Como segmentar público no Facebook Ads e porque isso é importante?

Como segmentar público no Facebook Ads

O Facebook Ads é mais uma possibilidade de atingir pessoas com campanhas bem estruturadas. Mas você sabe como segmentar públicos no Facebook e por que isso é importante?

Além de te ajudar a acertar em cheio, uma boa segmentação abre mais possibilidades de otimizar os resultados com um orçamento que cabe no bolso! Isso mesmo: você gasta menos e ganha mais! #uau

Se você tá a fim de saber mais sobre esse assunto, neste post vamos te ajudar a entender como fazer a segmentação de público em seus anúncios no Facebook.

Por que a segmentação de público no Facebook é importante?

Em um filme de faroeste, se você tem um alvo, não pode sair atirando por aí por todos os lados, né? Com os anúncios no Facebook não é diferente.

Você precisa, primeiro, identificar quem quer acertar e depois pensar em uma estratégia para fazer isso com assertividade.

Ao segmentar as campanhas do Facebook, é possível determinar e delimitar quem vai atingir. Como você vai investir um dinheirinho ali, não vai querer errar a mão e alcançar pessoas que não estão tão interessadas assim no que você está anunciado, né?

Por isso, ao fazer essa segmentação, você pode escolher exatamente as características do seu público-alvo, como idade, região em que mora, gênero, interesses, comportamentos, etc.

Ao fazer um anúncio segmentado, não serão todos os usuários do Facebook que irão vê-lo. Apenas aqueles com o perfil que você determinou. Dessa forma as chances das pessoas converterem é ainda maior.

Como segmentar públicos no Facebook?

Agora, chegou a hora de aprender como segmentar públicos no Facebook. Para isso, você precisa entrar no Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Depois de criar um novo anúncio, segmente o público escolhendo por:

  • faixa etária;
  • classe social;
  • gênero;
  • localização: por país, estado, município, cidade, distrito e código postal;
  • idioma;
  • interesses: se você administra uma página focada em moda, pense em outros interesses que seu público também tem e selecione palavras-chave e páginas relacionadas, como, por exemplo, beleza, maquiagem, acessórios, etc.

Na hora de como segmentar público no Facebook, há opções ainda mais personalizadas.

Uma delas é fazer o direcionamento detalhado dentro dele, você pode incluir ou excluir pessoas com base em dados demográficos, interesses e/ou comportamentos.

Por exemplo, você pode se basear pelos anúncios em que elas clicam, páginas curtidas, dispositivo móvel, velocidade de conexão, entre outros.

Também é possível segmentar os anúncios no Facebook com base nas conexões. Aqui, você pode direcionar seu anúncio para amigos das pessoas que seguem sua página, por exemplo.

Outra opção, ainda mais avançada, é usar os públicos personalizados. Se você já tem dados bem delimitados sobre seu público-alvo, use-os nas campanhas do Facebook Ads.

Como fazer isso? Basta carregar as informações que você já tem!

Por exemplo, se elas estão em algum arquivo fornecido pelo cliente, pode usar o que tem nesse documento, fazendo o upload do seu mailing na plataforma e deixando que o próprio Facebook faça a comparação com os e-mails e telefones registrados em sua base de dados. Assim, você consegue localizar seus clientes na rede social e direcionar ações para eles.

Além disso, você também pode usar os próprios dados fornecidos pelo Facebook.

Isso ajuda a deixar o anúncio bem limitado para essas pessoas. Dependendo da sua estratégia, pode ser uma boa opção!

Dicas para potencializar sua campanha no Facebook Ads

Sabemos que você já entendeu como segmentar público no Facebook e agora só precisa colocar tudo o que aprendeu hoje em prática!

Mas, nós ainda vamos dar mais algumas dicas para você!

Tenha uma persona bem definida

A criação de personas é muito eficiente e ajuda a direcionar todas as ações realizadas (não somente anúncios, mas conteúdos, ações de marketing, posicionamento de marca, etc).

Com os dados que você obter da criação da persona, fica mais fácil delimitar seu público-alvo na hora de segmentar público no Facebook, certo?

E a própria rede social pode te ajudar a conhecer e entender o público que dialoga com a sua marca.

O Facebook Audience Insights fornece diversas informações sobre seus consumidores em potencial, o que permite melhorar a segmentação. Entre eles, dados demográficos, geográficos, páginas que curtem e outros aspectos.

Escolha pessoas engajadas

Quando falamos sobre pessoas engajadas, estamos nos referindo àquelas que já curtem sua página, interagem com comentários, curtidas, etc.

Isso porque essas pessoas que reconhecem a sua marca e se relacionam com ela estão mais suscetíveis a negociar com você.

Porém, caso não haja uma base de fãs sólida, é possível promover conteúdos para aquelas pessoas que curtem páginas semelhantes à sua, que tenham interesses e comportamentos relacionados ao perfil da sua empresa ou que estejam localizadas próximas ao seu negócio.

Gostou de saber como segmentar público no Facebook? Agora, suas ações terão muito mais resultados!!

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