Canal no YouTube: passo a passo para criar uma conta do zero!

Canal no youtube: imagem de um notebook com a tela aberta em cima de uma mesa com a luz apagada dando destaque para o monitor

O YouTube existe há 15 anos, é praticamente um adolescente!

E, como a maioria dos jovens ele também gosta de popularidade: possui mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais e, de acordo com o site Search Engine Journal, é o segundo maior mecanismo de pesquisa do mundo.

A rede social cresceu tanto – só no Brasil, o consumo de vídeos na web aumentou 135% entre 2014 e 2018 – que deu destaque para muitas marcas que souberam aproveitar o seu potencial e implementar estratégias de conteúdo assertivas.

O seu crescimento não para por aí, segundo uma projeção da Cisco, até 2021 teremos 82% do tráfego total na Internet vindo através dos vídeos online.

Canal no Youtube: imagem de um gráfico indicando a projeção de crescimento do conteúdo no formato de vídeo até 2021

Se você ainda está fora dessa fatia do mercado digital, continue lendo este post. Nele vamos mostrar como você pode deixar de ser um mero expectador e criar um canal no YouTube para dar aquele up nas suas estratégias!

Vale a pena ter um canal no YouTube?

Youtubers que o digam! Brincadeira à parte, mas aproveitando que a rede social é totalmente formada por vídeos, confira, você mesmo, a importância de criar um canal na plataforma observando alguns conteúdos.

Veja como você pode criar pequenas propagandas para mostrar brevemente o produto e atrair clientes. A marca Brastemp tem um exemplo deste tipo de propaganda que ela gravou para mostrar o lançamento de uma geladeira supermoderna em seu canal.

Dá para educar o mercado esclarecendo as principais dúvidas sobre os seus produtos ou serviços. A Magalu fez um vídeo neste modelo abordando os maiores mitos e verdades sobre a duração da bateria de um celular.

Também é possível gerar proximidade com o público. Ao mostrar os bastidores da sua empresa, por exemplo, você consegue expor um pouco do seu dia a dia e gerar vínculo com a sua audiência. Olha como o CanalTech fez isso mostrando os bastidores de um e-commerce para os seus seguidores

Estas são apenas algumas ideias de inúmeras outras que você pode aproveitar para produzir conteúdo no YouTube, temos uma lista completa com 30 ideias de vídeo para gravar que você pode conferir clicando aqui.

Ter um canal no YouTube é importante para empresas, produtores de conteúdo, influenciadores digitais e profissionais liberais. Ele provavelmente será um forte meio de comunicação e relacionamento da marca com o público.

Mas não basta criar um canal e colocar ele no ar. Para ter resultados, primeiro você terá que definir o objetivo do seu negócio dentro do YouTube e otimizar o seu canal com uma série de boas práticas!  Sem isso, você vai nadar, nadar e morrer na praia.

Como criar um canal no YouTube – passo a passo

Se você é um iniciante no YouTube, não se preocupe. O processo é relativamente fácil e a criação do seu canal leva apenas alguns minutos.

Para começar, faça login em uma conta existente do Google ou crie uma nova conta dedicada especificamente para sua conta comercial do YouTube.

Caso você ainda não tenha um conta no Google, confira o próximo passo para criar a sua!

Passo 1: Crie uma conta no Google

Vá para a página Google Conta, preencha o formulário e clique em “próximo”.

Canal no youtube: imagem da tela inicial para criar uma conta no Google

Passo 2: Crie uma conta de marca

Com a conta do Google, você já pode curtir e se inscrever nos canais, mas não pode postar vídeos. Para isso, você precisa criar uma conta de marca (com o nome da empresa), que pode ser administrada com sua conta pessoal do Google:

1 – Faça login no YouTube em um computador ou no site para dispositivos móveis

2 – Acesse sua lista de canais;

Canal no youtube: imagem da tela inicial para criar uma conta no Google

3 – Clique em “Criar um novo canal”.

4 – Defina o nome da conta de marca e clique em “Criar”.

Se precisar, altere os proprietários e administradores do canal.

Canal no youtube: imagem da tela inicial para criar uma conta no Google

Pronto! Agora, se você voltar à página de seus canais, verá sua conta pessoal e sua conta de marca – que é o seu canal do YouTube.

Além disso, sua conta de marca permite ter acesso ao YouTube Analytics, ferramenta que oferece excelentes informações sobre quem está assistindo seus vídeos e que tipo de conteúdo eles respondem melhor.

Veja mais em nosso post sobre YouTube Analytics: o que é e como analisar seu desempenho!

Como criar um canal no YouTube pelo celular?

Para criar seu primeiro canal pelo smartphone, baixe o app Youtube (já com a conta no Google), faça login e clique no ícone de câmera, no canto superior do aplicativo. Como você ainda não tem um canal, uma tela será aberta automaticamente para você criar o seu!

Concluído isso, sempre que quiser postar vídeo no Youtube pelo smartphone, basta clicar nesse ícone de câmera e escolher as imagens da galeria. Dá para gravar na hora e ainda fazer lives, como na imagem abaixo:

Canal no youtube: imagem de duas telas de celulares com o youtube aberto

Como personalizar seu canal?

Ao criar a conta de marca – conforme mostramos no passo 2 – uma página para personalizar e enviar vídeo se abre. Clique em Personalizar o Canal.

Canal no youtube: imagem da tela inicial do canal do youtube

Chegou a hora de escolher as fotos de perfil e de capa, preencher a descrição e tudo o mais. Visto que não é uma conta pessoal, prefira adicionar logo e arte relacionados à marca.

Escolha o nome do canal

Por ser a primeira coisa que as pessoas enxergam, considere sua audiência e tenha uma ideia precisa do que você pretende com o canal. Veja as dicas abaixo:

  • Quanto mais curto melhor – Um nome longo e complicado não é lembrado facilmente. Rimas e jogos de palavras são bem-vindos, mas recorra ao básico para torná-lo inesquecível;
  • Facilite a ortografia – Se as pessoas não souberem soletrá-lo, não poderão encontrá-lo online. A ortografia incorreta ou a combinação de várias palavras num só termo pode gerar um resultado pouco atraente e difícil de memorizar.
  • Informe – O nome do canal no YouTube deve fornecer informações sobre a sua natureza. Então, inclua as informações sobre o que você pretende abordar nos vídeos. O nome “Dicas de Marketing Digital”, por exemplo, permite que o usuário saiba exatamente o que vai encontrar ao acessar o seu canal.

Bônus: dicas de personalização

  • Adicione a arte para o canal (2560 x 1414 de tamanho e até 6 MB);
  • Acrescente Canais em destaque;
  • Troque a foto de perfil por um logo ou imagem relacionada ao seu negócio;
  • Ative/Desative os Canais populares no YouTube;
  • Adicione uma seção, caso deseje separar os vídeos com temas diferentes que venha a publicar;
  • Ajuste o idioma, local de conteúdo (Brasil) e ative ou desative o modo restrito.

Canal no youtube: imagem da tela inicial do canal do youtube

Aproveite para personalizar a URL (ou link), isso ajuda o seu canal a ser encontrado facilmente pelos usuários. Para isso, veja a qualificação necessária para URL personalizada, antes de começar os próximos passos.

  1. Clique no ícone do seu canal no canto superior direito;
  2. Vá para as “Configurações” e “Ver configurações avançadas”. Se seu canal estiver qualificado, você verá um link ao lado de “Você está qualificado para um URL personalizado”;
  3. A caixa “Obter um URL personalizado” mostrará todos os URLs personalizados para os quais seu canal foi aprovado;
  4. Leia os “Termos de uso do URL personalizado” com muita atenção, depois selecione a opção de concordar com o que foi lido e clique em “Alterar URL”.
  5. Pronto! Sua URL será personalizada. Lembrando que não é permitido alterar a URL personalizada depois da aprovação. Então, tenha certeza do que deseja antes de confirmar a ação.

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Como fazer upload de vídeo no canal?

Depois de criar um canal no YouTube é hora de praticar!

Antes de começar a gravar seus vídeos, saiba que a produção de um conteúdo de qualidade inclui etapas que vão desde a pré-produção, como decidir o nicho em que você trabalhará, o planejamento da estratégia, a escolha do conteúdo, até a pós-produção, como promover o vídeo para ganhar mais visualizações.

Agora, é só garantir que a sua conta está verificada para dar o próximo passo e colocar seu primeiro vídeo no YouTube.

1 – Clique no ícone do seu canal no canto superior direito, então, clique em “Seu canal”;

2 – Em seguida, clique no “Enviar vídeo” e, então, “Selecionar arquivos”;

Canal no youtube: imagem da tela inicial do canal do youtube

 

3 – Escolha um vídeo do seu computador e preencha os campos solicitados até chegar no item “Visibilidade”. Nele, você deverá selecionar a opção “Público”, para que qualquer pessoa consiga visualizar seus vídeos;

Canal no youtube: imagem da tela inicial do canal do youtube

4 – Quando concluir, clique em “Salvar” e a tela de vídeos salvos do canal aparecerá desta forma.

Canal no youtube: imagem da tela inicial do YouTube Creator

Como editar vídeos no YouTube?

A própria plataforma disponibiliza um estúdio de criação, que te permite adicionar e editar vídeos.

1 – Quando estiver logado na conta de marca, clique no ícone do seu canal no canto superior direito “Seu canal”, em seguida “YouTube Studio”.

Canal no youtube: imagem da tela inicial do YouTube Creator

2 – Clique em “Vídeos”, à esquerda, e escolha aquele que você deseja editar. Então, clique em “Editor”;

Canal no youtube: imagem da tela inicial do YouTube Creator

3 – Para desfocar, cortar e adicionar trilha, clique no botão “Primeiros passos”, no final da página;

4 – Quando concluir as edições, clique em “Salvar”, no canto superior direito da tela.

Canal no youtube: imagem da tela inicial do YouTube Creator

Como excluir o canal do YouTube?

Se acaso alguma coisa der errado e você quiser começar do zero, fique tranquilo. É possível tirar o canal do ar, sem dor de cabeça:

1 – Clique no ícone do seu canal no canto superior direito;

2 – Vá para as “Configurações” > “Ver configurações avançadas” > “Excluir canal” (última opção);

Canal no youtube: imagem da tela de exclusão do vídeo ou canal

Canal no youtube: imagem da tela de exclusão do vídeo ou canal

3 – Ao clicar em “Excluir” canal, você ainda tem as opções:

a) Quero ocultar meu conteúdo;

b) Quero excluir permanentemente meu conteúdo.

Se escolher a primeira, informações como nome, vídeos, “gostei/não gostei”, inscrições e inscritos tornam-se privadas e os comentários e respostas que você adicionou serão excluídos para sempre.

Canal no youtube: imagem da tela de exclusão do vídeo ou canal

4 – Caso decida excluir o canal definitivamente, clique na segunda opção.

Canal no youtube: imagem da tela de exclusão do vídeo ou canal

E aí, pronto para criar seu canal no YouTube? Sabemos que para dominar todos os processos desta rede social você precisará de prática e isso leva tempo.

Porém, seguindo as nossas dicas você conseguirá dar o primeiro passo para criar e configurar o seu canal na plataforma.

Depois dessa fase, você estará apto para aprender como monetizar vídeos no YouTube para tirar um dinheiro extra e quem sabe se tornar o próximo grande Youtuber do momento!

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