Confira as últimas novidades do Facebook para usuários e marcas!

Ultimas novidades do Facebook: imagem de um notebook aberto com a página do Facebook na tela e uma xícara de café

A rede social mais usada do mundo não para! Todo mês você precisa se atualizar sobre as últimas novidades do Facebook, porque sempre tem uma funcionalidade nova, uma mudança no layout ou uma atualização no algoritmo para melhorar a experiência do usuário.

Acompanhar essas novidades é essencial para testar os novos recursos, aproveitar os resultados e mostrar que a marca está antenada. O problema é que o social media passa um perrengue para se manter informado.

Tem que acompanhar blogs da área, seguir profissionais de marketing digital nas redes sociais, ler o blog do Facebook, percorrer um labirinto infinito até descobrir o que o Mark Zuckerberg está trazendo de novidades.

Afinal, com tanta fake news por aí, não dá para confiar em qualquer portal de notícias sem checar a fonte da informação, não é mesmo? E, sabemos que para fazer tudo você tem que dispor do seu precioso tempo.

A gente entende a sua dor e por isso que criamos este post: aqui vamos reunir as principais notícias sobre a rede social e atualizar o texto sempre que tiver novidade. Então, dá uma passadinha aqui todo mês para ficar em dia! 😉

Antes de apresentar os dados de 2020, veja o resumo das principais novidades do Facebook em 2019:

  • Lançamento dos anúncios de Realidade Aumentada;
  • Lançamento dos anúncios nos Stories do Facebook;
  • Lançamento dos anúncios reproduzíveis que permitem “testar antes de comprar”;
  • Início dos eventos nos Stories do Facebook;
  • Lançamento do recurso de recomendações de página;
  • Criação das páginas redesenhadas no celular;
  • Atualizações das métricas de vídeo;
  • Início da venda de ingressos no Facebook com o Eventbrite.

Agora, vem com a gente e saiba as últimas novidades do Facebook em 2020 para aproveitar a rede social ao máximo, testando as novas funções e implementando estratégias de marketing cada vez mais inovadoras!

Facebook adiciona novos adesivos e efeitos para o mês do orgulho LGBTQ

Junho é o mês do orgulho LGBTQ. É o mês de lembrar Stonewall, que marca a reação da comunidade LGBTQ diante da ação policial em um bar de Nova Iorque, em 1969. É o mês de celebrar as lutas e conquistas, mas também lembrar que ainda há muito para avançar.

Por isso, o Facebook anunciou alguns recursos para ajudar as pessoas a expressarem seu orgulho e apoio neste mês. São adesivos, molduras, backgrounds, hashtags e efeitos de arco-íris para Facebook, Instagram e Messenger. Mostre que a sua marca também está engajada.

Ultimas novidades do Facebook: imagem de vários adesivos sobre LBT com arco=íris colorido e coração

Facebook anuncia o próprio sistema de pagamentos no Brasil, o Facebook Pay

Facebook Pay é o serviço de pagamentos eletrônicos do Facebook. Lançado em 2019, o sistema permite fazer compras, enviar dinheiro para outras pessoas e fazer doações. Mas não estamos falando de um novo aplicativo — tudo isso é feito nas próprias plataformas da empresa (Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger).

Lançado em 2019, o Facebook Pay chega agora ao Brasil. A plataforma foi oficializada no país com a chegada do WhatsApp Pay, cujos pagamentos são habilitados pelo Facebook Pay (logo mais vamos falar sobre ele). O sistema está sendo liberado gradualmente para os usuários.

Ultimas novidades do Facebook: imagem de três telas de celulares mostrando o app Facebook Pay

Facebook lança WhatsApp Pay no Brasil

O WhatsApp Pay é o sistema de pagamentos eletrônicos para o aplicativo de mensagens. Em junho de 2020, ele foi lançado no Brasil e será liberado, por enquanto, apenas para clientes do Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. Os pagamentos são habilitados pelo Facebook Pay e processados pela Cielo.

O Brasil é o primeiro país a receber a novidade, mas também o primeiro a criar empecilhos. Logo após o lançamento, o Banco Central e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) suspenderam o WhatsApp Pay, com a justificativa de que deveriam antes avaliar os possíveis riscos à competição, eficiência e privacidade de dados.

O Cade já revogou sua medida, mas a liberação do serviço ainda  da avaliação do Banco Central. Vamos aguardar.

Today we’re starting to launch payments for people using WhatsApp in Brazil. We’re making sending and receiving money as…

Publicado por Mark Zuckerberg em Segunda-feira, 15 de junho de 2020

Facebook anuncia a compra da Giphy e integrará serviço ao Instagram

Quem não gosta de usar um GIF para expressar um sentimento ou descontrair uma conversa?

O Facebook sabe que a Internet ama GIFs e não perdeu tempo: em maio de 2020, anunciou a compra da Giphy, que possui uma das maiores bibliotecas de GIFs da internet.

Embora tenha comprado a plataforma agora, o Facebook já usa a API da Giphy há anos para disponibilizar os arquivos aos seus usuários. Mas, a partir dessa aquisição, a Giphy será incorporada ao time do Instagram com a missão de facilitar o uso das imagens na rede social. Aí você poderá deixar seus stories e direct messages ainda mais criativos!

Últimas novidades do Facebook para aplicativo de jogos – lançamento do Twitch

O Google tem o YouTube. A Amazon tem o Twitch. O Facebook? Zuckerberg também tinha que lançar um aplicativo de streaming de jogos eletrônicos para competir com eles. Então, em abril de 2020, o Facebook lançou o Facebook Gaming.

Desde 2018, o Facebook já vem entrando no universo dos games, com versões do gaming para desktop e para o app do Facebook. Porém, somente agora o Facebook Gaming ganha um aplicativo exclusivo, que permite fazer transmissões ao vivo, assistir aos streamers favoritos, criar eventos e interagir em grupos.

Por enquanto, o aplicativo só está disponível para Android, e ainda aguarda a aprovação da Apple para os aparelhos iOS.

Ultimas novidades do Facebook: imagem de três telas de celulares mostrando o app Twitch

Facebook lança recurso para comerciantes criarem lojas na rede social

Diante da pandemia do coronavírus, o Facebook adotou algumas ações para ajudar pequenos negócios que sofreram os impactos da crise. Uma das medidas foi aprimorar seus recursos de vendas.

Em abril de 2020, a plataforma anunciou o Facebook Shops, que permite que as marcas criem lojas dentro do Facebook e do Instagram.

A loja selecione os produtos e coleções que deseja exibir, e os usuários podem salvar os itens desejados, tirar dúvidas (no WhastApp, Messenger ou Instagram Direct) e fechar a compra no e-commerce da empresa. Nos Estados Unidos, já está liberada uma versão em que o usuário sequer precisa sair da rede social para finalizar a compra.

Ultimas novidades do Facebook: imagem de três telas de celulares mostrando o Facebook Shops

Além disso, o Facebook anunciou também que está trabalhando em uma aba específica no Instagram para compras (Instagram Shop) e na venda de produtos em transmissões ao vivo (Live Shopping). Aguardamos as novidades!

Facebook lança reação de “força” para expressar empatia na pandemia

A pandemia de Covid-19 está afetando a vida de todos — e é claro que os efeitos aparecem na rede social mais usada do mundo. No Facebook, as pessoas compartilham sua rotina e seus sentimentos durante a quarentena.

Por isso, o Facebook criou uma reação de “força” para as pessoas expressarem sua empatia em posts que relatam dificuldades, angústias, dúvidas e perdas durante a pandemia. O emoji é representado por uma carinha amarela abraçando um coração.

Neste momento, quando abraçar se torna perigoso, é preciso demonstrar apoio, carinho e atenção de outras formas.

Ultimas novidades do Facebook: imagem mostrando o emoji gostei representado por uma mão dando joia em azul, o emoji amei representado por um coração vermelho, o emoji força representado por uma carinha amarela abraçando um coração vermelho, um emoji haha representado por uma carinha amarela sorrindo, o emoji uau representado por uma carinha amarela com a boca aberta, o emoji triste representado por uma carinha amarela com uma lágrima azul escorrendo e o emoji Grr com uma carinha laranja brava

Facebook lança plataforma de videoconferência, o Messenger Rooms

Mais uma novidade impulsionada pela pandemia do coronavírus: diante do aumento no uso de aplicativos para reuniões virtuais, o Facebook lançou o Messenger Rooms (Salas do Messenger).

Trata-se de um aplicativo de chamadas de vídeo com a proposta de conectar quem está longe. Você pode criar uma sala diretamente no Messenger ou pelo Facebook e convidar qualquer pessoa para participar. É possível ainda criar salas e compartilhar no feed, em grupos e eventos para quem quiser entrar.

Ultimas novidades do Facebook: imagem de três telas de celulares mostrando o app Messenger Rooms

Facebook lança guias com dicas para empresas enfrentarem o período do coronavírus

A pandemia do novo coronavírus se tornou um desafio para as empresas. A partir das orientações de isolamento social para evitar o contágio, as pessoas deixaram de ir a restaurantes, bares, lojas, hotéis, escolas etc. Por isso, grande parte das empresas sofreu algum impacto no faturamento.

Nesse cenário, a comunicação online se tornou imprescindível. Por isso, o Facebook lançou uma série de guias para as empresas enfrentarem esse período. Eles reúnem dicas de marketing, comunicação e uso das plataformas do Facebook, com foco em diferentes setores, como Educação, Viagens e Varejo.

Facebook lança modo “humor” para seus Stories

O que você está sentindo? Amor, alegria, tédio, raiva? O Facebook Stories ajuda você a expressar seus sentimentos!

O Facebook lançou um novo modo de criação dos seus stories chamado de “Mood” (ou “Humor”, em português). Quando você seleciona esse modo, pode adicionar GIFs relacionados ao sentimento que você quer expressar.

Esse recurso se junta aos outros modos que já existem no Facebook Stories: Texto, Música, Boomerang, Selfie e Enquete. Embora o Instagram tenha muito mais opções para criar stories, o Facebook corre atrás para fortalecer essa funcionalidade na plataforma.

O Mood ainda não está disponível no Brasil, mas aqui você pode ver como funciona:

Facebook lança novo app do Creator Studio

O Facebook oferece um Estúdio de Criação (Creator Studio) para as marcas gerenciarem os conteúdos das suas páginas. Criadores e publishers podem gerenciar sua biblioteca de conteúdos, editar publicações depois do carregamento, mensurar o desempenho, responder os usuários, entre outros diversos recursos de administração das páginas.

A novidade agora é que o Facebook lançou um aplicativo do Estúdio de Criação para dispositivos móveis, que é uma evolução e um complemento da versão desktop. É um lançamento que facilita a vida de quem administra as páginas e precisa das soluções na palma da mão, a qualquer momento. O aplicativo está disponível para iOS e Android.

Ultimas novidades do Facebook: imagem de três telas de celulares mostrando o app Creator Studio

Então, gostou de saber das últimas novidades do Facebook? Saiba que estamos sempre de olho nos anúncios e lançamentos da rede social e vamos trazer as informações para cá sempre que tiver novidade!

Agora, continue lendo o nosso blog! Aqui você sempre vai encontrar conteúdos, dicas e novidades do universo de social media e marketing digital.

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 120 mil marcas!

Posts relacionados