada ao time do Instagram com a missão de facilitar o uso das imagens na rede social. Aí você poderá deixar seus stories e direct messages ainda mais criativos!

Banner Workflow Redes Sociais imagem de um banner convidando a pessoa para clicar e testar gratuitamente a mLabs.

Últimas novidades do Facebook para aplicativo de jogos – lançamento do Twitch

O Google tem o YouTube. A Amazon tem o Twitch. O Facebook? Zuckerberg também tinha que lançar um aplicativo de streaming de jogos eletrônicos para competir com eles. Então, em abril de 2020, o Facebook lançou o Facebook Gaming.

Desde 2018, o Facebook já vem entrando no universo dos games, com versões do gaming para desktop e para o app do Facebook. Porém, somente agora o Facebook Gaming ganha um aplicativo exclusivo, que permite fazer transmissões ao vivo, assistir aos streamers favoritos, criar eventos e interagir em grupos.

Por enquanto, o aplicativo só está disponível para Android, e ainda aguarda a aprovação da Apple para os aparelhos iOS.

Ultimas novidades do Facebook: imagem de três telas de celulares mostrando o app Twitch

Facebook lança recurso para comerciantes criarem lojas na rede social

Diante da pandemia do coronavírus, o Facebook adotou algumas ações para ajudar pequenos negócios que sofreram os impactos da crise. Uma das medidas foi aprimorar seus recursos de vendas.

Em abril de 2020, a plataforma anunciou o Facebook Shops, que permite que as marcas criem lojas dentro do Facebook e do Instagram.

A loja selecione os produtos e coleções que deseja exibir, e os usuários podem salvar os itens desejados, tirar dúvidas (no WhastApp, Messenger ou Instagram Direct) e fechar a compra no e-commerce da empresa. Nos Estados Unidos, já está liberada uma versão em que o usuário sequer precisa sair da rede social para finalizar a compra.

Ultimas novidades do Facebook: imagem de três telas de celulares mostrando o Facebook Shops

Além disso, o Facebook anunciou também que está trabalhando em uma aba específica no Instagram para compras (Instagram Shop) e na venda de produtos em transmissões ao vivo (Live Shopping). Aguardamos as novidades!

Facebook lança reação de “força” para expressar empatia na pandemia

A pandemia de Covid-19 está afetando a vida de todos — e é claro que os efeitos aparecem na rede social mais usada do mundo. No Facebook, as pessoas compartilham sua rotina e seus sentimentos durante a quarentena.

Por isso, o Facebook criou uma reação de “força” para as pessoas expressarem sua empatia em posts que relatam dificuldades, angústias, dúvidas e perdas durante a pandemia. O emoji é representado por uma carinha amarela abraçando um coração.

Neste momento, quando abraçar se torna perigoso, é preciso demonstrar apoio, carinho e atenção de outras formas.

Ultimas novidades do Facebook: imagem mostrando o emoji gostei representado por uma mão dando joia em azul, o emoji amei representado por um coração vermelho, o emoji força representado por uma carinha amarela abraçando um coração vermelho, um emoji haha representado por uma carinha amarela sorrindo, o emoji uau representado por uma carinha amarela com a boca aberta, o emoji triste representado por uma carinha amarela com uma lágrima azul escorrendo e o emoji Grr com uma carinha laranja brava

Facebook lança plataforma de videoconferência, o Messenger Rooms

Mais uma novidade impulsionada pela pandemia do coronavírus: diante do aumento no uso de aplicativos para reuniões virtuais, o Facebook lançou o Messenger Rooms (Salas do Messenger).

Trata-se de um aplicativo de chamadas de vídeo com a proposta de conectar quem está longe. Você pode criar uma sala diretamente no Messenger ou pelo Facebook e convidar qualquer pessoa para participar. É possível ainda criar salas e compartilhar no feed, em grupos e eventos para quem quiser entrar.

Ultimas novidades do Facebook: imagem de três telas de celulares mostrando o app Messenger Rooms

Facebook lança guias com dicas para empresas enfrentarem o período do coronavírus

A pandemia do novo coronavírus se tornou um desafio para as empresas. A partir das orientações de isolamento social para evitar o contágio, as pessoas deixaram de ir a restaurantes, bares, lojas, hotéis, escolas etc. Por isso, grande parte das empresas sofreu algum impacto no faturamento.

Nesse cenário, a comunicação online se tornou imprescindível. Por isso, o Facebook lançou uma série de guias para as empresas enfrentarem esse período. Eles reúnem dicas de marketing, comunicação e uso das plataformas do Facebook, com foco em diferentes setores, como Educação, Viagens e Varejo.

Facebook lança modo “humor” para seus Stories

O que você está sentindo? Amor, alegria, tédio, raiva? O Facebook Stories ajuda você a expressar seus sentimentos!

O Facebook lançou um novo modo de criação dos seus stories chamado de “Mood” (ou “Humor”, em português). Quando você seleciona esse modo, pode adicionar GIFs relacionados ao sentimento que você quer expressar.

Esse recurso se junta aos outros modos que já existem no Facebook Stories: Texto, Música, Boomerang, Selfie e Enquete. Embora o Instagram tenha muito mais opções para criar stories, o Facebook corre atrás para fortalecer essa funcionalidade na plataforma.

O Mood ainda não está disponível no Brasil, mas aqui você pode ver como funciona:

Facebook lança novo app do Creator Studio

O Facebook oferece um Estúdio de Criação (Creator Studio) para as marcas gerenciarem os conteúdos das suas páginas. Criadores e publishers podem gerenciar sua biblioteca de conteúdos, editar publicações depois do carregamento, mensurar o desempenho, responder os usuários, entre outros diversos recursos de administração das páginas.

A novidade agora é que o Facebook lançou um aplicativo do Estúdio de Criação para dispositivos móveis, que é uma evolução e um complemento da versão desktop. É um lançamento que facilita a vida de quem administra as páginas e precisa das soluções na palma da mão, a qualquer momento. O aplicativo está disponível para iOS e Android.

Ultimas novidades do Facebook: imagem de três telas de celulares mostrando o app Creator Studio

Resumo das principais novidades do Facebook em 2019 

Finalizando nossa lista com as novidades do Facebook ao longo dos últimos anos, confira os lançamentos da plataforma em 2019:

  • Lançamento dos anúncios de Realidade Aumentada;
  • Lançamento dos anúncios nos Stories do Facebook;
  • Lançamento dos anúncios reproduzíveis que permitem “testar antes de comprar”;
  • Início dos eventos nos Stories do Facebook;
  • Lançamento do recurso de recomendações de página;
  • Criação das páginas redesenhadas no celular;
  • Atualizações das métricas de vídeo;
  • Início da venda de ingressos no Facebook com o Eventbrite.

Agora, vem com a gente e saiba as últimas novidades do Facebook em 2020 para aproveitar a rede social ao máximo, testando as novas funções e implementando estratégias de marketing cada vez mais inovadoras!

Então, gostou de saber das últimas novidades do Facebook? Saiba que estamos sempre de olho nos anúncios e lançamentos da rede social e vamos trazer as informações para cá sempre que tiver novidade!

Agora, continue lendo o nosso blog! Aqui você sempre vai encontrar conteúdos, dicas e novidades do universo de social media e marketing digital.

Facebook Comments
Quer mais conteúdo como esse? Inscreva-se na nossa Newsletter!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Posts relacionados